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Fumo a sair da ventilação / Tablier

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    Fumo a sair da ventilação / Tablier

    Boas Pessoal.

    O meu carro é relativamente novo, tem cerca de 1 ano e 25.000Km.

    Nunca teve problemas, a não ser duas situações que me deixaram algo preocupado: da primeira vez começou a sair fumo (não muito) da zona entre o tablier e o vidro frontal, num canto onde fica um dos speakers. Cheirava a queimado, eu parei o carro, desliguei, abri o capot, não vi nada, segui viagem e nunca mais cheirou a queimado nem saiu fumo.

    Cerca de 3 ou 4 meses depois aconteceu precisamente o mesmo, mas desta vez pela ventilação. Na parte central começou a vir algum fumo (não muito, quase como se fosse um cigarro aceso lá dentro). E um cheiro a queimado característico, que não me parece borracha mas também não sei dizer o que é. Acho que nunca senti este cheiro anteriormente. Mais uma vez parei, abri, olhei por cima e por baixo do motor, não vi nada. voltei a ligar o carro e o cheiro desapareceu e nunca mais voltou.

    Na revisão contei a primeira situação, eles "analisaram" mas não encontraram nada de anormal.
    Mas eu acho isto muito estranho. O mais estranho é o fumo ter saído de 2 sítios distintos. Que raio pode vir a ser isto? Alguém tem alguma solução para este mistério?

    #2
    Se é um mercedes está quase a pegar fogo.
    Sem a marca,modelo,anos, kms, poder ser desde um principio de incêndio até ratos ou abelhas!

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      #3
      Antes de mais, se ainda o não fizeste, compra já uns extintores para andares com eles no carro.

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        #4
        Se sai fumo é porque está alguma coisa a queimar, eles dizem que não viram nada, mas que procedimentos é que eles efectuaram? Meteram o tablier fora pelo menos?...

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          #5
          Originalmente Colocado por francisco28 Ver Post
          Se sai fumo é porque está alguma coisa a queimar, eles dizem que não viram nada, mas que procedimentos é que eles efectuaram? Meteram o tablier fora pelo menos?...

          desconfio que não. Para ser sincero eu não fui muito exigente nessa primeira abordagem, porque eu pensava que a primeira situação pudesse ter algo a ver com umas pequenas folhas (de plantas) que estavam no tablier nessa altura. Eu fiquei sempre com a noção de que da primeira vez poderia ter sido algumas dessas folhas que entraram naquela fenda entre o tablier e o vidro e tocaram alguma superfície quente e daí o fumo. Era uma explicação estúpida mas plausível. Quando o carro foi à revisão, só tinha acontecido uma vez. Eu conversei com o mecânico acerca disso, pedi para verem, mas se calhar viram tanto quanto eu.
          O problema é que agora há pouco tempo aconteceu de novo, mas desta vez vindo da ventilação. E não havia folhas nenhumas.

          O que eu acho estranho é o fumo desaparecer imediatamente assim que eu desligo o motor, e não aparecer mais depois disso.

          Eu sei que o procedimento correto seria levar o carro à marca e deixá-lo por lá até que eles encontrassem o problema, mas nesta altura eu não posso ficar sem carro por 2, 3, ou sei lá quantos dias mais.

          "TugasMadrid", Não queria estar a dizer aqui a marca do carro justamente para não pensarem que eu estou a denegrir a marca. Mas não é Mercedes. É uma marca asiática. E tem 1 ano e 25.000Km

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            #6
            Não tem nada a ver com denegrir a marca, a marca e o modelo ajudam-nos a pesquisar mais sobre isso ou até ter conhecimento de casos semelhantes, com 1 ano e 25.000km eles arranjam-te um carro de substituição, e até vou arriscar dizer que sem qualquer custo....fumo a sair, ainda para mais da ventilação é um sinal de alerta grave.

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              #7
              Exemplo: Se é um carro a diesel poderá ser um problema na 'regeneração' do filtro de particulas (que liga a ventoinha no máximo) e que deixa sempre cheiro a queimado (que é normal, o fumo é que não!).
              Podem ser fios descarnados por ratos (não será nem o primeiro e muito menos o último), abelhas que se lembraram de andar por aí...
              Se a gasolina é bem mais grave. (a gasolina pega fogo, o gasóleo não. Imagina que é uma fuga de gasolina?)

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                #8
                A combinação fumo+cheiro queimado não deve ser levada de ânimo leve.

                Entrega isso a quem de direito ou estás sujeito ao pior.

                A não ser que tenhas seguro contra todos.

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                  #9
                  Seguro eu tenho, mas não me apetece ficar sem carro :D

                  E sim, o carro é a gasolina.

                  Acho que vou mesmo levar o gajo à oficina, fiquei algo assustado com os comentários que vocês colocaram. Ainda tinha esperança que alguém conhecesse um caso parecido e que fosse só algum fluído ou coisa do género, mas não deve ser

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                    #10
                    se eles não resolverem filma isso e mostra-lhes

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                      #11
                      Tens que colocar mais tabaco, isso são alucinações provocadas pela inalaçao dos fumos que as folhas que estavam em cima do tablier provocam.

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                        #12
                        Já marquei para deixar a viatura na oficina, ainda esta semana. Quem atendeu a chamada avisou logo que vai ser um caso "bicudo", pela descrição que eu fiz. Vamos lá ver o que sai daqui. Depois conto como ficou. Obrigado pela ajuda.

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                          #13
                          Aí tens algo a entrar em curto-circuito,e quando desligas o motor não deita mais fumo,pois não existe mais passagem de corrente....
                          Geralmente a concessão devia obrigar-te a parar de andar com o carro,emprestar-te um gratuitamente,reparar,E DETALHAR-TE todos os passos da reparação,pois se isso tornar a acontecer fora da garantia podes ser pedir segunda opinião e ires contra eles

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