Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Toyota Yaris 1.0 2008 - Consumo exagerado de óleo

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Toyota Yaris 1.0 2008 - Consumo exagerado de óleo

    Boas,

    O Yaris 1.0vvti de 2008 da minha mãe tem vindo a apresentar um consumo exagerado de óleo, ao ponto de ficar sem óleo ao fim de cerca de 3.500kms.
    O carro tem cerca de 77.000kms, dos quais 42.000 kms feitos pela minha mãe (adquiri-mo-lo a um particular em 2008 com cerca de 35.000km), faz um percurso dário total em estrada nacional de cerca de 25km, sendo que raramente é puxado (utilização trabalho-casa com viagens esporádicas de 100km ao fim-de-semana). Sempre fez as revisões anuais (em mecânico particular) e nunca teve nenhum problema de maior, a não ser uma bomba de água.

    No entanto, de há alguns meses para cá o carro tem apresentado um consumo excessivo de óleo, sendo que não deixa nenhum vestígio de fuga debaixo do carro ou em qualquer outro lado a olho nú (eu não tenho conhecimentos de mecânica).

    Já esteve em dois mecânicos diferentes, e ambos chegaram à conclusão que o problema é do motor: o primeiro dos mecânicos, falou logo inicialmente que suspeitava que fosse um problema de segmentos (o qual era recorrente nos motores do Yaris mk2) e que a solução seria despachar o carro, .. o segundo (pessoa de confiança), disse o mesmo, sendo que reparar o motor não valeria a pena dado o seu custo... e comprar um usado, acarretaria o risco de não saber a utilização anterior que foi dada ao motor, assim como a possibilidade de vir a ocorrer o mesmo problema no futuro.

    A verdade é que agora encontro-me na dúvida do que fazer.. uma vez que não nos dava muito jeito adquirir um outro carro.
    Quando a minha mãe adquiriu o carro, eu sempre a aconselhei a ir para o Yaris, uma vez que se enquadrava naquilo que pretendia, e, acima de tudo, porque sempre considerei que, desde fosse bem cuidado, seria extremamente fiável, no entanto, tendo surgido este problema (aparentemente grave), fico na dúvida da dita fiabilidade Toyota.

    Peço a vossa opinião quanto ao facto de o problema poder estar efectivamente relacionado com o motor, assim como se este problema será assim tão recorrente.


    Obrigado desde já pela ajuda.

    Cumps,
    SkElEtIkO

    P.S. Encontrei um post no fórum relativo ao mm problema, no entanto, tornou-se mais numa guerrilha sobre que óleos usar do que sobre o problema em si e respectiva resolução
    Editado pela última vez por Skeletiko; 29 June 2019, 17:59. Razão: Engano no n.º de kms percorridos

    #2
    Qual é o consumo de óleo?

    Tens orçamentos para uma possível reparação do problema?

    Comentário


      #3
      Consumir cerca de 4 litros em 500 kms é muita fruta!

      Tens total confiança no mecânico que fez essa mudança de óleo? Pode ter ficado com fuga de óleo em algum ponto do motor (filtro de óleo e/ou bujon), isto foi o que me foi referido por um mecânico na Toyota como causa de um consumo de óleo exagerado.

      Comentário


        #4
        Qual o óleo que está a usar?

        E como apuraram que consumo é de 4l aos 500km?

        Pela variação da vareta entre o máximo e mínimo?

        Mas sim, há de facto relatos de consumo de óleo nesses motores.

        Comentário


          #5
          Boa tarde a todos,

          Desde já desculpem a demora na resposta.
          Antes de mais, quando escrevi o tópico disse incorrectamente que o carro tinha consumido o total do óleo em 500kms..mas ñ foi em 500 kms mas sim em cerca de 3.500kms.

          O óleo consumido foi o total do depósito (4lts?)..quando fomos ver não tinha nada ou perto disso. Já foram feitas três operações de mudança de óleo e respectivo filtro desde que se constatou o problema (há cerca de um ano atrás, julgo)... o primeiro mecânico começou por colocar um 10w40.. o segundo mecânico, utilizou nas duas mudanças de óleo 5w40 (não sei marcas...mas não foram óleos de uma marca qualquer).

          Quanto a orçamentos, não tenho qualquer orçamento uma vez que ambos os mecânicos se recusaram a fazê-lo alegando que a reparação seria muito cara (abertura do motor) e que não valeria a pena o gasto para o motor que é (1.0). Tendo sido feita a mudança por três vezes entre dois mecânicos e não se tendo verificado qualquer vestígio de óleo no chão, julgo que seja difícil que tenha alguma fuga de óleo em algum ponto do motor (filtro de óleo e/ou bujon).


          Obrigado.

