Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Façam o favor de mudar os amortecedores!

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Façam o favor de mudar os amortecedores!

    A sério.

    Sou um condutor que ja teve/comprou entre carros meus, da esposa e dois filhos, (e ainda tenho 4. Um MeganeIII 1.5dci, um Vw Polo 1.4tdi, um Honda CivicVII 1.4, 90cv e um Fiat Punto Mk2, 80 cv, 16v, ao todo 17 automoveis.

    Acontece que entreguei o Punto a meu filho e de vez em quando deixo la o Megane e fico uns dias com ele para revisoes.
    Ele diz que o carro esta tudo bem para as voltinhas e quando faz viagens maiores nao passa dos 120.

    Mas..ha cerca de 8 dias fui busca-lo para mais uma revisao e venho pela Segunda Cicular e Ic19 a fora e a partir dos 80/100 KLM/h o carro nao tem estabilidade nenhuma comparado com os outros 3 que habitualmente conduzo.

    Diz ele que isso se deve a direcao "city" o que parece que torna o carro leve, bla-bla bla-bla....

    Mas eu nao me conformei com a resposta pois quando o carro estava nas minhas maos ha cerca de 4 anos chegava aos 170/180 e a estabilidade era bastante boa, para o tamanho do carro

    Resolvi contra a vontade dele e paguei eu, comprar 4 amortecedores KYB Exel-g. (isto nao é para fazer reclame á marca, poderiam ser Sachs ou Bilstein que ficaria bem servido tambem.

    Acabei de os montar, pego no carro pela A16 a fora chego aos 150, 160, 170 e posso largar o volante ou dar uma guinada, que o carro sente-se seguro na estrada.

    Atencao que eu o ano passado tinha mudado os triangulos e metido pneus Michelin...

    A verdade é que nos vamos habituando progressivamente ao desgaste dos amortecedores e e nao damos conta que ja nao estao a fazer o trabalho deles...na inspeçao nao nos dao indicaçao do desgaste deles mas sim do equilibrio entre eles o que nao é a mesma coisa, por isso eu digo:

    MUDEM OS AMORTECEDORES S.F.F. NÃO CONFIEM NOS IPO´s no que diz respeito a amortecedores!

    #2
    Originalmente Colocado por ASA Ver Post
    A sério.

    Sou um condutor que ja teve/comprou entre carros meus, da esposa e dois filhos, (e ainda tenho 4. Um MeganeIII 1.5dci, um Vw Polo 1.4tdi, um Honda CivicVII 1.4, 90cv e um Fiat Punto Mk2, 80 cv, 16v, ao todo 17 automoveis.

    Acontece que entreguei o Punto a meu filho e de vez em quando deixo la o Megane e fico uns dias com ele para revisoes.
    Ele diz que o carro esta tudo bem para as voltinhas e quando faz viagens maiores nao passa dos 120.

    Mas..ha cerca de 8 dias fui busca-lo para mais uma revisao e venho pela Segunda Cicular e Ic19 a fora e a partir dos 80/100 KLM/h o carro nao tem estabilidade nenhuma comparado com os outros 3 que habitualmente conduzo.

    Diz ele que isso se deve a direcao "city" o que parece que torna o carro leve, bla-bla bla-bla....

    Mas eu nao me conformei com a resposta pois quando o carro estava nas minhas maos ha cerca de 4 anos chegava aos 170/180 e a estabilidade era bastante boa, para o tamanho do carro

    Resolvi contra a vontade dele e paguei eu, comprar 4 amortecedores KYB Exel-g. (isto nao é para fazer reclame á marca, poderiam ser Sachs ou Bilstein que ficaria bem servido tambem.

    Acabei de os montar, pego no carro pela A16 a fora chego aos 150, 160, 170 e posso largar o volante ou dar uma guinada, que o carro sente-se seguro na estrada.

    Atencao que eu o ano passado tinha mudado os triangulos e metido pneus Michelin...

