Anúncio

Collapse
No announcement yet.

1.6 HDi a babar óleo

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    1.6 HDi a babar óleo

    Boas pessoal.

    Hoje, ao vir para casa e estacionar a carrinha, deu-me na cabeça abrir o capô para ver onde é que se mudavam as lâmpadas dos médios. Deparo-me com isto:




    O tubo que liga o Turbo ao Intercooler está a babar óleo. Mas o outro tubo que está ao lado felizmente está seco. Sujo mas seco. Que consequências posso vir a ter? A substituição do tubo é cara? A carrinha é uma 307sw, último modelo (T6) de 11/2005 com 106.000km.

    Agradeço desde já a atenção.

    Cumprimentos

    PS: Acidentalmente abri o tópico na secção errada do fórum. O mais indicado seria a secção "Boxes". Distracção minha, desculpem!

    PS2: Coloquei este tópico na secção errada e entretanto não foi movido. Como estou com medo de andar assim com a carrinha, vim pedir uma segunda opinião ao pessoal que frequenta mais esta secção.

    O que foi feito até agora:

    - Tubo limpo com desengordurante para ver se vai continuar a babar. Verifiquei também a vareta de óleo e estava bem colocada.

    #2
    Não é grave, mantém-te atento ao nível do óleo.

    Comentário


      #3
      Obrigado pela resposta rápida Jorge!

      O que me preocupa é que há pessoal que diz que pode ser o turbo nas lonas, ou que o mesmo esteja com fugas e que tenha que ser recondicionado... até estou com medo de lhe pegar...

      Comentário


        #4
        é oleo q vem do turbo

        verifica ou manda verificar o turbo

        Comentário


          #5
          O turbo tá novo... tanto em som como em desempenho... isso é que é estranho... Não há hipótese de ser apenas o tubo que tenha um corte ou um orifício qualquer?

          Comentário


            #6
            é oleo q vem do turbo , deste ou do antigo turbo , anda ai dentro

            Comentário


              #7
              Há cerca de 2 anos tive uma situação semelhante num JR 2.0, motor mazda.

              Eram vapores de óleo que saíam do tubo, proveniente do turbo, por falta de aperto nas abraçadeiras. Faziam uma pasta daquelas!!!

              Mecânico competente nem falou de turbos nem nada. Limpeza a preceito, braçadeiras novas ou reapertadas e não voltou a aparecer.

              E o turbo continua a funcionar. Mas ainda só tem 252Kkm.

              Aconselho a tirar o tubo, limpá-lo bem, verificar se tem alguma fenda e, se estiver bom recolocá-lo bem apertado.
              Depois é só controlar.

              De qualquer modo isso deve ser limpo para futuro controlo e para evitar problemas na inspeção.

              Comentário


                #8
                Obrigado pessoal.

                A carrinha em questão só tem 106.000km. Tem manutenção toda em dia, foi toda revista aos 104.000km, etc... o tubo ja foi limpo com desengordurante. Agora vou estar atento a eventuais fugas... o turbo não dá sinais nenhuns de se estar a "deitar". Daí achar isto tudo muito estranho

                Comentário


                  #9
                  A carrinha tem feito uns quilómetros... hoje até puxei por ela na AE e quando cheguei a casa abri o capô... havia ali qq coisa mas nada de especial... parecia quase "sujo" porque quando passava o dedo não ficava com nada... estranho...

                  Comentário


                    #10
                    boas,

                    no meu 207 1.6hdi já tive um problema semelhante.

                    nos hdi e penso que em mais motores é muito normal existirem vapores de óleo na admissao que muito provavelmente é o que te está a aparecer ai devido a alguma pequena fuga talvez nesse tubo flexivel ou na ligação ao rigido.

                    eu se fosse a ti removia esse tubo flexivel e dava uma vista de olhos.

                    como é obvio deves dar uma também olhadela ao turbo para verificar e garantir que nada tem a ver com isso.

                    Comentário


                      #11
                      Tive um problema semelhante num Volvo 1.6d. Era o tubo de admissão, que recebia efetivamente a ligação dos vapores de óleo e ligava ao turbo... estava cortado pela abraçadeira metálica e tive mesmo de substituír.

                      Comentário


                        #12
                        Tive uma situação idêntica na minha Ceed 1.6 Crdi, o problema era da anilha que prende o tubo à entrada do turbo. Estava com uma pequena folga.
                        Fui à oficina, mudaram em 15 min, inclusive limparam o tubo e a zona à volta e no fim não cobraram, estava ainda em garantia. (carro com 5 anos e 95000km)

                        Comentário


                          #13
                          Obrigado a todos pelas respostas!
                          A carrinha desde que limpei o tubo já fez cerca de 200km e não existem vestígios de mais óleo. É de facto estranho e neste momento não sei se deixo andar ou mando substituir o tubo em questão. Terá sido a vareta do óleo mal colocada? Retirei e voltei a colocar a vareta quando limpei. Será? Eu estava a espera de ver mais óleo para a meter na oficina. Mas agora fiquei na dúvida...

