Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Leitor OBD2 para Smart fortwo

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Leitor OBD2 para Smart fortwo

    Boa noite, queria comprar um Leitor OBD2 para o meu Smart Fourtwo de 1999 , qual é que voçes aconselham ?
    Obrigado

    #2
    tens este https://www.amazon.co.uk/d/ijq/Torqu...obd2+bluetooth

    e depois usas emparelhando via bluetooth com um smartphone ou um tablet android com a aplicação "torque pro"...

    Comentário


      #3
      Obrigado pela tua resposta, eu a uns tempos comprei um destes " goo.gl/6VJG4Y " mas nao consegui conectar ao carro

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por dasl Ver Post
        Obrigado pela tua resposta, eu a uns tempos comprei um destes " goo.gl/6VJG4Y " mas nao consegui conectar ao carro
        pois devias ter perguntado e não tinhas comprado ao acaso, existe as versões 1.5 e as versões 2.1(que foi a que compraste) dai que para carros mais velhos a versão que funciona sempre bem é a versão 1.5 como te indiquei no link, a que tens é a versão 2.1 não funciona, e já não és o primeiro a cair nessa asneira, agora já sabes, parece tudo igual, mas não é...

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por dasl Ver Post
          Boa noite, queria comprar um Leitor OBD2 para o meu Smart Fourtwo de 1999 , qual é que voçes aconselham ?
          Obrigado
          Sendo um veiculo inferior a 2001, e vendido na Europa, não é obrigatório que este implemente algum protocolo de comunicação da lista dos protocolos OBDII.

          Neste caso essas cópias de ELM 327, independentemente de ser a versão 2.1, 1.5, ou mesmo original, não é garantido que funcione.
          Se for Diesel, quase de certeza que não funciona, pois tenho ideia de que já me deparei com um mais recente em que verifiquei que não era OBDII. Estou a dizer isto de cor, posso estar errado...

          Resta neste caso como opção uma ferramenta de comunicação que implemente o protocolo do fabricante...

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por steevegt Ver Post
            Sendo um veiculo inferior a 2001, e vendido na Europa, não é obrigatório que este implemente algum protocolo de comunicação da lista dos protocolos OBDII.

            Neste caso essas cópias de ELM 327, independentemente de ser a versão 2.1, 1.5, ou mesmo original, não é garantido que funcione.
            Se for Diesel, quase de certeza que não funciona, pois tenho ideia de que já me deparei com um mais recente em que verifiquei que não era OBDII. Estou a dizer isto de cor, posso estar errado...

            Resta neste caso como opção uma ferramenta de comunicação que implemente o protocolo do fabricante...
            Correcto, não vai funcionar.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por steevegt Ver Post
              Sendo um veiculo inferior a 2001, e vendido na Europa, não é obrigatório que este implemente algum protocolo de comunicação da lista dos protocolos OBDII.

              Neste caso essas cópias de ELM 327, independentemente de ser a versão 2.1, 1.5, ou mesmo original, não é garantido que funcione.
              Se for Diesel, quase de certeza que não funciona, pois tenho ideia de que já me deparei com um mais recente em que verifiquei que não era OBDII. Estou a dizer isto de cor, posso estar errado...

              Resta neste caso como opção uma ferramenta de comunicação que implemente o protocolo do fabricante...
              tens razão o problema aqui dele é mesmo do carro e não das versões dos dongles bluetooth, segundo vi no forum da smart estes dongles não funcionam em nenhum dos modelos entre 1998 e 2000, derivado aos protocolos de comunicação, e ainda assim as versões entre 2001 e 2003 é uma lotaria encontrar um que conecte e pouco dá para ver com as aplicações tipo torque pro, portanto só mesmo com equipamento dedicado profissional para o efeito...

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por carbookk Ver Post
                tens razão o problema aqui dele é mesmo do carro e não das versões dos dongles bluetooth, segundo vi no forum da smart estes dongles não funcionam em nenhum dos modelos entre 1998 e 2000, derivado aos protocolos de comunicação, e ainda assim as versões entre 2001 e 2003 é uma lotaria encontrar um que conecte e pouco dá para ver com as aplicações tipo torque pro, portanto só mesmo com equipamento dedicado profissional para o efeito...
                Humm ok , entao se eu comprar aquele que referiste tanto pode dar para conectar como nao certo ?

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por dasl Ver Post
                  Humm ok , entao se eu comprar aquele que referiste tanto pode dar para conectar como nao certo ?
                  sendo o teu smart de 1999, segundo conta no forum da marca, não há nenhum dongle bluetooth que funcione, só mesmo as máquinas de diagnostico profissionais...

                  portanto não vale apena pensares mais nisso...

