Anúncio

Collapse
No announcement yet.

1.6 HDi a babar óleo...

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    1.6 HDi a babar óleo...

    Boas pessoal.

    Hoje, ao vir para casa e estacionar a carrinha, deu-me na cabeça abrir o capô para ver onde é que se mudavam as lâmpadas dos médios. Deparo-me com isto:




    O tubo que liga o Turbo ao Intercooler está a babar óleo. Mas o outro tubo que está ao lado felizmente está seco. Sujo mas seco. Que consequências posso vir a ter? A substituição do tubo é cara? A carrinha é uma 307sw, último modelo (T6) de 11/2005 com 106.000km.

    Agradeço desde já a atenção.

    Cumprimentos

    PS: Acidentalmente abri o tópico na secção errada do fórum. O mais indicado seria a secção "Boxes". Distracção minha, desculpem!
    Editado pela última vez por JGon; 16 October 2016, 06:11.

    #2
    Sendo o tubo que liga o turbo ao IC, possivelmente os rolamentos do turbo estão com fuga... o que é mau... o turbo precisará de ser recondicionado.



    De qualquer modo, houve uma coisa que me chamou a atenção: o topo da vareta do oléo está muito perto dessa fuga. Não terá andado mal "apertada" e espirrou algum óleo para as tubagens?

    Comentário


      #3
      Obrigado pela resposta! De qualquer forma a carrinha tem garantia de motor e caixa... o turbo estará incluído visto ser uma peça de motor, certo? De qualquer forma vou à carrinha daqui a pouco ver se a vareta está bem apertada. Quem sabe se de facto não é essa a origrm do problema.

      Abraço

      Comentário


        #4
        Dificilmente é essa a origem.

        Turbo a babar nos 1.6 HDI é o pao nosso, é normal isso nesses motor e leva a recondicionamento do turbo. Vendi um carro com esse motor por esse mesmo problema, no meu caso um C4. Ja nao tinha paciencia para os ''pormenores'' dele.

        Comentário


          #5
          Só de ver o tubo assim é logo um turbo novo.

          Possivelmente terás o tubo rachado ou as abraçadeiras não estão a fazer o aperto necessário. É normal apresentar alguns vestígios de óleo.

          Cumprimentos.

          Comentário


            #6
            Aquele tubo nao deve apresentar oleo ate aquele local, portanto sim, ha uma fuga no turbo que esta a babar oleo, e isso realmente nao é nada de preocupante para a saude do mesmo...

            Comentário


              #7
              Não deve apresentar? Então vê antes do turbo um dos tubos e de onde é que ele vem.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por ciber007 Ver Post
                Só de ver o tubo assim é logo um turbo novo.

                Possivelmente terás o tubo rachado ou as abraçadeiras não estão a fazer o aperto necessário. É normal apresentar alguns vestígios de óleo.

                Cumprimentos.
                Como foi dito é verificar se o tubo está bom pode ter um pequeno corte por exemplo junto da abraçadeira metálica.
                Como é na saída do turbo e ainda faz alguma pressão basta a abraçadeira não estar bem apertada para ficar assim.
                Como o respiro do motor é ligado para a admissão é normal haver passagem de vapores de oleio.

                Comentário


                  #9
                  Obrigado a todos.

                  O turbo não faz qualquer barulho, a carrinha puxa normalmente, não noto nada de anormal no funcionamento da mesma. Verifiquei a vareta e ela está posicionada corretamente. Aproveitei e verifiquei o nível de óleo e está no máximo. Isto leva-me a crer que o problema está mesmo no tubo em si, tal como o ciber007 refere. Estive a limpar tudo muito bem e vou ver como é que a carrinha se porta. Espero mesmo que não seja nada de grave, porque desde que foi comprada a carrinha (em Abril) tem sido só problemas...

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por ciber007 Ver Post
                    Não deve apresentar? Então vê antes do turbo um dos tubos e de onde é que ele vem.
                    Um tubo que vem do turbo para o IC deve conter oleo? So contem se o turbo o tiver a expelir, que nao é normal.

                    Eu ja tive um carro com este motor, sei que com o turbo bom, nao ha ali passagem de oleo para resultar naquela situaçao, pode haver vestigios (e poucos) de oleo dentro do tubo perto da saida do turbo, mas mesmo com a abraçadeira solta, babar daquela maneira é porque ha fuga de oleo no turbo.

                    E mesmo que nao fosse suficiente, os 1.6 HDi terem problemas de fuga de oleo nos turbos, é o pao nosso.

