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Nível do oleo motor

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    Nível do oleo motor

    Boas. Efetuei recentemente a revisão, e hoje verifiquei o óleo a frio (motor parado há 12 horas ou mais) e não estava no máximo. Segundo o que sei, os carros com corrente de distribuição devem ter sempre o óleo no máximo ou muito perto.

    Segundo a marca é neste ponto que o óleo deve estar, mas tenho algumas dúvidas.

    Em anexo a foto do óleo verificado a frio. Devo acrescentar algum óleo ou está bom assim?

    Obrigado!

    https://drive.google.com/file/d/1itm...ew?usp=sharing

    #2
    Digamos que está ali a 3/4 da vareta... mas o ideal é estar o mais próximo possível do máximo e sendo de facto de corrente, mais ainda.

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      #3
      Originalmente Colocado por nto Ver Post
      Digamos que está ali a 3/4 da vareta... mas o ideal é estar o mais próximo possível do máximo e sendo de facto de corrente, mais ainda.
      Partilho da tua opinião, mas foi a quantidade que me colocaram na marca (debitaram 4L). Já lhes falei nisso e dizem que é assim que deve andar por causa das regenerações do FAP. Valerá a pena acrescentar alguma quantidade?

      Este é um assunto que divide grande parte dos mecânicos, uns dizem que a 3/4 é o ideal, outros sempre no máximo...até já ouvi dizer que o ideal é a meio.

      Gostava de mais opiniões. Chamem o Eblase

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        #4
        Qual o carro em causa?
        Como é que o manual aconselha a ver o nível do óleo?
        Tens noção se costuma aumentar o nível devido às regenerações?

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
          Qual o carro em causa?
          Como é que o manual aconselha a ver o nível do óleo?
          Tens noção se costuma aumentar o nível devido às regenerações?
          Motor 1.3CDTi 95cv. Não costuma aumentar o nível porque sou bastante atento e nunca aborto regenerações. Apesar que isto depende muito do condutor, o Corsa da namorada com o mesmo motor anda sempre com "gasOLEO" a mais

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            #6
            Acho que a marca manda ver o óleo com a temperatura normal de funcionamento, depois de 10 minutos desligado (sem certeza)

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              #7
              Agradeço mais opiniões por favor. Obrigado

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                #8
                eu deixava ficar como está.
                está dentro do recomendado e ligeiramente abaixo do valor máximo o que para mim é o ideal.
                meter no máximo, correr o risco de o exceder por vários motivos e eventualmente ganhar pressões desnecessárias…….. tudo coisas que num diesel até podem acabar num desalvorar do motor.

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                  #9
                  Eu também não mexia.

                  Com regenerações interrompidas o nível do óleo pode de facto subir (em face do gasóleo que vai para o cárter).

                  De todo o modo, não estando no máximo, está a 3/4, bem longe do mínimo e até bem próximo do máximo. E mesmo que até quisesses colocar no máximo também pouco colocarias, talvez uns 200 ml. Quando vires que chega a 1/2 acrescenta um pouco mas por agora eu deixava assim.

                  Pessoalmente, não sou o maior fã de colocar no máximo. Tento não deixar baixar de 2/4 e acrescento até algures entre 3/4 e máximo mas sem chegar a este último.

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                    #10
                    Sinceramente deixa estar como está...

                    Comentário


                      #11
                      Ao verificar o nível do óleo o carro deverá estar estacionado num sítio nivelado. Se for esse o caso, o nível está apenas um pouco abaixo do máximo, portanto, não deixes de dormir por causa disso.

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                        #12
                        Originalmente Colocado por carlosrs Ver Post
                        Motor 1.3CDTi 95cv. Não costuma aumentar o nível porque sou bastante atento e nunca aborto regenerações. Apesar que isto depende muito do condutor, o Corsa da namorada com o mesmo motor anda sempre com "gasOLEO" a mais
                        Originalmente Colocado por carlosrs Ver Post
                        Acho que a marca manda ver o óleo com a temperatura normal de funcionamento, depois de 10 minutos desligado (sem certeza)
                        Na minha Astra 1.7 CDTI eu também não abortava regenerações (nestes carro é bastante fácil perceber quando está a regenerar) e mesmo assim, cheguei a ter 1 L a mais quando fui fazer a revisão anual, 26 mil kms da anterior. Isto é só uma curiosidade, o que interessa é o teu caso.

                        Para despistar, eu controlava o nível exactamente como manda o manual e se o resultado fosse igual ou parecido, não acrescentava. Convém sempre é ir controlando o nível com regularidade.

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                          #13
                          Mais 3 gotas e isso transborda...

                          Havias de ver o meu nalguns dias... nem toca o mínimo!

                          Mete-se um litro e fica pouco acima do meio da vareta... Grandas motores!

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