Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Falta de confiança com as oficinas .

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Falta de confiança com as oficinas .

    Bem isto é desabafo sobre uma triste historia resumida do que se passou com uma familiar directa, que envolve a seriedade e profissionalismo das 2 oficinas pelas quais o carro passou.

    Começando pelo inicio, o carro em questão é um Corsa C 1.2 que pelo motivo de ter a manutenção um pouco descurada e apresentar indícios de problemas, aconselhei-a que procura-se uma oficina para que fosse indo resolver os problemas.

    Coisa que ela fez, então através de uma pessoa amiga foi-lhe recomendada uma oficina onde começou a fazer as revisões e a resolver alguns problemas para ir a inspecção. Os serviços foram sempre pagos no acto da entrega do carro com direito a factura.

    Como o carro apresentava no interior da tampa das válvulas cheio de borra e tambem perdia alguma água, o mecanico alertou-a que o motor tinha a junta queimada e tinha de ser reparado.
    Ora como é sabido estes carros costumam dar estes problemas, há um tópico onde eblase fala sobre isso.

    https://www.youtube.com/watch?v=9pB_26K_XpU

    Embora ficasse alguma duvida pela nossa parte se a junta estaria realmente queimada por carro não apresentar nenhum problema no trabalhar, a reparação prosseguiu e foi feita.

    O problema veio apartir da entrega do carro, depois de paga a reparação (+/- 650€), quando pega no carro apercebe-se que o motor não estava bem fazia barulho (tac tac) a velocidades maiores.
    Foi lá reclamar, aí o mecanico começou a embrulha-la a dizer que o carro teria outro problema e teria de ser visto. Ou seja não era problema da reparação e seria outra coisa tinha de ser reparado e pago novamente.
    Entre reclamações e desculpas, o mecanico disse que provavelmente o problema do tac tac eram os bronzes e nada tinha a haver com a reparação dele.

    Com isto alem da perda de confiança na oficina e um pouco de falta de educação da parte do mecanico, assunto morreu por ali, o carro era preciso e recorreu novamente a outro conhecido para arranjar outra oficina para que o carro ficasse bom.

    Nova saga... nessa outra oficina explicou o sucedido, queria reparar o carro até pôs a hipótese de outro motor.
    Lá viram o carro e disseram-lhe que em principio a coisa resolvia-se, o problema eram as touches.
    O carro foi reparado (nova factura e pago claro) o senhor da oficina vangloriou-se de lhe ter salvo o carro, aparentemente ficou bom embora ela se tenha queixado duns barulhos estranhos mas que depois passou.

    Com isto passou a fazer aqui as revisoes onde se aproveitaram para meter aquilo que podiam enfiar, tipo convencer a meter pneus, trocar lâmpadas pois uma tinha tonalidade diferente da outra etc.

    Até aqui tudo bem desde que as coisas estivessem bem, mas não, um dia acendeu a luz amarela e ela própria resolveu tentar verificar se algo estaria mal abriu o capot e qual não é o espanto o reservatorio do anticongelante estava seco!

    Disto pede-me ajuda para tentar verificar o que se passa com o carro, bem ao que me pareceu e como não havia fugas evidentes em tubagens o anticongelante estava a sair pelo reservatório devido a pressão elevada que só se notava quando o carro estava bem quente.

    Novamente toca a reclamar junto desta 2ª oficina, onde o responsável rejeitou todas as responsabilidades pois a m*rd@ foi feita na oficina anterior. Embora a cliente tenha frisado que lhe entregou um carro com problemas (não escondeu nada) e para que eles os resolvessem, até porque entretanto o carro já lá foi mais vezes para ser vistoriado por eles para a inspecção e era impossível eles não terem reparado num reservatório vazio.

