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Tensor Correia do Alternador

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    Tensor Correia do Alternador

    Boas pessoal,

    Tenho uma dúvida para vos colocar, talvez um bocado estúpida.

    Há cerca de uma semana, levei o meu carro (Opel Astra GTC H 1.3 Cdti) à Opel para fazer revisão simples. Quando me entregam o carro, dizem-me que deram conta de um ruído tipo "assobio" que se devia a uma folga no tensor da correia do alternador.

    Eu realmente já tinha notado desde que tenho o carro que, em andamento, ouve-se um género de um som tipo "supersónico" muito baixinho. Som esse que aumenta de volume e intensidade se a velocidade do carro aumentar, esteja a acelerar ou em ponto morto numa descida, por exemplo.

    O que queria realmente perceber é se é esse som ao qual a Opel disse ser devido a uma folga no tensor da correia do alternador. A pergunta que pode ser estúpida é perceber se a velocidade a que a correia do alternador se move, se é devido apenas à velocidade com que rodam as rodas ou se esta se move, com mais ou menos rapidez, consoante o trabalhar do motor caso estivesse a acelerar ou a reduzir.
    Apenas para perceber se esse ruído que aqui descrevo, se não poderá ser uma folga relacionada com a direção, eixos ou rodas.

    Obrigado pessoal!

    #2
    Originalmente Colocado por ctrdias Ver Post
    Boas pessoal,

    Tenho uma dúvida para vos colocar, talvez um bocado estúpida.

    Há cerca de uma semana, levei o meu carro (Opel Astra GTC H 1.3 Cdti) à Opel para fazer revisão simples. Quando me entregam o carro, dizem-me que deram conta de um ruído tipo "assobio" que se devia a uma folga no tensor da correia do alternador.

    Eu realmente já tinha notado desde que tenho o carro que, em andamento, ouve-se um género de um som tipo "supersónico" muito baixinho. Som esse que aumenta de volume e intensidade se a velocidade do carro aumentar, esteja a acelerar ou em ponto morto numa descida, por exemplo.

    O que queria realmente perceber é se é esse som ao qual a Opel disse ser devido a uma folga no tensor da correia do alternador. A pergunta que pode ser estúpida é perceber se a velocidade a que a correia do alternador se move, se é devido apenas à velocidade com que rodam as rodas ou se esta se move, com mais ou menos rapidez, consoante o trabalhar do motor caso estivesse a acelerar ou a reduzir.
    Apenas para perceber se esse ruído que aqui descrevo, se não poderá ser uma folga relacionada com a direção, eixos ou rodas.

    Obrigado pessoal!
    A velocidade da correia está directamente relacionada com a rotação do motor e não com a velocidade da viatura.

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      #3
      O meu também tem esse problema, quando se carrega com mais força em aceleração lá vem o ruído (tipo assobio) da correia do alternador! Reportei a situação no concessionário e segundo foi-me dito pelo colaborador da oficina só desaparece com a substituição da correia, que custa à volta dos 130€ com montagem!

      Na altura disseram-me que não tinha problema em andar assim com o tal ruído e assim ficou!

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por Fenicio31 Ver Post
        O meu também tem esse problema, quando se carrega com mais força em aceleração lá vem o ruído (tipo assobio) da correia do alternador! Reportei a situação no concessionário e segundo foi-me dito pelo colaborador da oficina só desaparece com a substituição da correia, que custa à volta dos 130€ com montagem!

        Na altura disseram-me que não tinha problema em andar assim com o tal ruído e assim ficou!
        Substituir uma correia de alternador 130€? Livra, a mim custou-me 10€...

        Deve ser correia e tensor, pelo preço.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Fenicio31 Ver Post
          O meu também tem esse problema, quando se carrega com mais força em aceleração lá vem o ruído (tipo assobio) da correia do alternador! Reportei a situação no concessionário e segundo foi-me dito pelo colaborador da oficina só desaparece com a substituição da correia, que custa à volta dos 130€ com montagem!

          Na altura disseram-me que não tinha problema em andar assim com o tal ruído e assim ficou!
          Mas no teu caso, o ruído ouvia-se só quando se estava a acelerar? Ou também se houvia se estivesses em ponto morto mas à mesma velocidade?

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por ctrdias Ver Post
            Mas no teu caso, o ruído ouvia-se só quando se estava a acelerar? Ou também se houvia se estivesses em ponto morto mas à mesma velocidade?
            Quando é correia de acessórios normalmente o ruído muda consoante a aceleração.

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              #7
              No meu caso só se nota com acelerações com mais carga, i.e., esticar por exemplo uma 3ª numa subida ou quando faço uma aceleração mais brusca em 4ª à saida da via verde em Auto estrada. Ao ralenti não faz e no dia-a-dia em cidade também não!

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