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Passat 1.9tdi 115cv gasta mais 1.0 L/100 assim do nada

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    Passat 1.9tdi 115cv gasta mais 1.0 L/100 assim do nada

    Boas.

    O meu Passat foi à revisão, e fez:
    - mudança distribuição
    - limpou EGR
    - limpou Turbo
    - sensor MAP (não o MAF) foi revisto, não estava a trabalhar bem.

    Desde que veio, comecei a perceber que está a gastar bem mais do que antes.
    Conduzo sempre com o CB no consumo instantâneo, e apercebo-me que em média vai sempre a marcar valores bem mais altos que antes, sendo que as médias agora estão sempre mais altas.
    O consumo médio era de 5.7/5.9 e agora anda nos 6.5/6.7

    O carro está a puxar e a responder bem, não justifica (aparentemente) esta diferença.

    Andei a ler umas coisas e apercebi-me que eventualmente poderá ser leitura errada da temperatura, e portanto o carro pode circular mais tempo com o "ar fechado".

    Como não tenho apertado com ele, também a temperatura não sobe, não noto grandes diferenças quando o motor está quente ou frio.

    Junto uma foto tirada no domingo, onde o ponteiro da temperatura está onde "costuma".
    Na foto eu já circulava há cerca de dez minutos, entre os 60/80kmh.

    Hipóteses?

    Obrigado.IMG_20190602_195000.jpg

    #2
    Sim, lembrei-me também logo da menor temperatura de funcionamento, que tem muita influência nos consumos.

    Se calhar agora ficou tão limpo que faz tudo sem o menor esforço e aquece menos. Agora a sério: dessas peças todas onde mexeram, foi só revisionar/limpar ou foi também substituir? Se foi este o caso, as referências eram as correctas? O óleo foi trocado também? Com a mesma viscosidade?

    Comentário


      #3
      Aponto para termóstato.

      Comentário


        #4
        Sendo um VAG...só te faltou mesmo mudar o termostato...e/ou eventualmente algum dos dois sensores de temperatura (pelo menos o audi a4 b6 tem 2 sensores de temp).
        O teu ponteiro da temperatura devia, após o motor aquecer para a temperatura optima estar ao meio sensivelmente nos 90º...
        Verifica isso e já voltas ao valores de CB que como deves saber regista cerca 0.5L a menos que a média real...
        Se usas sempre o instantaneo...deve ser um suplicio a tua condução...exprimenta visualizar o consumo médio...dá menos cabelos brancos.

        Comentário


          #5
          Mais um que aponta para o termostato.

          Comentário


            #6
            Custa a pegar?

            Comentário


              #7
              E com a trocada da distribuição não foi desligada a bateria? E agora o carro está a fazer a "aprendizagem" dos consumos.

              Por acaso já aferiste se o que está a marcar corresponde com o real?

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                Custa a pegar?
                Distribuição mal montada?

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por midnightblack Ver Post
                  Sendo um VAG...só te faltou mesmo mudar o termostato...e/ou eventualmente algum dos dois sensores de temperatura (pelo menos o audi a4 b6 tem 2 sensores de temp).
                  O teu ponteiro da temperatura devia, após o motor aquecer para a temperatura optima estar ao meio sensivelmente nos 90º...
                  Verifica isso e já voltas ao valores de CB que como deves saber regista cerca 0.5L a menos que a média real...
                  Se usas sempre o instantaneo...deve ser um suplicio a tua condução...exprimenta visualizar o consumo médio...dá menos cabelos brancos.
                  Estes valores dão para corrigir em relação ao consumo real. No meu A3 corrigi e agora a diferença anda sempre à volta de 0.1L.

                  Eu começava por verificar o termóstato e o ponto do motor...

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Drifting Ver Post
                    Boas.

                    O meu Passat foi à revisão, e fez:
                    - mudança distribuição
                    - limpou EGR
                    - limpou Turbo
                    - sensor MAP (não o MAF) foi revisto, não estava a trabalhar bem.

                    Desde que veio, comecei a perceber que está a gastar bem mais do que antes.
                    Conduzo sempre com o CB no consumo instantâneo, e apercebo-me que em média vai sempre a marcar valores bem mais altos que antes, sendo que as médias agora estão sempre mais altas.
                    O consumo médio era de 5.7/5.9 e agora anda nos 6.5/6.7

                    O carro está a puxar e a responder bem, não justifica (aparentemente) esta diferença.

                    Andei a ler umas coisas e apercebi-me que eventualmente poderá ser leitura errada da temperatura, e portanto o carro pode circular mais tempo com o "ar fechado".

                    Como não tenho apertado com ele, também a temperatura não sobe, não noto grandes diferenças quando o motor está quente ou frio.

                    Junto uma foto tirada no domingo, onde o ponteiro da temperatura está onde "costuma".
                    Na foto eu já circulava há cerca de dez minutos, entre os 60/80kmh.