          Abrç

          Comentário


            #6
            Greetings!

            Se pretendes manter o carro mais algum tempo há algo que pode ajudar.
            Mete STP engine oil treatment. É um produto tipo 'mel' que faz milagres e custa 6€ na Norauto e Continentes.

            STP® Oil Treatment Petrol | STP® Oil Additives & Fuel Additives

            O consumo de óleo vai diminuir bastante.
            Se vires que o problema continua muito chato despacha o carro. Entrega na compra de outro.
            Esse carro tem procura e ainda vale alguma coisa.

            Um motor usado deve ficar por uns 1000€ já com a montagem deste no sitio.
            Se gostares do carro e o quiseres manter pode ser uma boa ideia.
            Essa conversa do motor usado poder estar mau na mesma, não ligues. Muitos apenas tiveram o azar de o dono os terem espetado nalguma traseira.
            Esses motores até são jeitosos.

            Usa sempre que possivel 10w40 (não interessa a marca) e troca a cada 7500km. Mete sempre o STP a cada muda.

            No manual do carro deve dizer que é normal consumir 1lt a cada 1000km. Muitas marcas dizem isso. Principalmente Mercedes,VW e Audi.

            Cumprimentos
            Editado pela última vez por pgainf; 29 June 2019, 20:40.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por pgainf Ver Post
              Greetings!

              Se pretendes manter o carro mais algum tempo há algo que pode ajudar.
              Mete STP engine oil treatment. É um produto tipo 'mel' que faz milagres e custa 6€ na Norauto e Continentes.

              STP® Oil Treatment Petrol | STP® Oil Additives & Fuel Additives

              O consumo de óleo vai diminuir bastante.
              Se vires que o problema continua muito chato despacha o carro. Entrega na compra de outro.
              Esse carro tem procura e ainda vale alguma coisa.

              Um motor usado deve ficar por uns 1000€ já com a montagem deste no sitio.
              Se gostares do carro e o quiseres manter pode ser uma boa ideia.
              Essa conversa do motor usado poder estar mau na mesma, não ligues. Muitos apenas tiveram o azar de o dono os terem espetado nalguma traseira.
              Esses motores até são jeitosos.

              Usa sempre que possivel 10w40 (não interessa a marca) e troca a cada 7500km. Mete sempre o STP a cada muda.

              No manual do carro deve dizer que é normal consumir 1lt a cada 1000km. Muitas marcas dizem isso. Principalmente Mercedes,VW e Audi.

              Cumprimentos
              Pode-se colocar esse produto da STP para reparar as fugas do motor sem trocar o óleo do motor? Isto é, no caso do Yaris cá de casa foi à revisão à cerca de 1.500 kms e mudou o óleo, agora vou ver o nível e possivelmente tenho que atestar com um 1/2 litro(s) de óleo, e a seguir posso colocar o reparador de fugas?

              Descobri este da STP na Norauto, é o mesmo que referiste?
              https://www.norauto.pt/p/tapa-fugas-...tp-908351.html

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Fenicio31 Ver Post
                Pode-se colocar esse produto da STP para reparar as fugas do motor sem trocar o óleo do motor? Isto é, no caso do Yaris cá de casa foi à revisão à cerca de 1.500 kms e mudou o óleo, agora vou ver o nível e possivelmente tenho que atestar com um 1/2 litro(s) de óleo, e a seguir posso colocar o reparador de fugas?

                Descobri este da STP na Norauto, é o mesmo que referiste?
                https://www.norauto.pt/p/tapa-fugas-...tp-908351.html
                Diria que o ideal é, trocares o filtro de óleo, colocares o óleo novo em conjunto com o aditivo.

                Mas visto que vais já atestar o nível, bota o aditivo lá para dentro sem mais nada... vais notar algumas melhorias na perda (mas nada de outro mundo)

                Comentário


                  #9
                  Sim o STP é esse mesmo.
                  Mete para dentro do motor a qualquer altura.
                  Não precisas de trocar óleo nenhum.



                  Originalmente Colocado por Fenicio31 Ver Post
                  Pode-se colocar esse produto da STP para reparar as fugas do motor sem trocar o óleo do motor? Isto é, no caso do Yaris cá de casa foi à revisão à cerca de 1.500 kms e mudou o óleo, agora vou ver o nível e possivelmente tenho que atestar com um 1/2 litro(s) de óleo, e a seguir posso colocar o reparador de fugas?

                  Descobri este da STP na Norauto, é o mesmo que referiste?
                  https://www.norauto.pt/p/tapa-fugas-...tp-908351.html

                  Comentário

                  AD fim dos posts Desktop

                  Collapse

                  Ad Fim dos Posts Mobile

                  Collapse
                  Working...
                  X