Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Rodagem carro serviço

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Rodagem carro serviço

    Viva.

    Comprei um carro de serviço (a gasóleo) com cerca de 1800 km.

    O manual sugere algumas indicações até aos 1000 km mas mais nada após isso.

    Atendendo a que era um carro de serviço e ao que apenas fez alguns test drives, e como já passou dos 1000km é recomendado eu ter alguns cuidados, ou já posso, após o carro este quente, andar normalmente sem preocupações?

    A partir de quantos km é que é já podemos usar o Cruise Control sem problemas (li não sei onde que na rodagem não devia ser usado)?

    Obrigado

    #2
    Hoje em dia os motores já tem uma pré rodagem feita, esse já rodou uns kms.

    Agora é fazeres uns kms em AE, esticar um pouco mas sem grandes acelerações bruscas.

    Uma coisa que daria mais importância é o oleo, muitos compram um carro novo e só passado 20/30k kms é que o mudam.

    Comentário


      #3
      Que carro é? Normalmente estes carros sao um bocado abusados porque "nao é meu".

      Comentário


        #4
        Essa do não usar o CC na rodagem é nova para mim! WTF??

        Em relação ao resto, melhor do que fazer rodagem em AE (já li isto há uns anos) é melhor em estrada nacional com variações de rotações (moderadas!) frequentes. É melhor do que a velocidade mais constante e estabilizada da AE.

        Comentário


          #5
          Se era de serviço e usado em test drives já vem com a rodagem mais que feita.

          Ha uns anos atrás fui fazer test drive a um golf GTI, eu e outro amigo, ambos “espancamos” o carro sem abusar demasiado, entretanto o vendedor senta-se ao volante e diz, agora vou mostrar-lhes do que este carro é capaz, pobre carro... sempre no redline, buracos nem vê-los, parecia que estava numa prova de rally. Aquilo que fez connosco deve ter feito com todos os outros potenciais clientes.

          Passado dois meses um conhecido meu comprou esse mesmo carro, de serviço.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por pedrobastos20
            CC só a partir dos 2500 km.

            Vidros elétricos a partir dos 3000 km.

            GPS só a partir dos 3500 km para o veículo ter tempo de decorar as ruas por onde passa.

            Espelhos e piscas só para lá dos 5000km ou nunca usar. É o mais comum.

            Regras universais que toda a gente conhece. Todos menos o Fábio Coentrão que teve de pagar para tirar a carta.
            Boa! Estiveste bem agora.

            Falta apenas acrescentar: piscas dó depois de 1 milhão de kms, o que ajuda a explicar muita coisa!

            Comentário


              #7
              Obrigado pessoal.


              Já vi que a do CC do top mas garanto que li isso em qqr lado

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por kodiak Ver Post
                Obrigado pessoal.


                Já vi que a do CC do top mas garanto que li isso em qqr lado
                Eles gozam mas faz sentido, há carros em que o CC, caso vá a uma velocidade substancialmente mais baixa que a marcada, puxa e bem pelo carro.

                Comentário


                  #9
                  Tem alguma razão não abusar do CC nos km iniciais porque os motores precisam de trabalhar em regimes diferentes de rpm e também precisam de ser bem esticados após os tais km da rodagem, sejam 1.000 ou 3.000 (sou da velha guarda e não os levo ao corte com essa tenra idade... mesmo que não sejam meus!), mas depois da 1ª muda de óleo... (que eu faço a metade dos km que eles dizem), então já podem levar com o pau todo!

                  Daí para a frente é continuar a fazer a rodagem... ou seja, levá-los ao corte várias vezes ao dia!

                  Uns dias por entre os outros, para descansar o pé e perder a tusa... é ligar o CC nos 145 e fazer viagens económicas.

                  Comentário


                    #10
                    O que querem dizer por levar "ao corte"?

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por kodiak Ver Post
                      O que querem dizer por levar "ao corte"?
                      levar o motor à red line ou seja ao máximo de rotações...

                      Comentário


                        #12
                        Foi o que imaginei mas era para ter a certeza

                        Comentário


                          #13
                          Deixem-se de "cortes". Se há coisa que os motores actuais dispensam bem é de "cortes" . Os antigos Alfa Romeo com carburadores duplos é que precisavam disso de vez em quando para não os desafinar nem ganhar carvão em excesso... Condução à anos 70...

                          Comentário


                            #14
                            Mas dá um gozo do caraças... E melhor ainda nos carros que não têm aquela porcaria a dizer quantos litros vamos a gastar aos 100 km!

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por CL Ver Post
                              Mas dá um gozo do caraças... E melhor ainda nos carros que não têm aquela porcaria a dizer quantos litros vamos a gastar aos 100 km!
                              Mas não és obrigado a estar a ver isso...

                              Comentário


                                #16
                                Esquece lá isso. Mas não tenhas a ilusão de que o carro fez a rodagem. Eu próprio comprei um carro de serviço em 2010, que tinha 4000 e tal km e não tenho a ilusão de que tenha feito qualquer rodagem. Mas 9 anos depois, ainda aqui anda numa boa.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                                  Mas não és obrigado a estar a ver isso...
                                  Nos bmw sem instrumentação digital tens de gramar com esse indicador...quer queiras quer não...

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por kodiak Ver Post
                                    Viva.

                                    Comprei um carro de serviço (a gasóleo) com cerca de 1800 km.

                                    O manual sugere algumas indicações até aos 1000 km mas mais nada após isso.

