Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Óleo degradado (Fiat 500L com DFP) AO FIM DE 10.000KM? Como fazer reset?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Óleo degradado (Fiat 500L com DFP) AO FIM DE 10.000KM? Como fazer reset?

    .
    Editado pela última vez por pedro19; 21 August 2023, 23:45.

    #2
    Sim é normal. Bem-vindo ao maravilhoso mundo dos filtros de partículas.

    O programa MultiEcuScan deve dar e é relativamente barato.

    Comentário


      #3
      .
      Editado pela última vez por pedro19; 21 August 2023, 23:45.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por pedro19 Ver Post
        Obrigado, eblase!

        E que devo comprar para ligar ao carro? Estive a pesquisar e é super confuso
        Tens soluções baratas de 50€... mas mais vale pedires a alguém para tirar isso que deve levar menos.

        Comentário


          #5
          .
          Editado pela última vez por pedro19; 21 August 2023, 23:45.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por pedro19 Ver Post
            Tenho algumas perguntas:

            1 - Desde que tenho o veículo conduzi cerca de 9000Km. A maior parte destes Km foi em auto-estrada. No entanto, e penso que isto pode ter relevância, em AE costumo conduzir a 110Km/h com o cruise control e a cerca de 2300rpm. É raro subir disso. É normal tão cedo isto ter acontecido?

            2 - Para ser eu próprio a trocar o óleo, como posso fazer os resets? Necessito de comprar máquina de diagnóstico? Se sim, qual?

            Obrigado!
            1- Eu não acho nada normal que essa utilização te leve a mudar o óleo a cada 10 mil kms.

            2- Não faço ideia.

            Originalmente Colocado por eblase Ver Post
            Sim é normal. Bem-vindo ao maravilhoso mundo dos filtros de partículas.

            O programa MultiEcuScan deve dar e é relativamente barato.
            Eblase, pelo que conheces, achas que um carro com condução maioritariamente em AE a 2300 rpms irá degradar o óleo em 10 mil kms? Eu sei que deve depender do motor e até do óleo em causa, mas parece-me francamente pouco.

            Eu tenho cerca de 200 mil kms feitos em carros diesel com FAP, e também tenho uma condução maioritariamente estradista, e nunca tive qualquer problema com o óleo aos 10 mil kms. Troco a cada 20 mil kms, como já era hábito no carro anterior (neste às vezes esticava um bocado mais...).

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
              1- Eu não acho nada normal que essa utilização te leve a mudar o óleo a cada 10 mil kms.

              2- Não faço ideia.



              Eblase, pelo que conheces, achas que um carro com condução maioritariamente em AE a 2300 rpms irá degradar o óleo em 10 mil kms? Eu sei que deve depender do motor e até do óleo em causa, mas parece-me francamente pouco.

              Eu tenho cerca de 200 mil kms feitos em carros diesel com FAP, e também tenho uma condução maioritariamente estradista, e nunca tive qualquer problema com o óleo aos 10 mil kms. Troco a cada 20 mil kms, como já era hábito no carro anterior (neste às vezes esticava um bocado mais...).
              Basta ter falhado uma vela de incandescencia..

              A semana passada voltou o Corsa 1.3cdti a pedir revisão com 5000kms feitos. E desta vez tinha as velas todas boas. Mundo maravilhoso dos filtros de partículas €€€€

              Comentário


                #8
                .
                Editado pela última vez por pedro19; 21 August 2023, 23:45.

                Comentário


                  #9
                  .
                  Editado pela última vez por pedro19; 21 August 2023, 23:45.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por pedro19 Ver Post
                    Pois. Pareceu-me pouco mas este é o meu primeiro diesel.

                    Pelo que vi online, neste carro tem dois resets. O de mudança de óleo e o reset do FAP. Pelo que li nos fórums também já vi que algumas oficinas só fazem reset ao primeiro deles. Poderá ser isso?

                    Quanto a óleo, estou a usar o SELENIA WR Pure Energy 5W-30.
                    Não devia ser o 0W30?

                    Comentário


                      #11
                      Pois...se calhar está por aí....não ser o óleo correcto, poderá levar a um desgaste mais rápido.

                      Comentário


                        #12
                        .
                        Editado pela última vez por pedro19; 21 August 2023, 23:45.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por pedro19 Ver Post
                          Pois. Pareceu-me pouco mas este é o meu primeiro diesel.

                          Pelo que vi online, neste carro tem dois resets. O de mudança de óleo e o reset do FAP. Pelo que li nos fórums também já vi que algumas oficinas só fazem reset ao primeiro deles. Poderá ser isso?

                          Quanto a óleo, estou a usar o SELENIA WR Pure Energy 5W-30.
                          Já me aconteceu isso.
                          Após muita argumentação a oficina reconheceu (apenas tinham passado 3mik km após a revisão) e não me cobrou a mudança.


                          Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

                          Comentário


                            #14
                            Estes carros actuais têm de ser reconfigurados com o computador quando se muda o óleo e ter em atenção se tem algum erro presente ou intermitente em diversos sensores pois isso vai condicionar o funcionamento do filtro de partículas.

