Anúncio

Collapse
No announcement yet.

mudar e sangrar sistema de refrigeração !!

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    mudar e sangrar sistema de refrigeração !!

    Viva ! quero mudar o liquido de refrigerante do carro porque ja esta castanho , no entanto os tutoriais que encontro na net a maneira mais fácil é retirar o tubo de retorno do vaso de expansão tirar e ir enchendo ao mesmo tempo , parece simples , mas meu carro não tem vaso de expansão , e não encontro uma " torneira " no radiador que faria o mesmo efeito alguém sabe como mudar a agua do radiador e como sangrar neste motor de forma simples ?o motor é este :

    http://i.imgur.com/NC2EGk6.jpg


    Obrigado.

    #2
    não tem vaso de expanção, de certeza???? acho que não percebes é nada do assunto, leva isso a uma oficina para mudar o liquido de refrigeração, e estar castanho já não é muito bom sinal...

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por bigturbo Ver Post
      não tem vaso de expanção, de certeza???? acho que não percebes é nada do assunto, leva isso a uma oficina para mudar o liquido de refrigeração, e estar castanho já não é muito bom sinal...
      basta veres a foto para ver que não tem vaso de expansão , penso que o radiador faz a vezes de vaso de expansão e radiador aquilo é uma só peça. .

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por cadilac Ver Post
        basta veres a foto para ver que não tem vaso de expansão , penso que o radiador faz a vezes de vaso de expansão e radiador .

        ele está lá agregado ao radiador, mas como disse, o melhor levares isso a uma oficina...

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por bigturbo Ver Post
          ele está lá agregado ao radiador, mas como disse, o melhor levares isso a uma oficina...
          Uma das vezes que fiz isto, já eu me julgava um grande expert porque já tinha feito algumas 2 ou 3 vezes noutros motores!... Sangrei-o mal e deitei uma junta da cabeça fora...

          Por isso, perante tais questões que nem um "expert" de 2-3 mudas teria... eu só posso concordar com a opinião do GrandeTurbo e dizer para levar isso a quem o sabe fazer...


          A menos que estejas disposto a correr o risco! Aí a malta ajuda! Tu pagas e a gente vai mandando bocas online!

          Comentário


            #6
            Viva ! já vi tantos tutoriais na net , não estou a ver ciência nenhuma fazer isso , só não encontro um parafuso especifico do meu motor para ir tirando a agua enquanto vou enchendo ao mesmo tempo o radiador , nunca vai ficar com ar o sistema porque conforme vai saindo agua de um lado vai entrando na outra.

            Comentário


              #7
              Estás completamente errado e nem vou adiantar mais sem saber qual o motor em questão e o carro, porque, como sabes, motores semelhantes em marcas diferentes podem ter nuances diferentes... o motor não tem nada a ver com o sistema de refrigeração, obrigatoriamente.

              Mas a água sai pelo tubo inferior do radiador.

              Nem sempre há parafusos de drenagem, nem sempre há parafusos de purga e, mesmo quando os há, por vezes é mais simples fazer por outro processo. Atenção a eventuais válvulas anti-retorno que possam estar presas na sede e não permitam a purga de ar!

              Não te estou a tentar dissuadir de o fazer! Apenas a alertar para eventuais "eventualidades" pelas quais já muitos de nós passaram! E custaram muito caro!

              Se tu dizes que o líquido está castanho, tudo isso precisará de uma boa lavagem à mangueirada de alta pressão no motor e muito baixa pressão no radiador, não esquecer de abrir a válvula do radiador da chaufagem (ou como se chama aquele radiador que deita calor para o habitáculo...) e de usar também pouca pressão nas ligações desse radiador para que ele não colapse se já tiver uns anitos.

              Depois soprar bem tudo para que não fique muita água da torneira lá dentro e atestar e purgar abundantemente com uma boa mistura anticongelante, adequada ao motor em questão (mas evitar aqueles a 20%... para não falar dos piores!)
              Editado pela última vez por CL; 13 March 2018, 17:57.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por CL Ver Post
                Estás completamente errado e nem vou adiantar mais sem saber qual o motor em questão e o carro, porque, como sabes, motores semelhantes em marcas diferentes podem ter nuances diferentes... o motor não tem nada a ver com o sistema de refrigeração, obrigatoriamente.

                Mas a água sai pelo tubo inferior do radiador.

                Nem sempre há parafusos de drenagem, nem sempre há parafusos de purga e, mesmo quando os há, por vezes é mais simples fazer por outro processo. Atenção a eventuais válvulas anti-retorno que possam estar presas na sede e não permitam a purga de ar!