    Pronto nisto e farta de gastar dinheiro e ficar com o carro naquele estado e apenas poder fazer pequenos trajectos, teve que ponderar uma troca de carro. O hilariante é que quando ia ver um carro para comprar, o carro avaria! Pois não é que a distribuição parte e embrulha o motor! nestas duas reparações a distribuição não foi trocada...

    Bem vou deixar umas fotos do motor para vocês avaliarem, reparem bem no estado dos parafusos com aspecto de não terem sido mexidos quando obrigatoriamente deviam, e o excesso de borra quando supostamente teve 2 reparações, uma reparação em nov-2016 outra em jan-2017, o motor morreu em Junho.





    Isto é o desabafo de quem embora não directamente, se sente enganado por estas oficinas, pelo menos pela falta de profissionalismo.

    #2
    Nem tocaram no carro, apenas limitaram-se a receber o dinheiro.

    É por estas e por outras, que pondero regressar a Portugal para abrir uma pequena oficina por conta própria.

    Comentário


      #3
      Nestas férias vi carros sem termostato, água da torneira, óleo 15w40 cobrado como um 5w40.... e 40€ de MO a hora. Vejo uma fanfarronice de mecânicos que acho uma vergonha.
      Acho que uma oficina que faça tudo by the book, consegue viver bem, ter lucro e ter clientes satisfeitos.


      A uma familiar minha conseguiram apresentar uma factura de 800€(o ano passado) de revisão de um Punto(176) 1.2 16v. Este ano chumbou na inspeção.
      Então para que serviram os 800€? Alguém anda a comer marisco a conta dos outros...

      Comentário


        #4
        Txi, que história...

        É preciso ter-se muito cuidado onde deixamos os nosso carros, e agora ninguém assume a responsabilidade, enfim, assim é fácil fazer negócio à conta dos outros...

        Eu só me pergunto se alguma destas coisas era possível numa oficina multimarca, tipo Norauto, Midas e afins, e como eles reagiriam...

        O mecânico onde deixo o meu carro para as operações mais complexas, conheço há mais de 25 anos, aprendeu mecânica com o pai, sempre foi o mecânico cá da casa, quando o pai já tava cansado da oficina, tratou dos carros do meu pai, e agora cuida dos meus também...

        Meti uma junta da cabeça, e os parafusos foram la postos, não me colocou a distribuição, mas disse-me que ainda estava em bom estado (se bem que se me tivesse perguntado eu tinha dito para meter), e o carro veio impec, e custou 560€ é verdade, mas sei que lá foi metido material, aliás eu vi o material velho lá na oficina.

        Eu pessoalmente acho preferível ir a uma oficina multimarca, se não se conhece nenhum mecânico de confiança...
        Editado pela última vez por neptunus; 23 July 2017, 17:14.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por now Ver Post
          Nem tocaram no carro, apenas limitaram-se a receber o dinheiro.

          É por estas e por outras, que pondero regressar a Portugal para abrir uma pequena oficina por conta própria.
          Na 2ª oficina as touches foram realmente trocadas, isso foi confirmado pelo mecânico da oficina do stand que ficou com o carro agora a forma como foram trocadas é que foi à sapateiro não desmontaram a distribuição daí a causa do motor partir segundo esse mecânico um dos martelos não ficou bem no sitio e deve ter saltado, numa das fotos a árvore de cames ficou com um "lenho".

          Agora quanto à 1ª oficina fica muitas duvidas se realmente a junta foi trocada, na opinião desse mecanico parece que não...

          Mas pronto o carro acabou por ser dado à troca de um semi-novo, a ex-dona devido ás trapalhadas não quer novos aborrecimentos devido ao carro, pois as oficinas vão empurrar uma para a outra.

          Comentário


            #6
            neptunus, epá as oficinas foram recomendas por conhecidos pareciam ser de confiança, se a 1ª era uma oficina pequena já a segunda é maior.
            Logo por cima foi mal servida nas duas.
            As reparações foram quase 1000€ fora pneus e dinheiro gasto em coisas para preparar para as inspecções que acabou por não usufruir.
            Editado pela última vez por joliveira33; 23 July 2017, 17:34.

