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    Fiat Punto acelerado

    Boa tarde,

    O meu fiat Punto HLX 1.2 de 2000 esteve parado muito tempo e agora ao ligar está acelerado, e se carrego no acelerador fica a acelerar e só depois é que baixa um bocado.

    Quando está quente e o ventilador liga, há uma quebra de rotação no carro, bem como se ligo qualquer coisa elétrica, há a quebra de rotação igual.

    Alguém me sabe dizer o que se passará?

    Obrigado
    Pedro

    #2
    Tens uma entrada de ar.

    Verifica todos os tubos que vão dar à admissão e procura por rupturas ou mal encaixe.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por ciber007 Ver Post
      Tens uma entrada de ar.

      Verifica todos os tubos que vão dar à admissão e procura por rupturas ou mal encaixe.
      Vou verificar amanhã de manhã.
      Pensei que poderia ser por a bateria estar totalmente descarregada

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por pedrocrv Ver Post
        Boa tarde,

        O meu fiat Punto HLX 1.2 de 2000 esteve parado muito tempo e agora ao ligar está acelerado, e se carrego no acelerador fica a acelerar e só depois é que baixa um bocado.

        Quando está quente e o ventilador liga, há uma quebra de rotação no carro, bem como se ligo qualquer coisa elétrica, há a quebra de rotação igual.

        Alguém me sabe dizer o que se passará?

        Obrigado
        Pedro
        O relantim está estável ou o ponteiro das rotações oscila?

        O corpo da borboleta pode estar a precisar de limpeza.

        Quando a ventoinha do radiador liga e o motor está ao relantim é normal as rotações baixarem ligeiramente.

        A bateria ainda está em bom estado e apenas está descarregada ou está nas lonas e já nem sequer aguenta carga?

        Comentário


          #5
          Quando a ventoinha do radiador do meu Grande Punto liga, a rotação aumenta ligeiramente para compensar, penso eu que seja para isso.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por FullThrottle Ver Post
            O relantim está estável ou o ponteiro das rotações oscila?

            O corpo da borboleta pode estar a precisar de limpeza.

            Quando a ventoinha do radiador liga e o motor está ao relantim é normal as rotações baixarem ligeiramente.

            A bateria ainda está em bom estado e apenas está descarregada ou está nas lonas e já nem sequer aguenta carga?
            O relantim está nas 1300/1500 rpm mas estável. Mas se carrego ligeiramente no pedal, sobe até as 2000 rpm e quando deixo o pedal as rpm aumentam e só passado uns segundos e que voltam às 1300/1500.

            Hoje vou lhe tirar os plásticos e ver o que se pode estar a passar.

            É simples fazer uma limpeza ao corpo da borboleta?

            Quanto à bateria não sei, comprei água destilada e antes de o pôr a trabalhar vou colocar na bateria e ver a reação. Ontem precisou de encosto para pegar e depois de trabalhar uma meia hora desliguei e voltei a rodar a chave e nem sequer aparecia nada no quadrante.

            Obrigado

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por pedrocrv Ver Post
              O relantim está nas 1300/1500 rpm mas estável. Mas se carrego ligeiramente no pedal, sobe até as 2000 rpm e quando deixo o pedal as rpm aumentam e só passado uns segundos e que voltam às 1300/1500.

              Hoje vou lhe tirar os plásticos e ver o que se pode estar a passar.

              É simples fazer uma limpeza ao corpo da borboleta?

              Quanto à bateria não sei, comprei água destilada e antes de o pôr a trabalhar vou colocar na bateria e ver a reação. Ontem precisou de encosto para pegar e depois de trabalhar uma meia hora desliguei e voltei a rodar a chave e nem sequer aparecia nada no quadrante.

              Obrigado
              Relantim a 1300/1500 rpm é normal quando o motor está frio e acaba de ser colocado a trabalhar. Depois de aquecer um pouco o relantim normalmente fica abaixo das 1000rpm.

              Se tens sempre 1300/1500rpm então pode ser o sensor (que detecta que o motor já aqueceu) que pode não estar a comunicar correctamente ou então alguma das coisas que já referiram antes.

              Dizes que o carro esteve parado muito tempo mas isso foi tipo 6 meses, 6 anos...?

              A gasolina não é vitalícia e estando muito tempo no depósito pode ter formado aquela goma e estar a afectar o sistema de injecção.

