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trocar a distribuição no meu Fiat 1.2 8v de 2002

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    trocar a distribuição no meu Fiat 1.2 8v de 2002

    Decidi criar um tópico para esta situação;

    Vou trocar a distribuição no meu Fiat 1.2 8v de 2002 e queria umas dicas, sei que;

    Tenho que colocar o motor nas marcas e remover o tensor e a correia + a bomba da água .
    A porca do tensor leva com 30Nm e a correia depois de tensionada deve ter folga de 1cm+- para cada lado.
    A bomba leva um selante da victor reinz e aperto em cruz, não sei quantos Nm levam essas porcas.

    Quem se disponibiliza a ajudar-me!?

    Desde já obrigado a todos.

    #2

    Comentário


      #3
      Obrigado António , já tinha visto esse e outros vídeos, inclusive os do Eblase, mas, tenho alguma duvidas, que queria tirar com a malta aqui do fórum, nomeadamente, se é necessário, ver o Pms, eu considero que não, mas, espero melhor opinião...

      Creio que neste motor é só colocar nas marcas e colocar as peças novas...

      Comentário


        #4
        Tenho aqui o procedimento original da Fiat mas se calhar não serve ou a base de dados está errada....

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por blu Ver Post
          Obrigado António , já tinha visto esse e outros vídeos, inclusive os do Eblase, mas, tenho alguma duvidas, que queria tirar com a malta aqui do fórum, nomeadamente, se é necessário, ver o Pms, eu considero que não, mas, espero melhor opinião...

          Creio que neste motor é só colocar nas marcas e colocar as peças novas...
          o q é " Pms " ?

          a vantagem com esse motor , é q quando rebenta a correia , não causa danos

          Comentário


            #6
            PMS= Ponto Morto Superior do pistão

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por blu Ver Post
              PMS= Ponto Morto Superior do pistão
              ... número 1.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por blu Ver Post
                PMS= Ponto Morto Superior do pistão
                brigado , não sabia q se chamava assim em portugués

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                  ... número 1.
                  exato...

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                    Tenho aqui o procedimento original da Fiat mas se calhar não serve ou a base de dados está errada....
                    ...disponibilizas isso ou tenho que dizer que a base de dados está impecável...

                    Comentário


                      #11
                      aqui tens um monte de fotos :

                      http://www.italian-cars-club.com/ita...743#wrapheader

                      Comentário


                        #12
                        Essa correia só se muda quando parte

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por ANTONIO850 Ver Post
                          Obrigado António, és porreiro...
                          O fulano colocou a bomba de água do 16V, que grande maluco...

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por neumon Ver Post
                            Essa correia só se muda quando parte
                            A bomba já canta e tenho medo que avaria e tenha problema de aquecimento... e quem conduz é uma mulher...

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por blu Ver Post
                              Obrigado António, és porreiro...
                              O fulano colocou a bomba de água do 16V, que grande maluco...
                              sim , eu li um pouco ( nunca troquei neste motor ) , ele diz q dà para os dois motores ou seja para a correia de 15 mm e a de 24 mm

                              aproveita para trocar o termostato jà q vais trocar a àgua

                              Comentário


                                #16
                                A bomba de água pode ter 23 ou 24 dentes conforme o número do motor. Atenção a isso..

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por ANTONIO850 Ver Post
                                  sim , eu li um pouco ( nunca troquei neste motor ) , ele diz q dà para os dois motores ou seja para a correia de 15 mm e a de 24 mm

                                  aproveita para trocar o termostato jà q vais trocar a àgua
                                  A bomba do 16V tem 23 dentes e 9 pás e a do 8V tem 24 e 8 pás, logo, fica mais larga a correia e claro está, digo eu, ficará mais eficaz na circulação do anticongelante.
                                  Obrigado pela dica António, já troquei o termostato à cerca de 6 meses...

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                                    A bomba de água pode ter 23 ou 24 dentes conforme o número do motor. Atenção a isso..
                                    Sim eu sei desse pormenor, como é sai o procedimento...não me peças para dizer que a base de dados está boa, apenas digo que têm alguns bons preços e bom atendimento telefónico e expedição rápido das encomendas, mais do que isso estaria a mentir e não faz o meu género...