            Comentário


              #7
              Infelizmente de norte a sul é quase tudo igual.
              Esse motor tinha corrente, mas segundo muitos iluminados as correntes nunca partem, são vitalícias.

              Edit: Aqui um exemplo, a partir dos 20 segundos de uma corrente nova vs uma usada.
              Editado pela última vez por TheUndertaker; 23 July 2017, 18:52.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por now Ver Post
                Alguém anda a comer marisco a conta dos outros...
                Olha os direitos de autor..

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                  Olha os direitos de autor..
                  Olha nem sabia que a frase era tua. Não me metas em tribunal por causa dos direitos de autor. [emoji23][emoji23][emoji23]

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por TheUndertaker Ver Post
                    Infelizmente de norte a sul é quase tudo igual.
                    Esse motor tinha corrente, mas segundo muitos iluminados as correntes nunca partem, são vitalícias.

                    Edit: Aqui um exemplo, a partir dos 20 segundos de uma corrente nova vs uma usada.
                    No manual do carro em questão só recomenda a substituição da corrente de 8 em 8 anos ou 120.000 km se o veículo for conduzido em condições difíceis.
                    Mas o que são condições difíceis?

                    E supostamente a corrente quando está a dar as últimas não faz um certo barulho?

                    Eu tenho um carro com esse motor e pensei em trocar a corrente e o meu mecânico disse-me para estar sossegado e só trocar quando começar a ouvir algum barulho.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Rapaz95 Ver Post
                      No manual do carro em questão só recomenda a substituição da corrente de 8 em 8 anos ou 120.000 km se o veículo for conduzido em condições difíceis.
                      Mas o que são condições difíceis?

                      E supostamente a corrente quando está a dar as últimas não faz um certo barulho?

                      Eu tenho um carro com esse motor e pensei em trocar a corrente e o meu mecânico disse-me para estar sossegado e só trocar quando começar a ouvir algum barulho.
                      Eu tambem tinha essa ideia "é de corrente não se troca" mas lá está afinal existe um tempo/kms para troca. O motor tinha cerca de 200k kms em nenhuma das intervenções foi trocada, mas atenção pelo que parece a corrente partiu porque uma das arvores de cames trancou.

                      Comentário


                        #12
                        Da minha experiência pessoal há dois tipos clássicos de problemas com oficinas: incompetência e desonestidade.

                        Incompetência é muitas vezes por falta de formação, experiência, etc. É até algo natural porque há muita complexidade num carro moderno. Ter alguém que consiga encarar e resolver de tudo é difícil, mas por vezes falta alguma humildade em dizer: "eu disto não percebo, fale com X ou y".

                        Depois a desonestidade é outro clássico, e aqui consegue ter contornos do mais surreal. Conheci uma oficina que fazia a coisa em grande, eram tão aldrabões que ia tudo a eito, juízes e tudo, não tinham "medo" e aldrabavam de forma grandiosa. A base desta desonestidade é sempre a mesma: "o cliente não percebe puto, por isso..."

                        Dito isto, quem tem um mecânico bom e de confiança que o estime e conserve...

                        Comentário


                          #13
                          Se até nas bicicletas e nas notas se trocam correntes porque é que as dos carros são vitalícias?

                          Comentário


                            #14
                            Quando mudei de cidade, foi um problema que me deparei: que mecânico escolher, já que me iria ficar fora de mão continuar a ir ao meu.

                            Pedi referências a várias pessoas, que me disseram várias, sem haver um consenso, que dificultou a escolha.

                            Certo dia, estava a meter pneus no carro, e enquanto esperava que finalizassem, dei uma volta pela oficina, e reparei que faziam trabalhos de mecânica geral.

                            Gostei do atendimento, explicações, mostrarem os pneus antigos, e tudo com factura.