                            Muitos permitem o reset pelo painel de instrumentos à quilometragem para a próxima mudança e siga para a frente..................depois dá asneira.

                            Comentário


                              #15
                              .
                              Editado pela última vez por pedro19; 21 August 2023, 23:45.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por pedro19 Ver Post
                                Este não permite. Tem de ser mesmo com máquina. Mas existem dois resets. Um deles para a quilometragem, outro para o FAP.
                                O reset do FAP não é quando se substitui o FAP?..

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por pedro19 Ver Post
                                  O manual diz que vem com o 5w30 de fábrica. Mas também recomenda.esse 0w30. Devo mudar para esse?
                                  Fui ver as cábulas e o 500L de >2016 - Euro 6 - usa 0W30 FIAT 9.55535-DS1/GS1 que é equivalente à norma PSA PSA B712312 ou ACEA C2.

                                  Não aparece 5W30 como alternativa.

                                  Comentário


                                    #18
                                    .
                                    Editado pela última vez por pedro19; 21 August 2023, 23:45.

                                    Comentário


                                      #19
                                      .
                                      Editado pela última vez por pedro19; 21 August 2023, 23:45.

                                      Comentário


                                        #20
                                        .
                                        Editado pela última vez por pedro19; 21 August 2023, 23:45.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por pedro19 Ver Post
                                          É a tal treta que eu disse, e que me faz confusão: No manual, numa página diz que prescreve o 5w30, e na seguinte diz que prescreve o 0w30. Olha aqui:



                                          E na página seguinte:



                                          É bastante confuso, mas parti do princípio que ambos se podem usar.

                                          De qualquer forma, já encomendei o WR Forward. É o único com o spec FIAT 9.55535-DS1 que descobri no site onde costumo comprar.
                                          Costumo usar o Liquimoly 4310.

                                          Comentário


                                            #22
                                            .
                                            Editado pela última vez por pedro19; 21 August 2023, 23:45.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por pedro19 Ver Post
                                              Os teus apontamentos indicam qual o filtro de óleo, e qual o tamanho e tipo de chave para o bujão do carter e para abrir o filtro de óleo?


                                              Sujeito a confirmação com o número de quadro da viatura.

                                              Restante pedido, acho que precisas da torx 30, chave caixa 10mm, torx 45 para o cárter e chave de caixa de 30mm para o copo do filtro. Basta ver no youtube que tenho lá 1.3CDTI com fartura.

                                              Comentário


                                                #24
                                                .
                                                Editado pela última vez por pedro19; 21 August 2023, 23:45.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por pedro19 Ver Post
                                                  Os 1.3 CDTI são motor FIAT?
                                                  São.
                                                  6 coisos

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por pedro19 Ver Post
                                                    Os 1.3 CDTI são motor FIAT?

                                                    Sim é. Foi usado na Fiat, Alfa Romeo, Opel, Suzuki, Citroen/Peugeot..

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      .
                                                      Editado pela última vez por pedro19; 21 August 2023, 23:45.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por pedro19 Ver Post
                                                        Já comprei o equipamento, cabos e software. Já liguei ao carro e já fiz reset.

                                                        Sim, confirma-se que estes carros com DPF têm dois resets. Um do tempo e quilometragem até à próxima mudança, outro reset ao DPF.

                                                        Caso se faça o primeiro e não o segundo (o que imagino seja MUITO comum), o carro pode eventualmente vir avisar que o óleo não está próprio, embora possa estar.

                                                        Em todo o caso, vou fazer a mudança para o 0w30 Euro 6 este fim de semana.

                                                        Quanto a este motor em específico, é um MultiJet II. Versão 1.3 com 70Kw e Euro 6. Diesel com DPF.
                                                        Não imaginam o que eu passei para explicar isto numa oficina há uns anos.

                                                        Teve de ser por escrito e explicado pessoalmente à diretora de loja. (Roady)

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por pedro19 Ver Post
                                                          Já comprei o equipamento, cabos e software. Já liguei ao carro e já fiz reset.

                                                          Sim, confirma-se que estes carros com DPF têm dois resets. Um do tempo e quilometragem até à próxima mudança, outro reset ao DPF.

                                                          Caso se faça o primeiro e não o segundo (o que imagino seja MUITO comum), o carro pode eventualmente vir avisar que o óleo não está próprio, embora possa estar.

                                                          Em todo o caso, vou fazer a mudança para o 0w30 Euro 6 este fim de semana.

                                                          Quanto a este motor em específico, é um MultiJet II. Versão 1.3 com 70Kw e Euro 6. Diesel com DPF.
                                                          The engine oil and filter should be replaced according to their effective state, displayed by a message or warning light in the instrument panel or at least every 24 months.
                                                          If the car is used mainly for town driving, the engine oil and filter should be changed every 12 months.
                                                          Entretanto nos modelos >2018 :


                                                          1.4 16V 95HP > 5W40 C3
                                                          1.3 16V MultiJet > 0W20 ACEA C5 ou FIAT 9.55535-DM1
                                                          1.6 16V MultiJet > 0W20 ACEA C2 ou FIAT 9.55535-DSX

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            .
                                                            Editado pela última vez por pedro19; 21 August 2023, 23:44.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X