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Árvore de cames 1.9 TDI PD

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    Árvore de cames 1.9 TDI PD

    Ora bem, parece que a "sorte" decidiu brindar o meu carro...

    Para enquadrar: Seat Leon 1.9 tdi PD 150cv do ano 2004, com 190.000km. Sempre assistido a tempo e horas (mudas de óleo e filtros entre os 12.500 e os 14.000km, SEMPRE com óleo com a norma 505.01 - Castrol, Repsol e Motul), com materiais de qualidade. Carro na minha posse desde os 14.000km.

    Recentemente apareceu-me um barulho estranho na zona da cabeça do motor / tampa das válvulas, principalmente a frio (um toc-toc com um ritmo algo incerto) e o mecânico (bastante experiente na marca) inclina-se para que possam ser ou as touches ou a came com desgaste.

    Ponto inicial, caso se venha a verificar que é mesmo desgaste da came ou das touches, não consigo compreender como pode acontecer tendo em conta o cuidado com os materiais usados na manutenção, sempre dentro dos prazos definidos pela marca. Só mesmo uma "pontaria de sorte"...

    Segundo ponto, caso seja mesmo isso, que marcas de material recomendam para fazer a troca? Ruville/INA? AE? KS?

    A árvore de cames original custa uns módicos....500€, fora o restante material que também tem de trocado juntamente...

    #2
    Lá por casa passou uma Golf Variant com o mesmo motor, e teve o mesmo problema.

    Ao que disseram na altura na oficina, é normal nesses motores

    Comentário


      #3
      Problema mais que normal no PD150 (Código de motor: ARL).

      Comentário


        #4
        tuches???

        INA e KOLBENSCHMIDT (SK ou KS) é material de qualidade!
        Editado pela última vez por DragonH; 22 February 2017, 10:26.

        Comentário


          #5
          Problema mais que normal, mesmo usando sempre óleos com a norma indicada pela marca (e supostamente óleos de qualidade comprovada)?

          Então mas o desgaste não aconteceria apenas em caso de uso de óleos que não cumprissem a norma?

          A ser assim, em que o desgaste mais cedo ou mais tarde acaba mesmo por acontecer...treta para a fiabilidade (para não dizer outra coisa...)

          Comentário


            #6
            Pode acontecer, é tudo uma questão de sorte...

            Por acaso não usavas óleo 5W30?
            Tenho ideia de ter lido em algum lado que os 1.9 não se davam bem com essa graduação e o seu uso causava desgaste ao nível da árvore de cames, sendo mais aconselhado o 5W40.

            Comentário


              #7
              Sempre 5W40, desde que tenho o carro...

              Edit: Marcas AE e GLYCO (grupo Federal Mogul), podem-se considerar como de qualidade para este tipo de reparação?
              Editado pela última vez por LEONFR; 22 February 2017, 11:16.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por LEONFR Ver Post
                Sempre 5W40, desde que tenho o carro...

                Edit: Marcas AE e GLYCO (grupo Federal Mogul), podem-se considerar como de qualidade para este tipo de reparação?
                AE não conheço, deve ser algum diminutivo.
                Glyco é material de qualidade, podes usar sem problemas.

                Comentário


                  #9
                  Site da AE

                  http://www.federalmogulmp.com/en-GB/...&ProductId=530

                  http://www.federalmogulmp.com/en-GB/...ages/home.aspx

                  Comentário


                    #10
                    Por acaso já vi material desse, pelo que me parece é de qualidade e pertence à federalmogul...

                    Comentário


                      #11
                      Ainda sem saber o diagnóstico final, ando a sondar preços...e uma árvore de cames AE consegue-se por 132€, daí também o interesse em saber a qualidade do material....

                      Comentário


                        #12
                        http://www.myturbodiesel.com/wiki/ca...tdi-pd-engine/

                        Problema comum nos PD150...

                        Comentário


                          #13
                          Editado pela última vez por Farang; 22 February 2017, 20:39.

                          Comentário


                            #14
                            Material necessário

                            P.S.- falta a Correia de distribuição


                            Comentário


                              #15
                              Obrigado a todos

                              Ao final da tarde já vou saber mais novidades sobre o que se passa, depois coloco aqui

                              A distribuição ( e bomba de água) foi trocada à menos de 10.000km ( e curiosamente na altura o carro não fazia nenhum barulho como o que agora se ouve), pelo que agora penso que não será preciso trocar nada, caso se confirme que será árvore de cames ou touches...

