Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Mudar oleo travões 1.4 d4d

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Mudar oleo travões 1.4 d4d

    Bom dia a todos,

    Estou a preparar-me para mudar o óleo dos travões ao corolla 1.4 d4d e12 mas ao fazer a minha pesquisa deparei-me com alguns comentários que em alguns modelos era necessário ligar o carro à máquina para abrir a bomba do abs ou algo do género para não estragar a bomba do abs.

    Tendo este carro abs é necessário algum procedimento do género para mudar o óleo dos travões ou basta o simples abrir valvula, pedal, fechar válvula e a começar de tras para a frente da direita para a esquerda?

    Estava a pensar seguir as indicações do seguinte tutorial:

    http://pt.m.wikihow.com/Sangrar-o-Freio-do-Carro

    Obrigado desde já.

    #2
    Pode trocar com o carro a trabalhar, para a bomba de ABS possa trabalhar e circular o óleo que tem no modulo.

    Comentário


      #3
      Pelos vistos em carros com ABS é mais complicado, pelo que se diz a partir do minuto 11:00 do seguinte video:

      https://www.youtube.com/watch?v=oi7Qm7Q8mSE

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por TiagoJJ Ver Post
        Pelos vistos em carros com ABS é mais complicado, pelo que se diz a partir do minuto 11:00 do seguinte video:

        https://www.youtube.com/watch?v=oi7Qm7Q8mSE

        Ele diz "se deixar entrar ar no sistema".

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por TiagoJJ Ver Post
          Bom dia a todos,

          Estou a preparar-me para mudar o óleo dos travões ao corolla 1.4 d4d e12 mas ao fazer a minha pesquisa deparei-me com alguns comentários que em alguns modelos era necessário ligar o carro à máquina para abrir a bomba do abs ou algo do género para não estragar a bomba do abs.

          Tendo este carro abs é necessário algum procedimento do género para mudar o óleo dos travões ou basta o simples abrir valvula, pedal, fechar válvula e a começar de tras para a frente da direita para a esquerda?

          Estava a pensar seguir as indicações do seguinte tutorial:

          http://pt.m.wikihow.com/Sangrar-o-Freio-do-Carro

          Obrigado desde já.

          Se não tens a certeza do que deves fazer, mais vale ires a uma oficina.
          O que não falta na net são "maneiras erradas" de fazer as coisas.
          Sendo os travões um dos componentes/sistemas mais importantes num carro... não facilites.

          Comentário


            #6
            Por isso é que eu venho aqui pedir que me digam a maneira certa e quantas oficinas não fazem as coisas da meneira errada?

            Comentário


              #7
              Se for como nas motos com abs, o que se passa é que se mudares o óleo à maneira antiga (sem a máquina da marca), não mudas o óleo que está no módulo do abs, que é uma pequena quantidade. Se fazes asneira e metes ar no sistema é que é pior, pois neste caso para deixares o sistema sangrado como deve ser vais ter de ir obrigatoriamente a quem tenha a máquina.
              Se mudares sem meter ar no sistema fica em princípio em condições. Mas cuidado que isto já não é manutenção básica de mudar óleo de motor e filtros...

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Peperapido Ver Post
                Se for como nas motos com abs, o que se passa é que se mudares o óleo à maneira antiga (sem a máquina da marca), não mudas o óleo que está no módulo do abs, que é uma pequena quantidade. Se fazes asneira e metes ar no sistema é que é pior, pois neste caso para deixares o sistema sangrado como deve ser vais ter de ir obrigatoriamente a quem tenha a máquina.
                Se mudares sem meter ar no sistema fica em princípio em condições. Mas cuidado que isto já não é manutenção básica de mudar óleo de motor e filtros...
                É preciso máquina mesmo específica ou pode ser máquina daquelas genéricas que têm várias tampas de tamanhos diferentes para dar para veículos diferentes?

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por FullThrottle Ver Post
                  É preciso máquina mesmo específica ou pode ser máquina daquelas genéricas que têm várias tampas de tamanhos diferentes para dar para veículos diferentes?
                  Não me refiro à máquina para mudar o óleo, estava a falar da máquina que se liga à ECU da mota/ carro para purgar a bomba do ABS.