    A verdade é que nos vamos habituando progressivamente ao desgaste dos amortecedores e e nao damos conta que ja nao estao a fazer o trabalho deles...na inspeçao nao nos dao indicaçao do desgaste deles mas sim do equilibrio entre eles o que nao é a mesma coisa, por isso eu digo:

    MUDEM OS AMORTECEDORES S.F.F. NÃO CONFIEM NOS IPO´s no que diz respeito a amortecedores!
    Tens toda a razão. Principalmente em não confiar na IPO a respeito dos amortecedores. Desengane-se quem pensa que o teste que eles fazem mede a eficácia dos amortecedores.

    Só a título de exemplo, vi amortecedores com mais de 300000km a passarem no dito teste com distinção. Quando foram retirados para serem substituídos, ao serem encolhidos à mão ( com um dedo apenas ) não saiam mais da posição encolhida

    Comentário


      #3
      Isto é uma grande verdade, muitos fiam-se nas inspecções e como foi dito a avaliação dos amortecedores não é bem o que muitos pensam, podem estar nas lonas mas se não houver diferenças entre eles está tudo ok .

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por ASA Ver Post
        A sério. Sou um condutor que ja teve/comprou entre carros meus, da esposa e dois filhos, (e ainda tenho 4. Um MeganeIII 1.5dci, um Vw Polo 1.4tdi, um Honda CivicVII 1.4, 90cv e um Fiat Punto Mk2, 80 cv, 16v, ao todo 17 automoveis. Acontece que entreguei o Punto a meu filho e de vez em quando deixo la o Megane e fico uns dias com ele para revisoes. Ele diz que o carro esta tudo bem para as voltinhas e quando faz viagens maiores nao passa dos 120. Mas..ha cerca de 8 dias fui busca-lo para mais uma revisao e venho pela Segunda Cicular e Ic19 a fora e a partir dos 80/100 KLM/h o carro nao tem estabilidade nenhuma comparado com os outros 3 que habitualmente conduzo. Diz ele que isso se deve a direcao "city" o que parece que torna o carro leve, bla-bla bla-bla.... Mas eu nao me conformei com a resposta pois quando o carro estava nas minhas maos ha cerca de 4 anos chegava aos 170/180 e a estabilidade era bastante boa, para o tamanho do carro Resolvi contra a vontade dele e paguei eu, comprar 4 amortecedores KYB Exel-g. (isto nao é para fazer reclame á marca, poderiam ser Sachs ou Bilstein que ficaria bem servido tambem. Acabei de os montar, pego no carro pela A16 a fora chego aos 150, 160, 170 e posso largar o volante ou dar uma guinada, que o carro sente-se seguro na estrada. Atencao que eu o ano passado tinha mudado os triangulos e metido pneus Michelin... A verdade é que nos vamos habituando progressivamente ao desgaste dos amortecedores e e nao damos conta que ja nao estao a fazer o trabalho deles...na inspeçao nao nos dao indicaçao do desgaste deles mas sim do equilibrio entre eles o que nao é a mesma coisa, por isso eu digo: MUDEM OS AMORTECEDORES S.F.F. NÃO CONFIEM NOS IPO´s no que diz respeito a amortecedores!
        Como referido a questão é essa mesma, o facto de habituação à degradação e nem se vai notando. Tal já foi por demais referido no tópico dos amortecedores. Outro senão mesmo... é o facto de na IPO procederem ao tal equilíbrio e por aí, muitos teimam que os amortecedores estão bons ao verem aqueles resultados.

        Comentário


          #5
          Realmente há muita gente a descurar o estado dos amortecedores. Quantos oiço a dizer que nunca trocaram ou que só vão trocar quando começarem a babar. E já ouvi mecânicos a dizer isso também. Depois, quem não percebe, confia e dá-se mal.
          Tenho um Golf 4 de 2001 á venda e já cheguei a dizer que em 250.000km troquei duas vezes de amortecedores, ficaram feitos parvos a dizer que fui o maior burro á face da terra.

          Comentário


            #6
            E o pior é quando vamos numa boa velocidade e repentinamente temos que nos desviar de um obstaculo, restos de pneus etc., como ja me aconteceu em tempos, e nunca mais seguramos o carro...