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Farang Ver Post
                                Material necessário

                                P.S.- falta a Correia de distribuição


                                Custo do material acima indicado na origem:

                                038 109 101 R - árvore de cames custa 603.20€ +IVA
                                038 103 673 B - Bronzes da árvore de cames custa 8.70€ + iva cada
                                039 109 309 C – Touches Correção 038 109 309C custa 27.10€ + iva cada
                                038 103 085 C - Vedante da árvore de cames custa 30.25€ + iva cada
                                038 103 714 A - Parafusos elásticos que apertam a árvore de cames. Custa 6.95€ + iva cada


                                Espero bem que não seja problema na árvore de cames, pois se fôr ou leva material da concorrência ou vai andar assim mais uns tempos....

                                Comentário


                                  #17
                                  Olha que a correia de distribuição não deve ser reutilizada, dizem os entendidos...

                                  Por 20€...

                                  Comentário


                                    #18
                                    E esse material todo na concorrência ronda os 300€, a árvore de cames da swag por exemplo fica em 175€ já com iva.

                                    Por 500€ fazes esse trabalho com material como deve ser, mudando a correia de distribuição.

                                    Comentário


                                      #19
                                      árvore de cames da swag?!?!? eu não arriscava...

                                      De qualquer forma essa operação não é nada do outro mundo, usando material da concorrência, o pior mesmo é a margem sobre as peças do mecânico.
                                      Editado pela última vez por DragonH; 23 February 2017, 13:49.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Hazet Ver Post
                                        E esse material todo na concorrência ronda os 300€, a árvore de cames da swag por exemplo fica em 175€ já com iva.

                                        Por 500€ fazes esse trabalho com material como deve ser, mudando a correia de distribuição.

                                        Eu já fiz aqui um levantamento também em outras lojas conhecidas e o orçamento poderá ser algo em torno de

                                        Árvore de Cames - Ruville - 155€
                                        Bronzes - KS ou Glyco - 40€
                                        Tuches - INA (pretas, revestimento diamantado) - 75€
                                        Parafusos - talvez só na origem, cá fora tá dificil de encontrar
                                        Vedante - Victor Reinz - 7,5€
                                        Correia da Distribuição - 20€

                                        A diferença é muito grande para o material de origem, e não estamos neste caso a falar de marcas desconhecidas.

                                        Vamos ver qual o veredicto ao final da tarde...

                                        Edit: e caso seja mesmo isto, serei eu a fornecer as peças ao mecânico.

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                                          #21
                                          Originalmente Colocado por LEONFR Ver Post
                                          Eu já fiz aqui um levantamento também em outras lojas conhecidas e o orçamento poderá ser algo em torno de

                                          Árvore de Cames - Ruville - 155€
                                          Bronzes - KS ou Glyco - 40€
                                          Tuches - INA (pretas, revestimento diamantado) - 75€
                                          Parafusos - talvez só na origem, cá fora tá dificil de encontrar
                                          Vedante - Victor Reinz - 7,5€
                                          Correia da Distribuição - 20€

                                          A diferença é muito grande para o material de origem, e não estamos neste caso a falar de marcas desconhecidas.

                                          Vamos ver qual o veredicto ao final da tarde...

                                          Edit: e caso seja mesmo isto, serei eu a fornecer as peças ao mecânico.
                                          Esta lista tem material de qualidade OEM. Há malta que só gosta do símbolo da marca, e depois acontece como a um gajo que eu conheço que foi comprar um filtro de gasóleo à VW e pagou 50 paus. Abre a caixa e diz UFI e igual da UFI (mesmo modelo) custa 20 e pouco

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                                            #22
                                            Eu apostaria na Cam KOLBENSCHMIDT 50006304 e faria a manutenção dos injectores, Bosch 1417010997




                                            Editado pela última vez por Farang; 23 February 2017, 19:35.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por DragonH Ver Post
                                              árvore de cames da swag?!?!? eu não arriscava...

                                              De qualquer forma essa operação não é nada do outro mundo, usando material da concorrência, o pior mesmo é a margem sobre as peças do mecânico.
                                              Swag é uma marca de aposta segura, faz parte do grupo febi bilstein.

                                              Quando não são eles os fabricantes, usam material de qualidade reconhecida, tal como outras marcas o fazem. Falo da SKF que usa gates, da Aisin que usa Dayco, da INA que usa conti tech, etc.

