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Limpeza do filtro de partículas (FAP) manual?

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    Limpeza do filtro de partículas (FAP) manual?

    Bom dia,

    Na passada revisão (45000km) da minha Toyota Auris TS 1.4Diesel de 2014, o responsável a quem entreguei o carro ao fazer a vistoria disse-me que aconselhavam fazer a limpeza do filtro de partículas de 45000 em 45000km.


    Na altura estava um bocado ap€rtado, e confesso que também fiquei um bocado céptico e não a fiz.


    Está-se a aproximar a revisão dos 60000km e ando com a pulga atrás da orelha se deva fazer a limpeza ou não...
    Costumo circular +-30 minutos * 2 por dia, dos quais 10 minutos em EN e o resto em autoestrada.
    A limpeza do filtro automática (regeneração) acontece normalmente e faz-se "sentir" como é suposto.


    Deve esta limpeza do filtro de partículas manual ser realmente feita?
    Ou a própria regeneração do filtro é o suficiente?
    Caso não seja feita, pode a Toyota descartar-se da garantia caso aconteça algo no futuro justificando que a limpeza não foi feita como aconselhável?


    Peço desculpa por chatear, mas de facto não sou nenhum especialista nestes assuntos, e como não encontrei algo que me esclarecesse em concreto...


    Obrigado desde já pela ajuda!

    #2
    Não faças a manual, o teu percurso é o ideal para a regeneração do filtro.
    A Toyota não se pode descartar de tal coisa por dois motivos, primeiro não faz parte do plano de manutenção e segundo aconselha apenas, não detectou qualquer problema, é só porque sim.
    Mas não te ponhas a abortar regenerações.

    Comentário


      #3
      Por essa linha de pensamento é que na revisão anterior fiquei reticente e não o fiz, e por continuar vim cá tentar perceber o que seria melhor

      Mas agora criaste mais uma dúvida, o que queres dizer com "abortar regenerações"?
      Desligar o motor a meio de uma regeneração, é isso?
      Se for isso, depreendo que a mesma fique a meio e quando iniciar a próxima viagem a regeneração não vai voltar a iniciar, correcto?

      Comentário


        #4
        Boas,

        A limpeza do filtro de particulas tem ver com a remoção das cinzas acumuladas após as regenerações.
        Demasiada cinza pode entupir o filtro de partículas na mesma, costuma é demorar um pouco mais até isso acontecer.
        Se te aconselharam na anterior revisão a fazer isso, será porque os valores de diagnóstico a isso levaram (valor de pressão de gases de escape, temperatura dos gases, etc.).

        Cumps.

        Comentário


          #5
          Viva,

          Compreendo o teu ponto de vista, e caso assim fosse julgo que nem teria colocado a questão.

          Mas também podia ter descrito e explicado melhor que quando estava a entregar o carro para a revisão dos 45000, o técnico for dar a volta ao carro para verificar sinais de danificação para os assinalar e me disse 'a Toyota aconselha que se faça a limpeza manual de 45000 em 45000'.

          Ou seja, não foi após terem detectado algo anormal, mas sim por sugestão deles e daí a minha dúvida se o deveria fazer ou não.

          Originalmente Colocado por pcb Ver Post
          Boas,

          A limpeza do filtro de particulas tem ver com a remoção das cinzas acumuladas após as regenerações.
          Demasiada cinza pode entupir o filtro de partículas na mesma, costuma é demorar um pouco mais até isso acontecer.
          Se te aconselharam na anterior revisão a fazer isso, será porque os valores de diagnóstico a isso levaram (valor de pressão de gases de escape, temperatura dos gases, etc.).

          Cumps.

          Comentário


            #6
            Sim desligar a meio. O motor não continua essa regeneração se o carro ficar muito tempo desligado. Poderá fazê-lo caso o ligues ainda a quente.
            No entanto falo sem certeza porque difere de marca para marca.
            Ignora a limpeza do filtro, é uma maneira de furtar dinheiro.
            Mas se verificarem que pode ser necessária a limpeza aí muda de figura.
            Só porque sim, não limpes.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por kazam Ver Post
              Viva,

              Compreendo o teu ponto de vista, e caso assim fosse julgo que nem teria colocado a questão.

