Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Como Instalar um conta-rotações?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Como Instalar um conta-rotações?

    Como o faço?
    Onde o ligo?
    Como sei o conta-rotações adequado, sabendo que não existe nehuma versão c/ conta-rotações para este modelo?

    Desde já os meus agradecimentos.

    #2
    Se puseres aqui a Marca e modelo, dava uma grande ajuda, poiz aqui ninguem é Bruxo...


    1 Abraço da Serra da Estrelaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

    Comentário


      #3
      pode ser mt fácil ou mt dificil
      se o teu carro em outra versão ter o dito conta-rotações, como acontecia nos clios, penso, era só trocar o quadrante por um que tenha
      caso contrário tens q instalar uma "bicha" para ligar ao conta-rotações, axo q n vale o trabalho

      Comentário


        #4
        O carro é um Nissan Micra K10 e como disse em em cima não existiu nenhuma versão que disponibilizava conta-rotaçoes de origem.
        Ñão quero um conta-rotações embutido no quadrante. Ele ficaria acente algures no pilar A esquerdo.
        O meu problema é onde ligo a bixa do conta-rotações.

        Comentário


          #5
          O conta-rotações na tem bicha. Vai a um electricista e perguntas como é!!!
          Acho que se liga ao alternador.

          1 Abraço da Serra da Estrelaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

          Comentário


            #6
            Ligação ao alternador.

            Um Autometer, não vai?

            Comentário


              #7
              hey... o conta rotaçoes n tem bixa... é atraves da corrente que ele te diz as rotaçoes do motor. O funcionamento ao certo nao te sei dizer. Mas que nao tem bixa nao tem O meu mini por exemplo ja tem conta-rotaçoes e no entanto tu ves que é um "manometro" sem nada ligado a nivel de cabos ou algo do genero. É mm funcionamento electrico.

              Cumps

              Comentário


                #8
                pá desculpem lá, n sabia, nas motas era uma bicha...lol pensei q fosse o mesmo nos carros, pelo menos nos mais antigos.
                As minhas desculpas

                Abraços

                Comentário


                  #9
                  Obrigado a todos pelas respostas.
                  Também tinha ideia que era eléctrico e que se ligava ao alternador.
                  Mas fiquei com uma dúvida. Como sei qual o conta-rpm indicado para o meu motor?

                  Comentário


                    #10
                    citação:Originalmente colocada por rui_cruz

                    Ligação ao alternador.

                    Um Autometer, não vai?
                    Mas que beleza![B)]
                    isso é material para quanto?;)

                    Comentário


                      #11
                      citação:Originalmente colocada por Mad Dragon

                      Obrigado a todos pelas respostas.
                      Também tinha ideia que era eléctrico e que se ligava ao alternador.
                      Mas fiquei com uma dúvida. Como sei qual o conta-rpm indicado para o meu motor?
                      Se fores a uma loja comprar o "conta-tours" pedes um para motor a gasolina de 4 cilindros e já vem calibrado. Existem uns mais caros que permitem "ler" as rpm's de motores com 4 e 6 cilindros. No diesel o conta é ligado ao alternador, nos zagolinas liga no sistema de ignição na parte de baixa tensão, nos sistemas antigos ligava-se ao primário da bobina de ignição e nos sistemas modernos de ignição transistorizada/electrónica normalmente os carros têm uma ficha na bobina ou no circuito electrico da mesma para fazer a leitura directa da rotação em caso de necessidade de manutenção.
                      Pergunta a um electricista-auto que os sistemas são todos parecidos.

                      Cumps
                      Mário

                      Comentário


                        #12
                        citação:Originalmente colocada por yznogud

                        citação:Originalmente colocada por Mad Dragon

                        Obrigado a todos pelas respostas.
                        Também tinha ideia que era eléctrico e que se ligava ao alternador.
                        Mas fiquei com uma dúvida. Como sei qual o conta-rpm indicado para o meu motor?
                        Se fores a uma loja comprar o "conta-tours" pedes um para motor a gasolina de 4 cilindros e já vem calibrado. Existem uns mais caros que permitem "ler" as rpm's de motores com 4 e 6 cilindros. No diesel o conta é ligado ao alternador, nos zagolinas liga no sistema de ignição na parte de baixa tensão, nos sistemas antigos ligava-se ao primário da bobina de ignição e nos sistemas modernos de ignição transistorizada/electrónica normalmente os carros têm uma ficha na bobina ou no circuito electrico da mesma para fazer a leitura directa da rotação em caso de necessidade de manutenção.
                        Pergunta a um electricista-auto que os sistemas são todos parecidos.

                        Cumps
                        Mário
                        Mas como é que o lojista sabe onde começa o red-line do motor do meu carro?

