Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Acidente - charriot afectado?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Acidente - charriot afectado?

    Bom dia,

    a minha mulher, ao conduzir o meu Corolla XLi de 93, enfaixou-se contra uma rotunda a alguma velocidade, entrando praticamente de frente contra o lancil, mas ainda assim um pouco desfasado, tanto que a primeira roda a bater recuou uns 10 cm. Todos os pneus arrebentaram, todas as jantes empenaram. A primeira coisa a resolver será o recuo da roda frente esquerda.

    E a pergunta é simples: um acidente destes em que praticamente "só" houve contacto com as rodas, pode ter provocado o empeno do charriot? É evidente que o(s) triângulo(s) de suspensão está todo torcido. O meu mecânico quer começar por trocar os triângulos, barra estabilizadora, transmissão esq., charriot e manga de eixo. Quanto aos dois primeiros itens, não há duvidas que têm que ser trocados...a manga de eixo e a transmissão não sei. Achei estranho, o mecânico não ter falado no amortecedor, já que uma vez que a roda recuo, é de esperar que o amortecedor estando fixo no topo tenha torcido não?

    Agora, a minha grande duvida é a certeza que mecânico tem que o charriot está empenado, tinha a ideia que para empenar isso tinha que haver embate na carroçaria. Alguém sabe a resposta a esta pergunta, ou pode-me facultar um nr de algum mecânico com experiência neste tipo de acidentes que saiba a resposta?

    Obrigado desde já.

    #2
    Os amortecedores podem estar bons pois eles têm sempre "espaço" para jogar lá em cima.

    Tudo o que ele quer trocar faz algum sentido mas obviamente só quem avalia o carro pessoalmente pode ter um juízo mais acertado. O charriot é uma peça difícil de empenar mas pode de facto não estar bom e não tem nada a ver com o chassis do carro, simplesmente é um quadro que suporta a suspensão e o motor que é apertado ao chassis.

    Por mim era deixar o charriot no sítio (a não ser que seja visualmente perceptível algum empeno) e depois de levar à máquina de alinhamento para ver se é necessário trocar.

    Cumprimentos.

    Comentário


      #3
      Tenho um colega que subiu um passeio, a roda direita foi a primeira a subir, acabando por subir a do lado do condutor, e o chassi ficou danificado. Pelo menos já se trocou tudo que havia para trocar e a roda do lado do condutor ficou uns 2/3 dedos para trás

      Comentário


        #4
        No teu lugar, não me metia a comprar material a torto e a direito. Compra o braço e vê se a roda fica no sitio, se não ficar, não gastes mais a menos que pretendas corrigir o chassi

        Comentário


          #5
          O que é o charriot?


          Já por inumeras vezes deparei com palavras na mecanica automovel que parecem palavras roubadas ao francês, estou curioso.

          Comentário


            #6
            http://forum.autohoje.com/boxes/2966...t-o-que-e.html

            Comentário


              #7
              Obrigado. Por acaso procurei no google e não no forum .

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por ciber007 Ver Post
                Os amortecedores podem estar bons pois eles têm sempre "espaço" para jogar lá em cima.

                Tudo o que ele quer trocar faz algum sentido mas obviamente só quem avalia o carro pessoalmente pode ter um juízo mais acertado. O charriot é uma peça difícil de empenar mas pode de facto não estar bom e não tem nada a ver com o chassis do carro, simplesmente é um quadro que suporta a suspensão e o motor que é apertado ao chassis.

                Por mim era deixar o charriot no sítio (a não ser que seja visualmente perceptível algum empeno) e depois de levar à máquina de alinhamento para ver se é necessário trocar.

                Cumprimentos.
                O charriot e os triângulos, já saíram. Para desaparafusar estes elementos não foi preciso sair nada. Não sabia. Tal como vocês sugerem, para já vai-se re-montar o charriot e mudar os 2 triângulos. Depois logo se vê.

                Engraçado o tipo de apoio do amortecedor. É um apoio totalmente móvel. Nunca pensei.

                Obrigado pela atenção

                Comentário


                  #9
                  Por acaso devia ter visto e não vi: como é que serão as articulações da transmissão? Será que permitem que na ponta se movam 10 cm sem estragarem?

