Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Troca de Mazda 5 por uma Renault Senic

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Troca de Mazda 5 por uma Renault Senic

    Em 2010 adquiri uma Mazda 5 2.0 Diesel 143cv de 2007 na altura com 52000 kms.

    Um ano mais tarde começaram os problemas. Primeiro, foi o filtro de partículas, foi desmanchado e limpo. Algu comum nos dias de hoje.

    Depois foram os pendurais traseiros a irem a vida. Levou material novo.
    Em 2014, os pendurais voltaram a evidenciar desgaste, bem audível quando se passava numa lomba. Este verão passado, voltou a ter os pendurais a fazer barulho, mas não arranjei, uma vez que já estava com ideias de despachar a carrinha.

    Os pneus traseiros apresentavam um desgaste anormal. Fui a várias casas de pneus e todas elas me disseram que era um defeito destes veículos. É que cada pneu para aquilo não são nada baratos. Os pneus de trás desgastavam-se mais depressa que os da frente!

    Nos 6 anos que tive a carrinha, por 3 vezes os vidros eléctricos deixaram de funcionar, sem perceber o porquê. Mas um electricista meu amigo, ligava o portátil ao carro e colocava aquilo novamente e trabalhar. Menos mal.

    Algo preocupante é o facto de que de vez em quando, os travões parece que deixavam de actuar correctamente. Cheguei a apanhar alguns sustos, tendo que recorrer a reduções bruscas. Levei a carrinha ao mecânico, mas este não detectou nada de anormal. Não conformado, fui à marca. também diziam que estava tudo bem!
    Mas de vez em quando isto voltava a acontecer. Quando isto sucedia, parecia que tinha gordura nos discos de travão, e então comprei um spray de limpeza de travões. Mesmo com a carrinha dentro da garagem antes de sair, fazia uma limpeza aos discos, mas de nada valia. Começava a ter receio de fazer viagens...

    A gota de água que fez transbordar o copo foi que em Outubro de 2016 acendeu uma luz no painel de instrumentos do controlo de estabilidade.
    Fui ao electricista e este disse-me que se devia a uma anomalia no módulo do ABS. Tinha que levar um módulo novo. Custava nada mais nada menos que 2700€ + IVA e ainda mais a mão de obra!
    Desconfiado, fui à marca, e para meu azar, disseram-me exactamente o mesmo!

    Ainda andei a telefonar para várias sucateiras que tinham este modelo, e para meu azar as que tinham a frente inteira, este acessório já tinham sido vendidos!

    Não aguentei e fiquei cansado de enterrar tanto dinheiro naquela viatura e comprei uma Renault Senic 1.6 DCI de 130 cv.

    Os únicos aspectos que gostava mais da Mazda 5, eram as prestações do motor e as portas laterais deslizantes, porque de resto prefiro a senic sem qualquer duvida!

    Com quase 2 meses noto muito bem a diferença no consumo. Com a Mazda 5 fazia +/- 800 até chegar à reserva. na Senic faço mais de 1200 km até a luz da reserva acender.


    Das duas uma, ou a Mazda 5 antiga foi/é um modelo problemático ou então eu tive mesmo muito azar com aquela unidade!


    Desculpem-me todo este desabafo.

    #2
    Eu também tive uma Mazda 5, mas apenas por 3 anos.
    Foi tão feliz o dia que a comprei como o dia que a vendi.
    Não tive tantos problemas como tu, mas o FAP e EGR deram problemas quando vendi.
    O Meu motivo de venda foi mais a incompetência da assistência oficial aliada aos horários de quem não tem nada para fazer, fez me perder a paciência.
    Felizmente nada me deixou saudades, as portas de correr davam jeito as vezes, chateavam noutras (Gosto de estacionar ao lado de pilares, bem encostado para minimizar as pancadas nas portas, e com a porta de correr as vezes nao da....)
    O Consumo era elevado para a condução que fazia com ele, era dificil ter consumos abaixo de 7,8 (Reais), nisso deveras notar uma diferença brutal.

