Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Bi-massa ou embraiagem?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Bi-massa ou embraiagem?

    Boas pessoal.

    Tenho uma carrinha com o motor 1.6 HDi de 110cv e o que que acontece é o seguinte:

    Ao arrancar, a carrinha treme imenso... vibra mesmo muito, então se for um arranque ao relanti (só a largar embraiagem) é uma coisa absurda.

    A carrinha ao desligar, sacode-se (não consigo perceber se anormalmente ou não, visto que foi comprada usada)

    Não vibra ao relantim.

    Ao acelerar, principalmente por volta das 1500-2000rpm e em mudanças mais altas (onde lhe falta binário e força mais a embraiagem) a carrinha vibra.

    Já tinha ido ao meu mecânico onde foi comigo dar uma volta (pequena) e me disse q era embraiagem. Ou seja, ele só conseguiu perceber a vibração do arranque.

    A carrinha tem garantia e no livro está escrito "volante-motor". Que fariam no meu lugar?

    Um abraço e obrigado

    #2
    Quando se muda convém mudar as 2 coisas mas pelos sintomas parece mais Bimassa que embraiagem. Não faz barulho??

    Comentário


      #3
      O pedal da embraiagem está rijo?

      Comentário


        #4
        ai tudo indica que seja bi-massa so ha uma coisa que nao entendo é o abanar da carrinha ao desligar.... se calhar com tanta vibraçao ja tens ai um apoio de motor/caixa menos bom

        essa vibraçao a arrancar e em mudanças altas em baixa rotaçao é tipica de bi-massa a morrer, mas tambem devias ouvir um ligeiro "chocalhar" ao relantim e quando carregas na embraiagem ele deveria desaparecer ou baixar muito de intensidade, dependendo do estado do bi-massa

        Comentário


          #5
          Cheira-me a apoio da caixa...

          Comentário


            #6
            Obrigado a todos pelas respostas rápidas!

            Viriauto: A que barulho se refere?

            eblase: Nada que se pareça com isso. Uma das razões pelas quais optei por esta carrinha foi pelo facto do pedal da embraiagem estar levezinho. (De frisar que a carrinha tem apenas 105.000km no momento)

            firetvd: Lá está. Até pode ser normal aquele solavanco ao desligar. Amanhã vou verificar com calma se quando carrego na embraiagem a carrinha fica mais silenciosa a trabalhar.

            Obrigado a todos mais uma vez!

            Comentário


              #7
              Verificar se os apoios do motor estão danificados. Se estiverem ok, o volante bimassa deve estar folgado. Com isso, o disco de embraiagem também já não vai para novo.

              Não importa a quilometragem mas o tipo de condução. Actualmente ando de 307 1.6HDI 110 FAP com 120000Kms e o pedal já está rijo....

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                Verificar se os apoios do motor estão danificados. Se estiverem ok, o volante bimassa deve estar folgado. Com isso, o disco de embraiagem também já não vai para novo.

                Não importa a quilometragem mas o tipo de condução. Actualmente ando de 307 1.6HDI 110 FAP com 120000Kms e o pedal já está rijo....
                Em princípio estarão ok, visto que a carrinha foi à revisão há nem 1000kms. Foi verificado de tudo um pouco. Inclusivamente havia um tubo de vácuo que estava rasgado e eu nem sonhava. Mas é sempre uma coisa que pode ter "escapado".
                Ou seja, em princípio será mesmo bi-massa, certo? Tendo em conta que para mim não é uma boa altura para mudar a embraiagem + bi-massa, será que devo mandar verificar apenas o bi-massa? Estando na garantia de momento é sempre uma mais-valia.
                Curiosamente esta carrinha é uma 307SW pós-restyling mas sem FAP. (Mais uma razão para a ter adquirido )

                Já agora, em OT: Acompanho o seu canal assiduamente. Gosto bastante!
                Editado pela última vez por JGon; 19 September 2016, 00:19.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por JGon Ver Post
                  Em princípio estarão ok, visto que a carrinha foi à revisão há nem 1000kms. Foi verificado de tudo um pouco. Inclusivamente havia um tubo de vácuo que estava rasgado e eu nem sonhava. Mas é sempre uma coisa que pode ter "escapado".
                  Ou seja, em princípio será mesmo bi-massa, certo? Tendo em conta que para mim não é uma boa altura para mudar a embraiagem + bi-massa, será que devo mandar verificar apenas o bi-massa? Estando na garantia de momento é sempre uma mais-valia.
                  Curiosamente esta carrinha é uma 307SW pós-restyling mas sem FAP. (Mais uma razão para a ter adquirido )

                  Já agora, em OT: Acompanho o seu canal assiduamente. Gosto bastante!
                  Obrigado!

                  Sim esta também é uma pós-restyling. Um kit para converter isso em monomassa começa nos 371€....

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                    Obrigado!

