Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Parafuso calcinado

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Parafuso calcinado

    Boas pessoal,

    Estou a trocar os amortecedores do carro da minha namorada (para quem não sabe um Punto 188 HLX)

    Consegui trocar o traseiro direito (com alguma pachorra, força e wd-40 para os parafusos, mais saíram).
    Agora quando cheguei ao traseiro esquerdo, consegui tirar o de cima, mas o de baixo estive 4 horas de volta dele, com muito wd-40, e força (demasiada até) e aquilo não sai nem por nada.

    Neste momento já estou por tudo, só o vou atacar no próximo f-d-s, até lá, já pedi a uma pessoa para todos os dias borrar wd-40, contudo, já tendo até moído um pouco a cabeça, já não estou com muita fé.

    Que alternativa tenho eu? Não me importo de perder o parafuso, vou à Fiat e perco o amor a 5-10€ por um igual, neste momento só o quero tirar de lá sem estragar mais nada.

    O meu pai falou em utilizar o berbequim para fazer um pequeno furo e aliviar a pressão, isto funciona? E também mencionou cortar a cabeça com uma rebarbadora, ora esta ainda me fez menos sentido, depois de cortar a cabeça como sai o parafuso?



    Preciso mesmo de alguma ajuda nisto malta , um grande abraço desde já!

    #2
    Olha tens mais ou menos noção como sairam os outros parafusos tipo...

    - Estavam presos sobre pressão, mas depois de desapertar um pouco ficaram soltos e sairam bem...
    neste caso acho acho que se cortares a cabeça do parafuso e assim conseguires tirar o amortecedores, depois com uma chve de canos pequena ou alicate de pressão consegues tirar o parafuso.

    - Estavam presos e depois sempre custaram a sair...
    bem assim só cortando a cabeça do parafuso e retirar o amortecedor (supondo que dá) depois o melhor é soldar uma porca para ajudar a desapertar o parafuso.

    Depois é comprar um parafuso novo.


    Mete uma foto para a malta mandar uns bitaites
    Editado pela última vez por joliveira33; 04 March 2018, 21:38.

    Comentário


      #3
      Assumindo que já tentaste a técnica do apertar/desapertar e a técnica de aumentar o binário da chave, colocando um tubo para aumentar a força, há a técnica do aquecimento das peças (aqueces o suporte e podes conseguir uma folga ligeira no parafuso).

      Mas em princípio WD40 durante uma horitas consegue milagres.

      Em casos mais brutos há uma ferramenta que se chama "macho de rosca esquerda".
      Com esta ferramenta, fazes um furo no centro do parafuso e colocas o macho.
      À medida que vais enroscando o macho, como o passo de rosca é contrário ao habitual, quanto mais apertas, mais fazes pressão para desapertar o parafuso.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por joliveira33 Ver Post
        Olha tens mais ou menos noção como sairam os outros parafusos tipo...
        Originalmente Colocado por joliveira33 Ver Post
        - Estavam presos sobre pressão, mas depois de desapertar um pouco ficaram soltos e sairam bem...

        neste caso acho acho que se cortares a cabeça do parafuso e assim conseguires tirar o amortecedores, depois com uma chve de canos pequena ou alicate de pressão consegues tirar o parafuso.


        - Estavam presos e depois sempre custaram a sair...

        bem assim só cortando a cabeça do parafuso e retirar o amortecedor (supondo que dá) depois o melhor é soldar uma porca para ajudar a desapertar o parafuso.


        Depois é comprar um parafuso novo.



        É exatamente como descreveste na primeira situação, parecem "colados" assim que descola saem bem, não sei se bem o suficiente para um alicate, mas em princípio sim.
        A questão é que o amortecedor não sai simplesmente cortando a cabeça, eu não tirei foto mas fica aqui uma imagem igual



        O amortecedor fica preso entre as placas metálicas, só tirando o parafuso completamente é que ele saí por cima, o problema é que se cortar a cabeça posso ficar sem nada onde "agarrar" para o desapertar ou colar uma porca ou estou a ver mal?


        Originalmente Colocado por Frog2001 Ver Post
        Assumindo que já tentaste a técnica do apertar/desapertar e a técnica de aumentar o binário da chave, colocando um tubo para aumentar a força, há a técnica do aquecimento das peças (aqueces o suporte e podes conseguir uma folga ligeira no parafuso).

        Mas em princípio WD40 durante uma horitas consegue milagres.

        Em casos mais brutos há uma ferramenta que se chama "macho de rosca esquerda".
        Com esta ferramenta, fazes um furo no centro do parafuso e colocas o macho.
        À medida que vais enroscando o macho, como o passo de rosca é contrário ao habitual, quanto mais apertas, mais fazes pressão para desapertar o parafuso.
        Foi com a técnica do tubo que a rosca começou a moer

        O wd-40 vai ser a primeira opção, apenas quero ter backup porque quero mesmo tratar daquilo no próximo f-d-s, não sou pessoa de deixar arrastar as coisas.

