Anúncio

Collapse
No announcement yet.

É possível instalar AC num carro que não o tem mas poderia ter como extra?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    É possível instalar AC num carro que não o tem mas poderia ter como extra?

    Boas!

    Ando a restaurar o meu primeiro carro, um Fiat Punto 188 (valor sentimental hahaha). Até agora o motor foi reconstruído, bomba de combustível nova, suspensão, travões, jantes de liga leve, podres arranjados, pintura completa e mais umas coisinhas. A seguir vai o interior e sistema de som.

    Mas uma coisa que queria adicionar é o ar condicionado. Sei que na altura era um extra opcional e já me falaram em procurar um em segunda mão de um carro idêntico e depois era só uma questão de montar.

    Mais ou menos em quanto me ficaria este projeto e qual é a dificuldade? Coisas que possam correr mal, etc?

    Obrigado

    #2
    Acho que o maior problema será encontrar as peças de um Punto com AC dessa epoca eu até hoje só vi um comercial com AC de fábrica agora imagina a quantidade deles que se venderam na época.Mas havia aquelas series de Verão que traziam já AC.After market também se deve arranjar embora deva rondar no minino os €1500...

    Comentário


      #3
      Já ponderaste em abrir um tópico sobre esse mesmo restauro?

      Acho que seria interessantíssimo de se ver.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por D12 Ver Post
        Já ponderaste em abrir um tópico sobre esse mesmo restauro?

        Acho que seria interessantíssimo de se ver.
        Concordo.

        Bem documentado e detalhado seria espectacular.

        Comentário


          #5
          Há muitos puntos 188 com ar condicionado.
          Eu andei a procurar puntos antes de comprar o meu, e encontrei bastantes com o AC.

          Sim podes adicionar. Se calhar até encontras sistemas aftermarket sem ser o de origem, que até podia ser melhor opção.
          Não sei qual é o motor do teu carro?

          O motor da ventilação, as resistências, e o controlo daquilo, são diferentes na versão AC.
          Penso que também terás de trocar a parte central das condutas de ventilação onde fica o condensador do AC, mas não tenho a certeza.
          Não sei se o ventilador do radiador para o motor é o mesmo na versão com AC, mas é controlado de maneira diferente.
          A centralina do motor está envolvida no controlo do compressor do circuito AC. A centralina recebe informação do sensor de pressão do circuito de AC, e é quem atua o compressor. É também a centralina que controla a ventilador do radiador, tanto na versão AC como na sem AC, mas as ligações são diferentes.

          Honestamente acho que a maior dor de cabeça vai ser a cablagem.

          Comentário


            #6
            É possível mas não sei se compensa em mão-de-obra.....

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por CanisHorribilis Ver Post
              Boas!

              Ando a restaurar o meu primeiro carro, um Fiat Punto 188 (valor sentimental hahaha). Até agora o motor foi reconstruído, bomba de combustível nova, suspensão, travões, jantes de liga leve, podres arranjados, pintura completa e mais umas coisinhas. A seguir vai o interior e sistema de som.

              Mas uma coisa que queria adicionar é o ar condicionado. Sei que na altura era um extra opcional e já me falaram em procurar um em segunda mão de um carro idêntico e depois era só uma questão de montar.

              Mais ou menos em quanto me ficaria este projeto e qual é a dificuldade? Coisas que possam correr mal, etc?

              Obrigado



              Como é óbvio e se existia de origem, basta encontrar um carro com o material.

              Mesmo material after market, por vezes existem para determinadas viaturas.

              Mas a título de exemplo e ainda no período do "escudo", um Opel Astra ali no ano 2000, entre material e mão-deõbra, ficou qualquer coisa em torno dos 330 contos na altura, ou seja, algo a rondar os 1650€.

              No caso, o tablier todo tem de sair e voltar a ser instalado...

              Como referido, só em mão-de-obra, vai ali uma boa parte.

              Comentário


                #8

                Comentário


                  #9
                  Não percebo muito de ACs mas não sei se seria possível espetares uma cena destas no carro: http://www.ebay.com/itm/A-C-KIT-UNIV...-/282293652130

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por ANTONIO850 Ver Post


                    Épa este sim deve dar fresco. E se aproveitarem a água que sai do A/C com uma ultimate cell ficam também com combustível á borla. Encontrámos aqui o combustível eterno!

                    Comentário


                      #11
                      É arranjar um sistema inteiro desse modelo e motor na sucata e fazer o transplante.
                      Basicamente os valores envolvidos inviabilizam a operação, até porque muitas vezes existe alguma adaptações a fazer.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por nto Ver Post
                        Como referido, só em mão-de-obra, vai ali uma boa parte.
                        Fiquei com a ideia que ia ser o user a fazer o trabalho. Mas ele não diz isso explicitamente.

                        Comentário


                          #13
                          O ideal mesmo era arranjar um salvado ou um carro avariado a baixo custo assim dava para aproveitar o necessário e mais algumas peças.

