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Trocar filtro de combustível - FIAT 500L 1.3 MultiJet

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    Trocar filtro de combustível - FIAT 500L 1.3 MultiJet

    .
    Editado pela última vez por pedro19; 22 August 2023, 00:44.

    #2
    Originalmente Colocado por pedro19 Ver Post
    Olá.

    Estava na Norauto a trocar pastilhas, quando perguntei quanto custaria trocar o filtro do combustível, pois sei que está na altura, e se fosse barato ficava já feito.

    Ora, deram-me um orçamento de 96€ pelo filtro, ainda sem ao serviço!

    Não fiz, e pergunto-me, esse valor é normal? Isso é coisa que eu consiga fazer em casa? Nas lojas de peças vejo o filtro por 25-35 euros no máximo, mas não sei se me devo atrever a trocar eu? Faço trocas de óleo, filtros de ar, habitáculo, e já troquei bomba de combustível de dentro de um depósito de um Laguna de 1997 (lol), mas tenho medo que isto seja muita areia para o meu camião. Que dizem?

    FIAT 500L 1.3 MultiJet, Diesel, 95 cavalos, de 2016.



    Só vendo, mas acredito que não deverá ser muito diferente deste...




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      #3

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        #4
        .
        Editado pela última vez por pedro19; 22 August 2023, 00:44.

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          #5
          Originalmente Colocado por pedro19 Ver Post
          Isto é uma coisa simples de fazer? Preciso de alguma ferramenta especial? Não é preciso purgar e cenas assim? É o que eu disse, se for por 30 euros vs 120 euros e nao for muito difícil prefiro fazer eu. Mas se for 30 vs 50 prefiro pagar a um profissional.



          Há carros que não tem de fazer nenhuma purga... mas não sei se será o caso deste.

          Só verificando mesmo.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por pedro19 Ver Post
            Isto é uma coisa simples de fazer? Preciso de alguma ferramenta especial? Não é preciso purgar e cenas assim? É o que eu disse, se for por 30 euros vs 120 euros e nao for muito difícil prefiro fazer eu. Mas se for 30 vs 50 prefiro pagar a um profissional.
            É só trocar, como vês no video. Cuidado para não entornares o gasóleo em cima de ti (ou do motor etc) e atenção a desligar o sensor em baixo... não te vás esquecer.
            Para não custar ao arranque do carro, se puderes (ou conseguires), despeja o gasóleo do filtro velho - se não estiver badalhoco - para dentro do novo. Se não for possível, depois de tudo montado, vais ter de dar à chave umas quantas vezes até a bomba encher o filtro novo e só depois o carro liga.

            O processo é semelhante a este, com as devidas diferenças:
            https://www.youtube.com/watch?v=-Z8K6ldu11w

            onde o Eblase mete o aditivo, metes o gasóleo, a não ser que queiras colocar um aditivo também.
            Editado pela última vez por Embaixador; 09 July 2019, 15:35.

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              #7
              isso é tudo muito giro se o carro tiver bomba elétrica no depósito....

              se não tiver, ficas a pé, caso não saibas purgar o ar do sistema


              quanto à parte de despejar o gasoleo do filtro velho para o novo é má política na minha sincera opinião mas cada um sabe de si

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                #8
                Originalmente Colocado por MrDS Ver Post
                isso é tudo muito giro se o carro tiver bomba elétrica no depósito....

