Em 2010 adquiri uma Mazda 5 2.0 Diesel 143cv de 2007 na altura com 52000 kms.
Um ano mais tarde começaram os problemas. Primeiro, foi o filtro de partículas, foi desmanchado e limpo. Algu comum nos dias de hoje.
Depois foram os pendurais traseiros a irem a vida. Levou material novo.
Em 2014, os pendurais voltaram a evidenciar desgaste, bem audível quando se passava numa lomba. Este verão passado, voltou a ter os pendurais a fazer barulho, mas não arranjei, uma vez que já estava com ideias de despachar a carrinha.
Os pneus traseiros apresentavam um desgaste anormal. Fui a várias casas de pneus e todas elas me disseram que era um defeito destes veículos. É que cada pneu para aquilo não são nada baratos. Os pneus de trás desgastavam-se mais depressa que os da frente!
Nos 6 anos que tive a carrinha, por 3 vezes os vidros eléctricos deixaram de funcionar, sem perceber o porquê. Mas um electricista meu amigo, ligava o portátil ao carro e colocava aquilo novamente e trabalhar. Menos mal.
Algo preocupante é o facto de que de vez em quando, os travões parece que deixavam de actuar correctamente. Cheguei a apanhar alguns sustos, tendo que recorrer a reduções bruscas. Levei a carrinha ao mecânico, mas este não detectou nada de anormal. Não conformado, fui à marca. também diziam que estava tudo bem!
Mas de vez em quando isto voltava a acontecer. Quando isto sucedia, parecia que tinha gordura nos discos de travão, e então comprei um spray de limpeza de travões. Mesmo com a carrinha dentro da garagem antes de sair, fazia uma limpeza aos discos, mas de nada valia. Começava a ter receio de fazer viagens...
A gota de água que fez transbordar o copo foi que em Outubro de 2016 acendeu uma luz no painel de instrumentos do controlo de estabilidade.
Fui ao electricista e este disse-me que se devia a uma anomalia no módulo do ABS. Tinha que levar um módulo novo. Custava nada mais nada menos que 2700€ + IVA e ainda mais a mão de obra!
Desconfiado, fui à marca, e para meu azar, disseram-me exactamente o mesmo!
Ainda andei a telefonar para várias sucateiras que tinham este modelo, e para meu azar as que tinham a frente inteira, este acessório já tinham sido vendidos!
Não aguentei e fiquei cansado de enterrar tanto dinheiro naquela viatura e comprei uma Renault Senic 1.6 DCI de 130 cv.
Os únicos aspectos que gostava mais da Mazda 5, eram as prestações do motor e as portas laterais deslizantes, porque de resto prefiro a senic sem qualquer duvida!
Com quase 2 meses noto muito bem a diferença no consumo. Com a Mazda 5 fazia +/- 800 até chegar à reserva. na Senic faço mais de 1200 km até a luz da reserva acender.
Das duas uma, ou a Mazda 5 antiga foi/é um modelo problemático ou então eu tive mesmo muito azar com aquela unidade!
Desculpem-me todo este desabafo.
Um ano mais tarde começaram os problemas. Primeiro, foi o filtro de partículas, foi desmanchado e limpo. Algu comum nos dias de hoje.
Depois foram os pendurais traseiros a irem a vida. Levou material novo.
Em 2014, os pendurais voltaram a evidenciar desgaste, bem audível quando se passava numa lomba. Este verão passado, voltou a ter os pendurais a fazer barulho, mas não arranjei, uma vez que já estava com ideias de despachar a carrinha.
Os pneus traseiros apresentavam um desgaste anormal. Fui a várias casas de pneus e todas elas me disseram que era um defeito destes veículos. É que cada pneu para aquilo não são nada baratos. Os pneus de trás desgastavam-se mais depressa que os da frente!
Nos 6 anos que tive a carrinha, por 3 vezes os vidros eléctricos deixaram de funcionar, sem perceber o porquê. Mas um electricista meu amigo, ligava o portátil ao carro e colocava aquilo novamente e trabalhar. Menos mal.
Algo preocupante é o facto de que de vez em quando, os travões parece que deixavam de actuar correctamente. Cheguei a apanhar alguns sustos, tendo que recorrer a reduções bruscas. Levei a carrinha ao mecânico, mas este não detectou nada de anormal. Não conformado, fui à marca. também diziam que estava tudo bem!
Mas de vez em quando isto voltava a acontecer. Quando isto sucedia, parecia que tinha gordura nos discos de travão, e então comprei um spray de limpeza de travões. Mesmo com a carrinha dentro da garagem antes de sair, fazia uma limpeza aos discos, mas de nada valia. Começava a ter receio de fazer viagens...
A gota de água que fez transbordar o copo foi que em Outubro de 2016 acendeu uma luz no painel de instrumentos do controlo de estabilidade.
Fui ao electricista e este disse-me que se devia a uma anomalia no módulo do ABS. Tinha que levar um módulo novo. Custava nada mais nada menos que 2700€ + IVA e ainda mais a mão de obra!
Desconfiado, fui à marca, e para meu azar, disseram-me exactamente o mesmo!
Ainda andei a telefonar para várias sucateiras que tinham este modelo, e para meu azar as que tinham a frente inteira, este acessório já tinham sido vendidos!
Não aguentei e fiquei cansado de enterrar tanto dinheiro naquela viatura e comprei uma Renault Senic 1.6 DCI de 130 cv.
Os únicos aspectos que gostava mais da Mazda 5, eram as prestações do motor e as portas laterais deslizantes, porque de resto prefiro a senic sem qualquer duvida!
Com quase 2 meses noto muito bem a diferença no consumo. Com a Mazda 5 fazia +/- 800 até chegar à reserva. na Senic faço mais de 1200 km até a luz da reserva acender.
Das duas uma, ou a Mazda 5 antiga foi/é um modelo problemático ou então eu tive mesmo muito azar com aquela unidade!
Desculpem-me todo este desabafo.
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