              Se tens seguro, inspecção, etc em dia o melhor é ires dar uma volta grande com o carro e secalhar depois tudo fica normal.

              Se o óleo já está fora do prazo (por exemplo já tem vários anos dentro do motor) convém mudares antes de circular.

              Limpar o corpo da borboleta é simples para quem sabe o que está a fazer. É preciso ter alguns cuidados para não avariar nada.

              Verifica o nível da água/ácido da bateria antes de meteres água destilada. Não é para encher até acima senão depois deita fora, costuma ter indicação do nível máximo.

              Meia hora ao relantim não costuma ser suficiente para carregar a bateria. Se tiveres um multímetro dá para verificares se a bateria tem mais de 12v quando o motor está desligado e mais de 14v quando o motor está a trabalhar.

              A bateria pode estar muito descarregada e não conseguir aceitar carga. Os carregadores inteligentes (lidl/aldi) costumam conseguir "salvar" baterias que estavam em "coma" e que com carregadores normais não aceitavam carga.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por FullThrottle Ver Post
                Relantim a 1300/1500 rpm é normal quando o motor está frio e acaba de ser colocado a trabalhar. Depois de aquecer um pouco o relantim normalmente fica abaixo das 1000rpm.

                Se tens sempre 1300/1500rpm então pode ser o sensor (que detecta que o motor já aqueceu) que pode não estar a comunicar correctamente ou então alguma das coisas que já referiram antes.

                Dizes que o carro esteve parado muito tempo mas isso foi tipo 6 meses, 6 anos...?

                A gasolina não é vitalícia e estando muito tempo no depósito pode ter formado aquela goma e estar a afectar o sistema de injecção.

                Se tens seguro, inspecção, etc em dia o melhor é ires dar uma volta grande com o carro e secalhar depois tudo fica normal.

                Se o óleo já está fora do prazo (por exemplo já tem vários anos dentro do motor) convém mudares antes de circular.

                Limpar o corpo da borboleta é simples para quem sabe o que está a fazer. É preciso ter alguns cuidados para não avariar nada.

                Verifica o nível da água/ácido da bateria antes de meteres água destilada. Não é para encher até acima senão depois deita fora, costuma ter indicação do nível máximo.

                Meia hora ao relantim não costuma ser suficiente para carregar a bateria. Se tiveres um multímetro dá para verificares se a bateria tem mais de 12v quando o motor está desligado e mais de 14v quando o motor está a trabalhar.

                A bateria pode estar muito descarregada e não conseguir aceitar carga. Os carregadores inteligentes (lidl/aldi) costumam conseguir "salvar" baterias que estavam em "coma" e que com carregadores normais não aceitavam carga.
                O carro esteve parado desde 2014 +/-. Tem de levar uma pintura e plásticos que ressequiram de estar ao tempo tanto tempo.

                Tinha um tubo partido que vai do filtro à borboleta, tirei dei encosto e ficou a trabalhar a uma rotação "normal" sendo que acelerava e voltava ao normal .

                Vou ter de comprar esse tubo.

                Agora dá me é a sensação de que está a trabalhar a 3 cilindros pois parece me instável e não tem uma resposta imediata.

                Estava sem gasolina, tive de colocar alguma para o colocar a trabalhar e dar umas voltas com ele.

                A caixa está bastante dura, mas entram todas as velocidades, é normal?

                A DA foi à vida entretanto.

                Sent from my Redmi Note 3 using Tapatalk

                Comentário


                  #9
                  pois isso de estar ao tempo muito tempo não é lá muito bom

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por pedrocrv Ver Post
                    O carro esteve parado desde 2014 +/-. Tem de levar uma pintura e plásticos que ressequiram de estar ao tempo tanto tempo.

                    Tinha um tubo partido que vai do filtro à borboleta, tirei dei encosto e ficou a trabalhar a uma rotação "normal" sendo que acelerava e voltava ao normal .

                    Vou ter de comprar esse tubo.

                    Agora dá me é a sensação de que está a trabalhar a 3 cilindros pois parece me instável e não tem uma resposta imediata.

                    Estava sem gasolina, tive de colocar alguma para o colocar a trabalhar e dar umas voltas com ele.

                    A caixa está bastante dura, mas entram todas as velocidades, é normal?

                    A DA foi à vida entretanto.

                    Sent from my Redmi Note 3 using Tapatalk
                    Se o objectivo é meter o carro novamente operacional então começa pelo prioritário/"obrigatório"/essencial e depois dessa fase logo passas à seguinte.