                se não tiver, ficas a pé, caso não saibas purgar o ar do sistema


                quanto à parte de despejar o gasoleo do filtro velho para o novo é má política na minha sincera opinião mas cada um sabe de si
                Claro, reutilizar o gasóleo filtrado pelo filtro velho (com 20 anos) é má politica. Se fizeres as manutenções adequadas como indicam os fabricantes ou até se as antecipares, não estás a fazer nada de errado ao colocar o gasóleo no filtro, ou no tanque. Porque se assim fosse, em cada troca de filtro, vais drenar e limpar todo o sistema? Que fazes ao gasóleo que tinhas no tanque? Vais devolver à gasolineira?...
                Obvio, que não estou a equacionar que num carro "novo", poderão sair limalhas com o gasóleo, caso o carro tenha outros problemas... por exemplo. Visto o gasóleo já ter sido filtrado por um filtro ainda adequado a uso aquando da troca do mesmo, e tendo a pessoa que realiza a troca do filtro plena visão para poder efectuar tamanha acrobacia, penso que conseguirá confirmar se quando despeja o gasóleo para um recipiente limpo, se este está em plenas condições ou não e assim, decidir despejá-lo no filtro novo ou de volta no tanque de combustível.

                Comentário


                  #9
                  se o combustivel viesse limpo das bombas.... mas pronto... cada um saberá de si e de como quer tratar os seus carros.... são os 100 ou 200ml de gasoleo "aproveitado" que iria economizar a coisa


                  quanto à utilidade do gasoleo velho, terá sempre alguma utilidade, mas certamente saberás quais as suas utilidades

                  Comentário


                    #10
                    Na realmente, as questões que colocas são deveras interessantes de debater... as preocupações sobre quais as maneiras de precaver os possíveis prejuízos causados por gasóleos provenientes de bombas de combustível onde não é feita manutenção adequada, ou sobre aqueles camiões cisterna que transportam os combustíveis, ou sobre os silos das refinarias... de facto até os navios da marinha mercante que realizam o transporte... uma pessoa nem sabe se consome de África, Brasil... até a qualidade com que é feita a extracção do petróleo me preocupa, para não falar na quantidade de trabalhadores que estão envolvidos em todos estes processos e o erro humano, é uma constante... mas pronto, também não sou mecânico. Não me admirava nada que existissem particulares a mandar examinar o combustível da bomba A, para comparar com o da bomba B, cada vez que enchem os tanques ao seu carro. Depois também existem aqueles que só respiram via garrafa de oxigénio, dada a qualidade do ar nas cidades...

                    mas sim, existem mil e uma aplicações diferentes para o diesel

                    Comentário


                      #11
                      .
                      Editado pela última vez por pedro19; 22 August 2023, 00:44.

                      Comentário


                        #12
                        .
                        Editado pela última vez por pedro19; 22 August 2023, 00:44.

                        Comentário


                          #13
                          .
                          Editado pela última vez por pedro19; 22 August 2023, 00:43.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por pedro19 Ver Post
                            Mas este tem ou não?


                            Se for como o 1.9 JTD e 2.0 JTDM... é só trocar e depois... dar à chave sem ligar o motor umas vezes... e depois é que ligas o carro.

                            Para "atenuar" esse dar a chave sem ligar (que serve para encher novamente o filtro), pode é aquando da montagem do filtro e antes de colocares o sensor, colocar gasóleo no interior... ou mesmo, um produto de limpeza de injectores.
                            Editado pela última vez por nto; 10 July 2019, 13:40.

                            Comentário


                              #15
                              Fica video da troca num Linea, com o 1.3 JTD e é precisamente como referi... portanto duvido que tenham alterado.




                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por nto Ver Post
                                Há carros que não tem de fazer nenhuma purga... mas não sei se será o caso deste.

                                Só verificando mesmo.
                                Não,não é o deste.

                                Este basta dar ao contato meia dúzia de vezes,a bomba de purga elétrica faz o resto.

                                Pessoalmente encho o filtro previamente,como em.qualquer filtro[emoji6]

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                                  #17
                                  Originalmente Colocado por PSoares Ver Post
                                  Não,não é o deste.

                                  Este basta dar ao contato meia dúzia de vezes,a bomba de purga elétrica faz o resto.