                          PS: De referir que sou extremamente cuidadoso com o turbo. Chego a deixar a carrinha a trabalhar 5 minutos (literalmente) antes de a desligar para garantir que o turbo arrefeceu e foi feita a lubrificação...
                          Editado pela última vez por JGon; 21 October 2016, 03:11.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por JGon Ver Post
                            Boas pessoal.

                            Hoje, ao vir para casa e estacionar a carrinha, deu-me na cabeça abrir o capô para ver onde é que se mudavam as lâmpadas dos médios. Deparo-me com isto:




                            O tubo que liga o Turbo ao Intercooler está a babar óleo. Mas o outro tubo que está ao lado felizmente está seco. Sujo mas seco. Que consequências posso vir a ter? A substituição do tubo é cara? A carrinha é uma 307sw, último modelo (T6) de 11/2005 com 106.000km.

                            Agradeço desde já a atenção.

                            Cumprimentos

                            PS: Acidentalmente abri o tópico na secção errada do fórum. O mais indicado seria a secção "Boxes". Distracção minha, desculpem!

                            PS2: Coloquei este tópico na secção errada e entretanto não foi movido. Como estou com medo de andar assim com a carrinha, vim pedir uma segunda opinião ao pessoal que frequenta mais esta secção.

                            O que foi feito até agora:

                            - Tubo limpo com desengordurante para ver se vai continuar a babar. Verifiquei também a vareta de óleo e estava bem colocada.
                            Originalmente Colocado por joaopmsantos Ver Post
                            Tive um problema semelhante num Volvo 1.6d. Era o tubo de admissão, que recebia efetivamente a ligação dos vapores de óleo e ligava ao turbo... estava cortado pela abraçadeira metálica e tive mesmo de substituír.

                            Normalmente é isto que acontece na zona das braçadeiras. Mas também pode acontecer isto:

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                              Normalmente é isto que acontece na zona das braçadeiras. Mas também pode acontecer isto:

                              No meu caso não existe nenhuma perda de potência, a carrinha puxa normalmente e o turbo não assobia. Fui verificar o tubo e não babou mais, pelo menos por enquanto. É motivo de preocupação ou deixo andar? Abraço!

                              Comentário


                                #16
                                Então o óleo apareceu por milagre? Não vou na teoria da vareta mas OK.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por JGon Ver Post
                                  PS: De referir que sou extremamente cuidadoso com o turbo. Chego a deixar a carrinha a trabalhar 5 minutos (literalmente) antes de a desligar para garantir que o turbo arrefeceu e foi feita a lubrificação...
                                  Desculpa não estar a acrescentar em nada para o tópico, mas deixar 5 minutos literalmente para que? Que desperdicio de gasóleo, além disso mais poluição e desgaste das partes móveis do motor. 1 quilómetro antes de parares abranda o ritmo ou 30 segundo/1minuto são mais que suficientes.

                                  Comentário


                                    #18
                                    shadowlord2: chego a deixar 5 minutos quando venho mais depressa com a carrinha. A mudar mudanças a uma rotação alta, velocidades mais altas em AE (>160km/h) ou em viagens mais longas. Em condução normal e em curtas distâncias deixo 1 minuto e chega.
                                    Editado pela última vez por JGon; 21 October 2016, 21:10.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Pessoal: fui agora abrir o capô de propósito e realmente existe óleo naquele mesmo tubo. Pouco mas existe... o que mais me mete confusão é que supostamente naquele tubo não deveria haver óleo pois a única coisa que passa é ar do turbo para o Intercooler...

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por JGon Ver Post
                                        Pessoal: fui agora abrir o capô de propósito e realmente existe óleo naquele mesmo tubo. Pouco mas existe... o que mais me mete confusão é que supostamente naquele tubo não deveria haver óleo pois a única coisa que passa é ar do turbo para o Intercooler...
                                        E o malandro do turbo não vai ganhando folgas e deixa passar óleo?

                                        E se te disser que no fundo do intercooler pode acumular uns ml de óleo?

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                                          E o malandro do turbo não vai ganhando folgas e deixa passar óleo?

                                          E se te disser que no fundo do intercooler pode acumular uns ml de óleo?
                                          O que estou a dizer é supondo que tudo está em bom estado. Um turbo sem folgas não deixa passar óleo para o Intercooler, correcto?