            Comentário


              #7
              Só posso dar razão ao colega ASA.

              A gente não sente porque a perda de eficácia é muitíssimo lenta, nas condições de desgaste usuais. Nas IPOs só chumbam os que já deviam ter chumbado há 100 mil km ou quando já babaram tanto óleo que já nem óleo lá têm dentro... mas que a gente mandou lavar com o líquido dos "travões" para escamotear a coisa e poupar 200€ (ou 50 ou 100 ou 500...)


              Posto isto... o carro do puto anda ainda com os 4 amortecedores Delphi d'orige que só têm uns parcos 270k km... e curva como novo! (Acho eu!)
              Realmente há um atrás que parece ter uma babazita... mas na IPO está sempre tudo impecável...


              Mas ele também não passa dos 180...
              Editado pela última vez por CL; 28 March 2019, 00:10.

              Comentário


                #8
                Esqueci-me de dizer que o Punto é de 2003 e tem cerca 148mil klm quase tudo feito em voltinhas de cidade...
                Se fosse em AE ou estradas nacionais em bom estado, claro que poderiam ainda estar razoaveis...agora em cidade e arredores apanha muitos buracos e passeios.

                Comentário


                  #9
                  Nã mudo! 4 amortecedores KYB, Bilstein... custam muito dinheiro! Depois ainda é preciso alinhar a direção e tudo! Se passam nas inspeção tou-me a lixar para o resto!

                  Vou pegar nesse guito e comprar, mas é 4 jantes!!!

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por petrus Ver Post
                    Nã mudo! 4 amortecedores KYB, Bilstein... custam muito dinheiro! Depois ainda é preciso alinhar a direção e tudo! Se passam nas inspeção tou-me a lixar para o resto!

                    Vou pegar nesse guito e comprar, mas é 4 jantes!!!
                    Se ainda fosses gastar em put@s e vinho verde, compreendia-se, agora em jantes, que desperdicio de dinheiro.

                    Comentário


                      #11
                      Nos amortecedores traseiros, é necessário trocar todos os acessórios de montagem( os suportes e os foles), ou basta só mesmo os amortecedores?

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por XlPower Ver Post
                        Se ainda fosses gastar em put@s e vinho verde, compreendia-se, agora em jantes, que desperdicio de dinheiro.
                        Claro que é isso que vai acontecer, mas sugeri as jantes (com pneu chinocas) para explorar ainda mais o ridículo da situação! São gastos perfeitamente supérfluos, ao contrário do "investimento" em mulheres e vinho...

                        Para o "See Trought", deve ser avaliado se é necessário trocar também ou não. No meu último carro onde foram trocados os amortecedores o mecânico trocou apenas os 4 ditos e um deles estava mesmo nas lonas...

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por SeeTrought Ver Post
                          Nos amortecedores traseiros, é necessário trocar todos os acessórios de montagem( os suportes e os foles), ou basta só mesmo os amortecedores?
                          Depende do carro.

                          No Fiat foi só despertar dois parafusos, o do olhal de cima e o do olhal de baixo, nem foi preciso tirar a roda, foi tirar uns e meter outros.

                          Á frente têm que se tirar as molas e no meu caso alem dos amortecedores tive que meter os guarda-pó que estavam a desfazer-se. O resto estava ainda bom

                          Comentário


                            #14
                            Venho só aqui dizer que tenho um carro com 330.000 com os amortecedores de origem.

                            Pronto, obrigado e bom dia!

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por SharpandSafe Ver Post
                              Venho só aqui dizer que tenho um carro com 330.000 com os amortecedores de origem.

                              Pronto, obrigado e bom dia!
                              Conheço quem também tenha mudado pouco depois dos 300.000.

                              Claro que aquilo já estava nas lonas e não subia.

                              O mesmo aconteceu agora com um carro com que costumo andar, com pouco mais de 100.000. À mão eles desciam, mas ficavam lá por baixo...

                              Não te estou a condenar, mas às vezes parece que está tudo optimo mas não está.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por JoelM Ver Post
                                Conheço quem também tenha mudado pouco depois dos 300.000.