    Comentário


      #3
      Comigo, das duas vezes que o filtro de partículas ficou colmatado, à segunda vez nem me deu hipóteses de levar a carrinha para uma via rápida de modo a expreme-la em 3ª velocidade. Poucos segundos após a notificação no painel de instrumentos, simplesmente o motor perdeu a potencia. Tive que chamar o reboque.

      Só espero que tenha sorte com esta Senic.

      Comentário


        #4
        Já agora, quando troquei a Mazda 5, estava sinalizado no painel de instrumentos a anomalia TSC do controlo de estabilidade.

        Naturalmente que o vendedor informou-se de quanto custava resolver aquela anomalia. Agarrou no telefone e falou para uma Sucateira que por acaso tinham lá uma Mazda 5 igual e com este modulo do ABS. A peça ficou em 500€, mas descontou 700€ na valor da Mazda. Os 200€ era para a mão de obra. Segundo ele tinha-se que desmontar muita coisa, para lá chegar...

        Se é verdade ou não, não sei, mas com tanta dor de cabeça que aquilo me deu, estava-me borrifando para os 200€ que ele retirou da mão de obra.

        Houve alturas que só me apetecia era lançar o fogo aquela malvada viatura.

        Comentário


          #5
          Essa Mazda 5 é daquela fornada de 2007 (cinzentas escuro) que antecipou o agravamento de um imposto qualquer...

          Comentário


            #6
            Companheiro, um tio meu também teve uma Mazda 5 de 2007 e também ele teve n dores de cabeça.

            Comprou-a em segunda mão em 2012 salvo erro e teve que se desfazer dela em meados do ano passado.

            Teve vários problemas com o DPF, que numa das vezes que foi limpo, passado poucos dias voltou a dar problemas. Não me lembro o porquê...

            A EGR também lhe deu problemas, o travões é um problema crónico deste modelo. Acho que há um tópico aberto neste forum sobre este tema.

            Mas o que fez o meu tio passar-se da cabeça, foi o desgaste brutal dos pneus traseiros. Já não me recordo quantos km faziam cada jogo de pneus na traseira, mas desapareciam muito rapidamente. Nas casas de pneus o que te disseram a ti, foi o que lhe disseram a ele também, não era defeito, era feitio!

            E cada pneu para aquilo custavam mais 200€!!!

            Mas isto de a Mazda 5 dar montes de problemas, não me surpreendeu. O que me espantou no fim disto tudo, foi o facto de o meu tio querer trocar a Mazda por uma Mercedes Classe C 220 CDI Station de 170cv, mas por incrível que pareça só quando foi ao 5º stand é que conseguiu arranjar um vendedor lhe aceita-se a Mazda para troca!

            E não era por lhe darem pouco dinheiro pela Mazda, mas sim derivado à fraca fiabilidade desta!

            Comentário


              #7
              Pudera, para terem n dores de cabeça, preferem não fazer negocio. Como eu os compreendo!

              Por acaso eu tive sorte nisso.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Eagle88 Ver Post
                Essa Mazda 5 é daquela fornada de 2007 (cinzentas escuro) que antecipou o agravamento de um imposto qualquer...
                Hmm, isso quer dizer muita coisa que eu não sei. Não me digas que essa fornada que descreves foi um caos?!

                A minha era de Março de 2007 e desta cor;

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por PauloMLC Ver Post
                  Hmm, isso quer dizer muita coisa que eu não sei. Não me digas que essa fornada que descreves foi um caos?!

                  A minha era de Março de 2007 e desta cor;

                  Exactamente! São são quase todas com essa configuração.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Eagle88 Ver Post
                    Exactamente! São são quase todas com essa configuração.
                    A minha era exclusive essa é uma sport, ve se muito ambas..