                    Sugestão para começar:

                    # mudar o óleo e respectivo filtro colocando óleo adequado (normas e viscosidade) e filtro de óleo com referência correcta;

                    # meter bateria nova (a que tens dificilmente terá recuperação mas podes sempre tentar);

                    # meter praí 10 litros de gasolina (de modo a não ficar na reserva) de preferência aditivada (prio especial, galp evologic, etc)

                    # meter esse tubo que dizes estar partido

                    # ter o seguro e inspecção em dia para poder circular

                    # verificar o nível do óleo da direcção assistida (já que dizes que não funciona)

                    # já agora verifica o nível óleo travões não vá algum rato ter roído um tubo e não teres óleo

                    Depois de teres isso tudo feito então é ir andar com o carro para ver se os sintomas passam

                    Entretanto podes ir pensando quando foi a última vez que as velas foram trocadas (há quantos kms atrás). Caso já estejam bastante usadas (ou os sintomas se mantenham) é trocar as velas.

                    Dar uma espreitadela ao estado do filtro do ar. Caso esteja sujo trocar.

                    Verificar se o nível do óleo da caixa de velocidades está correcto. Em caso de necessidade acertar o nível ou trocar o óleo todo metendo novo mas respeitando as normas e viscosidade (onde for necessário GL4 normalmente não podes meter GL5).

                    Mais tarde caso aches necessário então utilizar um aditivo de adicionar à gasolina para limpar os injectores

                    E agora não tenho tempo para pensar mais no assunto.

                    São só sugestões e podem não estar completas e/ou correctas. O ideal é começares pelo prioritário, não circules sem seguro/inspecção (para evitar multas e despesas avultadas em caso de acidente)

                    Nota: todas as intervenções mecânicas (mesmo as mais simples) exigem um mínimo de conhecimento e de se saber o que se está a fazer para evitar causar problemas (roscas moídas, cair lixo dentro do motor, ficar ferido, etc).

                    Por vezes os pequenos pormenores fazem a diferença (por exemplo não trocar/usar anilha no bujão poderá resultar em fuga de óleo).

                    Boa sorte com isso e dúvidas que vão surgindo vai perguntando, costuma haver sempre alguém que vai ajudando.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por FullThrottle Ver Post
                      Se o objectivo é meter o carro novamente operacional então começa pelo prioritário/"obrigatório"/essencial e depois dessa fase logo passas à seguinte.

                      Sugestão para começar:

                      # mudar o óleo e respectivo filtro colocando óleo adequado (normas e viscosidade) e filtro de óleo com referência correcta; Vou colocar o Selenia 20k que fala no Manual. Dá para quantos mil km?

                      # meter bateria nova (a que tens dificilmente terá recuperação mas podes sempre tentar); Vou aproveitar uma promoção do Lidl e comprar um carregador inteligente, pode ser que a consiga salvar, mas dúvido muito.

                      # meter praí 10 litros de gasolina (de modo a não ficar na reserva) de preferência aditivada (prio especial, galp evologic, etc) Sim, só coloquei a necessária para ligar e dar umas voltas mas vou colocar mais alguma. Aditivada ou sem chumbo 98? Qual a melhor?

                      # meter esse tubo que dizes estar partido Vou tratar de o procurar, ou em sucatas ou lojas de peças auto por encomenda.

                      # ter o seguro e inspecção em dia para poder circular Sim

                      # verificar o nível do óleo da direcção assistida (já que dizes que não funciona) A direcção é eléctrica, com o sistema city. Mas talvez não funcione por causa da bateria estar descarregada e não ter voltagem suficiente, pois ao ligar o carro ela funcionava enquanto estava a acelerar e quando deixei ficar em ralentim acendeu a luz vermelha da direção. (A titulo de exemplo, em ralenti pus me a experimentar as luzes e ao ligar os máximos o carro foi abaixo..)

                      # já agora verifica o nível óleo travões não vá algum rato ter roído um tubo e não teres óleo Está no ponto.

                      Depois de teres isso tudo feito então é ir andar com o carro para ver se os sintomas passam

                      Entretanto podes ir pensando quando foi a última vez que as velas foram trocadas (há quantos kms atrás). Caso já estejam bastante usadas (ou os sintomas se mantenham) é trocar as velas. Não me recordo a quanto tempo foram trocadas. Mas irá estar incluída a troca nesta revisão que vai ser feita.

