Anúncio

Collapse
No announcement yet.

1º Mudança Presa

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    1º Mudança Presa

    Viva pessoal,

    Tenho um Clio III 1.5 dCi 85cv (caixa de 5vel) de 2007 (igual ao que está no meu avatar) com quase 240k Km's.

    Acontece que, por vezes, a 1º marcha fica presa ao tentar mudar para a 2º. Não interessa se está frio ou quente, dá-me ideia que tem mais a ver com as RPM a que trocar a mudança, em que numa rotação mais alta, tenho mais probabilidades de a marcha ficar presa.

    Quando fica presa, eu consigo mudar a mudança, mas é preciso muita força para retirar a mudança.

    Nas outras passagens, tudo ok, sem problemas.

    Importante referir que a embraiagem foi mudada à cerca 2/3 meses, mas o problema já acontecia antes de embraiagem ser trocada e continua a fazer agora.

    Que poderá ser? Sincronizadores? Caixa para o lixo?

    Aqui há dias falaram-me que podia ser o apoio da caixa mas eu fiquei assim meio ...



    Obrigado,
    JFML

    #2
    Originalmente Colocado por JFML Ver Post
    Viva pessoal,

    Tenho um Clio III 1.5 dCi 85cv (caixa de 5vel) de 2007 (igual ao que está no meu avatar) com quase 240k Km's.

    Acontece que, por vezes, a 1º marcha fica presa ao tentar mudar para a 2º. Não interessa se está frio ou quente, dá-me ideia que tem mais a ver com as RPM a que trocar a mudança, em que numa rotação mais alta, tenho mais probabilidades de a marcha ficar presa.

    Quando fica presa, eu consigo mudar a mudança, mas é preciso muita força para retirar a mudança.

    Nas outras passagens, tudo ok, sem problemas.

    Importante referir que a embraiagem foi mudada à cerca 2/3 meses, mas o problema já acontecia antes de embraiagem ser trocada e continua a fazer agora.

    Que poderá ser? Sincronizadores? Caixa para o lixo?

    Aqui há dias falaram-me que podia ser o apoio da caixa mas eu fiquei assim meio ...



    Obrigado,
    JFML
    Sincronizadores? Quem dá mais ou os cabos.

    Comentário


      #3
      Isso dos sincronizadores é uma coisa cara de arranjar ?

      Comentário


        #4
        Primeiro muda o oleo.

        CASTROL Syntrans V FE 75W-80

        Ou outro qualquer API GL4+ 75W-80

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Illusion Ver Post
          Primeiro muda o oleo.

          CASTROL Syntrans V FE 75W-80

          Ou outro qualquer API GL4+ 75W-80
          Isso que referes é valvulina da caixa?

          Se sim, foi mudada aquando a troca da embraiagem. No entanto, não sei qual é...

          Comentário


            #6
            Pois.

            Em quase todos os casos é colocado o oleo incorrecto.

            Quantos quilometros tem a caixa?

            O oleo ja havia sido trocado?

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Illusion Ver Post
              Pois.

              Em quase todos os casos é colocado o oleo incorrecto.

              Quantos quilometros tem a caixa?

              O oleo ja havia sido trocado?
              Tem os mesmos que o carro, quase 240k Km's.

              Comigo não foi mudado, só agora. Mas não comprei o carro novo e só tenho desde Novembro de 2014...

              Comentário


                #8
                Mais ninguém tem um palpitezito?

                Comentário


                  #9
                  Tenho um carro com o mesmo motor e ja me aconteceu 2 ou 3 vezes, quando te aconteceu reparaste se o carro estava inclinado? Por pesquisas que fiz também falavam no apoio da caixa, mas como não voltou a fazer mais deixei ficar assim.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por rtxs Ver Post
                    Tenho um carro com o mesmo motor e ja me aconteceu 2 ou 3 vezes, quando te aconteceu reparaste se o carro estava inclinado? Por pesquisas que fiz também falavam no apoio da caixa, mas como não voltou a fazer mais deixei ficar assim.
                    Não faz diferença... já me aconteceu a subir, a direito e a descer...

                    Comentário


                      #11
                      Também tenho um clio iii com esse motor mas de 2010 (não sei se mudou alguma coisa) e por vezes também custa a passar para segunda, no entanto dá-me ideia que é mais quando o carro está frio.

