Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Temperatura da água alta. Danos?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Temperatura da água alta. Danos?

    Bom dia, há uns dias tive que limpar o sistema de refrigeração do meu carro pois tinha ferrugem, fiz a limpeza com agua destilada e depois deitei g12+ numa mistura de 50/50. Achei que tinha feito bem o sangramento para tirar as bolhas de ar, fui dar uma volta e aproveitei e subi umas estradas bastante inclinadas na tentiva de remover bolsas de ar que tenham permanecido, sempre de olho na temperatura.

    Ontem, tive que dar uma volta maior (50km) e reparei que estava a aquecer muito mais depressa tipo o 1.4 tdi 105cv que tenho cá em casa, pensei que fosse devido ao g12 que faz com que aqueça mais depressa já que antes andava a água alaranjada, o problema foi passado uns minutos vejo a temperatura a subir cada vez mais e eu mal estava a acelerar, chegou aos 105° e eu já estava a ver a minha vida a andar para trás, deixei de acelerar praticamente e saí logo que pude da via rápida, atingiu o máximo de 108°c, encostei e reparei que estava a regenerar o que não ajudou em nada naquele momento, abri o capot e a ventoinha não estava a trabalhar, voltei a dentro para ver temperatura e baixou para os 103 e nem sinal da ventoínha. Sem saber muito o que fazer naquele momento, pensei em voltar para casa, ainda olhei por baixo não tinha derrames e o nível estava correto.

    Comecei a andar e passado 2 minutos a temperatura começou a baixar e foi baixando até aos 96/97°.
    Acabei fazendo o resto da viagem e a temperatura não voltou a passar dos 100°c.

    Só pensei que tivesse sido uma bolsa de ar que tenha ficado presa algures e estava a provocar o sobreaquecimento, tendo em conta que não aconteceu mais. EDIT: hoje de manhã verifiquei o nível e baixou cerca de 1cm abaixo do mínimo, o que leva a crer que a minha teoria está correta.

    A verdade é que fiquei a noite a pensar se danificou alguma coisa, a junta por exemplo, não chegou a acender nenhuma luz mas sei lá 108°c deve ser perigoso, para rebentar uma junta da cabeça é preciso que temperatura? Ou é pela pressão que depois a água ganha que faz ceder a junta? Tenho essa dúvida também.

    Devo-me preocupar?
    Obrigado.
    Editado pela última vez por apsol; 29 January 2019, 10:53.

    #2
    Deixa o carro ligar a ventoinha sem a tampa do liquido de refrigeraçao colocado.

    Comentário


      #3
      Boas,

      Se houve algum dano (como por exemplo a junta), mais tarde ou mais cedo surgirão sinais disso.
      Por exemplo, consumo de água/anticongelante, ou mistura destes com o óleo, etc... mas esperemos que não.

      Sobre os 108º c, já cá virá alguém mais entendido dizer se isso é "grave" ou não.

      Durante o sangramento usaste os parafusos próprios, (que tipicamente existem no circuito) para retirar o ar ?

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por Illusion Ver Post
        Deixa o carro ligar a ventoinha sem a tampa do liquido de refrigeraçao colocado.
        Vou fazer isso.
        Originalmente Colocado por BoraLaMarina Ver Post
        Boas,

        Se houve algum dano (como por exemplo a junta), mais tarde ou mais cedo surgirão sinais disso.
        Por exemplo, consumo de água/anticongelante, ou mistura destes com o óleo, etc... mas esperemos que não.

        Sobre os 108º c, já cá virá alguém mais entendido dizer se isso é "grave" ou não.

        Durante o sangramento usaste os parafusos próprios, (que tipicamente existem no circuito) para retirar o ar ?
        Este motor, 1.6 tdi não tem desses parafusos nem nada que se pareça, infelizmente.

        Eu segui as instruções do manual da vag, que para quem não tem aquela maquineta xpto que funciona por vácuo, é deitar o liquido até ao nível, fechar o vaso, ligar o motor e manter às 2000rpm durante 3 min e depois deixar ao relantim até disparar a ventoínha, depois de arrefecer se necessário acrescentar mais liquido.

        Comentário


          #5
          E consegues ler se são 103 ou 108ºC? Eu gostava de ter um carro desses, um dia!

          Daqueles que é só seguir o manual e está tudo feito... Mas afinal não...


          Não conheço o motor, peço desculpa pelo desabafo! Mas fiquei curioso com a precisão das medições!

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Illusion Ver Post
            Deixa o carro ligar a ventoinha sem a tampa do liquido de refrigeraçao colocado.

            Sem sombra de dúvidas, que será a forma a seguir.

            Comentário


              #7
              Na minha opinião 108°C por pouco tempo não vai fazer estragos. Ainda para mais com as temperaturas ambiente de inverno.

              Comentário


                #8
                Deve ter sido uma bolsa de ar com "toda" a certeza... a "prova" foi esse cm que desceu no nível...

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por CL Ver Post
                  E consegues ler se são 103 ou 108ºC? Eu gostava de ter um carro desses, um dia!

                  Daqueles que é só seguir o manual e está tudo feito... Mas afinal não...


                  Não conheço o motor, peço desculpa pelo desabafo! Mas fiquei curioso com a precisão das medições!
                  Monitorizei a temperatura por Vcds, ou seja, valores reais da centralina, outro ponto que peca é que também não tem ponteiro de temperatura,por isso só por obd ou então esperar que apareça a luz vermelha.

                  Originalmente Colocado por kpt Ver Post
                  Na minha opinião 108°C por pouco tempo não vai fazer estragos. Ainda para mais com as temperaturas ambiente de inverno.
                  Oxalá que não. Isto aconteceu nem deve ter passado 5 min, atingiu 105°c e 500m se tanto, sai da via e encostei. A questão é que a temperatura não parava de subir, mesmo sem acelerar praticamente, mas como estava a regenerar favoreceu o aquecimento.
                  Originalmente Colocado por nto Ver Post
                  Sem sombra de dúvidas, que será a forma a seguir.
                  Já o fiz. Ao princípio até parecia que estava a passar compressão, mas afinal era só o retorno a mandar água e fazia um efeito parecido, estava era a sair de vez em quando umas bolhinhas. A ventoinha disparou aos 97°c.
                  Editado pela última vez por apsol; 29 January 2019, 18:59.

                  Comentário

                  AD fim dos posts Desktop

                  Collapse

                  Ad Fim dos Posts Mobile

                  Collapse
                  Working...
                  X