                        Comentário


                          #13
                          Boas tenho a mesma duvida so que no meu caso o carro é 1 polo a gasolina...
                          Este foi o meu primeiro carro e o k me passou o vicio dos G`s...
                          Queria lhe por 1 conta rotaçoes que ja tenho ca e era de 1 golf 3...
                          Mas nao faço a minima ideia como o fazer sera que me podem dar 1 ajuda?
                          Tipo pondo fotos ou algum link...sei la alguma coisa que me "desem*rde"...loool
                          Nao sei se tou a fazer a coisa certa em aproveitar este post ou entao abrir 1 novo...mas s tiver errado os experts k m digam
                          Obg cumps

                          Comentário


                            #14
                            citação:Originalmente colocada por Mad Dragon

                            citação:Originalmente colocada por yznogud

                            citação:Originalmente colocada por Mad Dragon

                            Obrigado a todos pelas respostas.
                            Também tinha ideia que era eléctrico e que se ligava ao alternador.
                            Mas fiquei com uma dúvida. Como sei qual o conta-rpm indicado para o meu motor?
                            Se fores a uma loja comprar o "conta-tours" pedes um para motor a gasolina de 4 cilindros e já vem calibrado. Existem uns mais caros que permitem "ler" as rpm's de motores com 4 e 6 cilindros. No diesel o conta é ligado ao alternador, nos zagolinas liga no sistema de ignição na parte de baixa tensão, nos sistemas antigos ligava-se ao primário da bobina de ignição e nos sistemas modernos de ignição transistorizada/electrónica normalmente os carros têm uma ficha na bobina ou no circuito electrico da mesma para fazer a leitura directa da rotação em caso de necessidade de manutenção.
                            Pergunta a um electricista-auto que os sistemas são todos parecidos.

                            Cumps
                            Mário
                            Mas como é que o lojista sabe onde começa o red-line do motor do meu carro?
                            Eu presumo k o teu carro seja a carburador, certo? Visto ke não tem conta rotações. Ok Pois nesse caso não te preocupes com o lojista saber o red-line do teu motor, porke o teu motor não tem red-line.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Hreborn Ver Post
                              Eu presumo k o teu carro seja a carburador, certo? Visto ke não tem conta rotações. Ok Pois nesse caso não te preocupes com o lojista saber o red-line do teu motor, porke o teu motor não tem red-line.
                              COmo pode ser possível?

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Mad Dragon Ver Post
                                COmo pode ser possível?
                                oq ue ele quer dizer é que não tem corte....só pode

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por caz Ver Post
                                  oq ue ele quer dizer é que não tem corte....só pode
                                  Ah, isso não tem.
                                  Agora não ter redline é impossível.
                                  Ja´agora, alguém fornece uma descrição mais detalhada sobre oque tenho que fazer?
                                  È que isto de ligar ao alternador e não dizer mais coisas fico na mesma...

                                  Comentário


                                    #18
                                    O redline tu inventas.

                                    Vê quando é a potência máxima do bicho, e mete o redline umas 500rpm acima, como referência.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Nitrofurano Ver Post
                                      O redline tu inventas.

                                      Vê quando é a potência máxima do bicho, e mete o redline umas 500rpm acima, como referência.

                                      Inventar qualquer um inventa.
                                      Queria ao certo o valor, mas já voi que aqui não o vou saber.
                                      Queria era mesmo a descrição da instalação de um rpm.
                                      Mas estou a ver que tenho que ir pessoalmente a um electricista..

                                      Comentário


                                        #20
                                        Sim, mas "inventas" com aquele padrão que eu disse, porque normalmente é +- assim que acontece.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Se o micra não tem conta rotação é pk nao faz falta.

                                          O conta rotações é mto importante em certo tipo de veiculo como os pesados... no entanto para certos carrinhos de baixa cilindrada não faz falta nenhuma.

                                          Alias o meu carro tb nao tem conta rotação mas eu como já tenho experiencia sei a rotação do motor só de ouvido

                                          Comentário


                                            #22
                                            Eu acabei de montar um painel com conta-rotações no Tipo .


                                            Não trazia. Comprei um painel no ebay de um que tinha .



                                            O sinal para o conta-rotações não se vai buscar ao alternador...


                                            No caso do Tipo existe um fio que sai da bobine de alta tensão que dá os impulsos necessários para o conta-rotações .


                                            Eu descobri-o porque tenho a RTA do FIAT Tipo...



                                            Tenta achar um manual tecnico sobre o carro, e procura por lá, pode ser que te safes...

                                            Comentário


                                              #23
                                              Assim a grosso modo ... e pelo que já fiz com uma pessoa amiga.


