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Suspensão quase toda mudada mas ainda descontente

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    Suspensão quase toda mudada mas ainda descontente

    Boa tarde,


    Mudei a minha suspensão há cerca de 10.000km's. Foram mudados amortecedores, topos à FRT, pendurais e apoios da barra estabilizadora à FRT e foles da suspensão à FRT. Acho que tudo o que era suspensão foi trocado, menos as molas.

    A carrinha está melhor, sem dúvida, mas continuo a sentir muito as irregularidades da estrada, por mais pequenas que sejam, ao ponto de praticamente parar em pequenas lombas porque o impacto é demasiado e a carrinha balança muito. Que acham que pode estar a contribuir para esta sensação? As próprias molas da suspensão?
    Editado pela última vez por ricmiguel; 13 June 2018, 17:05.

    #2
    Como estão os casquilhos?

    Já agora convém dizeres que carro é...

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por DSR Ver Post
      Como estão os casquilhos?

      Já agora convém dizeres que carro é...
      rsrs
      apostaria num mercedes w203....já vi e senti na pele este filme

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por DSR Ver Post
        Como estão os casquilhos?

        Já agora convém dizeres que carro é...
        Claro, my bad: Renault Laguna II (carrinha).

        Casquilhos não sei se foram mudados. Há imagens disso?

        Comentário


          #5
          podem ser as próprias molas, compraste usado??? de certeza que ninguém andou a inventar com as molas?

          Comentário


            #6
            Tenho a carrinha há quase 10 anos, comprada usada, sim. Mas quando a comprei não tinha esta queixa. E quando mudei a suspensão, o mecânico disse que as molas não precisavam de ser mudadas.

            Comentário


              #7
              Em princípio as molas nunca precisam de ser mudadas.

              Ao mudar os amortecedores, podes ter escolhido uns mais duros que os de origem (não sei).

              Se mudaste as jantes por umas de maior diâmetro o conforto tb se ressente.

              Ou então é da idade, como eu! Há 10 anos não era tão esquisito com o conforto!

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                Em princípio as molas nunca precisam de ser mudadas.

                Ao mudar os amortecedores, podes ter escolhido uns mais duros que os de origem (não sei).

                Se mudaste as jantes por umas de maior diâmetro o conforto tb se ressente.

                Ou então é da idade, como eu! Há 10 anos não era tão esquisito com o conforto!
                não é bem assim, em viaturas que tenham circulado grande parte do tempo carregadas ou onde o pessoal tenha andado a inventar, pode ser necessário

                Comentário


                  #9
                  A carrinha laguna ii dos meus sogros é igual uma tábua1.9dci

                  Comentário


                    #10
                    Os amortecedores que meti são iguais aos de origem.

                    Jantes são as de origem. Foram desempenadas logo após comprar a carrinha, pois o anterior dono ****u-as todas nos passeios.

                    Pode ser feitio, como dizem e não um defeito. Com a mudança da suspensão, a carrinha ficou mais rija, é um facto, mas eu estava à espera de maior estabilidade (que se verifica), não propriamente de sentir tudo na estrada.

                    Folgas na caixa de direção podem contribuir para este sintoma?

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por ExCon Ver Post
                      não é bem assim, em viaturas que tenham circulado grande parte do tempo carregadas ou onde o pessoal tenha andado a inventar, pode ser necessário
                      Não é o caso, de todo!

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por ricmiguel Ver Post
                        Não é o caso, de todo!
                        nesse caso é muito estranho, se mudaste amortecedores, topos, se o mecânico não inventou também mudou casquilhos, barra estabilizadora e tudo o mais......acho que só te falta mesmo trocar o carro.

                        Mudaste também os braços de suspensão???

                        Comentário


                          #13
                          Casquilhos e braços da suspensão. Trocar isso tudo.
                          E por mais que se diga, e é verdade, as molas duram a vida toda do carro. Mas uma mola nova, é uma mola nova. As diferenças são mesmo muitas, ainda que sejam iguais.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por ricmiguel Ver Post
                            Claro, my bad: Renault Laguna II (carrinha).