              Mas também podia ter descrito e explicado melhor que quando estava a entregar o carro para a revisão dos 45000, o técnico for dar a volta ao carro para verificar sinais de danificação para os assinalar e me disse 'a Toyota aconselha que se faça a limpeza manual de 45000 em 45000'.

              Ou seja, não foi após terem detectado algo anormal, mas sim por sugestão deles e daí a minha dúvida se o deveria fazer ou não.
              Tudo certo, mas numa de "better safe than sorry", se a marca recomenda, por alguma razão é... sai bem mais caro um filtro de partículas novo que uma limpeza...os danos só se notam quando o filtro está de tal forma cheio de cinza que o carro entra em safe-mode. Nessa altura não há limpeza que te valha... se não te dá jeito fazer agora a limpeza, fica atento às regenerações. Se notares maior numero de regenerações e começarem a demorar mais tempo então trata logo de limpar isso.

              Comentário


                #8
                A limpeza que a Toyota está a sugerir mais não é do que uma regeneração forçada. Ou seja, é uma regeneração perfeitamente normal mas ativada manualmente pelo mecânico.
                Ou seja, vais gastar dinheiro, vão gastar-te gasóleo, para fazer aquilo que o carro faz automaticamente.

                Comentário


                  #9
                  Qual é o valor que cobram para esse serviço e em que é que consiste?

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por nebuchadnezzar Ver Post
                    A limpeza que a Toyota está a sugerir mais não é do que uma regeneração forçada. Ou seja, é uma regeneração perfeitamente normal mas ativada manualmente pelo mecânico.
                    Ou seja, vais gastar dinheiro, vão gastar-te gasóleo, para fazer aquilo que o carro faz automaticamente.
                    Não sabemos se vão tirar a dita e lavar com produtos próprios. Se for electronicamente, ele que vá para a autoestrada "aquecer"..

                    Comentário


                      #11
                      Confesso que como disse que não e me pareceu de facto uma tentativa de conseguirem uns cobres, nem me interessei de como seria feito. Mas pelo que já li e vi aqui de outra empresa, a limpeza é feita com um liquido próprio (não me perguntem mais pormenores que também não sei), na altura da revisão vou questiona-los por curiosidade.

                      O preço segundo me indicaram ronda os 100€.

                      Aquecer na autoestrada é o que ele faz todos os dias, daí a dúvida se realmente devia ser feito ou não

                      Comentário


                        #12
                        É a primeira vez que oiço uma marca fazer manutenção preventiva ao FAP. Se é o ideal ou desnecessário é que não te sei responder. Mas para o trajecto que fazes, arrisco dizer que não se justifica.

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                          #13
                          Tenho um auris de 2015 e acabei de fazer a revisão dos 45mil. Não me falaram nada dessa limpeza ao FAP, vai é para a autoestrada puxar por ele que fica mais que limpo

                          Comentário


                            #14
                            eles com a maquina ligada ao carro conseguem saber o nível de saturação do filtro, o nº de regenerações abortadas, por ai fora, agora essa da limpeza preventiva é nova, por norma se o filtro por algum motivo já se encontra com uma saturação acima do normal só tinham que dizer e não inventar, pois se for o caso uma regeneração forçada não vai fazer nada, uma limpeza com líquidos próprios, pode apenas adiar o inevitável mais uns tempos, ou seja a substituição do mesmo...

                            neste momento já começa a existir casas especializadas em FAP's e a melhor opção nestas situações é levar lá o carro e fica-se logo com as duvidas tiradas, pois as outras oficinas tal como a marca é tipo lotaria e arranjam maneira de fazer uma brutal despesa muitas vezes sem necessidade nenhuma...

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por kazam Ver Post
                              Confesso que como disse que não e me pareceu de facto uma tentativa de conseguirem uns cobres, nem me interessei de como seria feito. Mas pelo que já li e vi aqui de outra empresa, a limpeza é feita com um liquido próprio (não me perguntem mais pormenores que também não sei), na altura da revisão vou questiona-los por curiosidade.

                              O preço segundo me indicaram ronda os 100€.