                                          Já apanhaste algum carro com este problema especificamente?

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por JGon Ver Post
                                            O que estou a dizer é supondo que tudo está em bom estado. Um turbo sem folgas não deixa passar óleo para o Intercooler, correcto?

                                            Já apanhaste algum carro com este problema especificamente?
                                            Não apanhei um único sem que tivesse com humidade de óleo ou óleo. Portanto, isso é normal. E piora consoante o condutor e manutenção..

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                                              Não apanhei um único sem que tivesse com humidade de óleo ou óleo. Portanto, isso é normal. E piora consoante o condutor e manutenção..
                                              Ah boa...
                                              Então isto é trocar o tubo e tá a andar?

                                              Comentário


                                                #24
                                                Já estão quase a chegar à conclusão que eu disse incialmente..........verifica se o tubo está mal apertado e se continuar, provavelmente terás o tubo rachado. Esquece os vestígios de óleo.........

                                                Tira o tubo fora (podes fazê-lo descansado, não vais descomandar nada) e aperta-o, vira-o, torce-o, etc para veres se encontras uma fuga. Verifica também se os bocais em plástico onde o tubo aperta não estão rachados ou com demasiada sujidade acumulada.

                                                Estou-me a lembrar que podes também limpar esses bocais e o interior do tubo colocando abraçadeiras novas pois essas podem já não dar um bom aperto.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por JGon Ver Post
                                                  Ah boa...
                                                  Então isto é trocar o tubo e tá a andar?
                                                  Originalmente Colocado por ciber007 Ver Post
                                                  Já estão quase a chegar à conclusão que eu disse incialmente..........verifica se o tubo está mal apertado e se continuar, provavelmente terás o tubo rachado. Esquece os vestígios de óleo.........

                                                  Tira o tubo fora (podes fazê-lo descansado, não vais descomandar nada) e aperta-o, vira-o, torce-o, etc para veres se encontras uma fuga. Verifica também se os bocais em plástico onde o tubo aperta não estão rachados ou com demasiada sujidade acumulada.

                                                  Estou-me a lembrar que podes também limpar esses bocais e o interior do tubo colocando abraçadeiras novas pois essas podem já não dar um bom aperto.
                                                  É isto. O que encontro mais frequentemente é estar rasgado onde aperta as braçadeiras.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Obrigado pessoal! Vou tratar disso. Um abraço!

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por JGon Ver Post
                                                      Pessoal: fui agora abrir o capô de propósito e realmente existe óleo naquele mesmo tubo. Pouco mas existe... o que mais me mete confusão é que supostamente naquele tubo não deveria haver óleo pois a única coisa que passa é ar do turbo para o Intercooler...

                                                      Passa óleo sim, o que vem do respiro do motor e ainda é bastante.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por blu Ver Post
                                                        Passa óleo sim, o que vem do respiro do motor e ainda é bastante.
                                                        não vem nenhum oleo do respiro do motor

                                                        o oleo vem do TURBO ( o TURBO é lubrificado com o oleo do motor e do TURBO saiem vapores de oleo ou mesmo oleo dependendo das folgas )

                                                        portanto é normal haver oleo no tubo , mas muito oleo jà não é normal

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por ANTONIO850 Ver Post
                                                          não vem nenhum oleo do respiro do motor

                                                          o oleo vem do TURBO ( o TURBO é lubrificado com o oleo do motor e do TURBO saiem vapores de oleo ou mesmo oleo dependendo das folgas )

                                                          portanto é normal haver oleo no tubo , mas muito oleo jà não é normal
                                                          Tenho pena, mas, vou insistir, o respiro do óleo vai para a admissão, vê a foto;



                                                          Tem paciência, sei do que falo...o respiro do motor , respira para a admissão.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por blu Ver Post

                                                            Tem paciência, sei do que falo...o respiro do motor , respira para a admissão.
                                                            sim tens razão , e aqui vão mais fotos , so' q eu não acredito q junte tanto oleo unicamente proveniente do respiro do motor pq o motor têm poucos kms
                                                            JGon diz q o turbo està novo , portanto eu entendo q ele foi trocado
                                                            por isso q penso q o oleo ( na sua grande maioria ) , vêm do turbo ( deste turbo ou do antigo devido a folgas )

                                                            jà agora , alguem sabe se não causa problemas eliminar esse respiro ( nesse motor ) ?
                                                            ( não tenho carro com esse motor , mas jà eliminei num motor mais velho com turbo ( motor 1900 TD PEUGEOT ) , quero dizer com isso q os vapores de oleo não voltam para dentro do motor )



                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X