                      Dar uma espreitadela ao estado do filtro do ar. Caso esteja sujo trocar. Está Limpo.

                      Verificar se o nível do óleo da caixa de velocidades está correcto. Em caso de necessidade acertar o nível ou trocar o óleo todo metendo novo mas respeitando as normas e viscosidade (onde for necessário GL4 normalmente não podes meter GL5). Sabes-me dizer onde se encontra o bocal para ver o nível?

                      Mais tarde caso aches necessário então utilizar um aditivo de adicionar à gasolina para limpar os injectores Será das últimas operações a fazer, mas está incluída no "pack"

                      E agora não tenho tempo para pensar mais no assunto.

                      São só sugestões e podem não estar completas e/ou correctas. O ideal é começares pelo prioritário, não circules sem seguro/inspecção (para evitar multas e despesas avultadas em caso de acidente)

                      Nota: todas as intervenções mecânicas (mesmo as mais simples) exigem um mínimo de conhecimento e de se saber o que se está a fazer para evitar causar problemas (roscas moídas, cair lixo dentro do motor, ficar ferido, etc).

                      Por vezes os pequenos pormenores fazem a diferença (por exemplo não trocar/usar anilha no bujão poderá resultar em fuga de óleo).

                      Boa sorte com isso e dúvidas que vão surgindo vai perguntando, costuma haver sempre alguém que vai ajudando.
                      Desde já obrigado pela resposta. Respostas a negrito às tuas sugestões.
                      Este motor é de corrente ou correia de distribuição?

                      Trocar as velas é como trocar a vela a uma scooter?

                      Algum sensor que deva substituir/limpar?

                      Obrigado

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por nathaniel Ver Post
                        pois isso de estar ao tempo muito tempo não é lá muito bom
                        Pois não, se fosse uns meses não fazia grande mal, mas foram uns 2 anos pelo menos..
                        tenho os plásticos dos pilares todos ressequidos e quebradiços, bem como a pintura num estado... lastimável e com alguns pontos de ferrugem no tejadilho e numa lateral junto à mala.

                        O carro é preto, uns retoques de pintura e uma lavagem de cara andarão por que valores? 500€?

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por pedrocrv Ver Post
                          Desde já obrigado pela resposta. Respostas a negrito às tuas sugestões.
                          Este motor é de corrente ou correia de distribuição?

                          Trocar as velas é como trocar a vela a uma scooter?

                          Algum sensor que deva substituir/limpar?

                          Obrigado
                          O motor é que define o máximo de tempo/kms que o óleo aguenta. Por exemplo determinado óleo pode aguentar 1 ano ou 10k kms no motor X e aguentar 2 anos ou 20k kms no motor Y.

                          Terás que ver isso no manual do carro ou em alguma base de dados automóvel (por exemplo autodata).

                          Os óleos selenia costumam ser caros. Caso não queiras gastar muito procura outra marca desde que respeite a norma exigida e a viscosidade que o motor precisa.

                          Gasolina 95 deverá chegar. Falei na aditivada porque podes ter sujidades nos injectores, etc e essa gasolina aditivada (no caso da galp apenas mais 2 cents/litro e no caso da prio é mais barata que a simples) poderá ajudar a limpar um pouco.

                          Para verificar o nível de óleo da caixa de velocidades costuma ser através de um bujão lateral. Tira-se o bujão e mete-se o dedo para ver se se sente óleo. Quando se mete óleo novo está no ponto/nível quando começa a sair por esse bujão lateral.

                          Há carros que têm vareta para ver o nível do óleo da caixa. No teu caso não sei como é.

                          Não sei se é de corrente ou correia, pode ser que alguém responda. Podes pesquisar em lojas online seleccionando o teu carro, ano motor, etc e verificar se aparecem correias de distribuição. Caso não apareça deve ser de corrente.

                          Podes também perguntar no tópico das revisões, na secção das boxes. Caso seja de correia convém verificares o estado pode estar ressequida prestes a partir.

                          Antes de tirar as velas tens que assoprar com ar comprimido para que o lixo desapareça e não caia dentro do motor. Se estiverem com alguma resistência para sair o melhor é ires metendo por exemplo WD40 durante uns dias. Se estiverem perras e fizeres muita força arriscas estragar a rosca do bloco e/ou partir a vela.