                          Comentário


                            #14
                            Se isso era um opcional, sem dúvida que dá para transplantar!

                            Isso deve mexer não só com o interior mas também com a correia (passa a existir mais uma polie a alimentar).

                            A única dúvida que tenho é relativamente ao gás utilizado nos sistemas dessa época.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                              Se isso era um opcional, sem dúvida que dá para transplantar!

                              Isso deve mexer não só com o interior mas também com a correia (passa a existir mais uma polie a alimentar).

                              A única dúvida que tenho é relativamente ao gás utilizado nos sistemas dessa época.
                              o gás na época já não se usa, foi proibido, agora é usado outro tipo de gás com outra norma, quando a inserir um AC, a única forma é mesmo comprar um salvado com AC e fazer o transplante de todos os componentes necessários, pois vai precisar de toda a parte do motor e interior tablié e miolo e controlos...

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por carbookk Ver Post
                                a única forma é mesmo comprar um salvado com AC e fazer o transplante de todos os componentes necessários, pois vai precisar de toda a parte do motor e interior tablié e miolo e controlos...

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por ANTONIO850 Ver Post
                                  o pessoal hoje em dia é fino, uma ventoinha dessas já não serve...

                                  Comentário


                                    #18
                                    É mesmo, andei muitos anos em carros sem A/C e não morri, até em topos de gama da época, e ventoinhas dessas também as tive, o carro é antigo, não vem equipado? tudo isso faz parte de um carro clássico, isso e outras mariquices.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Antes de mais muito obrigado a todos pelos contributos e opiniões. Lamento a demora em responder mas com a falta de tempo tem acabado por ficar em "banho maria"

                                      Originalmente Colocado por Grenadier Ver Post
                                      Concordo.

                                      Bem documentado e detalhado seria espectacular.
                                      Até ao momento só tenho fotos de antes e depois. O trabalho tem sido feito por um amigo meu que tem uma oficina e trabalha nele nas horas vagas. A partir daqui já conto ficar mais "em cima" do assunto e acompanhar o trabalho mais de perto, portanto quem sabe ;)

                                      Originalmente Colocado por sethy Ver Post
                                      Há muitos puntos 188 com ar condicionado.
                                      Eu andei a procurar puntos antes de comprar o meu, e encontrei bastantes com o AC.

                                      Sim podes adicionar. Se calhar até encontras sistemas aftermarket sem ser o de origem, que até podia ser melhor opção.
                                      Não sei qual é o motor do teu carro?

                                      O motor da ventilação, as resistências, e o controlo daquilo, são diferentes na versão AC.
                                      Penso que também terás de trocar a parte central das condutas de ventilação onde fica o condensador do AC, mas não tenho a certeza.
                                      Não sei se o ventilador do radiador para o motor é o mesmo na versão com AC, mas é controlado de maneira diferente.
                                      A centralina do motor está envolvida no controlo do compressor do circuito AC. A centralina recebe informação do sensor de pressão do circuito de AC, e é quem atua o compressor. É também a centralina que controla a ventilador do radiador, tanto na versão AC como na sem AC, mas as ligações são diferentes.

                                      Honestamente acho que a maior dor de cabeça vai ser a cablagem.
                                      É o 1.2 16V a gasolina.

                                      Obrigado por esse post bastante informativo. Eu estava com a impressão de que bastava colocar as peças extra no compartimento do motor e alterar os controlos do sistema de climatização. Um conhecido meu fez isso num Jaguar X-type e disse que foi só instalar essas peças e um botão no tablier, as ligações já estavam todas prontas a usar. Aparentemente no meu caso não será um processo assim tão linear...

                                      Originalmente Colocado por ANTONIO850 Ver Post
                                      Ora aí está uma ideia a explorar

                                      Originalmente Colocado por amidoes Ver Post
                                      Não percebo muito de ACs mas não sei se seria possível espetares uma cena destas no carro: http://www.ebay.com/itm/A-C-KIT-UNIV...-/282293652130
                                      Obrigado pela sugestão mas esses kits universais foram feitos a pensar em carros mais antigos que oferecem uma maior liberdade de instalação, tipo isto:

                                      $T2eC16VHJGIFFopzeT3QBSO0+5hBj!~~60_3.JPG

                                      Nos carros mais recentes em que fica tudo integrado no tablier/consola central não resulta muito bem.

                                      Originalmente Colocado por joliveira33 Ver Post
                                      O ideal mesmo era arranjar um salvado ou um carro avariado a baixo custo assim dava para aproveitar o necessário e mais algumas peças.
                                      Também é uma solução em que ando a pensar, até porque preciso de algumas peças para o interior que já estão danificadas ou desgastadas, como é o caso do travão de mão, um dos puxadores, palas de sol, manete das mudanças...

                                      Comentário

                                      AD fim dos posts Desktop

                                      Collapse

                                      Ad Fim dos Posts Mobile

                                      Collapse
                                      Working...
                                      X