Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Consumo óleo 1.4 HDI

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Consumo óleo 1.4 HDI

    Bom dia,

    Estou a ficar um pouco preocupado com o c3 1.4 HDI da minha esposa. É de 2009 e está nesta altura com 131.000 km, e o consumo de óleo parece-me que tem vindo a aumentar entre mudas.
    Desta vez levou um litro certo para ficar novamente no máximo. A mudança de óleo foi feita aos 120.000 km, pelo que em 11.000 km necessitou de um litro e ficou novamente na marca máxima, é o nosso primeiro HDI e não sei se costumam consumir óleo entre mudas, mas nos outros veículos que tive nunca me lembro de adicionar óleo entre mudas.
    É normal para este motor? Devo-me preocupar? Existe algum problema tradicional deste motor e que possa provocar o consumo de óleo? Não deita fumo visível no escape e muito menos azulado.

    #2
    Se estiverem a usar o óleo correto não deveria acontecer. Está a babar por algum lado?

    Comentário


      #3
      Isso costuma acontecer quando se usa 10w-40! Esse motor tem que usar 5w-40 PSA B71 2296.

      Uma nota o carro que tive com esse motor nao tinha filtro de particulas logo se for o caso poderá ainda ser necessário uma especificação superior tipo 5W30 C2.
      Editado pela última vez por Martins79; 10 April 2017, 19:14. Razão: +info

      Comentário


        #4
        Boa tarde,

        Obrigado pela resposta.

        Já utilizei o TOTAL Quartz 9000 5W-40, utilizei 2 X Fusch Titan GT1 Pro C2 5W30, agora o último apesar de não ter as normas da PSA, faz parte das recomendações para este motor, no configurador da Liqui Moly, foi o Liqui Moly TOP TEC 4100 5W-40.
        Não há babas visíveis no motor e também não vejo qualquer fumo anormal pelo escape.
        Fazendo as contas dá cerca de 0,09 litros por cada 1000 km de consumo. O que até parece um valor não muito alto, mas de qualquer modo não estou habituado a ter de colocar óleos entre mudas, este é o único carro em que o fiz e já é a terceira vez que o faço. A primeira vez que aconteceu, foi aquando coloquei pela primeira vez o Fusch c2 5 W 30 e estariam percorridos entre 12.000 e 13.000 quando me apercebi, estaria o carro com cerca de 102.000/103.000 km

        De qualquer modo, depois de 2X o Fusch c2 5 W 30 (PSA B71 2290) e 1X Liqui Moly TOP TEC 4100 5W-40, irei na próxima muda voltar ao TOTAL Quartz 9000 5W-40 (PSA B71 2296), já lá o tenho em casa.
        Editado pela última vez por fluis2; 10 April 2017, 16:41. Razão: Acrescentar Informação

        Comentário


          #5
          Os meus HDI sempre levaram 5W30 C2 sem registo de consumo de óleo. Regra geral opto pelo Total Quartz INEO ECS.

          Comentário


            #6
            Bom dia,

            Obrigado pela resposta 206Hdi. Já percebi que não será normal nestes motores, este consumo de 1 Ltr por cada 10.000/12.000 km. Não sei por onde começar, já que apesar de não ser tranquilizador acaba por ser relativamente baixo (0,9 a 1 decilitro por cada 1.000 km).

            Não sei se terá influencia o percurso do carro nesta altura é IC19 Lisboa/Sintra percurso em Lisboa e regresso a sintra pela IC19.

            Comentário


              #7
              Se não detetas babas ou fugas não seria expectável que estivesse a consumir óleo.

              Mas de qualquer forma não estás a usar um óleo indicado para esse motor e esse consumo por vir precisamente daí.

              Comentário


                #8
                Mais uma vez obrigado pela resposta.

                Contudo ele já estava a consumir antes deste, com o Fusch Titan GT1 Pro C2 5W30 (norma PSA B71 2290 a mesma do Total Quartz INEO ECS), tendo sido com este a primeira vez que detectei a necessidade de colocar óleo entre mudas (teria o motor à volta de 102.000 km).
                De qualquer modo. na próxima muda vai levar o TOTAL Quartz 9000 5W-40 (PSA B71 2296), e depois vou confirmar se o consumo se mantém ou desaparece, e darei feedback.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por fluis2 Ver Post
                  Mais uma vez obrigado pela resposta.

