Anúncio

Collapse
No announcement yet.

É possível o CB calcular automaticamente a melhor altura para ser efetuada a revisão?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    É possível o CB calcular automaticamente a melhor altura para ser efetuada a revisão?

    Já tinha ideia depois de ver várias vezes o quadrante do meu carro que o CB vai calculando (não sei como) e ajustando os km até à próxima revisão.
    Depois ali ao lado no tópico do modelo do meu carro um colega colocou uma foto que veio dar ainda mais enfase a esta situação pois já não é só o meu.

    Vi uma foto do quadrante dele e reparei que com os km que já tem feitos e com os que o CB de bordo marca para a próxima revisão, o total dessas 2 parcelas não perfaz os 30000km estipulados pela marca entre revisões mas sim 28270km.

    No meu caso fiz até agora +/- 6500km e diz que tenho que fazer a próxima revisão dentro de 17000km, ou seja, dará um total de 23500km, o que se justifica devido ao facto de durante a semana fazer muitos trajetos curtos.

    Resumindo o intervalo de revisões do meu deverá andar nos 20000km e não os 30000km como está estabelecido pela marca.

    E para mim este calculo é sem dúvida uma mais valia uma vez que não nos deixa andar com óleo contaminado o que beneficia em muito o motor do carro

    #2
    Há carros que estimam o "desgaste" do óleo com base nas condições de utilização utilizando várias informações nomeadamente temperaturas de ar, admissão, líquido de refrigeração e óleo, carga do motor, rotação do motor, etc..

    Viagens longas a velocidade constante e moderada costumam ajudar a prolongar a vida do óleo, repetidas viagens curtas em que o motor mal aquece costumam ter o efeito oposto.

    No teu caso, se não estou em erro, a marca prevê mudar quando o CB avisa ou, no máximo, a cada 30 mil kms ou 2 anos. Em condições muito favoráveis (como referi acima) deve dar para fazer os tais 30 mil kms.
    Editado pela última vez por Accord7; 24 October 2018, 14:16. Razão: medem --> estimam

    Comentário


      #3
      Basicamente é um algoritmo, são estimativas...no teu caso fazia a revisão aos 30 mil ou quando o computador de bordo solicitar (o que acontecer primeiro, que deverá ser a indicação do computador de bordo).

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por GustavoAlmeida Ver Post
        Há carros que medem o "desgaste" do óleo com base nas condições de utilização utilizando várias informações nomeadamente temperaturas de ar, admissão, líquido de refrigeração e óleo, carga do motor, rotação do motor, etc..

        Viagens longas a velocidade constante e moderada costumam ajudar a prolongar a vida do óleo, repetidas viagens curtas em que o motor mal aquece costumam ter o efeito oposto.

        No teu caso, se não estou em erro, a marca prevê mudar quando o CB avisa ou, no máximo, a cada 30 mil kms ou 2 anos. Em condições muito favoráveis (como referi acima) deve dar para fazer os tais 30 mil kms.
        Isso é porreiro Agora dá para ter ideia da asneira que eu fazia na minha anterior 308 e Ceed é que eu fazia as revisões conforme o que marca indicava e os trajetos e tipo de utilização eram iguais aos que faço agora e com apenas 6500km feitos neste carro ele já me encurtou a revisão para os 23000km em vez dos 30000km.
        Os meus trajetos diários incluem vários percursos de 4km no máximo durante a semana e só é esticado ao fim de semana

        Comentário


          #5
          Tive dois VAGs em long life e nenhum deles me deixou levar as revisões até aos 30kkms. O melhor que consegui foi 28000.
          Não entendo o que dizes da 308, o meu c4 de 2013 também já faz um cálculo semelhante.

          Comentário


            #6
            A marca diz "até 30000 km" ou "2 anos". Portanto está sempre certo!

            Comentário


              #7
              se a malta já não entende a parte do "o que vier primeiro", não é com avisos desses que vai entender.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por ESPRIT Ver Post
                Tive dois VAGs em long life e nenhum deles me deixou levar as revisões até aos 30kkms. O melhor que consegui foi 28000.
                Não entendo o que dizes da 308, o meu c4 de 2013 também já faz um cálculo semelhante.
                A minha 308 de 2008 descontava a kilometragem normal, ou seja, era sempre aos kms estabelecidos pela marca. Tal como a Ceed.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Silvers Ver Post
                  A marca diz "até 30000 km" ou "2 anos". Portanto está sempre certo!

                  Certo, mas nem todos os carros (como disse este é o meu primeiro com esse sistema) fazem esse cálculo. Pelo que o "normal" seria levar à revisão quando fizesse os 30000km

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Eliselotus Ver Post
                    se a malta já não entende a parte do "o que vier primeiro", não é com avisos desses que vai entender.
                    "Mas ó Eblase, o carro só fez 3000kms num ano. Este óleo não era para 30000kms?"

                    Comentário


                      #11
                      A BMW, desde os anos 80, que tem o sistema de adequação do intervalo das revisões ao tipo de utilização do veículo (leds entre o indicador de temperatura e combustível).

                      O algoritmo utilizado é um simples contador de litros de combustível consumido, sendo que a revisão é solicitada (no caso do meu E39 até 1997) a cada 1500 litros consumidos.

                      Atualmente e para o caso dos diesel com FAP, é provável que o algoritmo seja mais complexo e envolva muito mais informação de multiplos sensores.

                      Foto de um serie 5 E28 (desde 1982)

                      Comentário


                        #12
                        Como referido não é de agora... mas claro está, que depende de marca para marca.

                        Além do mais, atendendo à evolução, é normal que na "equação" entrem mais valores que em outros tempos.

                        Comentário


                          #13
                          De todos os que tive nunca tive um que fizesse este cálculo.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                            "Mas ó Eblase, o carro só fez 3000kms num ano. Este óleo não era para 30000kms?"

                            esse oleo dá para 10 anos

                            Comentário


                              #15
                              2016-07-07 14.39.04.jpg
                              Já o meu antigo E30 de 85 tinha um sistema desses.

                              Comentário

                              AD fim dos posts Desktop

                              Collapse

                              Ad Fim dos Posts Mobile

                              Collapse
                              Working...
                              X