                  Comentário


                    #10
                    Passei por uma situação similar aqui há uns anos e empenei o charriot forte e feio! Na altura, tudo o que era tralha por debaixo do carro recuou um bom bocado. Foi preciso desmontar muita coisa para voltar a colocar no sítio certo, sendo que entre outras coisas, teve de ser trocado o charriot.
                    Espero mesmo que não seja o eu caso, pois o raio da coisa é cara que dói! [emoji53]


                    [emoji262]

                    Comentário


                      #11
                      Por muito amor que tenhas ao Corolla, e eu sei que sim, pondera bem se vale a pena enterrar muito dinheiro num carro com 23 anos...

                      Comentário


                        #12
                        O meu irmão deixou ir o Clio Storia à valeta, a uns 50 km/h, e embateu numa manilha. Empenou chassi, charriot, rótula axial e triângulo.

                        Comentário


                          #13
                          Acidente - charriot afectado?

                          Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                          Por muito amor que tenhas ao Corolla, e eu sei que sim, pondera bem se vale a pena enterrar muito dinheiro num carro com 23 anos...
                          A questão é mesmo essa: os custos. Na altura que me aconteceu, gastei cerca de 1500€ na reparação. Na altura, o carro compensava o investimento, mas se fosse hoje, a coisa já não seria assim.
                          É daquelas coisas que precisam ser bem ponderadas, pois podem aí da aparecer surpresas durante a reparação que elevem ainda mais o custo.


                          [emoji262]

                          Comentário


                            #14
                            Ou tens um grande amor pelo teu carro, porque te garanto que náo vale a pena arranjar pelos enormes custos que isso acarreta...

                            Mais: provavelmente vais ter de meter o carro no banco de ensaios, porque uma pancada dessas afecta sempre o chassis...e isso náo é barato, porque a mecanica quase toda tem de sair fora...analiza os custos disso tudo...

                            Comentário


                              #15
                              Sim, vou ponderar. Para já, vou pôr os triângulos de suspensão novos (100€ os 2), re-montar o charrion o que exige pouca m.o. Como já percebi, as contas não vão ficar por isto, umas mangas de eixo (+-50 cada uma na sucata), e jantes/ pneus claro, mas vou arriscar nos triângulos, depois pondero.

                              Obrigado pelas respostas!

                              Comentário


                                #16
                                Em 2014 tambem tive um "problema" identico, mas não foi contra uma rotunda, mas sim contra uma rocha. A Maria despistou-se, saiu da estrada e foi a lavrar terra ate bater numa rocha. A roda do lado direito foi parar a porta (so afectou o lado direito)

                                Teve que levar isto:
                                - Charrion (usado)
                                - Amortecedor (usado)
                                - Transmissao (usado) + foles novos
                                - Triangulo (usado)
                                - Barra axial (usado)
                                - Ponteira de direcção (nova)
                                - Pendural da barra estabilizadora (novo)
                                Aqui foram 250€ em material, só para o meter a andar (com jante suplente).

                                Mais tarde, para ficar como deve de ser:
                                - Jante aluminio (nao dava para reparar, compramos uma usada)
                                - Pneus ( 2 novos)
                                - Arranjo da chaparia e pintura.
                                350€

                                Comentário


                                  #17
                                  Bom dia,

                                  e a manga de eixo aguentou o embate?

                                  Eu já comprei 2 triângulos novos da concorrência (parecem-me fraquitos a comparar com os originais mas pronto...) pelo valor de 65 €. A próxima peça a adquirir, esta usada, será o charriot que realmente empenou do lado em que a roda recuou. A olho nu não se vê, mas medindo com algum rigor percebe-se um desvio significativo.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Eu estava a achar 100€ excessivos para os triângulos... estás no bom caminho

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por ELVTMB Ver Post
                                      Bom dia,

                                      e a manga de eixo aguentou o embate?

                                      Eu já comprei 2 triângulos novos da concorrência (parecem-me fraquitos a comparar com os originais mas pronto...) pelo valor de 65 €. A próxima peça a adquirir, esta usada, será o charriot que realmente empenou do lado em que a roda recuou. A olho nu não se vê, mas medindo com algum rigor percebe-se um desvio significativo.
                                      A manga de eixo também foi trocada, esqueci-me de referir isso.