                    Sport tem jante 17 e vidros fumados. A minha tinha 16 logo nao tinha o problema cronico de pneus e eram baratos

                    Comentário


                      #11
                      Este modelo "chamuscou" e bem a fama de fiabilidade da Mazda!

                      Presumo que agora as coisas estejam bem melhores, mas os FAP ainda têm fama de "complicados" comparados com outras marcas! Boa sorte com a Scenic. O motor tem fama de fiável e o resto não costuma ser muito problemático...

                      Comentário


                        #12
                        De facto houve algumas que deram raia.... quer de motor quer de alinhamento mas face à quantidade de Mazda 5 dessa geração que conheco e "convivo", mais de 70% delas 0 problemas (algumas curiosamente dessa fornada pré novo IUC).

                        Na altura, a questão do mau alinhamento era as configurações que foram passadas para quem faz o alinhamento que não estavam correctas... hoje em dia já não se ouve falar desse tema


                        Devo ser dos poucos que adorava ter esse motor no mazda 3... infelizmente em PT apenas houve 1 mão cheia desses carros com esse motor

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por PauloMLC Ver Post
                          Hmm, isso quer dizer muita coisa que eu não sei. Não me digas que essa fornada que descreves foi um caos?!

                          A minha era de Março de 2007 e desta cor;

                          A do meu tio era igual a essa, mas de Abril de 2007.

                          Comentário


                            #14
                            Esqueci-me de dizer outra avaria, que foi o leitor de cds deixou de trabalhar...

                            Comentário


                              #15
                              De facto é pena tanto problema nessa 5, foi mesmo um tiro ao lado

                              Só uma nota, isso dos vidros também já me aconteceu no meu Mazda 3, e não é nenhum defeito nem tão pouco é necessário assistência.

                              Acontece quando se desliga a bateria, e é preciso fazer reset aos vidros, 2 minutos na net e encontra-se o procedimento.
                              Ficar uns 5 segundos a carregar para cima ou baixo consoante a posição do vidro, e já está.

                              Comentário


                                #16
                                Isso quer dizer que os Mazda 6 com esse motor sofrem dos mesmos males,não?

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por sempreabrir Ver Post
                                  Isso quer dizer que os Mazda 6 com esse motor sofrem dos mesmos males,não?
                                  La na empresa ha 3 e todas tiveram esses problemas.foram nao sei quantas vezes para trás e uma delas teve de substituir os injectores

                                  Comentário


                                    #18
                                    Esses motores deram bastantes problemas, tanto do FAP como das consequências do mau funcionamento deste.

                                    O modulo de ABS e o desgaste dos pneus traseiros são problemas comuns também aos Mazda 6.
                                    O desgaste dos pendurais pode ter muitas explicações, mas já não é tão comum assim.

                                    Apanhaste um carro com 3 defeitos comuns/frequentes, coisa rara hoje em dia (normalmente têm muitos mais!!), a diferença é que são tudo problemas carissimos de remediar e que nunca ficam resolvidos. A assistência mazda raramente ajuda, mesmo dentro da garantia.

                                    O problema do FAP "resolve-se" anulando-o. O desgaste dos pneus resolve-se alterando as afinações de origem, uma boa casa de pneus resolve. o modulo de ABS novo vem revisto de fábrica e supostamente vem com o problema resolvido, mas pagar 2700€ para resolver um problema de fábrica doi....

                                    Comentário


                                      #19
                                      400.000km num 6 2.0 143cv e nada a apontar (2008)

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por PauloMLC Ver Post
                                        Esqueci-me de dizer outra avaria, que foi o leitor de cds deixou de trabalhar...
                                        não é o melhor sítio para se falar de política

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por nathaniel Ver Post
                                          não é o melhor sítio para se falar de política
                                          Muito bom

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Eliselotus Ver Post
                                            Esses motores deram bastantes problemas, tanto do FAP como das consequências do mau funcionamento deste.