                                Claro que aquilo já estava nas lonas e não subia.

                                O mesmo aconteceu agora com um carro com que costumo andar, com pouco mais de 100.000. À mão eles desciam, mas ficavam lá por baixo...

                                Não te estou a condenar, mas às vezes parece que está tudo optimo mas não está.
                                Aquilo é para mudar, mas na verdade, não têm babas, vão para baixo e para cima e não ficam a oscilar. Em condução ainda transmitem muita estabilidade e segurança.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por SharpandSafe Ver Post
                                  (...) Em condução ainda transmitem muita estabilidade e segurança.
                                  Não leves a mal, mas isso é impossível. Os amortecedores não duram 300.000 km, seja qual for a utilização do carro. Tu já deverias ir para a terceira troca de amortecedores e não para a primeira.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por JGTB Ver Post
                                    Não leves a mal, mas isso é impossível. Os amortecedores não duram 300.000 km, seja qual for a utilização do carro. Tu já deverias ir para a terceira troca de amortecedores e não para a primeira.
                                    Não nego. É carro de estrada e não de cidade, se calhar ajuda, mas na verdade não sinto falta de segurança.

                                    Mas é para mudar brevemente.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por SharpandSafe Ver Post
                                      Não nego. É carro de estrada e não de cidade, se calhar ajuda, mas na verdade não sinto falta de segurança.

                                      Mas é para mudar brevemente.
                                      Acredito perfeitamente que não sintas, pois, como já disseram, o desgaste é gradual. Por isso, vamos ficando habituados.

                                      Comentário


                                        #20
                                        De facto os carros tendem a desgastar-se a vários níveis progressivamente e é natural que nem se note mas por acaso vou dar aqui um feedback um pouco diferente.

                                        Tenho na família dois carros iguais e ambos a rondar os 300 mil kms, um com suspensão ainda de origem e jante 16 e o meu com jante 17 e suspensão desportiva opcional (molas e amortecedores), com menos de 60 mil kms. O meu também levou já dois sinoblocos dianteiros que não estavam maus mas preferi ficar logo com isso resolvido.

                                        Não teria lógica dizer que o primeiro está com a suspensão nova mas ainda há dias fiz uma rotunda um bocado mais depressa e adorna mais que o meu (como sempre) mas não me pareceu excessivo. Algo que joga muito a favor nestes casos é que fazem muito poucos percursos urbanos.

                                        Um dia destes testo melhor para dar um feedback melhor.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por SharpandSafe Ver Post
                                          ...na verdade não sinto falta de segurança.
                                          Em conduçao normal podes nao sentir, mas se fores numa auto estrada por ex a 140 e subitamente tiveres que desviar tipo guinada esquerda/ direita e direita /esquerda de um obstaculo caido na via tipo restos de pneus ou um animal, vais ver que mudas de opiniao.

                                          Eu tambem a fazer rotundas ou curvas nao notava, mas agora noto que as faço com melhor qualidade de conduçao.
                                          Agarra-se mais á estrada

                                          Comentário


                                            #22
                                            Há máquinas para testar amortecedores. Pena que os centros IPO não as tenham. Era mais seguro para todos nós.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por GustavoAlmeida Ver Post
                                              De facto os carros tendem a desgastar-se a vários níveis progressivamente e é natural que nem se note mas por acaso vou dar aqui um feedback um pouco diferente.

                                              Tenho na família dois carros iguais e ambos a rondar os 300 mil kms, um com suspensão ainda de origem e jante 16 e o meu com jante 17 e suspensão desportiva opcional (molas e amortecedores), com menos de 60 mil kms. O meu também levou já dois sinoblocos dianteiros que não estavam maus mas preferi ficar logo com isso resolvido.

                                              Não teria lógica dizer que o primeiro está com a suspensão nova mas ainda há dias fiz uma rotunda um bocado mais depressa e adorna mais que o meu (como sempre) mas não me pareceu excessivo. Algo que joga muito a favor nestes casos é que fazem muito poucos percursos urbanos.