                    Comentário


                      #11
                      Tive um 1,6hdi que tinha o mesmo problema. Fui ao mecânico e ele disse que era normal nestes motores e disse para deixar andar...

                      Foi o pior carro que eu tive.... depois deste, não volta a entrar diesel cá em casa...

                      Comentário


                        #12
                        Obrigado a todos pelas respostas. Coloquei outro tópico na secção Boxes visto que este não foi movido. Cumprimentos

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Carmaniaco90 Ver Post
                          Um tubo que vem do turbo para o IC deve conter oleo? So contem se o turbo o tiver a expelir, que nao é normal.

                          Eu ja tive um carro com este motor, sei que com o turbo bom, nao ha ali passagem de oleo para resultar naquela situaçao, pode haver vestigios (e poucos) de oleo dentro do tubo perto da saida do turbo, mas mesmo com a abraçadeira solta, babar daquela maneira é porque ha fuga de oleo no turbo.

                          E mesmo que nao fosse suficiente, os 1.6 HDi terem problemas de fuga de oleo nos turbos, é o pao nosso.
                          Sim, esse tubo vai ter sempre vestígios de óleo devido ao respiro da tampa das válvulas.

                          Não tens de quê.

                          Comentário


                            #14
                            Tenho um 307 do mesmo ano com esse motor mas com 221 000 kms e baba-se por vários sitios... Incluindo no tubo que encaixa na direita do turbo.

                            Faço mudas de óleo de 15 em 15k kms e nunca preciso de acrescentar...

                            Já há muito que me deixei de fazer refém de carros. Se fôr uma coisa que afecte a segurança ou que seja de resolução directa, arranja-se.

                            Agora problemas em que a solução pode ser a peça A, b, c ou nenhuma delas, é deixar andar.

                            Há 6 anos que me faz fumo e barulho a frio, comecei por tentar arranjar, gastei uns euros e continuou no mesmo. Passado esse tempo todo, nem avaria, nem agrava, nada! Quando avariar a sério logo se faz a conta se vale a pena arranjar ou não.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por ciber007 Ver Post
                              Sim, esse tubo vai ter sempre vestígios de óleo devido ao respiro da tampa das válvulas.

                              Não tens de quê.
                              Respiro do carter que nao passa ali, nem baba daquela maneira. Respiro esse que esta ao lado do 16 na primeira foto, e como é normal, ligeiramente babado. Novamente, se nao houvesse problema nenhum nunca terias uma baba daquelas ainda mais num tubo daquela maneira, logo ha oleo a sair do turbo, logo, anormal.

                              Nao tens de que.

                              Comentário


                                #16
                                Ao autor: primeiro é preciso ter a certeza que esse óleo vem de dentro desse tubo ou não. Desaperta aquela abraçadeira (é fácil) e verifica se o interior do tubo está ensopado em óleo. Em caso afirmativo, quase de certeza que é uma fuga no turbo: a ser assim, convém repará-lo, porque será uma questão de tempo até ele entregar a alma ao criador.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Stormskaer Ver Post
                                  Tenho um 307 do mesmo ano com esse motor mas com 221 000 kms e baba-se por vários sitios... Incluindo no tubo que encaixa na direita do turbo.

                                  Faço mudas de óleo de 15 em 15k kms e nunca preciso de acrescentar...

                                  Já há muito que me deixei de fazer refém de carros. Se fôr uma coisa que afecte a segurança ou que seja de resolução directa, arranja-se.

                                  Agora problemas em que a solução pode ser a peça A, b, c ou nenhuma delas, é deixar andar.

                                  Há 6 anos que me faz fumo e barulho a frio, comecei por tentar arranjar, gastei uns euros e continuou no mesmo. Passado esse tempo todo, nem avaria, nem agrava, nada! Quando avariar a sério logo se faz a conta se vale a pena arranjar ou não.
                                  Acho que esta é a melhor postura com o motor em causa


                                  Cump.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por ciber007 Ver Post
                                    Sim, esse tubo vai ter sempre vestígios de óleo devido ao respiro da tampa das válvulas.

                                    Não tens de quê.



                                    esse tubo de borracha ( q é fabricado tb com amido de milho ) é ligado a uma caixa ( q serve para reduzir o barulho do turbo ).

                                    a caixa é ligada ao turbo

                                    o turbo é lubrificado com oleo do motor

                                    hà sempre vapores de oleo q saiem do turbo , ainda mais quando ele pede reforma

                                    JGon diz q o turbo é novo , portanto é oleo q não foi limpo e anda na caixa/tubo ( pelo menos é o q lhe desejo )

                                    Comentário


                                      #19
                                      Pelo o que percebi foi que a viatura em causa tem garantia, certo? Porquê que não a faz accionar a mesma? Ficará esclarecido se é do tubo, turbo outra coisa....

