Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Laguna II - "Verificar Injecção"

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Laguna II - "Verificar Injecção"

    Viva,


    Apareceu-me ontem esta mensagem no Computador de Bordo na minha Laguna 2.0 dCi 175Cv (2006).

    Pode ser diversas coisas do que já li e comentei com 2 amigos com Renaults (donos de Meganes...) mas a carrinha tem apenas um sintoma de diferente face ao normal: quando a desligo o motor parece que abana todo e demora mais tempo a desligar (frações de segundo...).

    Não tem perda de potência, não consome mais gasóleo, liga bem, não faz barulhos nenhuns em andamento e a bateria tem carga, isto só para citar algumas causas ou consequências normalmente associadas a isto.

    Posto isto, que deduzem que possa ser?

    Eu tendo a descartar bomba injetora, alternador, correia de acessórios e injetores. Talvez algum tubo roto?!

    Já li também a hipótese de apoio de motor partido, mas pergunto, isto parte-se assim tão facilmente? É que a ser verdade, já é o segundo (substituí um há 3 anos)!

    #2
    O abanar pode ser o tal apoio do motor.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por eblase Ver Post
      O abanar pode ser o tal apoio do motor.
      E isso é razão para afetar a injeção e aparecer a mensagem?

      Digo porque o anterior apoio de motor que tive de substituir nunca deu sinal nenhum no painel, só por inspeção visual.

      P.S. dei uma cacetada na sexta-feira por baixo na carrinha (a descer de frente de um passeio um pouco mais alto). Terá a ver?

      Comentário


        #4
        Sobre a mensagem, isso pode ser de uma ficha mais solta ou uma vela queimada. Um diagnóstico electrónico vê isso em 3 tempos.

        O abanar indica sempre para apoio do motor ou volante do motor gasto.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por eblase Ver Post
          Sobre a mensagem, isso pode ser de uma ficha mais solta ou uma vela queimada. Um diagnóstico electrónico vê isso em 3 tempos.

          O abanar indica sempre para apoio do motor ou volante do motor gasto.
          Obrigado. Desgaste do volante do motor não implicaria um ralentim mais irregular e barulhos? eu não tenho nada disso....

          Comentário


            #6
            Pode estar folgado ainda sem ruídos estranhos.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por ricmiguel Ver Post
              Viva,


              Apareceu-me ontem esta mensagem no Computador de Bordo na minha Laguna 2.0 dCi 175Cv (2006).

              Pode ser diversas coisas do que já li e comentei com 2 amigos com Renaults (donos de Meganes...) mas a carrinha tem apenas um sintoma de diferente face ao normal: quando a desligo o motor parece que abana todo e demora mais tempo a desligar (frações de segundo...).

              Não tem perda de potência, não consome mais gasóleo, liga bem, não faz barulhos nenhuns em andamento e a bateria tem carga, isto só para citar algumas causas ou consequências normalmente associadas a isto.

              Posto isto, que deduzem que possa ser?

              Eu tendo a descartar bomba injetora, alternador, correia de acessórios e injetores. Talvez algum tubo roto?!

              Já li também a hipótese de apoio de motor partido, mas pergunto, isto parte-se assim tão facilmente? É que a ser verdade, já é o segundo (substituí um há 3 anos)!
              Boas,

              Essa mensagem é fruto da monitorização do sistema de gestão do motor.
              Como a mensagem não identifica mais nada para além disto, não aqui há muito mais a fazer sem ser obter a lista de códigos de diagnóstico em memória.

              O facto do motor demorar mais a desligar, e abanar, pode eventualmente estar relacionado com essa mensagem, se existir um problema no circuito da borboleta de admissão.
              Uma das funções desse componente é estrangular a entrada de ar para o motor como forma de "amortecer" o motor aquando do desligar.

              Comentário


                #8
                Ok, vou à Renault para ser ligada à máquina e depois reporto.

                Já percebi que isto pode ser sinal de muita coisa e para já não vale a pena ir a todas, vai-se analisando com base na informação que a carrinha der. Mas queria fazer já um certo despiste, pois apesar da mensagem de erro na injeção, a verdade é que não noto nada de diferente na condução da carrinha e pode ser coisa sem grande importância.

                Comentário


                  #9
                  Uma vela queimada num carro com FAP tem muita importância.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                    Uma vela queimada num carro com FAP tem muita importância.
                    Qual a relação?

                    Comentário


                      #11
                      Eu tenho uma com o mesmo motor e a primeira vez que me apareceu era o fap a pedir regeneração. na marca levaram-me um balúrdio e ainda tive de mudar óleo e filtros (obrigatório nessas intervenções).

                      A partir daí, lição aprendida, cada vez que isso me aparece, ando uns 30 ou 40 minutos com o carro acima das 2000rpm e a luz acaba por apagar e nunca mais tive chatices de fap.

                      Já leva 222mil km.

                      Agora atenção que essa msg genérica pode resultar de um qualquer outro problema. Convém ligar à máquina para analisar o código.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por 00bjz00 Ver Post
                        Eu tenho uma com o mesmo motor e a primeira vez que me apareceu era o fap a pedir regeneração. na marca levaram-me um balúrdio e ainda tive de mudar óleo e filtros (obrigatório nessas intervenções).