                                              Um dia destes testo melhor para dar um feedback melhor.
                                              Não é pelo adornar que vais notar, até porque isso é o trabalho das molas.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Uma pergunta. quando manualmente empurramos um amortecedor para baixo, não é suposto ele ficar em baixo? A função dele é precisamente o contrariar o "balouçar" da carroçaria, certo? Agora, a dificuldade em que o espigão encolhe, ou estica é que pode definir o estado dele, julgo eu!

                                                Já vi um amortecedor, em que tiravamos a mão do espigão e ele simplesmente descia sozinho. Estava completamente rebentado.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por JGTB Ver Post
                                                  Não é pelo adornar que vais notar, até porque isso é o trabalho das molas.
                                                  Também é verdade. Um dia destes tenho de o testar um pouco nesse aspecto.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Peperapido Ver Post
                                                    Há máquinas para testar amortecedores. Pena que os centros IPO não as tenham. Era mais seguro para todos nós.

                                                    Pois há... mas com o teste que é feito no IPO... a grande maioria fica convencida que testou os amortecedores e como tal...

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por ASA Ver Post
                                                      Depende do carro.

                                                      No Fiat foi só despertar dois parafusos, o do olhal de cima e o do olhal de baixo, nem foi preciso tirar a roda, foi tirar uns e meter outros.

                                                      Á frente têm que se tirar as molas e no meu caso alem dos amortecedores tive que meter os guarda-pó que estavam a desfazer-se. O resto estava ainda bom
                                                      No Focus MK3.5 o amortecedor traseiro é fora da mola e também é só desapertar 2 parafusos em cima, na base, e 1 em baixo.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por darkwings Ver Post
                                                        Uma pergunta. quando manualmente empurramos um amortecedor para baixo, não é suposto ele ficar em baixo? A função dele é precisamente o contrariar o "balouçar" da carroçaria, certo? Agora, a dificuldade em que o espigão encolhe, ou estica é que pode definir o estado dele, julgo eu!

                                                        Já vi um amortecedor, em que tiravamos a mão do espigão e ele simplesmente descia sozinho. Estava completamente rebentado.
                                                        A mola trabalha em termos de deslocamento, o amortecedor em termos de velocidade. Estás certo!

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          No Golf que referi no post mais acima, onde notei, e bastante, o facto dos amortecedores estarem nas últimas foi após uma subida na A23 e, logo a seguir com uma curva á direita.
                                                          Ia a cerca de 130km/h e, ao passar na curva, que tinha vários altos e baixos, o carro oscilou intensamente. Depois dessa experiência, em local seguro, testei algumas "travagens de emergência". A dianteira afundava bastante.

                                                          Depois de trocar os amortecedores passei no mesmo sítio na A23 e nada se passou, a suspensão absorveu totalmente os altos e baixos e o carro manteve-se perfeitamente estável. Notei também que as pancadas secas que se sentiam anteriormente deixaram de se sentir. De notar que quem andava diariamente com o carro era a minha esposa e, principalmente em cidade, com trânsito.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por CaRaMeLo Ver Post
                                                            No Golf que referi no post mais acima, onde notei, e bastante, o facto dos amortecedores estarem nas últimas foi após uma subida na A23 e, logo a seguir com uma curva á direita.
                                                            Ia a cerca de 130km/h e, ao passar na curva, que tinha vários altos e baixos, o carro oscilou intensamente. Depois dessa experiência, em local seguro, testei algumas "travagens de emergência". A dianteira afundava bastante.

                                                            Depois de trocar os amortecedores passei no mesmo sítio na A23 e nada se passou, a suspensão absorveu totalmente os altos e baixos e o carro manteve-se perfeitamente estável. Notei também que as pancadas secas que se sentiam anteriormente deixaram de se sentir. De notar que quem andava diariamente com o carro era a minha esposa e, principalmente em cidade, com trânsito.
                                                            São nessas condições e em estradas mais irregulares que se nota bem a diferença dos amortecedores, a estabilidade do carro fica comprometida.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X