                    Sim esta também é uma pós-restyling. Um kit para converter isso em monomassa começa nos 371€....
                    Ora essa!

                    Felizmente está na garantia! Logo seria sempre 0 de custo
                    A minha questão é: devo mandar verificar? Quais as consequências de andar com a carrinha assim? Em caso de verificar e se concluir que é de facto bi-massa, será compensatório substituir apenas bi-massa visto que não há custos associados?
                    Vantagens mono-massa em relação a bi-massa para além de não ter de o substituir mais?

                    Obrigado mais uma vez! Abraço

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por JGon Ver Post
                      Ora essa!

                      Felizmente está na garantia! Logo seria sempre 0 de custo
                      A minha questão é: devo mandar verificar? Quais as consequências de andar com a carrinha assim? Em caso de verificar e se concluir que é de facto bi-massa, será compensatório substituir apenas bi-massa visto que não há custos associados?
                      Vantagens mono-massa em relação a bi-massa para além de não ter de o substituir mais?

                      Obrigado mais uma vez! Abraço

                      As consequências? Perto do fim da garantia isso passa a ser "normal" e depois levas com uma conta jeitosa. Se agora é 0€, faz-te à vida

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                        Verificar se os apoios do motor estão danificados. Se estiverem ok, o volante bimassa deve estar folgado. Com isso, o disco de embraiagem também já não vai para novo.

                        Não importa a quilometragem mas o tipo de condução. Actualmente ando de 307 1.6HDI 110 FAP com 120000Kms e o pedal já está rijo....
                        o pedal da embraiagem deve ser quão rijo? tanto como o acelerador? se sim então tb tenho probs

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por JGon Ver Post
                          Ora essa!

                          Felizmente está na garantia! Logo seria sempre 0 de custo
                          A minha questão é: devo mandar verificar? Quais as consequências de andar com a carrinha assim? Em caso de verificar e se concluir que é de facto bi-massa, será compensatório substituir apenas bi-massa visto que não há custos associados?
                          Vantagens mono-massa em relação a bi-massa para além de não ter de o substituir mais?

                          Obrigado mais uma vez! Abraço
                          trata disso já porque se não reclamares logo dizem que é uma peça de desgaste e a garantia não cobre!

                          Comentário


                            #14
                            Obrigado mais uma vez pelas respostas!

                            Vou ver se trato disto então... mesmo assim amanhã vou fazer aquele teste da embraiagem. Ver se carregando nela o motor fica mais calado

                            mok: Claro que uma embraiagem boa nunca chega a ser um acelerador, em termos da resistência do próprio pedal. Tenho uma Berlingo 2.0 HDi e aquilo sim, tem o pedal rijo. Embraiagem com 250.000kms. Ainda é a de origem. É rija ao ponto de causar desconforto na própria condução. Ter quase que se "forçar" o pedal. Sentires que o pedal não quer ir para baixo... o que vale é que o curso do próprio pedal é curto (distância que o pedal percorre até ficar no fundo) por isso ainda se aguenta...

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                              Verificar se os apoios do motor estão danificados. Se estiverem ok, o volante bimassa deve estar folgado. Com isso, o disco de embraiagem também já não vai para novo.

                              Não importa a quilometragem mas o tipo de condução. Actualmente ando de 307 1.6HDI 110 FAP com 120000Kms e o pedal já está rijo....
                              Aproveito para perguntar uma coisa...

                              Mudei embraiagem e bimassa duma laguna 2.0 dci e noto que o pedal ficou - como explicar - mais "tenso". Como se por detrás do pedal estivesse uma mola que fosse mais "dura" de pressionar.

                              Isso é normal?

                              Comentário


                                #16
                                Isso é sintoma de quando está em fim de vida. O rolamento foi mudado?

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                                  Isso é sintoma de quando está em fim de vida. O rolamento foi mudado?
                                  o meu pai tem um ibiza de 1994 ou 95 que aquilo ao largar o pedal não é suave, larga tipo aos solavancos, ou seja só larga tipo 3 mm da cada vez...
                                  o que será? é que acho que já levou kit embraiagem ha uns anos... sera so lubrificar o cabo? ou será o rolamento outra x?

                                  Comentário


                                    #18
                                    Isso que contas é sintoma de prensa fraca/sem força e origina oscilação. O cabo sem lubrificação indicaria um pedal pesado e movimento preso. O rolamento (nesse caso não é hidráulico) não interfere nos solavancos.

                                    Comentário


                                      #19
                                      sim, expliquei-me mal, é movimento preso, larga-se o pedal mas ele não sobe, ou seja, tem-se de largar bastante de cada vez de modo a ele subir, és obrigado a tirar o pé de cima do pedal totalmente para ele subir, e depois como sobe logo 1cm por exemplo, para quem não está habituado torna-se impossivel de conduzir, ele já está habituado nem sabia que tinha problema.
                                      o carro já tem 20 e tal anos por isso deve ser de cabo, certo?