                            Arrisquei uma revisão a um dos carros aí, depois um despiste de um problema, em que o orçamento foi de cerca de 100€, ao contrário dos 600€ da FeuVert.

                            Agora meto lá 2 carros para pneus, revisões e tudo o que surja, e estou extremamente satisfeito.

                            Transmito essa satisfação a quem me pergunta, sem nunca dizer "vai lá, é do melhor". Digo sempre "passa lá, diz o que queres, e pede orçamento, depois decide".
                            O que é certo que já têm mais 2 clientes assim.

                            Como disseram acima "uma oficina que faça tudo by the book, consegue viver bem, ter lucro e ter clientes satisfeitos", só que há malta que parece que prefere os que fazem as coisas por baixo da mesa, com livro de calotes para irem pagando aos poucos, mas quando corre mal queixam-se (atenção, não estou a dizer que seja o caso o OP).

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Vocsa Ver Post
                              Dito isto, quem tem um mecânico bom e de confiança que o estime e conserve...
                              Sem tirar nem por. E, da parte que me toca, sei que há mais baratos que o meu, mas como pertence a este grupo, não o troco por meia dúzia de tostões.

                              Comentário


                                #16
                                devia existir um código deontológico para os mecânicos

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Eletrico Ver Post
                                  Se até nas bicicletas e nas notas se trocam correntes porque é que as dos carros são vitalícias?
                                  O que acontece com as correntes de distribuição é que ganham folgas ao fim de muitas horas de trabalho, como é lógico, mas por isso é que lá estão os tensores, não é a mesma coisa que uma bicicleta.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por PEDROM Ver Post
                                    O que acontece com as correntes de distribuição é que ganham folgas ao fim de muitas horas de trabalho, como é lógico, mas por isso é que lá estão os tensores, não é a mesma coisa que uma bicicleta.
                                    Claro que sim, nem disse o contrário. Os tensores estão lá, é certo, minimizam o resgate mas nenhum material é vitalício, muito menos correntes, compostas por centenas de componentes

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por ZylmhuinVII Ver Post
                                      .... Como disseram acima "uma oficina que faça tudo by the book, consegue viver bem, ter lucro e ter clientes satisfeitos", só que há malta que parece que prefere os que fazem as coisas por baixo da mesa, com livro de calotes para irem pagando aos poucos, mas quando corre mal queixam-se (atenção, não estou a dizer que seja o caso o OP).
                                      O problema é que trata-se mesmo de oficinas com facturas passadas, uma das quais com cerca de 10 funcionários.
                                      Quanto à corrente em qualquer das oficinas devia ter sido trocada. Mas neste caso em nada adiantava pois partiu derivado a uma das árvores de cames encravar.

                                      Comentário


                                        #20
                                        De facto é quase uma tarefa impossível encontrar um mecânico/oficina 100% honesta, quase todos caiem na tentação de cobrar por alguma coisa que não foi feita ou fazer um trabalho á pressa. Ainda há dias no mecânico que considerava de confiança, com a pressa me diz que tinha sido trocado o óleo dos travões e depois fui ver pela cor e com a caneta de humidade e continuava lá o mesmo.

                                        Mas não se pense que é algo exclusivo dos mecânicos, eu trabalhando na área da saúde, infelizmente vejo situações semelhantes todos os dias, o problema é que é com a nossa saúde em vez de ser um automovel.

                                        Vivemos numa sociedade que infelizmente é cada vez mais dificil encontrar alguem que faça as coisas com gosto e dedicado ao que faz, daí dar muito valor a pessoas como o eblase e outros que em vez de quererem ganhar tudo de uma vez, optão por um serviço de qualidade que mais tarde se vai refletir numa manutenção dos próprios clientes.
                                        Acredito que essas pessoas/oficinas de sapateiros estarão condenados mais cedo ou mais tarde...