                  Contudo ele já estava a consumir antes deste, com o Fusch Titan GT1 Pro C2 5W30 (norma PSA B71 2290 a mesma do Total Quartz INEO ECS), tendo sido com este a primeira vez que detectei a necessidade de colocar óleo entre mudas (teria o motor à volta de 102.000 km).
                  De qualquer modo. na próxima muda vai levar o TOTAL Quartz 9000 5W-40 (PSA B71 2296), e depois vou confirmar se o consumo se mantém ou desaparece, e darei feedback.
                  O teu Hdi é de 2009, já tem FAP?

                  Comentário


                    #10
                    206Hdi,

                    Não, ainda não tem fap, questionei a citroen pelo VIN para confirmar isso.

                    Por isso tanto pode usar o 5W30 c2 (PSA B71 2290), como o 5W40 B4 (PSA B71 2296).

                    Comentário


                      #11
                      não uses oleo nao recomendado pela marca...

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por fluis2 Ver Post
                        206Hdi,

                        Não, ainda não tem fap, questionei a citroen pelo VIN para confirmar isso.

                        Por isso tanto pode usar o 5W30 c2 (PSA B71 2290), como o 5W40 B4 (PSA B71 2296).
                        Porque não usas o Total 5W30 recomendado pela Peugeot?

                        Comentário


                          #13
                          Greetings!

                          Usa os produtos antifrição Faher com teflon ou o Liquid Moly Mos2 para resolver isso.
                          No google aparece onde podes comprar isso.

                          O Total 5w40 é um óleo mais grosso que outros 5w40. Pode ser boa opção.
                          5w30 não me parece grande ideia se o motor está a consumir óleo.

                          Se começar a beber à maluca usava um 10w60 100% sintético. (Sei que há um bom com PAO Ester da Ardeca a bom preço).
                          Ou 5w40 + STP (5€ no Continente)


                          Se não gostarem das sugestões. Boa sorte com o subsidio de férias e natal para rectificar o motor.

                          Alguns turbos quando estão de saida começam a queimar óleo.
                          Normalmente ter a EGR bloqueada com uma chapa cura ou previne isso.

                          Neste motor podes usar qualquer óleo que tenha a norma B4.
                          Mudas a cada 15.000km.

                          Cumprimentos
                          Editado pela última vez por pgainf; 12 April 2017, 22:52.

                          Comentário


                            #14
                            Bom dia,

                            Obrigado a todos pelas respostas, vou analisar.

                            Já usei o Total tanto o 5W30 (PSA B71 2290), como o 5W40 B4 (PSA B71 2296). Usei ainda em 2 mudas o Fusch Titan GT1 Pro C2 5W30 (tem homologação Peugeot B71 2290), e foi com este e com cerca de 103.000 km que me apercebi da necessidade de acrescentar cerca de 1 litro entre os 10.000/13.000 km após a muda. O único óleo que usei sem homologação da peugeot foi este último, o Liqui Moly TOP TEC 4100 5W-40, não tendo a homologação da Peugeot, mas é um dos recomendados no selector da Liqui Moly para este modelo.
                            Se for do óleo utilizado fico mais descansado (mas aí o problema teria de ser do Fusch e do Liqui Moly), como disse já lá tenho em casa o TOTAL Quartz 9000 5W-40 (PSA B71 2296) a utilizar na próxima muda de óleo daqui por pelo menos 5.000 km.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por fluis2 Ver Post
                              Bom dia,

                              Obrigado a todos pelas respostas, vou analisar.

                              Já usei o Total tanto o 5W30 (PSA B71 2290), como o 5W40 B4 (PSA B71 2296). Usei ainda em 2 mudas o Fusch Titan GT1 Pro C2 5W30 (tem homologação Peugeot B71 2290), e foi com este e com cerca de 103.000 km que me apercebi da necessidade de acrescentar cerca de 1 litro entre os 10.000/13.000 km após a muda. O único óleo que usei sem homologação da peugeot foi este último, o Liqui Moly TOP TEC 4100 5W-40, não tendo a homologação da Peugeot, mas é um dos recomendados no selector da Liqui Moly para este modelo.
                              Se for do óleo utilizado fico mais descansado (mas aí o problema teria de ser do Fusch e do Liqui Moly), como disse já lá tenho em casa o TOTAL Quartz 9000 5W-40 (PSA B71 2296) a utilizar na próxima muda de óleo daqui por pelo menos 5.000 km.
                              Como ficou esta situação? Era do motor ou do óleo?

                              Comentário

                              AD fim dos posts Desktop

                              Collapse

                              Ad Fim dos Posts Mobile

                              Collapse
                              Working...
                              X