                    Hipóteses?

                    Obrigado.[ATTACH]148077[/ATTACH]
                    Se o ponteiro nao esta nos 90 fixos, o termostato está aberto.

                    Comentário


                      #11
                      Duvido que o termostato influencie assim tanto o consumo. Estamos a falar de perto de 20% de diferença! Na minha antiga Vectra, que tinha o problema crónico dos termostatos, mesmo não aquecendo devidamente nunca percebi diferenças enormes nos consumos.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                        Duvido que o termostato influencie assim tanto o consumo. Estamos a falar de perto de 20% de diferença! Na minha antiga Vectra, que tinha o problema crónico dos termostatos, mesmo não aquecendo devidamente nunca percebi diferenças enormes nos consumos.
                        Vai até 1 litro.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                          Custa a pegar?
                          Originalmente Colocado por joliveira33 Ver Post
                          Distribuição mal montada?
                          Não era o primeiro..

                          Comentário


                            #14
                            Boas malta.
                            Estou a ver que coloquei a dúvida no sítio certo!!! lol

                            Indo por partes:
                            - conduzo com o CB no instantâneo: é um hábito, não ando mais devagar por isso, mas dá para para ver o "rendimento" das viaturas. Em todas as viaturas que conduzo, ando sempre com o CB assim (é uma mania…)
                            - se a média real está diferente: confesso que ainda não aferi manualmente, a minha "indignação/surpresa" tem mais a ver com o CB instantâneo (e média final no CB), pois vai sempre com valores bem superiores ao que era normal. Anteriormente, o erro do CB estava nos 0.1/0.2, estava praticamente correcto.
                            - termostato: normalmente o ponteiro está abaixo dos 90º (isto quer dizer que está a gastar mais?)
                            - ponto do motor: esta parte não sei como verificar, mas o mecânico onde o carro esteve também mudou a distribuição anteriormente, e tem feito toda a manutenção ao carro. Mas pode ter falhado, claro. Como posso verificar?
                            - o carro não custa a pegar, nem a quente nem a frio
                            - EDIT: não sei se desligaram a bateria aquando da manutenção, mas acredito que sim
                            Editado pela última vez por Drifting; 05 June 2019, 08:17. Razão: acrescentei uma linha

                            Comentário


                              #15
                              Podes começar pelo termostáto, que está aberto e precisa de ser trocado, esse carro tem de andar nos 90º. Verificar depois da troca do termostato se os sensores de temperatura estão bons.

                              Depois atacava por 3 pontos: Motor fora de ponto (distribuição mal montada), injecção com um toque (que dúvido) e ficava atento a possíveis fumos do escape.

                              Comentário


                                #16
                                Se o ponteiro não fica nos 90ºC depois de atingir a temperatura de funcionamento... então de facto o mesmo já terá visto melhores dias.

                                Comentário


                                  #17
                                  Há aqui um pormenor que me está a fazer alguma comichão. Se esta situação só aconteceu depois da intervenção, então pode estar relacionada com ela (isto fazendo fé no relato do OP). Independentemente do termostato e eventualmente o próprio sensor da temperatura possam estar a precisar de ser substituídos (eu já o(s) teria trocado com esses sintomas), o carro mesmo com este(s) componente(s) assim, anteriormente tinha um consumo menor.

                                  Dito isto, obviamente que o melhor é começar pelo termostato, mas eu aponto para mais qualquer coisa, em especial o MAP que foi mexido. Se conseguires arranjar um usado e testar, é que era porreiro.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Boas novamente.

                                    ECOFLEX:

                                    Pensei o mesmo que tu ("fizeram asneira…") mas realmente, logo quando o carro veio não notei diferenças de consumo. Confesso que também não o utilizei muito, a minha mulher é que andou mais com ele, e ela põe gasóleo e pronto.
                                    Daí, eventualmente o termostato pode ter pifado mais tarde, e ser ele o causador destas dúvidas.

                                    O sensor MAP, estou disponível para alguém me emprestar um!

                                    No dia que fui buscar o carro ele veio com um fio do MAP quebrado/danificado, e não estava a puxar nada.
                                    Levei lá o carro e ele veio completamente diferente, veio a puxar bem (muito bem, a responder bem em 5ª desde os 80kmh) e o mecânico disse que era o tal fio.

                                    Também pode ser o MAP, a fazer leituras erradas e a obrigar a gastar mais, mas neste caso eu não noto falta de resposta do motor.

                                    Se alguém tiver por aí um MAP troca-se e faz-se o teste :D

                                    Já agora, o motor do meu é um 1.9tdi AJM 85kw, posso montar um MAP de qualquer outro ou tem que ser específico desta versão?