                                            Apanhaste um carro com 3 defeitos comuns/frequentes, coisa rara hoje em dia (normalmente têm muitos mais!!), a diferença é que são tudo problemas carissimos de remediar e que nunca ficam resolvidos. A assistência mazda raramente ajuda, mesmo dentro da garantia.

                                            O problema do FAP "resolve-se" anulando-o. O desgaste dos pneus resolve-se alterando as afinações de origem, uma boa casa de pneus resolve. o modulo de ABS novo vem revisto de fábrica e supostamente vem com o problema resolvido, mas pagar 2700€ para resolver um problema de fábrica doi....
                                            Tenho uma Mazda 5 comprada nova em Abril de 2006. Tive o problema dos pneus aos 12.000 km (nas lonas na parte interior), só descobri porque reportaram o caso num site espanhol. No concessionário onde comprei a viatura puseram 4 pneus novos sem custos. É o que dá quando não vendem descontos no preço mas em contra partida tens assistência pós venda de qualidade. Não esquecer que na altura cada pneu 205/50 17 custava 150 eur. Novos parâmetros de alinhamento e deixou de haver desgaste prematuro.

                                            Aos 100.000 km os travões começaram a falhar ( o pedal do travão fica rijo, parece que não tem servo freio), posteriormente o motor entrou em safe mode por causa do DPF (luz acesa). Em vez de gastar dinheiro à toa, li e recolhi informação dos problemas. Resolvi anular o DPF (250eur) , problemas de travagem e motor resolvidos. Já fiz 50.000 km sem chatices.

                                            Não é preciso módulo ABS, segundo o que li na net a falha na travagem é provocada pelo acumular de carvão (por mau funcionamento do DPF) nos orifícios de uma peça no sistema de travagem. Uma coisa é certa, desde que anulei o DPF os travões nunca mais falharam.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Os travões não tem nada a ver com o DPF.
                                              A única situação que podia ter a haver é a bomba de vácuo que por vezes Gripa por causa da carbonização do óleo que consuma ocorrer nestes motores.
                                              A contaminação do óleo quando o carro já apresenta algum consumo é disfarçada levando a que o carro ande lumbrificado quase só com gasóleo com o tempo ganha uma borra que entope os canais de lumbrificacação o que leva a quebra do motor, a bomba de vácuo costuma ser a primeira afectada.

                                              Comentário


                                                #24
                                                ABS, no teu caso a assistência foi boa e não tiveste que substituir a bomba de ABS.
                                                Muita gente não tem essa experiência, até porque o facto de haver problemas comuns não implica que afectem todas as unidades alguma vez feitas.

                                                Também conheço BMW's N47 com mais de 1milhão de kms e que nunca precisaram de trocar correntes, no entanto as oficinas europa fora estão cheias de BMW's com problemas nas correntes, alguns nem 100mil têm.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Eu só estou aqui a relatar a minha experiência e a partilhar essa informação.

                                                  A única certeza que tenho é nunca tive mais tive problemas de travões após anular o DPF e já vão quase 2 anos. Deve ter sido coincidência. O óleo nunca mais subiu por contaminação.
                                                  Já perdi a conta de relatos de pessoal a ter de mudar óleo ao fim de 5.000 km, se não me engano li alguém relatar uma nova muda após 3.000 km!! Já li tanta coisa, certa e errada, acerca deste modelo. Muito dinheiro gasto e os problemas a persistirem. Sou membro há 11 anos de dois forum específicos da marca, um português e outro espanhol.

                                                  Outra coisa importante, quem pensar em mexer no DPF deve saber bem em que mãos o vai colocar.
                                                  Editado pela última vez por ABS; 07 February 2017, 16:14.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Eliselotus Ver Post
                                                    ABS, no teu caso a assistência foi boa e não tiveste que substituir a bomba de ABS.
                                                    Muita gente não tem essa experiência, até porque o facto de haver problemas comuns não implica que afectem todas as unidades alguma vez feitas.