                                      Foi na sucata, pedi o material que precisava, desmontaram de um carro e veio tudo o que pedi e não pedi, o preço seria sempre o mesmo trazendo só o que realmente precisava ou trazer o "bolo" completo.

                                      A unica coisa que veio usada e substitui passado uns meses foi os triângulos pois o que veio não estava nas melhores condições.

                                      Comentário


                                        #20
                                        por acaso tenho uma situação parecida, desde que me espetei contra um passeio mas ao alinhar está tudo correcto
                                        a direccao talvez esteja um pouco mais presa, nao sei.
                                        Editado pela última vez por mok; 07 October 2016, 10:56.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                                          Eu estava a achar 100€ excessivos para os triângulos... estás no bom caminho


                                          E quanto ás jantes, qual é a vossa opinião? Comprar umas iguais ás minhas por 230 €, que parecem porreira (sem riscos sequer) e com pneus em bom estadp (yokohoma é uma má marca?) ou arranjar as minhas por 200 € e pôr pneus usados?

                                          Quem me conhece aqui sabe que eu não sou de comprar pneus usados, nem pneus chineses, aliás tinha posto 4 Continental PC5 em Fevereiro que estavam novos...agora nem um se aproveita...ora isto para dizer, que esta opção de pneus usados tem a ver com o controlo de gastos que tem que haver num carro que vale 1000 €..e o mais certo, é ainda ter que mudar mais coisas para o carro ficar decente.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por ELVTMB Ver Post


                                            E quanto ás jantes, qual é a vossa opinião? Comprar umas iguais ás minhas por 230 €, que parecem porreira (sem riscos sequer) e com pneus em bom estadp (yokohoma é uma má marca?) ou arranjar as minhas por 200 € e pôr pneus usados?

                                            Quem me conhece aqui sabe que eu não sou de comprar pneus usados, nem pneus chineses, aliás tinha posto 4 Continental PC5 em Fevereiro que estavam novos...agora nem um se aproveita...ora isto para dizer, que esta opção de pneus usados tem a ver com o controlo de gastos que tem que haver num carro que vale 1000 €..e o mais certo, é ainda ter que mudar mais coisas para o carro ficar decente.
                                            Arranja as tuas jantes e coloca uns pneus de 2ª linha se possível. Não consegues arranjar 4 jantes e pneus velhos só para assentar o carro e tirar as medidas necessárias? Isto para verificar se o charriot está afectado.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por FabioAbreu Ver Post
                                              A manga de eixo também foi trocada, esqueci-me de referir isso.

                                              Foi na sucata, pedi o material que precisava, desmontaram de um carro e veio tudo o que pedi e não pedi, o preço seria sempre o mesmo trazendo só o que realmente precisava ou trazer o "bolo" completo.

                                              A unica coisa que veio usada e substitui passado uns meses foi os triângulos pois o que veio não estava nas melhores condições.
                                              Pois por isso é que eu não comprei os triângulos usados, mas também quando olhando para os novos parecem mais frágeis e aquelas soldaduras...

                                              Quanto ás mangas de eixo, estou indeciso se compro já negociando juntamente com o charriot ou não, esperando pelo milagre das mangas estarem boas.

                                              Já agora, qual é o termo mais correto, manga de eixo ou cubo de roda, ou são coisas distintas?

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por ELVTMB Ver Post
                                                Pois por isso é que eu não comprei os triângulos usados, mas também quando olhando para os novos parecem mais frágeis e aquelas soldaduras...

                                                Quanto ás mangas de eixo, estou indeciso se compro já negociando juntamente com o charriot ou não, esperando pelo milagre das mangas estarem boas.

                                                Já agora, qual é o termo mais correto, manga de eixo ou cubo de roda, ou são coisas distintas?
                                                Comprares material da sucata para verificares se o carro está direito é um erro. Podes ser induzido em erro por algum triângulo em mau estado e mudar mais peças sem necessidade.

                                                O charriot é assim tão caro novo?