                      Se voltar a soltar a embraiagem (engatar novamente a 1ª) e voltar a tentar passar para 2ª já não faz resistência nenhuma..

                      Comentário


                        #12
                        De vez em quando acontece-me o mesmo com um 70cv storia... a mim até me parece que a embraiagem não agarra bem, mas levantando o pedal, voltando a pressionar e com um ponto de embraiagem lá consigo passar a segunda. O carro está com 280kkm e já faz isto pelo menos desde os 100kkm, mas como é só muito de vez em quando confesso que nunca me preocupei com isso.

                        Comentário


                          #13
                          Mas sincronizadores a mudar da 1ª para a 2ª não devia ser problema. Seria mais a por a 1ª a partir do ponto morto ou a passar da 2ª para a 3ª.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Putih Ver Post
                            Também tenho um clio iii com esse motor mas de 2010 (não sei se mudou alguma coisa) e por vezes também custa a passar para segunda, no entanto dá-me ideia que é mais quando o carro está frio.

                            Se voltar a soltar a embraiagem (engatar novamente a 1ª) e voltar a tentar passar para 2ª já não faz resistência nenhuma..
                            O meu faz a frio, quente... Morno...

                            O que me parece ter influencia é as RPM a que trocar a mudança.

                            Originalmente Colocado por 1000k Ver Post
                            De vez em quando acontece-me o mesmo com um 70cv storia... a mim até me parece que a embraiagem não agarra bem, mas levantando o pedal, voltando a pressionar e com um ponto de embraiagem lá consigo passar a segunda. O carro está com 280kkm e já faz isto pelo menos desde os 100kkm, mas como é só muito de vez em quando confesso que nunca me preocupei com isso.
                            Comprei este carro com 180k Km's... Sempre fez desde que o comprei.

                            E ultimamente tem feito com regularidade...

                            Originalmente Colocado por sargotrons Ver Post
                            Mas sincronizadores a mudar da 1ª para a 2ª não devia ser problema. Seria mais a por a 1ª a partir do ponto morto ou a passar da 2ª para a 3ª.
                            Não sei, só falei em sincronizadores por me parecer ser uma coisa cara e estar com "medo"...

                            Apesar de gostar de gostar do mundo automóvel, o meu conhecimento de mecânica está abaixo do nível "curioso"...

                            Comentário


                              #15
                              A mim quando me aconteceu foi em situações em que de facto passei de 1ª para 2ª quando o motor estava com pouca rotação, a ultima vez que aconteceu lembro-me que estava com a 1ª engatada para passar devagar numa estrada com paralelos bastante tortos e depois ao passar para 2ª sem acelarar ela ficou encravada como descreves, daí perguntar se te acontecia em planos inclinados.

                              Comentário


                                #16
                                No meu costuma fazer em situações de transito, como apanho para passar a Ponte 25 de Abril, em que um gajo estica um pouco mais a 1º mudança.

                                Mas a inclinação da estrada, em nada afecta porque já me fez em todas as situações

                                Comentário


                                  #17
                                  Vou mais para o apoio ou seletor. Se fosse sincronizadores não tinhas esse sintoma ou até podias ter mas também tinhas que ter ao meter primeira. Óleo também não deve ser senão não era só de 1 para 2

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por RubenTeixeira Ver Post
                                    Vou mais para o apoio ou seletor. Se fosse sincronizadores não tinhas esse sintoma ou até podias ter mas também tinhas que ter ao meter primeira. Óleo também não deve ser senão não era só de 1 para 2
                                    Quer dizer, por vezes tenho dificuldade em por a 1º em movimento, ainda com alguma velocidade. Parado ou quase, não tenho dificuldade...

                                    Mas isto penso ser normal, não?

                                    Comentário


                                      #19
                                      Sim, isso é normal.

                                      Resposta tipo "Faz barulho a travar? Não trave!", começa a arrancar em 2a! (no meu belo primeiro carro, Ibiza 1.9 era raro arrancar em 1a, só em subidas)

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por JFML Ver Post
                                        Quer dizer, por vezes tenho dificuldade em por a 1º em movimento, ainda com alguma velocidade. Parado ou quase, não tenho dificuldade...

                                        Mas isto penso ser normal, não?
                                        Normalmente a primeira ou se mete parado ou quase por isso penso ser normal

                                        Comentário


                                          #21
                                          Sim, isso da 1ª não engatar bem em andamento é normal, poucos devem ser os carros que aceitam bem.