                            Casquilhos não sei se foram mudados. Há imagens disso?
                            Exemplo de um casquilho:



                            Como referi convém ver o estado dos mesmos. Normalmente eles vêm isso na IPO, ainda assim convém na mesma inspeccionar e ver se não precisam de ser mudados.

                            Comentário


                              #15
                              Como já foi dito muda tudo casquilhos, braços, sinoblocos... Também vou mudar no meu tudo a começar por um eixo e depois os demais componentes.

                              Comentário


                                #16
                                Que amortecedores é que colocaste?

                                Consegues dizer o modelo para além da marca?

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por TheUndertaker Ver Post
                                  Casquilhos e braços da suspensão. Trocar isso tudo.
                                  E por mais que se diga, e é verdade, as molas duram a vida toda do carro. Mas uma mola nova, é uma mola nova. As diferenças são mesmo muitas, ainda que sejam iguais.
                                  Quando vocês dizem braços da suspensão, isso não são os apoios da barra estabilizadora? Esses foram mudados...

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Vocsa Ver Post
                                    Que amortecedores é que colocaste?

                                    Consegues dizer o modelo para além da marca?
                                    Modelo não sei, são exatamente iguais aos de origem (marca RENAULT, vi a caixa).

                                    Conselho que dou: meti uns Sachs Touring dantes no eixo da FRT, duraram 40.000km's. Esta carrinha tem uma parte frontal muito pesada (motor 2.0 dCi). Este peso todo, aliado a estradas com muita merdinha como temos em PT (lombas a dar com um pau em cidade, que é onde faço 90% dos km's), rebentaram-nos todos em 3 tempos.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por DSR Ver Post
                                      Exemplo de um casquilho:



                                      Como referi convém ver o estado dos mesmos. Normalmente eles vêm isso na IPO, ainda assim convém na mesma inspeccionar e ver se não precisam de ser mudados.
                                      Obrigado. Essa peça diz-me alguma coisa, acho que foi mudada. Vou confirmar.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Suspensão frente Renault Laguna II

                                        Originalmente Colocado por ricmiguel Ver Post
                                        Obrigado. Essa peça diz-me alguma coisa, acho que foi mudada. Vou confirmar.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por ricmiguel Ver Post
                                          Boa tarde,


                                          Mudei a minha suspensão há cerca de 10.000km's. Foram mudados amortecedores, topos à FRT, pendurais e apoios da barra estabilizadora à FRT e foles da suspensão à FRT. Acho que tudo o que era suspensão foi trocado, menos as molas.

                                          A carrinha está melhor, sem dúvida, mas continuo a sentir muito as irregularidades da estrada, por mais pequenas que sejam, ao ponto de praticamente parar em pequenas lombas porque o impacto é demasiado e a carrinha balança muito. Que acham que pode estar a contribuir para esta sensação? As próprias molas da suspensão?
                                          Tens a pressão dos pneus certa?

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Illusion Ver Post
                                            Tens a pressão dos pneus certa?
                                            Depende do que entendes por certa.

                                            A pressão que vem no manual é baixa para a carrinha, os pneus parece que estão em baixo (não tenho extras no carro). Por isso, tenho posto sempre mais ar nos pneus do que no manual. Já quando levava a carrinha às revisões na Renault eles punham mais que no manual (via pelo sensor de ar nos pneus e depois comentei com eles).

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Mat1977 Ver Post
                                              Os pendurais foram mudados, que são essas peças ao meio compridas e prateadas. Estavam completamente rebentados.

                                              As peças grandes pretas não sei o que são mas não foram mudadas. São os chamados triângulos da suspensão? E têm mesmo de ser mudados ou basta mudar as borrachas? Como a carrinha vai fazer 12 anos, acho que tudo o que seja borrachas devia ser TUDO mudado.

                                              As peças pretas mais pequenas, as a direito e as curvas não sei o que sejam, mas tenho praticamente a certeza que não foram mudadas. O que são, já agora, para indagar o mecânico?

                                              Muito obrigado pela imagem!

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por ricmiguel Ver Post
                                                Depende do que entendes por certa.