        Quanto à técnica do aquecimento já ouvi falar, mas recomendam um maçarico, e mesmo não tendo um sinto-me pouco à vontade para o fazer, mas se tiver de ser será.
        E o "macho de rosca esquerda", não corro o risco de estragar a rosca original? Parece-me ser também uma boa solução, desde que não danifique a rosca

        Quanto a fazer um furo no meio do parafuso com um broca pequena não funciona pois não?

        Comentário


          #5
          se moeste a cabeça é porque a ferramenta não presta ou foi mal usada
          isso com uma chave em condições tem de sair, não tens uma pistola pneumática?
          Editado pela última vez por nathaniel; 05 March 2018, 07:13.

          Comentário


            #6
            Olha experimenta primeiro dar umas boas marteladas na cabeça do parafuso, normalmente alivia a pressão pois o material cede um pouco, depois experimenta desapertar com uma boa chave.

            Comentário


              #7
              O macho de rosca esquerda tem se ser usado fazendo um furo no meio do parafuso com diâmetro inferior ao diâmetro do parafuso, não estragas a rosca porque ele nem sequer toca no exterior dela.

              A técnica q o teu pai sugeriu (fazer o tal furo) talvez tenha resultado com ele nalguma situação e quem sabe se não resultaria também aqui, mas para tirares esse parafuso esqueçe o q te disse porque não é preciso.

              Isso tem bastante espaço para uma boa chave de caixa com uma extensão.

              Se a cabeça já está moída (é diferente da rosca moída) e a chave de caixa (ou a chave de luneta) que estás a usar não agarra correctamente a cabeça do parafuso (é como disse o nathaniel) usa um alicate vis-grip (http://www.google.pt/search?q=visegr...NC9GWdjgMkzYM:)

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por nathaniel Ver Post
                se moeste a cabeça é porque a ferramenta não presta ou foi mal usada
                isso com uma chave em condições tem de sair, não tens uma pistola pneumática?
                Sim eu reconheço que, no meio de tanta força posso ter deixado a chave fugir e a parte de moer a cabeça possa ser culpa minha também, contudo eu quase que comprimia a mola toda e o raio do parafuso não desapertava.
                No outro lado também custou, mas saiu sem sequer ter usado 1/5 da força que usei aqui.
                Originalmente Colocado por joliveira33 Ver Post
                Olha experimenta primeiro dar umas boas marteladas na cabeça do parafuso, normalmente alivia a pressão pois o material cede um pouco, depois experimenta desapertar com uma boa chave.
                À medida que ia pondo wd-40 também lhe dava algumas pancada, infelizmente penso que não tenha sido o suficiente para o wd-40 "penetrar".
                Originalmente Colocado por Frog2001 Ver Post
                O macho de rosca esquerda tem se ser usado fazendo um furo no meio do parafuso com diâmetro inferior ao diâmetro do parafuso, não estragas a rosca porque ele nem sequer toca no exterior dela.
                A técnica q o teu pai sugeriu (fazer o tal furo) talvez tenha resultado com ele nalguma situação e quem sabe se não resultaria também aqui, mas para tirares esse parafuso esqueçe o q te disse porque não é preciso.
                Isso tem bastante espaço para uma boa chave de caixa com uma extensão.
                Se a cabeça já está moída (é diferente da rosca moída) e a chave de caixa (ou a chave de luneta) que estás a usar não agarra correctamente a cabeça do parafuso (é como disse o nathaniel) usa um alicate vis-grip
                Pois lá está, fiz tanta força que a determinado momento a chave escorregava e moeu, utilizei uma chave de caixa, que sendo a cabeça pouco profunda, não encaixava também muito bem, vou tentar primeiro com uma chave de boca, se não der tenho de ver de esse alicate, nunca vi na vida, dá para fazer força com ele?
                Já vi como funcionam esses extratores no youtube e cada vez me parecem mais uma boa aposta!

                Mais uma vez obrigado a todos, já tenho bastantes dicas para aniquilar o problema, entretanto ainda tenho de ir à Fiat buscar um parafuso novo
                Cumprimentos!

                Comentário


                  #9
                  chega-lhe calor... aquece bem e depois de arrefecer tenta desapertar...

                  Comentário


                    #10
                    se a cabeça já está moída não vais conseguir com uma chave de bocas

                    Comentário


                      #11
                      Bem pessoal o problema já foi resolvido



                      Uma semana de wd-40 e.... Nada
                      Maçarico e bastante calor e ... Nada

                      Com a rebarbadora lá foi, depois com um alicate de canalizador na zona da rosca (que se vê na imagem acima) consegui desaparafusar o suficiente para depois fazer duas marcas no parafuso com a rebarbadora e tirar o resto com uma chave de bocas

                      Obrigado a todos pelos conselhos e... Raios partam à Fiat pelos 7,27€ por um parafuso.

                      Porém acabei mo dia a trocar o filtro de combustível ao meu Focus e já não pegou mas isso fica para outro tópico


                      Mais uma vez obrigado a todos!

                      Comentário


                        #12
                        E ainda ninguém disse que está com melhor aspecto que um novo?

                        Porra... parabéns pelo trabalho!

                        Comentário

                        AD fim dos posts Desktop

                        Collapse

                        Ad Fim dos Posts Mobile

                        Collapse
                        Working...
                        X