                                      Comentário


                                        #20
                                        Tenho um Volvo V50 com essa motorização e também tem derrames de óleo à volta da tampa das valvulas, e pelo que já li em outros fóruns é feitio destes motores.

                                        Ps. desconfio que seja de uma espécie de valvula que se encontra à direita da tampa de enchimento do óleo, alguém confirma se é normal a substituição da mesma?

                                        $_1.JPG

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por RuiMedeiros Ver Post
                                          Tenho um Volvo V50 com essa motorização e também tem derrames de óleo à volta da tampa das valvulas, e pelo que já li em outros fóruns é feitio destes motores.

                                          Ps. desconfio que seja de uma espécie de valvula que se encontra à direita da tampa de enchimento do óleo, alguém confirma se é normal a substituição da mesma?

                                          [ATTACH=CONFIG]138590[/ATTACH]

                                          Isso é o tal respiro do motor, eu tenho um focus com esse motor, e o tubo que liga nesse respiro tem sempre vestígios de oleo logo vai passar, nesses tubos em causa basta um ter uma pequena fissura ou estar um pouco desapertado para ficar babado por fora.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Aproveitando o topico,também ja tive o problema de babar oleo pelo tubo do turbo que foi substituido,agora aparece babadelas junto de onde se mete o oleo,ja para não falar das frequentes queixas que a carrinha apresenta,mas que passado um dia ja não aparece erro nenhum,a ultima era que pega e ia imediatamente abaixo,ligava logo a seguir e não voltava a desligar enfim.
                                            Neste momento tem cerca de 245mil km,comprei a carrinha com 197 mil km,mas sinceramente esta sempre com este pequenos problemas,e cheguei a um ponto que ja não ligo,pois por onde pesquiso e falo dizem que e normal acontecer isto neste motores. Nunca tive peugeot nenhum,mas sinceramente depois desta experiência não devo voltar a pensar no futuro comprar esta mesma marca.
                                            Por outro lado tenho um citroen c1 hdi com quae 220 mil km,zero problemas ate a data e nem uma pinga de oleo verte,a unica coisa que mudei ate a data foram os amortecedores dianteiros,de resto e meter gasoleo e andar,fiquei fa da marca.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por top Ver Post
                                              Aproveitando o topico,também ja tive o problema de babar oleo pelo tubo do turbo que foi substituido,agora aparece babadelas junto de onde se mete o oleo,ja para não falar das frequentes queixas que a carrinha apresenta,mas que passado um dia ja não aparece erro nenhum,a ultima era que pega e ia imediatamente abaixo,ligava logo a seguir e não voltava a desligar enfim.
                                              Neste momento tem cerca de 245mil km,comprei a carrinha com 197 mil km,mas sinceramente esta sempre com este pequenos problemas,e cheguei a um ponto que ja não ligo,pois por onde pesquiso e falo dizem que e normal acontecer isto neste motores. Nunca tive peugeot nenhum,mas sinceramente depois desta experiência não devo voltar a pensar no futuro comprar esta mesma marca.
                                              Por outro lado tenho um citroen c1 hdi com quae 220 mil km,zero problemas ate a data e nem uma pinga de oleo verte,a unica coisa que mudei ate a data foram os amortecedores dianteiros,de resto e meter gasoleo e andar,fiquei fa da marca.

                                              Isso mesmo os motores da Peugeot não prestam os da citroen e que são melhores .

                                              Comentário


                                                #24
                                                Um vizinho meu tem uma carrinha comercial Citroen bem recente e tem pingos de óleo no chao. Na minha opiniao se as juntas e retentores que vem de fabrica nao duram muito porque gastar balurdios dinheiro em substituir por outros iguais que vai durar igual ou ate menos. É estar de olho no nivel de oleos e ir adicionando conforme é preciso e deixar andar. Na inspeçao lavar o motor e ja esta... Ja ví muitos bons mecanicos que fazem uma reparaçao e deixam lá uns quantos danos, é plasticos e molas partidos parafusos mal apertados enfim. Como diz o ditado quanto mais na mer*** se mexe mais cheira mal

