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Trocar vedantes das valvulas sem tirar a cabeça

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    Trocar vedantes das valvulas sem tirar a cabeça

    Olá a todos.

    Sei que lá por fora já se faz há muito tempo !

    E por cá alguém já fez ?

    Como gosto muito de mecânica , gostaria de debater este tema.

    Avancem

    #2
    Isso depende do motor pois creio que num motor fire da Fiat não dê. Mas por exemplo no motor do meu Astra quando o pistão está em cima a folga que fica entre valvula e pistão é muito pouca praticamente a altura da junta ou menos, o que dá manobra para conseguir comprimir a mola e tirar o freio.
    Agora nem todos os motores são assim e tambem é preciso saber quando o pistão está em cima.

    Comentário


      #3
      isso varia de motor para motor, tem de se ter ferramenta especifica para tal, e saber o que se está a fazer, se não o motor fica a funcionar mal, logo não é algo para mexanicos ou curiosos em mecânica...

      fiz isso á muitos anos num corsa A, mas a mecânica era simples, nada haver com a dos carros actuais, num actual nem me meto nisso, entrego a oficina para fazer este tipo de intervenções...

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por toze1 Ver Post
        Olá a todos.

        Sei que lá por fora já se faz há muito tempo !

        E por cá alguém já fez ?

        Como gosto muito de mecânica , gostaria de debater este tema.

        Avancem
        Sim já fiz. Mas o resto do motor por vezes não se aproveita..

        Comentário


          #5
          Muitas vezes existe a duvida se a perda de oleo é nos vedantes ou nos segmentos, ora tira a cabeça só por isso... , por isso acho ser uma boa solução.

          A ferramenta custa 10 € e o PMS não é de todo necessario, usa-se o ar comprimido para não deixar cair a valvula.

          Não entendo é a diferença entre um moderno e antigo , em que é que difere ? Desculpem a ignorancia

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por eblase Ver Post
            Sim já fiz. Mas o resto do motor por vezes não se aproveita..
            Como assim , podes desenvolver ?

            Não é comum serem os vedantes a ceder 1º ?

            Comentário


              #7
              È que acho o processo tão simples ...

              Claro que exige calma e concentração , mas basicamente é :

              Depois de ter acesso ás valvulas , é pôr a mangueira do ar no local da vela

              Com a a ferramenta (do tamanho de um Saca ) comprimir a mola

              Com um íman tirar o freio

              Trocar o vedante e voltar a montar.

              Repetir 16 vezes~

              Escapa-me alguma coisa ?

              Comentário


                #8
                Para os interessados

                O link da ferramenta , há de varios tipos, mas acho esta a melhor e mais barata

                https://www.ebay.es/itm/Universal-En...53.m1438.l2649

                Comentário


                  #9
                  Já sabes a teoria toda. Não deixes é cair a válvula

                  Se os vedantes já estão KO, imagina os segmentos colados. Fiz este processo na famosa Spaceship para ver se salvava o motor e não havia nada a fazer. Os segmentos pareciam folhas de papel

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                    Já sabes a teoria toda. Não deixes é cair a válvula

                    Se os vedantes já estão KO, imagina os segmentos colados. Fiz este processo na famosa Spaceship para ver se salvava o motor e não havia nada a fazer. Os segmentos pareciam folhas de papel
                    então eblase para que é o a mangueira do ar ? Para a vela não cair e por segurança PMS , tou certo ou tou errado

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por toze1 Ver Post
                      então eblase para que é o a mangueira do ar ? Para a vela não cair e por segurança PMS , tou certo ou tou errado
                      Exactamente. Essa ferramenta pode não dar para todas as cabeças visto que não tem onde agarrar. Mas como o tuga é desenrascado, deves dar a volta se necessário

                      Comentário


                        #12
                        O que falta para aí são ferramentas, até com uma chave de bocas se faz uma ferramenta.

                        Eu acho é o tuga complicado

                        Por ex nos renaults que sei que dominas , dizem que os segmentos duram em media 500 000, mas os vedantes vão cedendo, porquê tirar a cabeça ?

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por toze1 Ver Post
                          O que falta para aí são ferramentas, até com uma chave de bocas se faz uma ferramenta.

                          Eu acho é o tuga complicado

                          Por ex nos renaults que sei que dominas , dizem que os segmentos duram em media 500 000, mas os vedantes vão cedendo, porquê tirar a cabeça ?
                          Porque a junta apodrece

                          Comentário


                            #14
                            Tou tramado contigo ...

                            Pronto rendo-me

                            Comentário


                              #15
                              Se é para mexer porque não fazer como deve de ser e não há sapateiro? Mas isso sou eu...

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Eletrico Ver Post
                                Se é para mexer porque não fazer como deve de ser e não há sapateiro? Mas isso sou eu...
                                Desde que não fique ano e meio à espera do mexanico.....