                  Comentário


                    #10
                    Será que o Elm327 consigo ler e apagar erros de um smart cdi de 2011?

                    Comentário


                      #11
                      Se o programa que usares for compatível, podes ler uma pontinha de informações.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por LucianoOliveira Ver Post
                        Será que o Elm327 consigo ler e apagar erros de um smart cdi de 2011?
                        Sendo de 2011 e europeu, podes com uma qualquer ferramenta OBDII, pelo menos, ler e apagar erros relacionados com emissões, que é o que o protocolo OBDII obriga.
                        Se a ferramenta permitir, podes também observar valores em tempo real, entre outros modos OBDII que esse carro deve implementar.

                        Infelizmente, são muito poucos os veículos que não têm um protocolo de fabricante para lá do protocolo OBDII.
                        Isto na prática significa que vão existir códigos em memória, comandos bidirectional, procedimentos de adaptação, informação em tempo real, etc., que apenas são acessíveis através da ferramenta de fabricante, ou uma ferramenta que "imite" esta.
                        Editado pela última vez por steevegt; 20 November 2016, 13:24.

                        Comentário


                          #13
                          Obrigado a ambos.

                          Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                          Se o programa que usares for compatível, podes ler uma pontinha de informações.
                          Estava a pensar no torque pro, a versão paga. Em princípio dará correcto? No entanto no ebay existe várias versões do elm, sao todas iguais?

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por LucianoOliveira Ver Post
                            ...
                            Estava a pensar no torque pro, a versão paga. Em princípio dará correcto? No entanto no ebay existe várias versões do elm, sao todas iguais?
                            Dá, e vai funcionar com qualquer veículo que seja OBDII, desde que o hardware seja também compatível.

                            No seguinte link tens algumas opções testadas que funcionam com esse software:
                            https://torque-bhp.com/wiki/Bluetooth_Adapters

                            No ebay, 95% ou mais dos equipamentos são cópias chinesas da versão original do ELM. Muitos funcionam relativamente bem, mas por vezes alguns vêm com defeito logo de novos, entre outras limitações que podem trazer.
                            No link acima tens também alguns comentários sobre isso, que te pode ajudar a decidir sobre que equipamento comprar...

                            Comentário


                              #15
                              Um pequeno desenterro

                              Sobre o Elm 327 existe diferenças da versão 1,5 para a versão 2,1? Continua a ser para o Smart de 2011, será que ambas dentro da sua limitação funcionam correctamente?

                              Cumps

                              Comentário


                                #16
                                Depende do que queres fazer.

                                Aquilo que muitos leitores OBD II genéricos fazem é aceder à parte básica do carro, ou seja, a alguns parâmetros do motor e eventualmente ler apagar alguns erros básicos (a famosa check engine light).

                                Mas se tiveres um erro de ABS/Controlo de tracção, airbags (entre muitos outros), esses leitores genéricos não vão conseguir ver.

                                Aliás, o protocolo OBD II é por definição algo que é partilhado por diversas marcas, mas só para uma parte da comunicação.

                                Eu uso o Carly for Mercedes, e permite aceder a uma série de centralinas que o Torque (ou similar) nem imaginam que estão lá.
                                Mas do que julgo saber, não cobre a Smart.

                                A app Torque já me deu bastante info válida sobre o motor em si com um adaptador desses genéricos, sendo que até aproveitei mais a informação em real-time (valores de MAF, temperaturas, boost) do que em erros propriamente ditos.

                                Nesse campo tem uma utilidade relativa, pois até quando encontra erros não é muito preciso ou eficaz na sua identificação.

                                Comentário


                                  #17
                                  Basicamente é para ler alguns erros relacionados com a "check engine", e usar para ver os valores da temperatura, que o carro não disponibiliza. Julgo que andará ali um injector com preguiça.. a ver vamos.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por LucianoOliveira Ver Post
                                    Basicamente é para ler alguns erros relacionados com a "check engine", e usar para ver os valores da temperatura, que o carro não disponibiliza. Julgo que andará ali um injector com preguiça.. a ver vamos.
                                    Podes ver se está algum erro registado na centralina a nível de motor, mas se não existir também não será com este tipo de scanner OBD que vais perceber os valores que cada um está a debitar.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Claro, será mais para "despiste" do que propriamente para coisas mais sérias.

                                      Comentário

                                      AD fim dos posts Desktop

                                      Collapse

                                      Ad Fim dos Posts Mobile

                                      Collapse
                                      Working...
                                      X