Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Renault Clio - Dificuldade em meter mudanças

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Renault Clio - Dificuldade em meter mudanças

    Renault Clio II fase 1 motor 1149cc 8v 58hp D7F720

    Estacionado e com o motor a trabalhar todas as mudanças entram de forma suave, macia e sem problema nenhum.

    Em andamento é que a dificuldade surge porque parece que as mudanças entram a seco, com alguma dificuldade e parece que tem tendência a arranhar.

    O óleo da caixa é recente (~1ano), está com o nível correcto (por causa deste problema foi verificado há ~2 semanas e estava no nível certo) e o óleo actual é total/peugeot transmission BV 75W80

    Tem cerca de 170k kms e embraiagem de origem.

    O pedal não está duro e não parece estar a pegar nem muito em cima nem muito em baixo (essa parte parece estar normal).

    Ao acelerar não se nota as rotações subirem sem a velocidade aumentar (a embraiagem não parece patinar).

    O que poderá ser? Será o óleo que não é adequado? É necessário algum tipo de afinação no pedal? Será a embraiagem gasta?

    Obrigado

    #2
    Apostaria no apoio da caixa/motor.

    Comentário


      #3
      Tens dificuldade com todas as mudanças?

      Comentário


        #4
        A dificuldade é em todas as mudanças

        De 1ª para 2ª, de 2ª para 3ª e por aí fora até à 5ª e ao reduzir passa-se o mesmo em todas.

        Se for em andamento e ponto morto vai surgir essa dificuldade em meter seja 3, 4 ou 5...

        O problema é que parece que quer arranhar. Se a mudança for metida antes das rotações descerem para o valor do relantim (~750rpm) então entram melhor.

        Se carregar na embraiagem e, antes de meter outra mudança, as rotações descerem até ao valor do relantim então nota-se mais esse problema.

        Comentário


          #5
          não será a peça que penso se chamar forquilha que tem desgaste ? esta peça é responsável de engrenar os carretos das velocidades penso eu , também seria melhor rectificar se a valvulina é a correcta para essa caixa , apoios não me parece ser porque os sintomas são estalos ou solavancos .

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por XtraLong Ver Post
            Apostaria no apoio da caixa/motor.
            Já dei uma olhadela no apoio que fica debaixo do carro (ver foto), abanei e pareceu-me bom.

            Além disso a manete das mudanças não abana/mexe em andamento quando se acelera ou desacelera.

            Por isso desse apoio não me parece que seja.



            Originalmente Colocado por celio Ver Post
            não será a peça que penso se chamar forquilha que tem desgaste ? esta peça é responsável de engrenar os carretos das velocidades penso eu , também seria melhor rectificar se a valvulina é a correcta para essa caixa , apoios não me parece ser porque os sintomas são estalos ou solavancos .
            Pelo que sei a forquilha/garfo apenas serve para empurrar o rolamento e a valvulina actual é adequada em normas e viscosidade.

            Acho que não dá para afinar o cabo da embraiagem por isso o problema deve ser interno.

            Pode ser o disco que já esteja no fim (mas penso que isso devia fazer com que patinasse)

            ou pode ser a prensa que já não esteja grande coisa e faça com que o disco não se afaste o suficiente do volante do motor causando essa dificuldade e tendência para arranhar (mas em andamento as rotações caiem para o valor do relantim quando se carrega na embraiagem por isso não sei se será)

            ou pode ser outra coisa que ainda não tenha sido referida...

            Comentário


              #7
              Experimenta engatar a 5a com o carro parado e ir largando a embraiagem a ver se ele vai abaixo.
              Se for disso, tens a embraiagem a morrer.

              Se não for isso, podes verificar os apoios todos.

              Se isto não resolver, tens ainda a hipótese de ser o sector desafinado.

              As mudanças custam a entrar em andamento, mas se em vez de trocares da 2a para 3a directo, já experimentaste fazer: 2a > neutro > e só depois engrenar a 3a?

              Comentário

              AD fim dos posts Desktop

              Collapse

              Ad Fim dos Posts Mobile

              Collapse
              Working...
              X