                Não te estou a tentar dissuadir de o fazer! Apenas a alertar para eventuais "eventualidades" pelas quais já muitos de nós passaram! E custaram muito caro!

                Se tu dizes que o líquido está castanho, tudo isso precisará de uma boa lavagem à mangueirada de alta pressão no motor e muito baixa pressão no radiador, não esquecer de abrir a válvula do radiador da chaufagem (ou como se chama aquele radiador que deita calor para o habitáculo...) e de usar também pouca pressão nas ligações desse radiador para que ele não colapse se já tiver uns anitos.

                Depois soprar bem tudo para que não fique muita água da torneira lá dentro e atestar e purgar abundantemente com uma boa mistura anticongelante, adequada ao motor em questão (mas evitar aqueles a 20%... para não falar dos piores!)
                No meu primeiro post , esta lá foto do meu motor.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por cadilac Ver Post
                  No meu primeiro post , esta lá foto do meu motor.
                  Pois... nem sei onde estará o radiador... mas costuma estar à frente!

                  Boa sorte...

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por cadilac Ver Post
                    No meu primeiro post , esta lá foto do meu motor.
                    Aquele deposito que esta é esquerda de tampa vermelha é o quê, não sera esse o vaso de expansão do radioador?

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Akagi Ver Post
                      Aquele deposito que esta é esquerda de tampa vermelha é o quê, não sera esse o vaso de expansão do radioador?
                      E o deposito para o liquido hidraulico ( direção assistida )

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por CL Ver Post
                        Uma das vezes que fiz isto, já eu me julgava um grande expert porque já tinha feito algumas 2 ou 3 vezes noutros motores!... Sangrei-o mal e deitei uma junta da cabeça fora...

                        Por isso, perante tais questões que nem um "expert" de 2-3 mudas teria... eu só posso concordar com a opinião do GrandeTurbo e dizer para levar isso a quem o sabe fazer...


                        A menos que estejas disposto a correr o risco! Aí a malta ajuda! Tu pagas e a gente vai mandando bocas online!
                        Eu também não vi ciência e devo de ter sangrado mal, 1 semana depois o líquido desaparecia-me com uma velocidade estonteante do vaso, pimba junta com as couves, achei tudo coincidência, mas agora pensando bem e são daquelas coisas que se não temos a certeza (eu tinha e já tinha feito noutros carros), mas agora ou tiro um curso e pratico, ou tutoriais só para coisas básicas em que ciência é pouca, trocar filtros, óleo do motor, ou velas e pouco mais faço na boa e até tenho um curso de pintor auto e já trabalhei por breves momentos na área, mas trocar o líquido de refrigeração não tem ciência nenhuma, mas como não tenho 100% a certeza, não vou arriscar mais.

                        Comentário


                          #13
                          Eu quando mudo controlo sempre a quantidade de liquido que saiu e a quantidade que meto. Assim sei sempre se ficou bem sangrado ou nao

                          Comentário


                            #14
                            Eu nunca meço... deito sempre o dobro ou triplo do que tirei... Ou mais!

                            Então só para lavar o motor são 15 minutos de mangueirada.... quantos litros foram? Só está perfeito quando podemos beber a água que sai de lá!


                            E ter a certeza que a válvula anti-retorno está realmente solta? E lavar os 2 radiadores? De cima para baixo e depois de baixo para cima?

                            E purgar pelo melhor sítio que nem sempre é o da válvula de purga que às vezes nem sequer existe ou está tão calcinada que é melhor nem lhe mexer?


                            Mas afinal, Cadilac, como está o assunto? Já foi mudada a água escura?

                            Comentário


                              #15
                              Esse motor da foto tem 3 pontos de purga. Um pipo num tubo junto ao colector de admissão, um parafuso no corpo do termóstato que usa uma chave sextava de 5mm e um parafuso de plástico no topo do radiador junto ao farol no lado do condutor.

                              Comentário


                                #16
                                E eu que julgava que tinha um motor complicado só com um parafuso de purga (os que o têm!!! porque outros nem o têm...) mas que normalmente está tão perro com os anos que o melhor é nem lhe tocar para não ter que substituir o tubo metálico que custa mais uma pipa de massa...

                                É bom saber que anda por aqui gente entendida em quase tudo!

                                Só não sabes como me pôr aquilo com 150 cv a gastar menos gasolina e por pouco dinheiro! Mas, se calhar, nem Deus ainda sabe como fazer esse milagre...