                                    Atendendo a que era um carro de serviço e ao que apenas fez alguns test drives, e como já passou dos 1000km é recomendado eu ter alguns cuidados, ou já posso, após o carro este quente, andar normalmente sem preocupações?

                                    A partir de quantos km é que é já podemos usar o Cruise Control sem problemas (li não sei onde que na rodagem não devia ser usado)?

                                    Obrigado
                                    1800km...test drives...um bom desconto na aquisição espero...

                                    Já levou poucas esfregas já... com um bocado de sorte terá sido alugado pelo concessionário para algumas deslocações.
                                    Se fosse a ti não me preocupava muito com a condução que tiveram com ele mas mais os trajetos onde andaram com ele...
                                    Os test drives das revistas são um mimo...

                                    Comentário


                                      #19
                                      Carro para todo o serviço, menos todo o terreno...

                                      Corte é isto:




                                      Velocidade de cruzeiro é isto:





                                      Consumo médio: entre 7,5-8

                                      Consumo instantâneo: mas isso tem algum interesse?

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                                        Essa do não usar o CC na rodagem é nova para mim! WTF??

                                        Em relação ao resto, melhor do que fazer rodagem em AE (já li isto há uns anos) é melhor em estrada nacional com variações de rotações (moderadas!) frequentes. É melhor do que a velocidade mais constante e estabilizada da AE.
                                        Considerando que o CC serve (acho eu) para circular a velocidade constante e estabilizada, qual é a parte da tua 2ª frase que o Lino que escreveu a primeira frase não percebe?

                                        Comentário


                                          #21
                                          Uma coisa é o que é melhor, agora daí a "desaconselhar" o uso vai um longo caminho... Até porque, sendo o mais aconselhável variar as rotações, também não prejudica nada ir a velocidade constante, desde que não seja a praticar rotações elevadas.

                                          Esclarecido, o que eu quis dizer?

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                                            Uma coisa é o que é melhor, agora daí a "desaconselhar" o uso vai um longo caminho... Até porque, sendo o mais aconselhável variar as rotações, também não prejudica nada ir a velocidade constante, desde que não seja a praticar rotações elevadas.

                                            Esclarecido, o que eu quis dizer?
                                            A ideia da rodagem é habituares o motor a vários regimes, não é propriamente proibir-te de conduzir em regimes mais elevados, pontualmente.
                                            Faz (muito) pior na rodagem usar o CC do que levar o carro à redline algumas vezes.
                                            Editado pela última vez por brkncrss; 19 June 2019, 19:13.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por brkncrss Ver Post
                                              A ideia da rodagem é habituares o motor a vários regimes, não é propriamente proibir-te de conduzir em regimes mais elevados, pontualmente.
                                              Faz (muito) pior na rodagem usar o CC do que levar o carro à redline algumas vezes.
                                              Mas ir a velocidade constante faz mal, agora? Pode atrasar um bocado o processo de rodagem "perfeita", mas daí a prejudicar, essa eu não aceito.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                                                Mas ir a velocidade constante faz mal, agora? Pode atrasar um bocado o processo de rodagem "perfeita", mas daí a prejudicar, essa eu não aceito.
                                                Creio que em algumas marcas, velocidades estabilizadas durante grandes períodos de tempo, em período de rodagem é um procedimento fortemente desaconselhado.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                                                  Deixem-se de "cortes". Se há coisa que os motores actuais dispensam bem é de "cortes" . Os antigos Alfa Romeo com carburadores duplos é que precisavam disso de vez em quando para não os desafinar nem ganhar carvão em excesso... Condução à anos 70...
                                                  Agora que se fala em Alfas, até parece que nem é bonito ouvir o V6 a cortar

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Essa da rodagem só me enganaram na primeira vez, e é porque não era meu

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      O problema do CC na rodagem nem é a parte da rotação constante. Esse erro podemos ir nós a fazer ao circular a velocidade constante.

                                                      É mais para evitar situações de esforço onde, por exemplo, apanhamos uma subida e vamos a uma rotação onde o motor não tem força para manter, na mudança escolhida (carros manuais). Aí criamos aquele esforço semelhante a irmos de pé a fundo a baixa rotação onde não temos força nenhuma do motor e ele fica ali a moer (em alguns casos até se pode ouvir "válvulas a bater").

                                                      Esta situação faz sempre mal, mas em rodagem ainda pior.


                                                      Eu ainda sou dos que segue as recomendações de rodagem: cuidado nos primeiros 1000 e depois e gradualmente aumentando a carga de acelerador/rotações até aos 2500 kms.
                                                      É uma quilometragem tão pequena que não me importo de levar essa seca, passa rápido.

                                                      Mas importante mesmo, é o que já alguém disse acima: fazer a primeira muda de óleo bastante antecipada. É uma questão de brio, não obrigatória claro.
                                                      Editado pela última vez por bernardoR; 22 June 2019, 18:13.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por soulrebel Ver Post
                                                        Agora que se fala em Alfas, até parece que nem é bonito ouvir o V6 a cortar
                                                        Mais bonito é ouvir um R8 V10 a cortar... basta a 2ª para cortar logo a respiração!


                                                        https://www.autoscout24.com/offers/a...361f?cldtidx=3

                                                        Comentário

                                                        AD fim dos posts Desktop

                                                        Collapse

                                                        Ad Fim dos Posts Mobile

                                                        Collapse
                                                        Working...
                                                        X