                                    Comentário


                                      #19


                                      ou



                                      A pá desta última quase que roça no bloco quando é aplicada erradamente. Como te digo, apanho de tudo e tento jogar pelo correcto. A semana passada descobri um tensor de distribuição errado e mesmo assim andou 5 anos/20000Kms com a correia larga. 180cvs que podiam ir desta para melhor

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por eblase Ver Post


                                        ou



                                        A pá desta última quase que roça no bloco quando é aplicada erradamente. Como te digo, apanho de tudo e tento jogar pelo correcto. A semana passada descobri um tensor de distribuição errado e mesmo assim andou 5 anos/20000Kms com a correia larga. 180cvs que podiam ir desta para melhor
                                        Eu sei qual é a bomba, é a primeira dessa foto, agora só preciso do procedimento correto...Tenho o Haynes , mas, é manhoso.

                                        Já comprei o kit e é da Ruville, através do eper... queres fotos!?

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por blu Ver Post
                                          A bomba do 16V tem 23 dentes e 9 pás e a do 8V tem 24 e 8 pás, logo, fica mais larga a correia e claro está, digo eu, ficará mais eficaz na circulação do anticongelante.
                                          Obrigado pela dica António, já troquei o termostato à cerca de 6 meses...
                                          esqueci de falar destas juntas ( não sei o nome em portugués ) da cambota , arvore de cames



                                          verifica q não hà fugas

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por ANTONIO850 Ver Post
                                            esqueci de falar destas juntas ( não sei o nome em portugués ) da cambota , arvore de cames



                                            verifica q não hà fugas
                                            Vou verificar toas as potenciais fugas, agradecido.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Pesquisa pelos códigos OEM da bomba de água e tens surpresas!!

                                              FIAT 46526243
                                              FIAT 46805736
                                              FIAT 55184080
                                              LANCIA 46805736

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                                                Pesquisa pelos códigos OEM da bomba de água e tens surpresas!!

                                                FIAT 46526243
                                                FIAT 46805736
                                                FIAT 55184080
                                                LANCIA 46805736
                                                Estes Part Number disponibilizam sempre a mesma bomba da água, eu já desmontei a proteção da distribuição e sei que a correia é a de 15mm e a bomba a que eu te referi.

                                                Pára de me ajudares nessa campo e chuta para cá o procedimento, isso sim é o que eu preciso, somente para limar uma arestas nada mais...

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  O Kit para o motor do meu carro é o ; 71771576 .

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                                                    Pesquisa pelos códigos OEM da bomba de água e tens surpresas!!

                                                    FIAT 46526243
                                                    FIAT 46805736
                                                    FIAT 55184080
                                                    LANCIA 46805736
                                                    Não encontro surpresas, apenas vejo um denominador comum, que é 3 bombas de água de marcas diferentes, porém iguais e dois kit de distribuição da marca SKF e em 2 casos uma bomba Oem Fiat, com preços diferentes, sendo a mais cara a que supostamente serve no meu carro.
                                                    Nos outros dois códigos Oem, só aparece o material igual aos outros códigos (3 bombas de água de marcas diferentes, porém iguais e dois kit de distribuição da marca SKF), mas, isso pode ter sido por alguns códigos Oem terem sido substituídos e acredito que as duas bombas Oem que aparecem servem perfeitamente no motor do meu carro, pois o material Afther market referido é igual em todos os códigos Oem que apresentas e que deveriam estar juntos na base de dados da dita loja.

                                                    Abraço.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Já agora, como estou sem sono, verifica este dois códigos(71 736 718 - 71 773 284) que o motor do meu carro usa e vê as diferenças;

                                                      Ambos são uma correia dentada + o tensor da correia dentada e os dois são compatíveis com o motor do meu carro e que na dita loja, num tens várias opções e no outro só tem a de origem Fiat.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por ANTONIO850 Ver Post
                                                        esqueci de falar destas juntas ( não sei o nome em portugués ) da cambota , arvore de cames
                                                        costumo chamar vedantes

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                                                          Tenho aqui o procedimento original da Fiat mas se calhar não serve ou a base de dados está errada....
                                                          Um pouc de offtopic por acaso não tens por aí o procedimento original da VW para um polo 9N 1.4tdi AMF?

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por nathaniel Ver Post
                                                            costumo chamar vedantes
                                                            Neste caso até são retentores , o que interessa é que a malta perceba do que se trata e para que servem.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

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