                                              Comentário


                                                #24
                                                andaste com oleo 5w30? penso ser as arvores de cames desse motor que nao gostam desse oleo. 5w40 é o ideal

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Hazet Ver Post
                                                  Swag é uma marca de aposta segura, faz parte do grupo febi bilstein.

                                                  Quando não são eles os fabricantes, usam material de qualidade reconhecida, tal como outras marcas o fazem. Falo da SKF que usa gates, da Aisin que usa Dayco, da INA que usa conti tech, etc.
                                                  Falas de fabricantes de rolamentos e correias e respectivas parcerias.
                                                  Uma árvore de cames é material de alta precisão, de todas as marcas aqui referidas a que menos confio é a swag com grande distancia das outras...

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Não percebeste o que quis dizer, o que quis dizer é que a Swag, como outras marcas, quando não fabricam o material em questão vão buscar a outras marcas com qualidade reconhecida.

                                                    Já usei várias vezes a marca e sempre sem problemas, e até aposto que a árvore de cames é da Febi Bilstein com o rótulo da Swag.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Hazet Ver Post
                                                      Não percebeste o que quis dizer, o que quis dizer é que a Swag, como outras marcas, quando não fabricam o material em questão vão buscar a outras marcas com qualidade reconhecida.

                                                      Já usei várias vezes a marca e sempre sem problemas, e até aposto que a árvore de cames é da Febi Bilstein com o rótulo da Swag.
                                                      Também já usei material dessa marca, e conheço a sua qualidade muitas vezes usam material "chinês", sinceramente não confio nela para uma árvore de cames.
                                                      se fosse eu a comprar era uma KOLBENSCHMIDT (KS) sem qualquer duvida.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Antes de mais o meu muito obrigado a todas as contribuições

                                                        Situação após ida ao mecânico, que por enquanto é de opinião que não vale a pena mexer atendendo a que o barulho que se ouve é só a frio e que o carro não tem qualquer outro problema na utilização diária. Recomenda que eu mantenha o barulho sob vigilância e se aumentar ou manter mesmo depois do motor quente, então avançamos com a abertura da tampa das válvulas e ver que material será necessário trocar. No entanto, o mecânico também vai dizendo que duvida muito que seja da árvore de cames e se inclina mais para as touches, atendendo ao barulho que é (tipo uma batida irregular), de onde vem (é mais pronunciado na zona central da tampa das válvulas, não em toda a sua largura).

                                                        Para verem do que falo, deixo aqui um vídeo que fiz do barulho https://1drv.ms/v/s!Aqr10BQZInA3gbdt1hVAqxK41iTuxA

                                                        Sobre marcas de material, caso tenha de avançar com a reparação, as touches que vou meter serão INA (pretas), os bronzes em principio vou optar por Glyco ou KS e na eventualidade da árvore de cames, aí sinceramente gostava de mais umas opiniões, nomeadamente no material a usar: Aço ou Liga de Ferro Fundido?

                                                        Ao que já li, a came em aço (billet steel) é toda ela maquinada a partir de um bloco de aço, sendo que depois leva ainda um tratamento de endurecimento. A came em Liga de Ferro é fundida já com a forma que se pretende, sendo depois maquinada e endurecida. A came em aço é muito mais cara que a de ferro fundido, mas suponho que também seja muito mais resistente e logo a opção pela KS 50006304 ou AE Cam914 (ambas em aço) será a mais racional.

                                                        Qual a vossa opinião?

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                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por mok Ver Post
                                                          andaste com oleo 5w30? penso ser as arvores de cames desse motor que nao gostam desse oleo. 5w40 é o ideal
                                                          Sempre 5w40. Sei que o 5w30 causa desgaste prematuro e como tal nunca o usei.

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                                                            #30
                                                            Em relação a marcas, na minha opinião:

                                                            Cam em Aço - KOLBENSCHMIDT http://www.cs-parts.de/index.php?a=1272

                                                            Touches - INA http://www.cs-parts.de/index.php?a=1173

                                                            Bronzes - Glyco http://www.cs-parts.de/index.php?a=235

                                                            Vedante/junta da tampa - ElRing

                                                            Correia de Distribuição - Contitech/Dayco/Gates (a mais barata...)

                                                            Kit de Reparação Injectores - Bosch http://www.cs-parts.de/index.php?a=1319

                                                            Parafusos - OEM http://www.cs-parts.de/index.php?a=1316

                                                            E não voltas a mexer no motor... http://www.cs-parts.de/index.php?a=1280
                                                            Editado pela última vez por Farang; 24 February 2017, 09:43.

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