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Turbo com compressora MFS

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    Turbo com compressora MFS

    Já vi em várias oficinas de reparação publicidade sobre as compressoras MFS, instaladas em turbos que são reparados.

    Daquilo que pesquisei, a sigla "MFS" significa Machined From Solid:

    "Machined From Solid"
    Taking the design process one step further, the OEMs introduced a new method of manufacturing compressor wheels known as ‘Machined from Solid’ (MFS), primarily due to cast aluminium not being strong enough for higher operating conditions.


    By using a forged aluminium bar, it is possible to use a much stronger aluminium alloy than can be used in the casting process. By using a stronger material, the wheel has a much longer life in comparison to cast wheels as it can carry much higher loads.


    In addition, MFS wheels are ideal for low production runs, enabling manufacturers to respond quicker to new blade design technology as there is no delay due to casting tooling. The wheels are produced using sophisticated 5-Axis technology to carve out the blades from a solid bar of high strength aluminium alloy, providing superior durability.


    Each wheel is precision balanced on fully automated balancing stations with autocorrection – although the precision of the machining operation often means that the wheel doesn’t need any balance correction. To create an even stronger wheel on specific high stress applications, titanium can be used, which prevents failure in applications susceptible to high cycle fatigue.


    MFS and the Aftermarket
    To conclude, if the OEM turbo is designed with a cast compressor wheel then there will be little or no advantage to using an MFS wheel other than if the application often suffers failure through fatigue – in which case an aftermarket upgrade would be appropriate."


    Isto tem alguma coisa a ver com a questão de hibridar os turbos?

    Não que esteja a precisar atualmente, mas se porventura tiver um turbo a precisar de reparação, esta solução de colocar uma compressora MFS é vantajosa?

    Dizem que é mais resistente a altas pressões e a faltas de lubrificação (dos típicos condutores imprudentes que desligam o motor repentinamente após longas tiradas a velocidades elevadas).

    #2
    apenas para seguir o desenrolar da coisa

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por MicroMC Ver Post
      Já vi em várias oficinas de reparação publicidade sobre as compressoras MFS, instaladas em turbos que são reparados.

      Daquilo que pesquisei, a sigla "MFS" significa Machined From Solid:

      "Machined From Solid"
      Taking the design process one step further, the OEMs introduced a new method of manufacturing compressor wheels known as ‘Machined from Solid’ (MFS), primarily due to cast aluminium not being strong enough for higher operating conditions.


      By using a forged aluminium bar, it is possible to use a much stronger aluminium alloy than can be used in the casting process. By using a stronger material, the wheel has a much longer life in comparison to cast wheels as it can carry much higher loads.


      In addition, MFS wheels are ideal for low production runs, enabling manufacturers to respond quicker to new blade design technology as there is no delay due to casting tooling. The wheels are produced using sophisticated 5-Axis technology to carve out the blades from a solid bar of high strength aluminium alloy, providing superior durability.


      Each wheel is precision balanced on fully automated balancing stations with autocorrection – although the precision of the machining operation often means that the wheel doesn’t need any balance correction. To create an even stronger wheel on specific high stress applications, titanium can be used, which prevents failure in applications susceptible to high cycle fatigue.


      MFS and the Aftermarket
      To conclude, if the OEM turbo is designed with a cast compressor wheel then there will be little or no advantage to using an MFS wheel other than if the application often suffers failure through fatigue – in which case an aftermarket upgrade would be appropriate."


      Isto tem alguma coisa a ver com a questão de hibridar os turbos?

      Não que esteja a precisar atualmente, mas se porventura tiver um turbo a precisar de reparação, esta solução de colocar uma compressora MFS é vantajosa?

      Dizem que é mais resistente a altas pressões e a faltas de lubrificação (dos típicos condutores imprudentes que desligam o motor repentinamente após longas tiradas a velocidades elevadas).
      Hibridar um turbo não é mais do que alterar o turbo original e colocar peças de outro tipo de turbo. Normalmente a mudança é feita na admissão de ar (parte compressora), no qual se coloca uma maior. Mas existem N combinações do que é possivel fazer.

      MFS não é mais do que através de um bloco de aluminio desbastar completamente, com uma CNC de vários eixos o produto final.

      A não ser que queiras exigir mais do turbo, mais pressão, não faz qualquer sentido, nem ajuda em nada em relação à lubrificação ou falta dela.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por Illusion Ver Post

        A não ser que queiras exigir mais do turbo, mais pressão, não faz qualquer sentido, nem ajuda em nada em relação à lubrificação ou falta dela.


        Basicamente, uma forma de justificar algo com um nome "pomposo" que na realidade não faz.

        Comentário


          #5
          Numa dessas oficinas tinha uma banca em que tinha uma compressora normal e uma mfs. Girando ambas com um dedo, a MFS demonstra ter menos atrito e demora mais tempo a parar.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por MicroMC Ver Post
            Numa dessas oficinas tinha uma banca em que tinha uma compressora normal e uma mfs. Girando ambas com um dedo, a MFS demonstra ter menos atrito e demora mais tempo a parar.

            Chamam-se rolamentos



            Em nada dependem do resto.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Illusion Ver Post
              Chamam-se rolamentos



              Em nada dependem do resto.
              Então é aí que entra na equação o chamado turbo de rolamentos?

              Parece-me um bom upgrade.

              Comentário

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