                                        Comentário


                                          #21
                                          Ainda há gente séria. É questão de se procurar.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por leocris Ver Post
                                            Acredito que essas pessoas/oficinas de sapateiros estarão condenados mais cedo ou mais tarde...
                                            Duvido desta tua afirmação, pois há dias zanguei-me com uma pessoa cuja amizade era de mais de 25 anos, pois não aguentou com a verdade sobre um determinado assunto, pois somos um povo amorfo (salvo raras exceções).

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por blu Ver Post
                                              Duvido desta tua afirmação, pois há dias zanguei-me com uma pessoa cuja amizade era de mais de 25 anos, pois não aguentou com a verdade sobre um determinado assunto, pois somos um povo amorfo (salvo raras exceções).
                                              O facto de eu a aconselhar a procurar uma oficina e não um mecanico de esquina foi devido a uma situação identica que se passou comigo próprio, paguei uma reparação de cerca de 1250€ a um mecanico que tinha como amigo, as coisa não correu bem e como já tinha o dinheiro na mão nem quiz saber mais sobre o assunto, apartir daí acabou-se a confiança.
                                              Cá na familia não temos muita sorte com os mecanicos, apartir desse momento disse para mim mesmo, se é para fazer m*rd@ então faço eu mesmo e até consigo fazer melhor.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Vocsa Ver Post
                                                Dito isto, quem tem um mecânico bom e de confiança que o estime e conserve...
                                                Disseste tudo, aliás o meu mecânico, aprendeu com o pai que já por sua vez era o mecânico do meu pai.

                                                Eu ainda me lembro miúdo do velhote, muito sério, mas claro, com algumas dificuldades em coisas mais electronicas.

                                                Nisto o filho que aprendeu a mecânica pura e dura com o pai, foi aprender e estudar para evoluir, tirou uma série de cursos e trouxe a primeira máquina de diagnóstico MultiMarca do Distrito, aquilo detectava tudo, e temos a falar no inicio dos anos 90, ainda hoje lá tem, mas alguns sensores avariaram e acaba por estar na oficina a ganhar pó.

                                                Ele diz que a empresa italiana que lhe vendeu a máquina já faliu, e que agora peças para ela só nos EUA, mas não enviam para fora do país.

                                                Ele há 30 anos que trata dos carros cá de casa, e os carros nunca apearam por problemas derivado das suas intervenções.

                                                Aliás tive mais problemas com os electricistas auto (arranjam uma coisa e estragam outra) que com ele...

                                                E ganha dinheiro naturalmente, e regateio bastante o preço, e consigo bons descontos por ser da casa, facilmente iguala preços de oficinas multimarcas (paguei mais 2€ por um par de amortecedores frontais Sachs em relação à Norauto), para quê arriscar?

                                                Não vou lá para mudar o óleo, ou trocar discos e pastilhas, mas quando é algo mais complexo, sempre que precisei, 5*

                                                Originalmente Colocado por nathaniel Ver Post
                                                devia existir um código deontológico para os mecânicos
                                                Ou carteira profissional, tipo terem de fazer formações e acções de formação e avaliação em contexto de trabalho, tipo serem credenciados, podia ajudar, digo eu...

                                                Originalmente Colocado por joliveira33 Ver Post
                                                O facto de eu a aconselhar a procurar uma oficina e não um mecanico de esquina foi devido a uma situação identica que se passou comigo próprio, paguei uma reparação de cerca de 1250€ a um mecanico que tinha como amigo, as coisa não correu bem e como já tinha o dinheiro na mão nem quiz saber mais sobre o assunto, apartir daí acabou-se a confiança.
                                                Cá na familia não temos muita sorte com os mecanicos, apartir desse momento disse para mim mesmo, se é para fazer m*rd@ então faço eu mesmo e até consigo fazer melhor.
                                                Isso é tipo uma PPP, os lucros ficam no mecânico e os prejuízos para ti

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Sei bem o que sofri com mecânicos em casa. A minha avó tinha um punto MKII e estava sempre a por em mecânicos duvidosos. Resultado? Carro sempre avariado. Tanto lhe lixei a cabeça que meteu o carro num mecânico decente. Resultado? Os problemas desapareceram todos, o carro vai com mais de 200k km e neste momento é meter gasolina, fazer revisões e andar.