                  Comentário


                    #10
                    Parece que já é fruta a mais para mim

                    http://www.tcorolla.net/on_vehicle_inspection-1150.html

                    Comentário


                      #11
                      Já troquei óleo de travões a vários carros com abs e o método que utilizo é o básico,
                      Retirar o óleo velho do depósito de travões e colocar novo até ao máximo, depois é injectar e abrir o sangrador até sair óleo limpo nos 4 travões...
                      Não entra ar no circuito, apenas é mais fácil e pratico ter um ajudante.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por JorgeVieira Ver Post
                        Já troquei óleo de travões a vários carros com abs e o método que utilizo é o básico,
                        Retirar o óleo velho do depósito de travões e colocar novo até ao máximo, depois é injectar e abrir o sangrador até sair óleo limpo nos 4 travões...
                        Não entra ar no circuito, apenas é mais fácil e pratico ter um ajudante.
                        O ajudante é para dar ao pedal (de travão) ou isso não é necessário porque utilizas aqueles aparelhos próprios que estão à pressão?

                        Comentário


                          #13
                          O ajudante é para dar ao pedal.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por JorgeVieira Ver Post
                            O ajudante é para dar ao pedal.

                            E abrir as minis...

                            Comentário


                              #15
                              Exatamente,esse método sempre foi o melhor,e será sempre o melhor......Trava...Larga
                              Originalmente Colocado por JorgeVieira Ver Post
                              Já troquei óleo de travões a vários carros com abs e o método que utilizo é o básico,
                              Retirar o óleo velho do depósito de travões e colocar novo até ao máximo, depois é injectar e abrir o sangrador até sair óleo limpo nos 4 travões...
                              Não entra ar no circuito, apenas é mais fácil e pratico ter um ajudante.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por PSoares Ver Post
                                Exatamente,esse método sempre foi o melhor,e será sempre o melhor......Trava...Larga
                                Melhor que isso só levar o carro a quem saiba fazer o trabalho...

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por MigMondeo Ver Post
                                  Melhor que isso só levar o carro a quem saiba fazer o trabalho...
                                  Sempre fiz isso nos meus carros,agora na oficina,liga-se à máquina de purga e purga-se,e se não se tiver o bom adaptador do depósito do liquido dos travões faz-se à moda antiga na mesma,seja em ligeiro ou pesado

                                  Sempre o foi e sempre o será,seja em qualquer país e oficina,concessão oficial,ou,não.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por JorgeVieira Ver Post
                                    Já troquei óleo de travões a vários carros com abs e o método que utilizo é o básico,
                                    Retirar o óleo velho do depósito de travões e colocar novo até ao máximo, depois é injectar e abrir o sangrador até sair óleo limpo nos 4 travões...
                                    Não entra ar no circuito, apenas é mais fácil e pratico ter um ajudante.
                                    Mas assim não trocas o óleo que está dentro da bomba do ABS... que é o que o OP está a perguntar

                                    Sei que nos VAGs consegues fazer isso com o Vagcom/VCDS (inclusive já o fiz), não sei como é nos Toyotas mas de certeza que também tem um programa próprio (penso que se chama Techstream)

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por amidoes Ver Post
                                      Mas assim não trocas o óleo que está dentro da bomba do ABS... que é o que o OP está a perguntar

                                      Sei que nos VAGs consegues fazer isso com o Vagcom/VCDS (inclusive já o fiz), não sei como é nos Toyotas mas de certeza que também tem um programa próprio (penso que se chama Techstream)
                                      Exatamente.(peço desculpa por não respoder tudo,mas tive que ir dar dois biberões).
                                      Em 2013 comprei o delphi ds 150e,mas a versão sem blutooth mas a versão oficial,e faço através dele,sigo o procedimento e pronto.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por amidoes Ver Post
                                        Mas assim não trocas o óleo que está dentro da bomba do ABS... que é o que o OP está a perguntar

                                        Sei que nos VAGs consegues fazer isso com o Vagcom/VCDS (inclusive já o fiz), não sei como é nos Toyotas mas de certeza que também tem um programa próprio (penso que se chama Techstream)
                                        Só com acesso à centralina para activar o abs, coisa que não tenho...

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por JorgeVieira Ver Post
                                          Só com acesso à centralina para activar o abs, coisa que não tenho...
                                          Esses aparelhos e programas de diagnóstico são caros mas dão jeito,eu comprei o meu por desporto só para dois carros e emprestar de vez em quando a um colega meu que é mecânico e faz umas biscatadas.
                                          Na altura comprei o Delphi cars 2013 v3.1 com o modulo DS 150E,mais jogo de cabos de conexão,com direito a atualizações os primeiros seis meses gratuitos.
                                          Isto é algo indispensável hoje em dia para quem trabalha em mecânica,se te metes em coisas simples como mudar óleo de travões isto é issencial(como para tudo e mais alguma coisa),prevê a comprar algo semelhante,um erro,mesmo acidental uma vez chega,não leves a mal,não é nenhuma critica.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Isto é engraçado com depois de meia dúzia de voltas vai parar ao que eu disse

                                            Comentário


                                              #23
                                              Claro que não levo a mal.
                                              Andamos cá todos para partilhar ideias e conhecimentos, e agradeço a dica por isso.
                                              Agora pergunto, quantas oficinas propõe a troca de óleo dos travões ao cliente?
                                              E quantas usam o aparelho de diagnóstico para sangrar o módulo abs?
                                              Não conheço nenhuma...