                                  Pessoalmente encho o filtro previamente,como em.qualquer filtro[emoji6]


                                  Pois... sendo assim este será então como já tinha referido.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por pedro19 Ver Post
                                    Em sites de peças descobri estes preços. Opah, entre isto e 96 + mão de obra, que é o que pede a Norauto, realmente parece compensar. Que acham?
                                    Tens tambem na Endado portes gratis o da Mahle fica a cerca de 21€ mas qualquer daqueles 3 são bons.

                                    https://www.endado.pt/articlesearch?...submit_search=

                                    Comentário


                                      #19
                                      .
                                      Editado pela última vez por pedro19; 22 August 2023, 00:43.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por pedro19 Ver Post
                                        Agora estou aqui com uma dúvida:

                                        O tal "filtro" que a Norauto me queria vender era este: https://www.norauto.pt/p/filtro-de-c...goryName=48212

                                        Que, como podem ver, não é só o filtro, mas o copo inteiro.

                                        A minha dúvida é, será que no meu carro só posso mudar o copo inteiro? E como sabê-lo?

                                        Digo isto porque sei que estes sites de peças estão muitas vezes errados. Se eu procurar o filtro de óleo para o meu carro nestes sites aparecem uma série de sugestões que eu sei serem erradas. Por alguma razão muitos dos sites não distinguem entre a versão Euro 5 e Euro 6 deste carro, e muitas peças são diferentes.


                                        Os sites de facto muitas vezes estão errados, então no que diz respeito aos óleos... é clamoroso.

                                        Melhor é mesmo ver os catálogos das marcas dos filtros, relativamente ao teu carro.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Por exemplo e no caso da WIX...






                                          in: https://wixeurope.com/en//find-a-fil...&cc=1248&kw=70

                                          Comentário


                                            #22
                                            No caso da Mahle








                                            in: https://catalog.mahle-aftermarket.co...542533#divider

                                            Comentário


                                              #23
                                              Portanto está visto que não é o filtro adequado... o que te querem vender.

                                              Mas nada como veres qual a referência até, inscrita no filtro que tens.

                                              Comentário


                                                #24
                                                No entanto e vendo mesmo o catálogo da BLUEPRINT, dá como sendo esse filtro...


                                                https://partsfinder.bilsteingroup.co...rtdir=asc&f=15

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  .
                                                  Editado pela última vez por pedro19; 22 August 2023, 00:43.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por pedro19 Ver Post
                                                    Curioso. Mais logo vou tirar uma foto ao filtro actual. Pode ser que ajude?


                                                    Mais vale mesmo e tenta ver se consegues ver a referência do filtro.

                                                    No entanto... e a ser o teu aquele que aparece na WIX... o copo deverá ser de plastico ou parecido, para o poderes abrir... ao invés do outro filtro, que é metálico e lacrado.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Para perceberes a diferença de filtro/copo, fica o exemplo de um, em que filtro é que se troca, mantendo a estrutura (copo).





                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por pedro19 Ver Post
                                                        Agora estou aqui com uma dúvida:

                                                        O tal "filtro" que a Norauto me queria vender era este: https://www.norauto.pt/p/filtro-de-c...goryName=48212

                                                        Que, como podem ver, não é só o filtro, mas o copo inteiro.

                                                        A minha dúvida é, será que no meu carro só posso mudar o copo inteiro? E como sabê-lo?

                                                        Digo isto porque sei que estes sites de peças estão muitas vezes errados. Se eu procurar o filtro de óleo para o meu carro nestes sites aparecem uma série de sugestões que eu sei serem erradas. Por alguma razão muitos dos sites não distinguem entre a versão Euro 5 e Euro 6 deste carro, e muitas peças são diferentes.
                                                        Tens PM

                                                        Comentário


                                                          #29

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por nto Ver Post


                                                            Conforme já tinha colocado acima este vídeo, o teu filtro sendo o que refere na WIX (por exemplo), será este o procedimento.

                                                            E assim será, já que no exemplo até é mesmo um 1.3MJET no 500L.

                                                            Comentário

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