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                                  Esse motor da foto tem 3 pontos de purga. Um pipo num tubo junto ao colector de admissão, um parafuso no corpo do termóstato que usa uma chave sextava de 5mm e um parafuso de plástico no topo do radiador junto ao farol no lado do condutor.
                                  Obrigado pah !! até que enfim alguém respondeu construtivamente ao tópico já estava a ver , vou já ver esses 3 pontos , se tivesses mais perto pagava-te uma mini e uma chamuza .
                                  Cumpts.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Segue Iban por PM.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por cadilac Ver Post
                                      Obrigado pah !! até que enfim alguém respondeu construtivamente ao tópico já estava a ver , vou já ver esses 3 pontos , se tivesses mais perto pagava-te uma mini e uma chamuza .
                                      Cumpts.
                                      O eblase é mecânico.

                                      Já agora e aproveitando este tópico, visto que o meu mecânico é muito bom, mas muito malandro para certas coisas, mesmo sapateiro vá, não tem paciência para andar a limpar o circuito e decidi que vou arriscar a muda.

                                      eblase, podes-me dar umas dicas de como sangrar/mudar o líquido no circuito num Clio 1.5 dci (2002), que passos a tomar?

                                      7L de Motul Inugel G12 50% Rosa
                                      Vaso de expansão + tampa novo (termóstato vou manter o mesmo).

                                      1. Assim por alto, hã 2 purgas? 1 em frente ao radiador? A outra ao pé do termóstato (lado direito do motor)?

                                      2. Abro as mesmas e retiro o tubo inferior (retorno?) do radiador, para sair tudo.

                                      Comprei limpeza de radiador da liqui moly, qual a melhor maneira de utilizar isto?

                                      3. Depois de estar tudo limpo (aparente), toca a meter o líquido de refrigeração e ir fechando as purgas até sair por lá?

                                      4. Abrir a sofagem no quente.

                                      5. Deixar o carro a trabalhar até a ventoinha disparar 2 vezes e reatestar caso necessário.

                                      Obrigado.

                                      Comentário


                                        #20
                                        1. Do que me lembro, tens duas purgas nos tubos ao pé do filtro de óleo e um pipo no corpo do termóstato.

                                        2. Retira o tubo inferior junto ao filtro de óleo e um tubo que vai ao radiador da climatização. Qual o estado da tubagem..? Tem ferrugem? Os tubos estalam ao apertar? Se sim, cancro..

                                        3. Sim

                                        4. Neste motor não importa. Serve apenas para saberes que está a ficar quente no habitáculo

                                        5. sim

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                                          1. Do que me lembro, tens duas purgas nos tubos ao pé do filtro de óleo e um pipo no corpo do termóstato.

                                          2. Retira o tubo inferior junto ao filtro de óleo e um tubo que vai ao radiador da climatização. Qual o estado da tubagem..? Tem ferrugem? Os tubos estalam ao apertar? Se sim, cancro..

                                          3. Sim

                                          4. Neste motor não importa. Serve apenas para saberes que está a ficar quente no habitáculo

                                          5. sim
                                          Sim, nesses sítios.

                                          Ok, retirar dois tubos, tinha ideia só retirar o inferior, não faço ideia do estado das tubagens, mas assim por alto e só verifiquei 1x (comprei o carro hã 1 mês), o líquido está num tom castanho (pode ser ferrugem e espero que não seja óleo), se estalarem, tipo gretados, convém trocar, ok.

                                          O ponto 5, coloca-se a tampa do vaso de expansão? Ou deixa-se aberto, para sair todo o ar?

                                          Mais uma vez, obrigado pela ajuda, muito útil.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por cadilac Ver Post
                                            Viva ! já vi tantos tutoriais na net , não estou a ver ciência nenhuma fazer isso , só não encontro um parafuso especifico do meu motor para ir tirando a agua enquanto vou enchendo ao mesmo tempo o radiador , nunca vai ficar com ar o sistema porque conforme vai saindo agua de um lado vai entrando na outra.
                                            Eu ignoraria o que disse o bigturbo e o eblase e seguiria esses belos tutoriais da net. Afinal isto é tão simples que é só abrir uma torneira que eu não sei onde fica e purgar noutro parafuso que eu também não sei se existe...

                                            Afinal parece que não é um parafuso mas três...

                                            Custa muito ser humilde e aprender? Vais aprender até morrer! E com esta me vou...

                                            Comentário

                                            AD fim dos posts Desktop

                                            Collapse

                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                            Collapse
                                            Working...
                                            X