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Fumo branco pelo escape - Carro a gasolina

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    Fumo branco pelo escape - Carro a gasolina

    Boa noite malta,

    Há umas semanas o meu carro começou a deitar fumo branco do escape quando o ligo e depois de umas acelerações desaparece tudo e não há mais fumo durante a viagem.
    O fumo aparece de manhã e por vezes quando o carro está parado várias horas durante o dia e o volto a ligar.

    Não existe qualquer luz de aviso no painel, o óleo foi mudado há muito poucos km's, não existe qualquer perda de liquido de refrigeração, o escape não pinga agua, o carro funciona perfeitamente no relantim e não tem qualquer dificuldade em pegar à primeira seja em que altura for.

    O carro é um Ibiza 1.2 de 2010.

    Alguém sabe o que poderá ser ?
    Obrigado desde já

    #2
    Normal

    Comentário


      #3
      Alguma justificação para só o começar a fazer agora ao fim de 140 000 km e a utilização do carro ter sido sempre a mesma?

      Comentário


        #4
        será que só agora reparaste?

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por mok Ver Post
          será que só agora reparaste?
          Não aconteceu antes. E a quantidade de fumo branco que sai é tão grande que teria reparado.

          Comentário


            #6
            pode ser a junta da cabeça queimada.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por mok Ver Post
              pode ser a junta da cabeça queimada.
              Isso não faria o liquido de refrigeração desaparecer a um ritmo elevado?
              Ou melhor ainda ...o mecânico não teria reparado nisso quando fez a mudança do óleo ?
              Esqueci me de mencionar que fiz a mudança do óleo depois deste fumo começar a aparecer.

              É que estou neste momento longe de casa e não queria arriscar mais tendo em conta que já fiz perto de 1000km depois deste fumo aparecer.

              Comentário


                #8
                Não será apenas condensação?

                Comentário


                  #9
                  Vai andando com o carro sem preocupações, se for a junta ele dará algum sinal mais cedo ou mais tarde.

                  Comentário


                    #10
                    se não há problemas de níveis no reservatório de anticongelante, e segundo dizes só ocorre quando está a frio e depois de quente passa, isso é apenas condensação acumulada no escape, normalíssimo...

                    Comentário


                      #11
                      No inverno é normal sair fumo/vapor nos carros a gasolina quando se mete a trabalhar e durante algum tempo.

                      É como o vapor que deitamos pela boca ou quando, naquelas noites geladas, se faz xixi da varanda do segundo andar e aquilo vai a largar uma fumarada enorme até chegar lá abaixo.

                      No verão já não é tão normal o fumo/vapor mas como é só quando colocas a trabalhar pode ser apenas condensação.

                      Com o calor o ar tem bastante humidade. Ao arrefecer durante a noite transforma-se em água dentro do escape e de manhã ao colocar motor trabalhar começa a sair em forma de vapor/fumo.

                      Caso o carro costume ir a determinado mecânico/oficina então parece-me que o ideal seja falares com o mecânico/oficina para ver o que dizem.

                      Comentário


                        #12
                        Algo importante já estás a fazer, que é ir controlando o nível (e aspecto já agora) tanto do óleo como do líquido de refrigeração.

                        Se está tudo sem alteração, não tens grande razão para te preocupares.

                        Uma causa para o fumo podem ser os vedantes de válvulas deteriorados, que deixam passar óleo para a câmara de combustão. Mas o fumo será sempre cinzento/azulado e com algum cheiro mais activo.

                        No teu caso, esse carro faz percursos curtos na maioria das vezes? Se sim, a condensação é mais frequente de acontecer e provoca fumo branco em quantidade .

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por FullThrottle Ver Post
                          É como [...] quando se faz xixi da varanda do segundo andar e aquilo vai a largar uma fumarada enorme até chegar lá abaixo..

                          Comentário


                            #14
                            Obrigado a todos pela ajuda.
                            Acabei por andar o mínimo com o carro até voltar para casa e agora está no mecânico.
                            Quando tiver a resolução trago aqui pois pode ser que ajude mais alguém.

                            Já agora @bernardoR embora o fumo fosse branco tinha um cheiro bastante intenso.
                            Quando cheguei à oficina o mecânico disse logo que tinha quase a certeza que eram esses vedantes das válvulas.

                            E o carro faz viagens algo longas, uma média de 200/300 km por dia.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por darkwolf Ver Post
                              Obrigado a todos pela ajuda.
                              Acabei por andar o mínimo com o carro até voltar para casa e agora está no mecânico.
                              Quando tiver a resolução trago aqui pois pode ser que ajude mais alguém.

                              Já agora @bernardoR embora o fumo fosse branco tinha um cheiro bastante intenso.
                              Quando cheguei à oficina o mecânico disse logo que tinha quase a certeza que eram esses vedantes das válvulas.

                              E o carro faz viagens algo longas, uma média de 200/300 km por dia.
                              Em relação a cheiro intenso. Logo quando se coloca o motor a trabalhar a mistura está mais rica, o relantim fica mais acelerado e é normal ter cheiro a gasolina (principalmente nos dias frios de inverno).

                              Com isto não quer dizer que o cheiro bastante intenso que referes seja apenas da mistura rica quando o motor está frio. Pode estar relacionado com algum problema.

                              Comentário


                                #16
                                As sedes das valvulas são relativamente frageis e dão precisamente esses sintomas.

                                Há bastantes carros desses com problemas semelhantes e demoram muitos anos até chegarem ao ponto em que precisam de trocar.

                                Fazes bem em saber a origem do problema, mas dúvido que seja algo que necessite de atenção urgente.
                                Depois diz o que o mecânico encontrou

                                Comentário

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