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por top Ver Post
                                                  Neste momento tem cerca de 245mil km,comprei a carrinha com 197 mil km,
                                                  Nunca tive peugeot nenhum,mas sinceramente depois desta experiência não devo voltar a pensar no futuro comprar esta mesma marca.
                                                  Por outro lado tenho um citroen c1 hdi com quae 220 mil km,zero problemas (...) fiquei fa da marca.
                                                  Todo o material Peugeot é exactamente igual ao material Citroën, a casa é basicamente a mesma, há décadas [emoji6]
                                                  Falta saber o trato que esse Peugeot levou nos primeiros 200K km... E esse C1, com quanto km foi la para casa?
                                                  Se percebi bem, o Peugeot é o 1.6 hdi? O C1 é de certeza o 1.4 hdi (já tive esse motor num 206)... Sempre ouvi dizer que ambos são muito fiáveis, mas tenho a percepção que o 1.4 é o mais fiável dos dois.
                                                  O meu 206 1.4 hdi vendi-o há um ano e meio com 150K km, ainda não chegou aos 200K (esta nas mãos de um colega de trabalho) - zero avarias graves, uma ligeira (na minha mão) de alternador.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por joliveira33 Ver Post
                                                    Isso mesmo os motores da Peugeot não prestam os da citroen e que são melhores .
                                                    Eu sei que os motores e material e o mesmo,não e preciso tentares ser engraçado. Mas gostava de saber porque um da esse tipo de problema,e o outro sendo feito pelos mesmo da esses problemas e uma questão pertinente de se fazer certo???!!!

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por tonirai Ver Post
                                                      Todo o material Peugeot é exactamente igual ao material Citroën, a casa é basicamente a mesma, há décadas [emoji6]
                                                      Falta saber o trato que esse Peugeot levou nos primeiros 200K km... E esse C1, com quanto km foi la para casa?
                                                      Se percebi bem, o Peugeot é o 1.6 hdi? O C1 é de certeza o 1.4 hdi (já tive esse motor num 206)... Sempre ouvi dizer que ambos são muito fiáveis, mas tenho a percepção que o 1.4 é o mais fiável dos dois.
                                                      O meu 206 1.4 hdi vendi-o há um ano e meio com 150K km, ainda não chegou aos 200K (esta nas mãos de um colega de trabalho) - zero avarias graves, uma ligeira (na minha mão) de alternador.
                                                      O citroen foi comprado novo,a carrinha como disse comprei com cerca de 197 mil km,e comprei porque toda a gente dizia que eram bons motores,sim e a 1.6hdi,aliás o motor em si parece um relógio,o problema e as fugas de óleo que aparecem de todo o lado,o que e sempre chato e irritante.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por top Ver Post
                                                        O citroen foi comprado novo,a carrinha como disse comprei com cerca de 197 mil km
                                                        Era o que eu desconfiava, pode estar aí a diferença... O C1 esteve sempre na tua mão desde novo, provavelmente trataste-o bem... Já o Peugeot, 200K é uma vida... se calhar de maus tratos.
                                                        Nunca poderás comparar com 100% de certeza se o defeito é do mau trato, do azar, da marca, etc, porque não foste tu que o mantiveste durante os seus bons anos.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por top Ver Post
                                                          Eu sei que os motores e material e o mesmo,não e preciso tentares ser engraçado. Mas gostava de saber porque um da esse tipo de problema,e o outro sendo feito pelos mesmo da esses problemas e uma questão pertinente de se fazer certo???!!!
                                                          Tal como foi dito as origens de compra dos carros são diferentes, e para "comparares" tinhas que ter motores iguais um Citroen 1.6 Hdi é as mesmas chatices o meu Focus com esse motor é igual.
                                                          O pessoal com Peugeot 1.4 Hdi não tem aparecido com essas queixas.

                                                          Entre Citroen e Peugeot os motores são os mesmos o resto das materiais muitos são comuns a estética é que é diferente e lógico que essas peças já não são iguais.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por tonirai Ver Post
                                                            Era o que eu desconfiava, pode estar aí a diferença... O C1 esteve sempre na tua mão desde novo, provavelmente trataste-o bem... Já o Peugeot, 200K é uma vida... se calhar de maus tratos.
                                                            Nunca poderás comparar com 100% de certeza se o defeito é do mau trato, do azar, da marca, etc, porque não foste tu que o mantiveste durante os seus bons anos.
                                                            Sim e certo que uma coisa e comprar novo e saber o trato que lhe damos,outra e comprar usado já com alguns km,mas uma rápida pesquisa na NET e tudo a queixar-se dos mesmo problemas,logo e mais defeito do modelo/marca do que se calhar de maus tratos que possa ter tido,porque como.mencionei,o trabalhar do motor mesmo já com perto dos 250mil km e um trabalhar saudável e certinho.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X