                              Aquecer na autoestrada é o que ele faz todos os dias, daí a dúvida se realmente devia ser feito ou não
                              Boa noite,
                              A regeneração de um carro não se faz onde queremos e a que horas queremos...não nos pode passar pela cabeça que o carro pelo facto de ir para a AE deverá fazer a dita regeneração.....podemos fazer inadvertidamente 100km em AE e o carro não fazer regeneração nenhuma. Além do mais quando a marca diz que faz intervalos de 300 a 400km entre regenerações, isto não são valores absolutos....são valores médios.....e como tal pode fazer 150km e o carro pedir uma regeneração uma vez que tem o FAP parcialmente obstruido.
                              Pode fazer uma regeneração de 7 minutos num dia e fazer outra noutro dia em 15 minutos.
                              O que controla é a própria centralina do motor, que faz essa gestão.
                              Editado pela última vez por BAOC; 06 September 2017, 06:59.

                              Comentário


                                #16
                                Alguém me indica uma oficina onde possa fazer um diagnóstico do FAP e uma limpeza se for necessário?

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por kazam Ver Post
                                  Confesso que como disse que não e me pareceu de facto uma tentativa de conseguirem uns cobres, nem me interessei de como seria feito. Mas pelo que já li e vi aqui de outra empresa, a limpeza é feita com um liquido próprio (não me perguntem mais pormenores que também não sei), na altura da revisão vou questiona-los por curiosidade.

                                  O preço segundo me indicaram ronda os 100€.

                                  Aquecer na autoestrada é o que ele faz todos os dias, daí a dúvida se realmente devia ser feito ou não
                                  Eu tenho um Toyota Avensis 2.0D, de 2012, que teve que levar uma FAP nova há um mês porque estava avariada e já não tinha reparação, ainda tentaram fazer regenerações mecanicamente mas não tiveram sucesso. Teve que ser substituída por uma nova cujo o preço com o catalisador e MO totalizou 1.400€. Apesar da viatura estar na garantia dos 7 anos da Toyota, a mesma não inclui este componente (a marca sabe bem quais são os componentes críticos no motor e respectiva durabilidade, como tal, esses ficam na parte das exclusões das garantias mais longas!)

                                  Aconselho a perguntares como é feita essa operação, caso seja feita de modo diferente do normal, julgo que devias efectuar essa limpeza porque poderá prolongar-te a vida útil da tua FAP, que em caso de avaria, o valor da sua substituição não deve ser muito da diferente da minha Toyota Avensis.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Fenicio31 Ver Post
                                    Eu tenho um Toyota Avensis 2.0D, de 2012, que teve que levar uma FAP nova há um mês porque estava avariada e já não tinha reparação, ainda tentaram fazer regenerações mecanicamente mas não tiveram sucesso. Teve que ser substituída por uma nova cujo o preço com o catalisador e MO totalizou 1.400€. Apesar da viatura estar na garantia dos 7 anos da Toyota, a mesma não inclui este componente (a marca sabe bem quais são os componentes críticos no motor e respectiva durabilidade, como tal, esses ficam na parte das exclusões das garantias mais longas!)

                                    Aconselho a perguntares como é feita essa operação, caso seja feita de modo diferente do normal, julgo que devias efectuar essa limpeza porque poderá prolongar-te a vida útil da tua FAP, que em caso de avaria, o valor da sua substituição não deve ser muito da diferente da minha Toyota Avensis.
                                    Essa limpeza não é, do ponto de vista prático, diferente de uma regeneração completa. Na minha opinião deve ser feita quando existe uma saturação tal, que a centralina já não consegue fazer o FAP regenerar. No entanto, mesmo depois da limpeza, se o trajecto quotidiano se mantiver, o FAP irá saturar novamente. Que não haja dúvidas em relação a isso. Portanto, a limpeza (em casos de saturação) por si pode resolver uma situação pontual, mas não é uma limpeza preventiva, é sim correctiva. E como disse anteriormente, se o FAP regenera normalmente, não faz sentido uma limpeza preventiva. Pensa assim, para que seres algaliado se vais normalmente trocar a águas às azeitonas?

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                                      #19
                                      Como é que eu sei quando o carro está a fazer a regeneração ? (para não a deixar a meio)
                                      Neste caso num peugeot 407

                                      Comentário

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