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Punto TD aquece demais!

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    Punto TD aquece demais!

    Boa tarde! O meu Punto TD70 de 1997 mudou recentemente o termostato e um tubo uma vez que tinha fuga e o estado do termostato estava muito mau. Depois disso o manómetro de temperatura nunca baixa do meio, mesmo a circular a 80 kms ou menos. Passados poucos dias já tenho outra fuga no termostato. O circuito de refrigeração tem muita pressão. Tenho a impressão que a ventoinha não dispara.
    O carro tem 441000 kms.
    Mudou bomba de água aos 300.000 kms
    Aceitam-se sugestões: Bomba de água? Obstrução na tubagem? Radiador sujo?20170408_073933.jpg

    #2
    20170408_091805.jpg20170408_091829.jpg

    Comentário


      #3
      Ar no sistema de refrigeração?
      20170408_091805.jpg20170408_091829.jpg

      Comentário


        #4
        Bom pelos vistos não há palpites! Obrigado!

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          #5
          O circuito de refrigeração tem muita pressão! também pode ser problema na junta, cabeça rachada...

          Comentário


            #6
            Nesse carro e com esses kms é um problema expectável de acontecer.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por DMartins Ver Post
              Depois disso o manómetro de temperatura nunca baixa do meio, mesmo a circular a 80 kms ou menos.

              No titulo falas em ele aquecer demais. Não sei se é por isso que dizes que ele está a aquecer de mais?
              É normal o ponteiro ficar no meio, essa é a temperatura ideal de funcionamento. Se o termostato estiver avariado, é que o ponteiro vai mudando, conforme o regime do motor, e a velocidade.

              Comentário


                #8
                Não é normal ter uma fuga num termostato que tem uma semana. Há pressão a mais no circuito. Ainda não vi a ventoinha entrar em funcionamento.

                Comentário


                  #9
                  Mas a temperatura passa do traço do meio? Essa é a questão

                  Comentário


                    #10
                    O ponteiro no meio é normal, a ventoinha dispara a primeira velocidade um pouco acima do meio e a segunda com o ponteiro nos 3/4. Pelos sintomas que descreves deves ter a junta da cabeça queimada. Como está a tampa do depósito de compensação? Perde água por aí?

                    Comentário


                      #11
                      Perde água pela tampa do depósito se não ficar bem apertada. A ventoinha devia disparar um pouco acima do meio e ainda não a ouvi. Acontece que a 80 kms hora o carro devia estar no 1/4 e o mínimo que apresenta é o meio que atinge logo passado 2 ou 3 minutos de o colocar a trabalhar. Não há mistura de água com óleo, não há bolhas de água no deposito de expansão. Se a tampa do deposito estiver bem apertada perde água pelo termostato e isso acontece à noite quando arrefece. O radiador não deve estar nas melhores condições pois a água apresenta ferrugem. Tem G 12+
                      Amanhã vou ao eletricista auto ver a ventoinha. Vamos ver se aguenta dois meses até comprar outro.

                      Comentário


                        #12
                        Estàs a criar um problema que não existe.

                        Quanto muito o sensor de temperatura pode já não estar a dar a escala completa, de resto o carro não me parece ter qualquer problema. (tirando a fuga de uma clara má montagem)

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por DMartins Ver Post
                          Acontece que a 80 kms hora o carro devia estar no 1/4 e o mínimo que apresenta é o meio que atinge logo passado 2 ou 3 minutos de o colocar a trabalhar.
                          Não, a 80km/h o ponteiro devia estar no meio, tal como 30 ou a 100. Dantes, o ponteiro descia para 1/4 porque o termostato estava estragado. Ele tem de manter temperatura no meio.
                          É normal, com o termostato novo, o motor aquecer muito mais depressa. O termostato não deixa a água circular para o radiador enquanto o motor está frio, e por isso o carro aquece muito mais depressa.

                          Hmm se calhar deviam ter-te limpo a ferrugem do sistema quando andaram a trocar isso. Acho que o era o mais profissional de se fazer.
                          Acho que dá para ter uma ideia do estado das tubagens apertando-as. Se fizerem um barulho "crocante" é porque estão cheias de ferrugem por dentro.
                          Editado pela última vez por sethy; 09 April 2017, 13:12.

                          Comentário


                            #14
                            Isso está mais que bom, o termostato novo está a fazer o seu trabalho que é manter a temperatura fixa no 90º (a agulhazinha estabiliza no meio).

                            Quanto a perder água pelo termostato é ir lá para selarem melhor o mesmo, só isso.