                        A partir daí, lição aprendida, cada vez que isso me aparece, ando uns 30 ou 40 minutos com o carro acima das 2000rpm e a luz acaba por apagar e nunca mais tive chatices de fap.

                        Já leva 222mil km.

                        Agora atenção que essa msg genérica pode resultar de um qualquer outro problema. Convém ligar à máquina para analisar o código.
                        Não há-de ser o caso, pois nessas situações, antes de aparecer a mensagem para verificar a injecção, aparece o símbolo do FAP (que é quando deves fazer os tais percursos longos para "limpar" o filtro e a luz apaga) e no meu caso o símbolo do FAP nunca apareceu. Também fiz viagens grandes recentemente, pelo que a regeneração não deve ser tema.

                        Mas também já passei há usn anos pelo que fizeste, tal e qual.

                        Assim que tiver diagnóstico da Renault, informo.

                        Comentário


                          #13
                          Novidades: afinal o erro que havia terá sido provocado pelo facto da bateria ter ficado sem carga. A verdade é que a desmontei para carregar e voltei a colocá-la há uma semana e meia e o erro terá vindo daí, pois na Renault não encontraram nada de errado no sistema de injecção. Além disso, encontraram erros no ECU relacionados com voltagem, que indicia que o problema estava na alimentação (bateria).

                          Quanto confirmei que tinha mexido na bateria, confirmou-se a origem do problema. Com a perda de carga da bateria, a ECU perdeu os parâmetros de mistura de combustível e ar, etc e para além disso, terá afetado o funcionamento da borboleta de admissão, que fez com que eu tivesse o sintoma da carrinha estremecer mais quando a desligava.

                          Isto agora deixa-me é apreensivo, pois de cada vez que mudar a bateria (costumo carregá-la uma vez por ano porque como faço muito percurso citadino, ela nunca chega a carregar devidamente...) vou ter este problema... há alguma coisa a que eu possa ligar o carro para tirar a bateria durante o tempo em que a carrego (normalmente demora meio dia), tipo aqueles carregadores de backup dos telemóveis, mas para baterias?

                          Nota final: na Renault foram muito corretos, não me levaram nada.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por ricmiguel Ver Post
                            Novidades: afinal o erro que havia terá sido provocado pelo facto da bateria ter ficado sem carga. A verdade é que a desmontei para carregar e voltei a colocá-la há uma semana e meia e o erro terá vindo daí, pois na Renault não encontraram nada de errado no sistema de injecção. Além disso, encontraram erros no ECU relacionados com voltagem, que indicia que o problema estava na alimentação (bateria).

                            Quanto confirmei que tinha mexido na bateria, confirmou-se a origem do problema. Com a perda de carga da bateria, a ECU perdeu os parâmetros de mistura de combustível e ar, etc e para além disso, terá afetado o funcionamento da borboleta de admissão, que fez com que eu tivesse o sintoma da carrinha estremecer mais quando a desligava.

                            Isto agora deixa-me é apreensivo, pois de cada vez que mudar a bateria (costumo carregá-la uma vez por ano porque como faço muito percurso citadino, ela nunca chega a carregar devidamente...) vou ter este problema... há alguma coisa a que eu possa ligar o carro para tirar a bateria durante o tempo em que a carrego (normalmente demora meio dia), tipo aqueles carregadores de backup dos telemóveis, mas para baterias?

                            Nota final: na Renault foram muito corretos, não me levaram nada.
                            E assim se fideliza clientes.

                            Comentário


                              #15
                              Boas, não precisa de tirar bateria nenhuma para a carregar. Simplifique, utilize um carregador inteligente, com manutenção de carga. E mesmo tirando dá sempre para desenrascar, só precisa de outra bateria e pensar um pouco...

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                                Qual a relação?

                                As velas de incandescência ajudam a aumentar a temperatura de combustão durante as regenerações do FAP.


                                Originalmente Colocado por ricmiguel Ver Post
                                Novidades: afinal o erro que havia terá sido provocado pelo facto da bateria ter ficado sem carga. A verdade é que a desmontei para carregar e voltei a colocá-la há uma semana e meia e o erro terá vindo daí, pois na Renault não encontraram nada de errado no sistema de injecção. Além disso, encontraram erros no ECU relacionados com voltagem, que indicia que o problema estava na alimentação (bateria).

                                Estranho o carro apresentar verificar injecção, e não existir nenhum registo de avaria relacionado com a injecção. Erros de voltagem baixa são normais ficarem registados, principalmente na centralina de airbag. Cá para mim o diagnóstico foi feito à pressa, e aproveitaram a questão da bateria para justificar o erro.


                                Eu tenho um Megane II 1.5 DCI, e não existe nenhum problema em desligar a bateria. No máximo faz reset aos adaptativos de injecção, MAF e EGR, mas não gera erro.

                                Comentário

                                AD fim dos posts Desktop

                                Collapse

                                Ad Fim dos Posts Mobile

                                Collapse
                                Working...
                                X