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                                  Desde que não fique ano e meio à espera do mexanico.....
                                  Ano e meio não digo mas um anito talvez... Foram 11 meses

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Eletrico Ver Post
                                    Se é para mexer porque não fazer como deve de ser e não há sapateiro? Mas isso sou eu...
                                    Bom , espero que não queiram misturar alhos com bogalhos.

                                    Existe um publico alvo muito grande que não tem 600 € para descarbonizar e reparar uma cabeça , nem muito menos 2 ou 3 mil euros para reparar um motor .

                                    Mas pode ter 200 € para trocar os vedantes e poupar muito em oleo e poluição , ainda ontem tive de ultrapassar um sem eu ter pressa nenhuma , só por não conseguir ir atrás dele de tanto cheiro a oleo.

                                    São operações diferentes , assim como a troca das capas de bielas prematuramente.

                                    A ideia aqui é sermos construtivos , pode-se ou não se pode ? esta é a questão, claro que não é reparar um motor, isso sabemos todos.

                                    Quantos milhares de carros perdem oleo e compresão pelos ditos orings

                                    Comentário


                                      #19
                                      Para completar , acho a operação muito barata em troca do que pode dar , só isso |

                                      Comentário


                                        #20
                                        Se juntares mais alguma coisa para material trocas a junta que certamente estará nas últimas na não ser que a tenham trocado mas os vedantes ficaram os antigos. O que não faz sentido, diga-se.

                                        Não compensa o gasto com o POSSÍVEL ganho mas cada um manda na sua carteira.

                                        Além de que a maior parte que vai a comer o óleo pelo caminho tem problemas piores que os vedantes.

                                        A

                                        Comentário


                                          #21
                                          ?????
                                          Ciber não percebi nada , lês-te tudo ?

                                          Se mudar a junta o topico não faz sentido !

                                          Comentário


                                            #22
                                            Tu é que não queres perceber.

                                            Não compensa o risco de trocar só os vedantes face ao trabalho que se vai pagar. Além de que os vedantes para estarem nesse estado, como estará o resto do motor? Pois, pormenores que escapam aos "espertos".
                                            Lá fora e cá dentro faz-se isso mas pouca gente o faz porque............não compensa.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Ok , opiniões, do outro lado de um trabalho, vai sempre haver alguem contra...até que se torne corriqueiro e aceitavel.

                                              Se se trocam orings da cambota, não entendo tanta aversão.

                                              Pois eu , se tiver algum carro com admissão limpa, oleo limpo, agua limpa e sem sinais de qualquer passagem pela junta e que apenas gaste oleo, não terei qualquer complexo de trocar apenas os orings das valvulas na minha garagem.

                                              São apenas alguas horas, poucas e o preço dos vedantes, que também são baratos.

                                              Mas isto sou eu que sou burro, embora haja por aí mais uns quantos por esse mundo fora.


                                              Por mim está o assunto está encerrado

                                              Comentário


                                                #24
                                                Ah , sem qualquer tipo de azedume, aceito completamente as vossas ideias , independentemente de concordar ou não .

                                                Fiquem bem

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Se tens em ideia trocar, penso ser perfeitamente possível até porque nem é muito dispendioso compensa perfeitamente o risco.
                                                  Mas agora uma coisa eu te recomendo deixa sempre o pistão lá em cima porque se acidentalmente deixas cair uma válvula, podes encomendar os segmentos para completar o serviço.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Claro , claro, por eu disse que requer calma e concentração, mas nada mais do que isso.

                                                    Por acaso tenho pena de não ter um carro velhote...

                                                    Obrigado pela recomendação

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Mas ao menos tens alguma experiência em mecânica olha que desarmar uma valvula sem ferramenta indicada e sem o já ter feito não é pera doce então voltar a por no sitio nessas condições ainda é pior.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        joliveira33 eu não vou fazer nada , felizmente não preciso.

                                                        Apenas a leitura de um artigo me suscitou o tema e como tinha ideia de que por cá não se faz muito, decidi saber a vossa opinião.

                                                        Quando o tiver que fazer , se reunir as condições desejaveis não hesitarei, sim adoro mecanica, mas não sou nenhum pro, gosto muito de aprender e de fazer tudo o que tenho condições para fazer, o brio é outro qundo fazes para ti.

                                                        Mais uma vez obrigado

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por joliveira33 Ver Post
                                                          Mas ao menos tens alguma experiência em mecânica olha que desarmar uma valvula sem ferramenta indicada e sem o já ter feito não é pera doce então voltar a por no sitio nessas condições ainda é pior.
                                                          Já há ferramentas para isso , em cima deixei um link, vê pode - te interessar

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Pois, é por isso mesmo que falo, isso indicado em cima por exemplo para o motor do meu Astra não tem aplicação nenhuma não consegues desarmar uma válvula com isso e noutros motores é igual...

                                                            Comentário

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