                                              Comentário


                                                #24
                                                Claro que vai pepe,mas de inicio eu entrei a brincar,depois o assunto mudou de figura e falei mais a sério,não leves a mal homem
                                                Originalmente Colocado por Peperapido Ver Post
                                                Isto é engraçado com depois de meia dúzia de voltas vai parar ao que eu disse

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por JorgeVieira Ver Post
                                                  Claro que não levo a mal.
                                                  Andamos cá todos para partilhar ideias e conhecimentos, e agradeço a dica por isso.
                                                  Agora pergunto, quantas oficinas propõe a troca de óleo dos travões ao cliente?
                                                  E quantas usam o aparelho de diagnóstico para sangrar o módulo abs?
                                                  Não conheço nenhuma...
                                                  Todas as concessões oficiais o fazem,assim ditam as regras.
                                                  Mesmo que possuas o aparelho/máquina para mudar e purgar o circuito do fluido de travões,o módulo de diagnóstico deve estar conetado ao veiculo.
                                                  Desde que um veiculo entre numa oficina para não importa qualquer intervenção o mesmo é recepcionado e identificado pelo número de homologação e chassis,o aparelho é conetado ao veiculo faz-se uma leitura ao histórico da memória começando por procurar eventuais erros e eventos ocorridos durante o o periodo da sua última vinda à garagem.
                                                  Segue-se o plano de serviço preconizado pelo contrutor,depois com o módulo vais repoôr os parametros como deve ser,reset a serviços,etc,etc,cada caso é um caso.
                                                  Seguido de um controlo da carrossaria,folgas na direção,controlo de uso dos travões,eventual controlo da lubrificação(sobretudo se for um pesado).
                                                  Isto é o básico.
                                                  Já vi que és de Braga,sou de Penafiel,e ainda existe uma oficina em Penafiel que trabalha assim.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    É pá, é claro que não
                                                    Mas pessoalmente acho que mudar o oleo sem máquina tb não fará muito mal desde que não entre ar no sistema. O óleo que está dentro do modulo abs é pouco e vai acabar por ficar diluido com o novo. Principalmente se estamos a falar de trocas a cada 2 anos.
                                                    Mas eu tenho maquinas para os carros ca de casa. Foi um investimento que já mais que compensou

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Peperapido Ver Post
                                                      É pá, é claro que não
                                                      Mas pessoalmente acho que mudar o oleo sem máquina tb não fará muito mal desde que não entre ar no sistema. O óleo que está dentro do modulo abs é pouco e vai acabar por ficar diluido com o novo. Principalmente se estamos a falar de trocas a cada 2 anos.
                                                      Mas eu tenho maquinas para os carros ca de casa. Foi um investimento que já mais que compensou
                                                      Tem mais a ver a maneira como se aprende a trabalhar e como te habituas a trabalhar.
                                                      Eu não me vejo a fazer nada sem o modulo de diagnostico,e quando o comprei a minha mulher quase que me matava pelo balurdio que eu dei por aquilo e pela serventia que lhe daria.
                                                      Agora como o empresto a um amigo,as atualizações são pagas a meias.
                                                      Ando a ver com o tempo se consigo por uns trocos de lado para pôr um elevador na garagem,mas que me não me "coma" muito espaço

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Também não sabia disto de ter que ligar o software de diagnóstico em carros com ABS.

                                                        Eu há muito tempo que deixei de ir a concessões oficiais e nunca vi em lado nenhum aonde fui até hoje usarem qualquer máquina de diagnóstico.
                                                        Por acaso também não percebo como é que há tantos mecânicos sem terem qualquer software de diagnóstico. Eu sou um particular e tenho.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por XlPower Ver Post
                                                          Também não sabia disto de ter que ligar o software de diagnóstico em carros com ABS.

                                                          Eu há muito tempo que deixei de ir a concessões oficiais e nunca vi em lado nenhum aonde fui até hoje usarem qualquer máquina de diagnóstico.
                                                          Por acaso também não percebo como é que há tantos mecânicos sem terem qualquer software de diagnóstico. Eu sou um particular e tenho.
                                                          Gostei do teu trihibrido,é a primeira vez que vejo

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por PSoares Ver Post
                                                            Gostei do teu trihibrido,é a primeira vez que vejo
                                                            Com os custos de hoje em dia, é preciso poupar a dobrar.
                                                            Mas há por aí mais casos.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X