                                                  Ainda me lembro quando lhe meteram pneus dos chinos (daqueles tascas) por 50 paus o pneu e o carro derrapava em chuva... Bastou mudar para uns Dunlop de 35 euros que o problema se resolveu.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Eu ando á procura de algum mecânico/oficina em Faro competente, se alguém for da zona e conhecer que diga.

                                                    obrigado

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Devíamos era criar um app ou um site como o tripadvisor para os restaurantes... mas com avaliações das oficinas...

                                                      Muito mais eficaz que qualquer livro de reclamações ou afins.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por leocris Ver Post
                                                        Acredito que essas pessoas/oficinas de sapateiros estarão condenados mais cedo ou mais tarde...
                                                        Eu não acredito que estejam condenados. Acredito sim que tenham uma diminuição na facturação. No entanto o vamos assistir é a uma proliferação de pequenas oficinas(com 1 ou 2 mecânicos) que seguem as coisas by the book, tipo @eblase ou outros, fornecidas por lojas online(portuguesas ou estrangeiras) para garantir o preço mais baixo ao cliente mas com qualidade. Vai ser está qualidade e atenção que vai tirar clientes as grandes oficinas.

                                                        Muitas destas pequenas oficinas que vão aparecer, nem serão de mecânicos de profissão, mas sim de autodidatas que costumavam trabalhar nos seus carros e de amigos/conhecidos.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          eu neste momento não confio em NENHUMA oficina/mecânico.

                                                          o meu carro não põe lá os pés há 2 anos a não ser para trocar pneus.


                                                          é um misto de incompetência / desinteresse em fazer bem (falta de gosto no trabalho) / excesso de trabalho / burlas / aproveitamento do desconhecimento do cliente (quando apanham algum que sabe vêm com a desculpa que não se pode acreditar no que se vê na net) / falta de concorrência.

                                                          e cada vez que penso que vou ter de levar o carro a um mecânico para trocar a embraiagem mais tarde ou mais cedo fico doente.
                                                          Editado pela última vez por mok; 25 July 2017, 17:54.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Vocsa Ver Post
                                                            Devíamos era criar um app ou um site como o tripadvisor para os restaurantes... mas com avaliações das oficinas...

                                                            Muito mais eficaz que qualquer livro de reclamações ou afins.
                                                            Voto nisso, tipo autoadvisor, algo que poderia ser extensível a stands auto, lojas de peças, etc...

                                                            Originalmente Colocado por now Ver Post
                                                            Eu não acredito que estejam condenados. Acredito sim que tenham uma diminuição na facturação. No entanto o vamos assistir é a uma proliferação de pequenas oficinas(com 1 ou 2 mecânicos) que seguem as coisas by the book, tipo @eblase ou outros, fornecidas por lojas online(portuguesas ou estrangeiras) para garantir o preço mais baixo ao cliente mas com qualidade. Vai ser está qualidade e atenção que vai tirar clientes as grandes oficinas.

                                                            Muitas destas pequenas oficinas que vão aparecer, nem serão de mecânicos de profissão, mas sim de autodidatas que costumavam trabalhar nos seus carros e de amigos/conhecidos.
                                                            Eu também acredito nisso, mais garagens de bairro, que tem realmente gosto no que fazem, e que o fazem segundo mandam as regras do trabalho, muitas vezes aprendendo sozinhos ou vendo no terreno como se faz, e essa experiência pessoal não existe curso que consiga reproduzir.

                                                            Obviamente nunca terão capacidade para a atender 20 clientes por dia, mas os que tem, sabem que são fiéis devido à qualidade do seu trabalho.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X