                                                A pressão que vem no manual é baixa para a carrinha, os pneus parece que estão em baixo (não tenho extras no carro). Por isso, tenho posto sempre mais ar nos pneus do que no manual. Já quando levava a carrinha às revisões na Renault eles punham mais que no manual (via pelo sensor de ar nos pneus e depois comentei com eles).

                                                Quanto a mim está explicado.

                                                Para tirares as dúvidas faz 100 ou 200 Km com a pressão indicada para o carro e depois compara.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por ricmiguel Ver Post
                                                  Depende do que entendes por certa.

                                                  A pressão que vem no manual é baixa para a carrinha, os pneus parece que estão em baixo (não tenho extras no carro). Por isso, tenho posto sempre mais ar nos pneus do que no manual. Já quando levava a carrinha às revisões na Renault eles punham mais que no manual (via pelo sensor de ar nos pneus e depois comentei com eles).
                                                  Portanto tens a pressão errada.

                                                  Poe a pressão certa e o carro vai ficar confortável. Problem solved.

                                                  Não interessa como os pneus aparentam, interessa sim como respondem com a pressão.

                                                  Isso de colocarem pressões erradas em todo o lado, é o tipico de achar que se sabe mais do que quem desenhou o carro.

                                                  Já agora por curiosidade, quanto é que tem a mais?

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Illusion Ver Post
                                                    Portanto tens a pressão errada.

                                                    Poe a pressão certa e o carro vai ficar confortável. Problem solved.

                                                    Não interessa como os pneus aparentam, interessa sim como respondem com a pressão.

                                                    Isso de colocarem pressões erradas em todo o lado, é o tipico de achar que se sabe mais do que quem desenhou o carro.

                                                    Já agora por curiosidade, quanto é que tem a mais?
                                                    Tens razão que não interessa como os pneus aparentam, mas sabes que a pressão ideal para cada carro varia conforme o pneu, tipo de utilização, etc, certo?

                                                    Sabes que os burros dos desenhadores dos carros até indicam pressões para condições diferentes no manual da esmagadora maioria dos carros? Geralmente apenas separam a quantidade de carga, mas também há quem divida ainda conforme a velocidade e até temperatura.

                                                    Posto isto, burros são os desenhadores dos carros e ainda quem põe 7bar nos pneus para ficar bonito.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Falam na importância da pressão dos pneus, e não falam da Marca e modelo de Pneu!

                                                      Existem pneus mais confortáveis, outros mais duros, até dentro da mesma marca. Para não falar em pneus de plástico.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Cuidado com os pneus, num perfil 55 um pneu com parede mais mole pode fazer uma diferença monumental nessa sensação do balançar.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Para falar com mais propriedade, fui verificar o manual, pois contrariamente ao que afirmas não sou dessas pessoas que acham que sabe mais que quem desenhou o carro. O que conta para mim é o que vou vivenciando e faço ajustes ao que está no manual consoante o que acho correto e o que digo abaixo comprova isso mesmo:

                                                          O manual tem 2 medidas de pressão: viagens em cidade e viagens em AE.

                                                          A pressão que eu tinha é para viagens em AE, que faço apenas de vez em quando, mas que quando faço pretendo fazer em segurança (a carrinha lança um alerta se a pressão for baixa de mais consoante a velocidade).

                                                          Por outro lado, por experiência própria, andar com a pressão de cidade em viagens de cidade desgasta-me as laterais dos pneus.

                                                          O que fiz? Reduzi um pouco a pressão, mas não está ao nível da pressão em cidade que está no manual pela razão due indico em cima.

                                                          Depois conto como ficou a carrinha, mas o problema não é daqui, tenho a certeza.

                                                          Os pneus são uns Goodyear Asymmetric.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            A pressão dos pneus ou a marca dos mesmos nada tem haver com o problema do barulho da suspensão.

                                                            Esse problema ou com sorte fica resolvido com 2 ou 3 substituições, hoje por azar podem ser umas dezenas as causas. E nada fácil encontrar o que está mal!

                                                            Comentário

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