                                                    Também conheço BMW's N47 com mais de 1milhão de kms e que nunca precisaram de trocar correntes, no entanto as oficinas europa fora estão cheias de BMW's com problemas nas correntes, alguns nem 100mil têm.
                                                    Não foi por causa da assistência, simplesmente após a inibição do DPF deixei de ter problemas nos travões. Tão simples quanto isso.

                                                    O carro foi apresentado em PT no inicio de 2006,altura em que o encomendei, em Espanha o carro foi comercializado em Setembro de 2005 e já havia relatos dos desgaste prematuro dos pneus quando o carro chegou cá...pena eu só ter conhecimento disso depois de o comprar. Diria que 9 em cada 10 proprietários do Mazda 5 Sport (jante 17) tiveram o problema.

                                                    Passado uns meses começa a história do DPF , principalmente em fóruns ingleses e italianos, como era de esperar também chegaram aqui os primeiros relatos. Carros com 2 anos ou menos a darem o berro. Neste aspecto também tive sorte, só surgiu por volta dos 100.000 km quando já tinha 5 anos. Diria que 9 em cada 10 proprietários tiveram esse problema. É daquelas situações que seguramente a castanha rebenta, não se sabe é quando

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      outra coincidência é o óleo nunca mais subir por contaminação.
                                                      se ele deixa de ter a função, não é coincidência nenhuma, é consequência da operação que foi feita.
                                                      se tirares as rodas ao teu carro, não é por coincidência que deixas de ter furos...

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Eliselotus Ver Post
                                                        se ele deixa de ter a função, não é coincidência nenhuma, é consequência da operação que foi feita.
                                                        se tirares as rodas ao teu carro, não é por coincidência que deixas de ter furos...
                                                        Obrigado pela correcção vou editar.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Eliselotus Ver Post
                                                          se ele deixa de ter a função, não é coincidência nenhuma, é consequência da operação que foi feita.
                                                          se tirares as rodas ao teu carro, não é por coincidência que deixas de ter furos...
                                                          Lol, a verdade é que a contaminação do óleo tem graves consequências na fiabilidade do motor, quando tirei o meu DPF o motor ficou a gastar 1l de óleo aos 1.000km, que devia ser o que gastava antes, mas com a adição do gasóleo nem se notava, agora passados 5.000km com o óleo "limpo" de gasóleo o motor já nem gasta óleo nenhum.
                                                          Com o gasóleo gasto nas regenerações o óleo que se está sempre a mudar e o que queima, duvido que o DPF seja um benefício em termos ambientais.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por ABS Ver Post
                                                            Tenho uma Mazda 5 comprada nova em Abril de 2006. Tive o problema dos pneus aos 12.000 km (nas lonas na parte interior), só descobri porque reportaram o caso num site espanhol. No concessionário onde comprei a viatura puseram 4 pneus novos sem custos. É o que dá quando não vendem descontos no preço mas em contra partida tens assistência pós venda de qualidade. Não esquecer que na altura cada pneu 205/50 17 custava 150 eur. Novos parâmetros de alinhamento e deixou de haver desgaste prematuro.

                                                            Aos 100.000 km os travões começaram a falhar ( o pedal do travão fica rijo, parece que não tem servo freio), posteriormente o motor entrou em safe mode por causa do DPF (luz acesa). Em vez de gastar dinheiro à toa, li e recolhi informação dos problemas. Resolvi anular o DPF (250eur) , problemas de travagem e motor resolvidos. Já fiz 50.000 km sem chatices.

                                                            Não é preciso módulo ABS, segundo o que li na net a falha na travagem é provocada pelo acumular de carvão (por mau funcionamento do DPF) nos orifícios de uma peça no sistema de travagem. Uma coisa é certa, desde que anulei o DPF os travões nunca mais falharam.
                                                            Assistência de qualidade na mazda? Onde fazias? Sul?

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X