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post
                                                  Arranja as tuas jantes e coloca uns pneus de 2ª linha se possível. Não consegues arranjar 4 jantes e pneus velhos só para assentar o carro e tirar as medidas necessárias? Isto para verificar se o charriot está afectado.
                                                  O charriot está afectado com certeza. Quanto ás jantes, as da frente levaram mesmo uma grande paulada, ao ponto de uma partir. Estou muito céptico quanto á sua reparação. O choque contra o lancil da rotunda com algo entre 17 e 18 cm de altura fez-se a cerca de 80 km/h. Eu ia no banco de trás e o meu primo à frente. O meu primo fala em 100 km/h, mas não me pareceu tanto. Foi uma grande pancada e uma grande sorte não ter acontecido nada de grave.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post
                                                    Comprares material da sucata para verificares se o carro está direito é um erro. Podes ser induzido em erro por algum triângulo em mau estado e mudar mais peças sem necessidade.

                                                    O charriot é assim tão caro novo?
                                                    Os triângulos como já referi vai levar novos. Quanto ao charriot, na marca não perguntei, na concorrência não produzem charriot's para este carro.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por ELVTMB Ver Post
                                                      Pois por isso é que eu não comprei os triângulos usados, mas também quando olhando para os novos parecem mais frágeis e aquelas soldaduras...

                                                      Quanto ás mangas de eixo, estou indeciso se compro já negociando juntamente com o charriot ou não, esperando pelo milagre das mangas estarem boas.

                                                      Já agora, qual é o termo mais correto, manga de eixo ou cubo de roda, ou são coisas distintas?
                                                      Os triangulos faziam parte do "bolo". Trazer ou não trazer pagava o mesmo. As peças não foram vendidas a unidade. Agarraram naquilo que tinham, fizeram um preço e eu trouxe aquilo tudo, até havia peças repetidas...

                                                      Os triângulos (só usei um), ainda não apresentava folgas/barulhos, mas troquei passado uns meses como medida preventiva.
                                                      Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post
                                                      Comprares material da sucata para verificares se o carro está direito é um erro. Podes ser induzido em erro por algum triângulo em mau estado e mudar mais peças sem necessidade.

                                                      O charriot é assim tão caro novo?
                                                      Um charrion é muito, muito caro. Ja me falaram em 1000€, mas eu não procurei.

                                                      No meu caso tive sorte, após o alinhamento, tudinho dentro dos parâmetros.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        O Charriot é estupidamente caro. Depois, podes ter o azar de não haver na concorrência para o carro que se quer - foi o que me aconteceu.
                                                        Em todo o caso, meter material deste usado também não é grande solução. [emoji53]



                                                        [emoji262]

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por FabioAbreu Ver Post
                                                          Em 2014 tambem tive um "problema" identico, mas não foi contra uma rotunda, mas sim contra uma rocha. A Maria despistou-se, saiu da estrada e foi a lavrar terra ate bater numa rocha. A roda do lado direito foi parar a porta (so afectou o lado direito)

                                                          Teve que levar isto:
                                                          - Charrion (usado)
                                                          - Amortecedor (usado)
                                                          - Transmissao (usado) + foles novos
                                                          - Triangulo (usado)
                                                          - Barra axial (usado)
                                                          - Ponteira de direcção (nova)
                                                          - Pendural da barra estabilizadora (novo)
                                                          Aqui foram 250€ em material, só para o meter a andar (com jante suplente).

                                                          Mais tarde, para ficar como deve de ser:
                                                          - Jante aluminio (nao dava para reparar, compramos uma usada)
                                                          - Pneus ( 2 novos)
                                                          - Arranjo da chaparia e pintura.
                                                          350€


                                                          Isso não foi no Fiesta?
                                                          E ficou bom?
                                                          Desculpa a pergunta é mesmo por curiosidade.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Bonsai Ver Post
                                                            O Charriot é estupidamente caro. Depois, podes ter o azar de não haver na concorrência para o carro que se quer - foi o que me aconteceu.
                                                            Em todo o caso, meter material deste usado também não é grande solução. [emoji53]



                                                            [emoji262]
                                                            É uma questão de sorte. Eu tive sorte e se soubesse o que sei hoje, faria exatamente o mesmo.
                                                            Originalmente Colocado por NOSmeoVODAFONE Ver Post
                                                            Isso não foi no Fiesta?
                                                            E ficou bom?
                                                            Desculpa a pergunta é mesmo por curiosidade.
                                                            Sim, foi no Fiesta. Tinha acabado de meter o carro a GPL.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X