                          Para colocar convém teres chave dinamométrica para evitar pouco aperto (e com isso possíveis perdas de compressão) ou aperto excessivo correndo o risco de moer a rosca.

                          Primeiro enrosca-se a vela à mão para evitar encavalitar a rosca. Caso não tenhas chave dinamométrica poderás seguir as instruções que costumam vir nas velas e encontras facilmente na net.

                          Só como exemplo: depois de enroscar a vela à mão então apertar meia volta com a chave (no caso da vela estar a ser colocada pela primeira vez e ser de anilha). Caso seja para apertar vela que foi tirada então já será menos aperto (tipo apenas 1/4 de volta). Isto varia com o tipo de vela, com o diâmetro, etc por isso terás que ver o teu caso em concreto.

                          Não puxes os cabos de velas pelo cabo, tens que puxar pelo cachimbo senão podes estragar o cabo. É como os fios eléctricos em casa, para tirar da tomada puxa-se pela ficha e não pelo fio.

                          Acho que por agora não precisas substituir/limpar nenhum sensor.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por FullThrottle Ver Post
                            O motor é que define o máximo de tempo/kms que o óleo aguenta. Por exemplo determinado óleo pode aguentar 1 ano ou 10k kms no motor X e aguentar 2 anos ou 20k kms no motor Y.

                            Terás que ver isso no manual do carro ou em alguma base de dados automóvel (por exemplo autodata).

                            Os óleos selenia costumam ser caros. Caso não queiras gastar muito procura outra marca desde que respeite a norma exigida e a viscosidade que o motor precisa.

                            Gasolina 95 deverá chegar. Falei na aditivada porque podes ter sujidades nos injectores, etc e essa gasolina aditivada (no caso da galp apenas mais 2 cents/litro e no caso da prio é mais barata que a simples) poderá ajudar a limpar um pouco.

                            Para verificar o nível de óleo da caixa de velocidades costuma ser através de um bujão lateral. Tira-se o bujão e mete-se o dedo para ver se se sente óleo. Quando se mete óleo novo está no ponto/nível quando começa a sair por esse bujão lateral.

                            Há carros que têm vareta para ver o nível do óleo da caixa. No teu caso não sei como é.

                            Não sei se é de corrente ou correia, pode ser que alguém responda. Podes pesquisar em lojas online seleccionando o teu carro, ano motor, etc e verificar se aparecem correias de distribuição. Caso não apareça deve ser de corrente.

                            Podes também perguntar no tópico das revisões, na secção das boxes. Caso seja de correia convém verificares o estado pode estar ressequida prestes a partir.

                            Antes de tirar as velas tens que assoprar com ar comprimido para que o lixo desapareça e não caia dentro do motor. Se estiverem com alguma resistência para sair o melhor é ires metendo por exemplo WD40 durante uns dias. Se estiverem perras e fizeres muita força arriscas estragar a rosca do bloco e/ou partir a vela.

                            Para colocar convém teres chave dinamométrica para evitar pouco aperto (e com isso possíveis perdas de compressão) ou aperto excessivo correndo o risco de moer a rosca.

                            Primeiro enrosca-se a vela à mão para evitar encavalitar a rosca. Caso não tenhas chave dinamométrica poderás seguir as instruções que costumam vir nas velas e encontras facilmente na net.

                            Só como exemplo: depois de enroscar a vela à mão então apertar meia volta com a chave (no caso da vela estar a ser colocada pela primeira vez e ser de anilha). Caso seja para apertar vela que foi tirada então já será menos aperto (tipo apenas 1/4 de volta). Isto varia com o tipo de vela, com o diâmetro, etc por isso terás que ver o teu caso em concreto.

                            Não puxes os cabos de velas pelo cabo, tens que puxar pelo cachimbo senão podes estragar o cabo. É como os fios eléctricos em casa, para tirar da tomada puxa-se pela ficha e não pelo fio.

                            Acho que por agora não precisas substituir/limpar nenhum sensor.
                            Obrigado pelas repostas.

                            Vou deixar para um mecânico, visto que não tenho ferramenta adequada e não quero danificar nada.

                            Penso que de resto não existirá grande coisa a rever, a ver se esta semana fica a rolar direitinho.

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                              #15
                              Irei trocar o termostato, abri o circuito de água e estava todo barrento e acastanhado, assim já ajudo a ter menos um problema no futuro

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