                                    De qualquer modo, o carro foi ontem à inspecção e está tudo ok, mas como foi detectado um fole da direcção roto vou pedir para arranjar e peço também para voltarem a ver o MAP e o termostato.
                                    Em princípio para a semana já coloco o carro na oficina a ver estas coisas.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Ah, ok, então concordo em trocares o termostato primeiro e fazeres o "teste ao consumo". Se tiver tudo ok, melhor

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Drifting Ver Post
                                        Boas novamente.

                                        ECOFLEX:

                                        Pensei o mesmo que tu ("fizeram asneira…") mas realmente, logo quando o carro veio não notei diferenças de consumo. Confesso que também não o utilizei muito, a minha mulher é que andou mais com ele, e ela põe gasóleo e pronto.
                                        Daí, eventualmente o termostato pode ter pifado mais tarde, e ser ele o causador destas dúvidas.

                                        O sensor MAP, estou disponível para alguém me emprestar um!

                                        No dia que fui buscar o carro ele veio com um fio do MAP quebrado/danificado, e não estava a puxar nada.
                                        Levei lá o carro e ele veio completamente diferente, veio a puxar bem (muito bem, a responder bem em 5ª desde os 80kmh) e o mecânico disse que era o tal fio.

                                        Também pode ser o MAP, a fazer leituras erradas e a obrigar a gastar mais, mas neste caso eu não noto falta de resposta do motor.

                                        Se alguém tiver por aí um MAP troca-se e faz-se o teste :D

                                        Já agora, o motor do meu é um 1.9tdi AJM 85kw, posso montar um MAP de qualquer outro ou tem que ser específico desta versão?


                                        De qualquer modo, o carro foi ontem à inspecção e está tudo ok, mas como foi detectado um fole da direcção roto vou pedir para arranjar e peço também para voltarem a ver o MAP e o termostato.
                                        Em princípio para a semana já coloco o carro na oficina a ver estas coisas.
                                        Penso que um 115cv tem um MAP de 2,5bar. NÃO PODES experimentar um MAP de 3bar. Isso é para partir o turbo em três aceleradelas.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Já tive 2 TDIs dessa altura, em ambos fanou o termostato, e ambos ficaram a consumir mais ~1l enquanto não foi trocado.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Boas malta. Termostato trocado na sexta, ontem e hj uns 700km de AE já feitos Aveiro/Peniche/Santarém/Abrantes/Coimbra/ casa. Consumo entre 5,5 e 5,9. Parece.me bem! Velocidades 130/140 em AE. O ponteiro da temperatura agora vai rapidamente aos 90graus, e de lá não sai. Parece estar bem. Só notei uma coisa, no domingo, pareceu-me custar a pegar a quente, uma vez só (o motor deu várias voltas até pegar), mas não tornou a acontecer. Seria o termostato a "acamar?"

                                            Comentário


                                              #23
                                              Boa

                                              Quanto ao termostato, não estou a ver como possa influenciar o arranque do motor a quente, mas não sou entendido na área.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Quem pode estar acamar é a bateria[emoji39]
                                                Se puderes verifica a voltagem da mesma, com o carro desligado.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Boas. A bateria relaciona.se com o não pegar a quente como?!

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Drifting Ver Post
                                                    Boas. A bateria relaciona.se com o não pegar a quente como?!
                                                    Desculpa nao reparei que tinhas falado a quente, a quente até pode ser o motor de arranque. Do termostato esta resolvido.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Lol. Ok, vou ver se se repete, pois só notei uma vez.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Drifting Ver Post
                                                        Boas malta. Termostato trocado na sexta, ontem e hj uns 700km de AE já feitos Aveiro/Peniche/Santarém/Abrantes/Coimbra/ casa. Consumo entre 5,5 e 5,9. Parece.me bem! Velocidades 130/140 em AE. O ponteiro da temperatura agora vai rapidamente aos 90graus, e de lá não sai. Parece estar bem. Só notei uma coisa, no domingo, pareceu-me custar a pegar a quente, uma vez só (o motor deu várias voltas até pegar), mas não tornou a acontecer. Seria o termostato a "acamar?"
                                                        Sendo um tdi, acontece isdo qd o sensor da combota está avariado. Cheguei a dar a chave 6 a 8 vezes a quente para pegar antes de mudar
                                                        Não é assunto do motor de arranque

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                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Billkid Ver Post
                                                          Sendo um tdi, acontece isdo qd o sensor da combota está avariado. Cheguei a dar a chave 6 a 8 vezes a quente para pegar antes de mudar
                                                          Não é assunto do motor de arranque
                                                          Lá por ser tdi nao quer dizer que não tenha as escovas do motor de arranque já nas ultimas...e com a dilatação ele pode nao pegar.
                                                          Isto pode ser muita coisa...

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                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Mazda3HB Ver Post
                                                            Lá por ser tdi nao quer dizer que não tenha as escovas do motor de arranque já nas ultimas...e com a dilatação ele pode nao pegar.
                                                            Isto pode ser muita coisa...
                                                            se as escovas estiverem off acontece a frio também

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