                                          A mim a 1ª fica presa quando tento mudar entre as 1500/2000 rpm, dá-me ideia que se esticar até 2100 ou isso troca com mais suavidade ( mas pareço um velho a arrancar ). Se for com muito pouca rotação também acho que não faz, mas a segunda começa a puxar com o ralenti

                                          Vou tentar andar mais atento para perceber melhor o padrão.

                                          Outra coisa que me acontece com esta caixa e não sei se pode estar relacionado, é o pedal da embraiagem "colado". Acontece depois de viagens de auto-estrada +/- 180 km em que o carro vai sempre em 5ª.
                                          Quando chego à saída e preciso de reduzir sinto um feeling estranho no pedal de embraiagem, como se estivesse meio preso, mas a resistência que faz é pouca é mesmo a sensação de premir que é estranha.

                                          Cmps

                                          Comentário


                                            #22
                                            Tens problemas de caixa, tens a embraiagem com 'feelings' e andas a .. 180?

                                            Comentário


                                              #23
                                              Onde disse que andava a 180Km/h? Viagens de 180 km..

                                              Comentário


                                                #24
                                                Mete Liqui Moly, MoS2 50gr na caixa, e vais ver que isso melhora.
                                                Se nao melhorar é porque sao os sincronizadores com problemas.
                                                Cumptos

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por ASA Ver Post
                                                  Mete Liqui Moly, MoS2 50gr na caixa, e vais ver que isso melhora.
                                                  Se nao melhorar é porque sao os sincronizadores com problemas.
                                                  Cumptos
                                                  Meter sem conta peso e medida MoS2 numa caixa de velocidade é para causar problemas nos sincronizadores.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Cada vez que passas de 1.ª para 2.ª dá um "cheirinho" de acelerador. Não resolve o problema, mas atenua-o!

                                                    PS: quando tiveres tempo, vai a uma oficina especializada em caixas de velocidades e ouve a opinião de um expert. Não tens nada a perder...

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por petrus Ver Post
                                                      Cada vez que passas de 1.ª para 2.ª dá um "cheirinho" de acelerador. Não resolve o problema, mas atenua-o!

                                                      PS: quando tiveres tempo, vai a uma oficina especializada em caixas de velocidades e ouve a opinião de um expert. Não tens nada a perder...
                                                      Sim, passados 3 anos já não deve ter muito a perder.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por PEDROM Ver Post
                                                        Sim, passados 3 anos já não deve ter muito a perder.
                                                        Já cá andas há uns anos para saber que a ajuda, mesmo extemporânea, pode servir a outros, mas tiveste graça!

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Illusion Ver Post
                                                          Meter sem conta peso e medida MoS2 numa caixa de velocidade é para causar problemas nos sincronizadores.
                                                          E quem te disse que foi assim?...

                                                          A bisnaga tem 50 gramas, sao para 2,5 litros de valvolina.
                                                          A minha leva 2,4 litros, logo a coisa foi bem calculada.

                                                          De qualquer a maneira, eu ía com intençao de mandar abrir a caixa e meter sincronizadores novos, mas o mecanico aconselhou-me o Liqui Moly e se nao resultar ou "causar problemas nos sincronzadores" a minha primeira intençao era mesmo reparar a caixa.

                                                          Mas a verdade é que está a resultar.
                                                          Editado pela última vez por ASA; 13 February 2020, 13:28.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por ASA Ver Post
                                                            E quem te disse que foi assim?...

                                                            A bisnaga tem 50 gramas, sao para 2,5 litros de valvolina.
                                                            A minha leva 2,4 litros, logo a coisa foi bem calculada.

                                                            De qualquer a maneira, eu ía com intençao de mandar abrir a caixa e meter sincronizadores novos, mas o mecanico aconselhou-me o Liqui Moly e se nao resultar ou "causar problemas nos sincronzadores" a minha primeira intençao era mesmo reparar a caixa.

                                                            Mas a verdade é que está a resultar.
                                                            O que o fabricante recomenda "50g para 2.5l de oleo" de nada diz sobre a concentração final em ppm.

                                                            O teu oleo poderia até já ter molibdênio incorporado.

                                                            Aditivos desse género, são apenas adiadores de problemas.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X