Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Tópico do HOW TO Do it

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Tópico do HOW TO Do it

    Boa noite companheiros, criei este tópico com a intuito de discutir como se faz algo num carro correctamente, de forma a ajudar utilizadores a aprender correctamente e a evitar naturalmente trabalhos à "sapateiro" por parte de terceiros.

    Para fins de organização, proponho a seguinte discrição:

    Modelo especifico de carro, motor, modelo e ano de construção:
    Aplicável a outros automóveis?
    Tipo de manutenção:


    Começo eu então com uma troca de uma distribuição.

    Modelo especifico de carro, motor, modelo e ano de construção: Ford Focus 1.8 tddi/tdci de 99 a 2005
    Aplicável a outros automóveis? Sim
    Tipo de manutenção: Troca de distribuição


    https://www.youtube.com/watch?v=emm5pkaqQ_s

    Após a visualização do video, fiquei com algumas dúvidas:

    1º Não se deveria trancar o motor com algo?
    2º A rodar o motor pode ser assim?
    3º Não se corre riscos a fazer isto sem estar trancado?
    4º Marcar pontos e verificar no final o ponto do motor, rodando só a roda, se estiver certo, está feito?
    5º o tensor está na tensão correta ?


    Espero conseguir uma futura base de reparações HOW TO, de forma a quem desejar arriscar, o poderá fazer, ou alguém como eu poder aprender mais sobre este mundo. Opiniões e sugestões serão bem vindas !

    #2
    Ninguém?

    Comentário


      #3
      Tudo pode ser feito como no vídeo, agora, alguns procedimentos podem não ser os mais adequados. De qualquer forma, quanto a trancar as polias, as do vídeo não parecem ter orifícios adequados para tal.

      E ainda há outro aspecto, que é eu não saber falar ucraniano, logo também não entendo o que eles dizem para saber se acrescentam alguma info relevante.

      De qualquer forma, se queres apreder alguma coisa, vê os videos do Eblase, que são em português.

      Comentário


        #4
        Obrigado!

        Em relação ao metedo, este companheiro espanhol https://www.youtube.com/watch?v=VqXJrufVGHQ , usa os mesmos, ou seja sem trancas.

        Comentário


          #5
          Alguem?

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Rafael1993 Ver Post
            Boa noite companheiros, criei este tópico com a intuito de discutir como se faz algo num carro correctamente, de forma a ajudar utilizadores a aprender correctamente e a evitar naturalmente trabalhos à "sapateiro" por parte de terceiros.

            Para fins de organização, proponho a seguinte discrição:

            Modelo especifico de carro, motor, modelo e ano de construção:
            Aplicável a outros automóveis?
            Tipo de manutenção:


            Começo eu então com uma troca de uma distribuição.

            Modelo especifico de carro, motor, modelo e ano de construção: Ford Focus 1.8 tddi/tdci de 99 a 2005
            Aplicável a outros automóveis? Sim
            Tipo de manutenção: Troca de distribuição


            https://www.youtube.com/watch?v=emm5pkaqQ_s

            Após a visualização do video, fiquei com algumas dúvidas:

            1º Não se deveria trancar o motor com algo?
            2º A rodar o motor pode ser assim?
            3º Não se corre riscos a fazer isto sem estar trancado?
            4º Marcar pontos e verificar no final o ponto do motor, rodando só a roda, se estiver certo, está feito?
            5º o tensor está na tensão correta ?


            Espero conseguir uma futura base de reparações HOW TO, de forma a quem desejar arriscar, o poderá fazer, ou alguém como eu poder aprender mais sobre este mundo. Opiniões e sugestões serão bem vindas !

            Boas,

            Relativamente ao tópico, parece-me uma boa ideia. Vamos ver se terá a adesão que esperas...

            Relativamente ao video, e à questão de trocas de distribuição, posso-te dizer o seguinte:

            Em primeiro lugar, qualquer troca de distribuição deve ser feita de acordo com o manual do fabricante. Existe um conjunto de diretrizes que são mais ou menos transversais, mas em cada motor pode-se dizer que o procedimento é diferente.
            Para além disso, muitos motores exigem ferramenta dedicada, o que pode dificultar esse tipo de manutenção a um particular.

            Respondendo diretamente às tuas questões:

            1 - Sim. Neste caso são necessárias duas ferramentas para alinhar a cambota e a árvore de cames corretamente. O alinhamento neste caso não é feito pelas polies.
            2 - Rodar o motor pela roda, desde que no sentido correto não terá grande mal... O maior problema é que com a roda no local não é possível a substituição da correia da forma correta.
            3 - Sim, por vários motivos. O risco do motor não ficar corretamente no ponto e de a correia não ficar com a tensão correta.
            4 - Não. Marcar pontos, apesar de ser uma técnica muito usada, idealmente nunca deveria ser usada. Apenas usando o procedimento e ferramenta adequada se pode garantir que a correia fica corretamente instalada. Basta ver o exemplo de uma correia que anteriormente foi mal substituída, e infelizmente muitas são, para se perceber que essa técnica não pode ser usada, nem permite de forma alguma fazer uma manutenção desta natureza com confiança.
            5 - Não vi o video todo, nem a forma como o tensor foi instalado, mas neste caso em concreto existe um indicador no tensor que, quando alinhado, fica com a tensão correta. Mas esse alinhamento de nada serve se o tensor não estiver a ser tensionado devidamente. Neste caso, é necessário que a polie da árvore de cames se encontre solta aquando do tensionamento, de forma à tensão ficar homogénea pela correia. Como é preciso libertar a polie, esta vai inevitavelmente rodar relativamente a árvore de cames, inviabilizando de todo o uso de marcações de tinta neste caso.

            Comentário


              #7
              Obrigado pela tua resposta. Viste o 2º video ?

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Rafael1993 Ver Post
                Obrigado pela tua resposta. Viste o 2º video ?
                Vi agora por alto, e parece-me a mesma coisa.

                Como já expliquei em cima, e acho que deixei claro as razões, isso é meio serviço e mal feito, mas infelizmente é como quase toda a gente faz...

                Comentário


                  #9
                  ok, obrigado !

                  Comentário


                    #10
                    Deixo-te aqui mais um vídeo.
                    https://www.youtube.com/watch?v=bTH6...ature=youtu.be

                    Este espanhol tranca o motor como no manual, embora com ferramentas não específicas. Já não me recordo de todo o vídeo ao certo.
                    Não posso acrescentar mais nada, creio que o steeve é mecânico, ele sabe muito bem do que se fala. Temos de ter cuidado pois nem tudo o que está no Youtube é o que está certo como saberás.

                    Na altura também me lembro ter visto esse vídeo desse outro espanhol da Connect e achei o gajo um bocado maluco a fazer aquilo.

                    Comentário


                      #11
                      Ninguém?

                      Comentário


                        #12
                        Este é a forma correta ?

                        https://www.youtube.com/watch?v=VqXJrufVGHQ&t=479s

                        Comentário

                        AD fim dos posts Desktop

                        Collapse

                        Ad Fim dos Posts Mobile

                        Collapse
                        Working...
                        X