                                              O Conta Rotações deve ser indicado para motores a gasolina - escala até 7000rpm - se for para motores a gasolina é ligado à bobine de ignição, ao modulo de ignição - ou centralina nos modelos mais recentes - se fôr um Diesel tem que ser um específico para motores diesel, com um escala mais reduzida - até 5000~5500 - por vezes adaptam-se os conta rotações dos barcos, (diesel evidentemente), a escala vai até 4000 ou 5500 rotações.

                                              Normalmente são ligados ao terminal W dos alternadores (ou na bobine), quando os alternadores não têm esse terminal, tem que se desmontar o alternador abrir e ligar um fio na placa de diodos (por vezes é complicado e tem de se recorrer ao electricista auto ou a uma empresa que repara os alternadores), antes da rectificação da tensão/corrente, depois de tudo ligado, tem de se acertar/calibrar o conta-rotações para que ele trabalhe certo e marque as rotações correctas. Para tal usa-se uma pistola de colocação o motor a ponto, e fica correctamente calibrado.

                                              Há outras formas, montar um sensor na cambota do motor, no volante do motor , etc, mas para este tipo de montagens são mais elaboradas, e o sensor para trabalhar bem tem que ter um conta-rotações dedicado (especifico).


                                              Comentário


                                                #24
                                                Normalmente são ligados ao terminal W dos alternadores (ou na bobine), quando os alternadores não têm esse terminal, tem que se desmontar o alternador abrir e ligar um fio na placa de diodos
                                                Explica lá essa...

                                                O que é o terminal W?

                                                Mas como é que o alternador fornece impulsos para o conta-rotações?

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Baiones Ver Post
                                                  Explica lá essa...

                                                  O que é o terminal W?

                                                  Mas como é que o alternador fornece impulsos para o conta-rotações?


                                                  Nos mais recentes como o Corsa TD tem precisamente esse terminal, e é de lá que sai a ligação para o Conta Rotações.


                                                  Onde também se costuma ligar é no platinado/distribuidor.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Nephilim Ver Post
                                                    Se o micra não tem conta rotação é pk nao faz falta.

                                                    O conta rotações é mto importante em certo tipo de veiculo como os pesados... no entanto para certos carrinhos de baixa cilindrada não faz falta nenhuma.

                                                    Alias o meu carro tb nao tem conta rotação mas eu como já tenho experiencia sei a rotação do motor só de ouvido
                                                    Bom, fazer falta não faz, mas gosto de ter um rpm porque quando puxo por ele nunca sei em que regime estou, e aquele carro é complicado de adivinhar a rotação a ouvido dado que ele já em muito baixas rotações já está a berrar.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Excalibur Ver Post
                                                      Assim a grosso modo ... e pelo que já fiz com uma pessoa amiga.


                                                      O Conta Rotações deve ser indicado para motores a gasolina - escala até 7000rpm - se for para motores a gasolina é ligado à bobine de ignição, ao modulo de ignição - ou centralina nos modelos mais recentes - se fôr um Diesel tem que ser um específico para motores diesel, com um escala mais reduzida - até 5000~5500 - por vezes adaptam-se os conta rotações dos barcos, (diesel evidentemente), a escala vai até 4000 ou 5500 rotações.

                                                      Normalmente são ligados ao terminal W dos alternadores (ou na bobine), quando os alternadores não têm esse terminal, tem que se desmontar o alternador abrir e ligar um fio na placa de diodos (por vezes é complicado e tem de se recorrer ao electricista auto ou a uma empresa que repara os alternadores), antes da rectificação da tensão/corrente, depois de tudo ligado, tem de se acertar/calibrar o conta-rotações para que ele trabalhe certo e marque as rotações correctas. Para tal usa-se uma pistola de colocação o motor a ponto, e fica correctamente calibrado.

                                                      Há outras formas, montar um sensor na cambota do motor, no volante do motor , etc, mas para este tipo de montagens são mais elaboradas, e o sensor para trabalhar bem tem que ter um conta-rotações dedicado (especifico).


                                                      Eu vi essa descrição num site por acaso.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Agora a dúvida é: um carro que nunca teve rpm, nem existem versões que o tenham, pode ser instalado um rpm?

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Mad Dragon Ver Post
                                                          Agora a dúvida é: um carro que nunca teve rpm, nem existem versões que o tenham, pode ser instalado um rpm?


                                                          Pode.

                                                          Procura o esquema eléctrico do carro e o esquema de montagem do Conta Rotações, depois é só seguir as indicações.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Excalibur Ver Post
                                                            Pode.

                                                            Procura o esquema eléctrico do carro e o esquema de montagem do Conta Rotações, depois é só seguir as indicações.

                                                            Complicado...
                                                            Nem o manual consigo encontrar na net (claro, também o podia comprar no eBay, mas...)

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X