                                      WD40? Onde?

                                      gracias
                                      Editado pela última vez por mok; 19 September 2016, 14:34.

                                      Comentário


                                        #20
                                        WD40 para penetrar e depois algum lubrificante em spray(com palhinha) de massa grafitada por exemplo. Algo que aguente umas temperaturas..

                                        Só WD40, evapora.

                                        Outro método para "enfiar" a dita massa se não tiveres spray com aplicador (palhinha), é meteres e soprar com um ar comprimido. Mexes o cabo para ir entrando.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por JGon Ver Post
                                          Obrigado mais uma vez pelas respostas!

                                          Vou ver se trato disto então... mesmo assim amanhã vou fazer aquele teste da embraiagem. Ver se carregando nela o motor fica mais calado

                                          mok: Claro que uma embraiagem boa nunca chega a ser um acelerador, em termos da resistência do próprio pedal. Tenho uma Berlingo 2.0 HDi e aquilo sim, tem o pedal rijo. Embraiagem com 250.000kms. Ainda é a de origem. É rija ao ponto de causar desconforto na própria condução. Ter quase que se "forçar" o pedal. Sentires que o pedal não quer ir para baixo... o que vale é que o curso do próprio pedal é curto (distância que o pedal percorre até ficar no fundo) por isso ainda se aguenta...
                                          cuidado q eu rebentei com uma ( por falta de tempo e vontade ) (306 HDI ) , a embraiagem desfez-se toda e bloqueou o veio primàrio da caixa
                                          Editado pela última vez por ANTONIO850; 19 September 2016, 16:02.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por ANTONIO850 Ver Post
                                            cuidado q eu rebentei com uma ( por falta de tempo e vontade ) (306 HDI ) , a embraiagem desfez-se toda e bloqueou o veio primàrio da caixa
                                            e o que aconteceu a caixa?

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por mok Ver Post
                                              e o que aconteceu a caixa?
                                              o mecanismo ficou destruido ao ponto de estragar a peça q està segura por 3 parafusos na foto ( é um guia ) e ficou tb a bloquear as ranhuras e entortou a peça q dà para ver tb na foto q aciona o encosto da embraiagem ( peça com rolamento , q não sei o nome em portugues )



                                              ( esta foto é de um citroen sacho )

                                              portanto o carro ficou bloqueado sem poder empurra-lo ( sem estragar mais ) , mas tive sorte , aconteceu no quintal dos meus pais
                                              Editado pela última vez por ANTONIO850; 19 September 2016, 17:07.

                                              Comentário


                                                #24
                                                caixa nova?

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por JGon Ver Post
                                                  Obrigado a todos pelas respostas rápidas!

                                                  Viriauto: A que barulho se refere?

                                                  eblase: Nada que se pareça com isso. Uma das razões pelas quais optei por esta carrinha foi pelo facto do pedal da embraiagem estar levezinho. (De frisar que a carrinha tem apenas 105.000km no momento)

                                                  firetvd: Lá está. Até pode ser normal aquele solavanco ao desligar. Amanhã vou verificar com calma se quando carrego na embraiagem a carrinha fica mais silenciosa a trabalhar.

                                                  Obrigado a todos mais uma vez!
                                                  O Barulho é o tal chocalhar que já falaram, como se estivesse algo solto.
                                                  Se tens garantia aproveita, partindo do principio que a carrinha foi comprada num stand de usados até estou curioso para ver se assumem alguma coisa.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por mok Ver Post
                                                    caixa nova?
                                                    não foi preciso , simplesmente estava a bloquear ( forçar ) no veio primàrio , aconteceu ao ligar o carro , não foi em andamento

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Viriauto Ver Post
                                                      O Barulho é o tal chocalhar que já falaram, como se estivesse algo solto.
                                                      Se tens garantia aproveita, partindo do principio que a carrinha foi comprada num stand de usados até estou curioso para ver se assumem alguma coisa.
                                                      sim jà agora vamos ver se são sérios

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Estou com o Eblase, isso na marca e dentro da garantia e coisa normal, quando sair da garantia e para trocar no dia a seguir senao o carro desmonta-se por estas e por outras e que me borrifei nas revisoes da marca. Mesmo que precisasse amanha de meter embraiagem e voltante motor ainda continuava a compensar...

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Boas mais uma vez pessoal.

                                                          Hoje fiz o teste e verifiquei que ao carregar na embraiagem não há qualquer alteração de barulho no motor... estou confuso...

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por JGon Ver Post
                                                            Boas mais uma vez pessoal.

                                                            Hoje fiz o teste e verifiquei que ao carregar na embraiagem não há qualquer alteração de barulho no motor... estou confuso...
                                                            Verifica o apoio da caixa,mas, com olhos de ver, (abana-o bem).

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X