                            Quanto ao facto de teres ferrugem, lava bem o sistema de refrigeração e de seguida mete um bom líquido, enquanto não perder líquido está bom!

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por xtrusion Ver Post
                              Isso está mais que bom, o termostato novo está a fazer o seu trabalho que é manter a temperatura fixa no 90º (a agulhazinha estabiliza no meio).

                              Quanto a perder água pelo termostato é ir lá para selarem melhor o mesmo, só isso.

                              Quanto ao facto de teres ferrugem, lava bem o sistema de refrigeração e de seguida mete um bom líquido, enquanto não perder líquido está bom!
                              É provável que o termostato antigo estivesse colado na posição aberto. O outro quando retirado viu-se que estava em mau estado, ferrugento e faltava-lhe um bocado do tubo. Este novo não cedeu onde tem as braçadeiras mas sim no encaixe e nos tubos mais pequenos. Vou tirar uma foto. Hoje estive no eletricista auto, o mais honesto do burgo, estava cheio de trabalho, motores de arranque de carrinhas dos CTT e outros trabalhos. Disse para regressar amanhã. Confirmou que a ventoinha dispara aos 98 graus. Amanhã volto lá. Hoje pela manhã, durante a noite o material arrefece, tinha uma pequena mancha de anticongelante no chão.

                              Comentário


                                #16
                                A ventoinha é quase certo estar a funcionar bem.

                                Quanto à fuga isso é que é o mais chato, tens de achar onde está a perder e selar melhor ou substituir o material com problemas. Em princípio o mais complicado é descobrir, o material é barato.

                                Comentário


                                  #17
                                  Tal como o velho este também tem fuga.20170410_163242.jpg20170410_163248.jpg

                                  Comentário


                                    #18
                                    O ponteiro da temperatura é para andar na zona do meio.
                                    No Punto 55 a ventoinha só disparava quando subia uns 2mm ou 3 mm acima do meio.

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                                      #19
                                      Bom dia! Continua a perder liquido de refrigeração G12+ pelo termostato novo durante a noite quando as temperaturas são mais baixas e o material arrefece. Em dois dias o líquido de refrigeração baixou um centímetro.

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                                        #20
                                        Boa tarde! A ventoinha dispara. Resta resolver a fuga de liquido anticongelante do termostato.

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                                          #21
                                          Originalmente Colocado por DMartins Ver Post
                                          Boa tarde! A ventoinha dispara. Resta resolver a fuga de liquido anticongelante do termostato.
                                          Boas noticias, já não falta tudo e o que falta parece ser de fácil resolução.

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                                            #22
                                            Originalmente Colocado por FullThrottle Ver Post
                                            Boas noticias, já não falta tudo e o que falta parece ser de fácil resolução.
                                            Pois vamos ver...mas continua com fuga neste tubo.20170410_163242 - Cópia.jpg

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                                              #23
                                              Pode ser pela junta e escorrer nessa zona.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Nop! É mesmo neste tubo e durante a noite. Esta noite não tinha vestigios no chão. Vamos ver! Mas preciso de limpar o sistema de refrigeração.
                                                Editado pela última vez por DMartins; 12 April 2017, 09:26.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Se tens G12 nesse circuito, ele deixa uma marca esbranquiçada por onde estiver a perder líquido.
                                                  Mete o carro no elevador, inspecciona bem todos os tubos e uniões. Radiador também.
                                                  Faz também uma boa limpeza a esse circuito de refrigeração, há uns aditivos que ajudam nisso.

                                                  Agora se não há sinais de fugas visíveis mas o carro está a perder água na mesma.. podes ter um problema mais grave (junta da cabeça..)

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Junta do termostato como se vê na imagem. Esta noite não perdeu. Apenas perde de noite quando o material arrefece. A substituição da carroça está para breve.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Continua a perder liquido depois de parado.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Pelo que descreves isso não tem nada de grave, levou um termóstato novo e quem o montou selou mal.
                                                        Uma selagem decente disso provavelmente resolveria todos os teus problemas.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por DMartins Ver Post
                                                          Junta do termostato como se vê na imagem. Esta noite não perdeu. Apenas perde de noite quando o material arrefece. A substituição da carroça está para breve.
                                                          Aos anos que leio isso

                                                          Quanto ao termostato fica a curiosidade de serem mais caros que um para o E250 CDI de 2010.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por DMartins Ver Post
                                                            Junta do termostato como se vê na imagem. Esta noite não perdeu. Apenas perde de noite quando o material arrefece. A substituição da carroça está para breve.
                                                            Então o meu palpite estava certo...

                                                            Comentário

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