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Anticongelante qual usar

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    Anticongelante qual usar

    Ola a todos

    Qual o melhor anticongelante que aconselham para um motor de 1994 a diesel que ja tem alguma ferrugem nas tubagens.
    Devido a ferrugem ja tive de mudar um tubo metalico que foi carrissimo e difícil acesso pars substituir.
    Antes tinha metido krafter depois houve esta fuga e meti gebi g12. Mas depois rebentou um tubo. E agora so meti agua destilada (a maior parte foi tudor e a outra foi do lidl)
    A minha preocupação é se andar sem anticongelante vai corroer os tubos todos.

    #2
    Originalmente Colocado por ansas Ver Post
    Ola a todos

    Qual o melhor anticongelante que aconselham para um motor de 1994 a diesel que ja tem alguma ferrugem nas tubagens.
    Devido a ferrugem ja tive de mudar um tubo metalico que foi carrissimo e difícil acesso pars substituir.
    Antes tinha metido krafter depois houve esta fuga e meti gebi g12. Mas depois rebentou um tubo. E agora so meti agua destilada (a maior parte foi tudor e a outra foi do lidl)
    A minha preocupação é se andar sem anticongelante vai corroer os tubos todos.
    Antes de mais, que motor é, e porque ja tem ferrugem no sistema?
    Andar com água é que não, alem da ferrugem, está sujeito a gripar a bomba.

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      #3
      Motor izusu 4ja1 de uma opel campo tfr54 2.5d
      Tinha ferrugem porque andou sem anticongelante.
      Mas a agua destilada nao evita a corrosão?

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por ansas Ver Post
        Motor izusu 4ja1 de uma opel campo tfr54 2.5d
        Tinha ferrugem porque andou sem anticongelante.
        Mas a agua destilada nao evita a corrosão?
        Água destilada não protege..

        Comentário


          #5
          O seguinte, no passado passei por uma situação idêntica a tua, lavei sistema com agua corrente da torneira para sair aquele barro e depois usei anticongelante 50% e depois algumas centenas km mais tarde tirei tudo voltei colocar mais anticongelante. Conforme ia havendo fugas já ía fazendo as reparações. Uma coisa que nao me entra na cabeça sao vazamentos que nao se dao devido a goma de ferrugem a tapar orifícios corroídos. Este trato so se dá quando pretendemos ficar com carro por tempo indefinido

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            #6
            O problema é quando se anda muito tempo sem anticongelante bom e depois começa a criar a corrosão. Mais tarde ja quando ha muita corrosao no sistema ao limpar e meter anticongelante bom vai começar a criar fugas.

            Comentário


              #7
              Ja nao encontro mais fugas mas de vez em quando tenho de repor o nível de agua no reservatório. Por isso queria meter um anticongelante bom e barato e não muito potente para não começar a haver mais fugas.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por ansas Ver Post
                O problema é quando se anda muito tempo sem anticongelante bom e depois começa a criar a corrosão. Mais tarde ja quando ha muita corrosao no sistema ao limpar e meter anticongelante bom vai começar a criar fugas.

                Não, não vai.

                É apenas mais um mito que prevalece.

                Anticongelante vai estancar a corrosão e não e deixa avançar mais.

                E no teu caso G13 é o que precisas.

                Depois de várias lavagens com agua destilada colocas o G13 a 50%. E depois ao final de 6 meses substituir novamente.

                A primeira muda vai parar a corrosão, mas vai gastar a reserva alcalina toda do anticongelante e o silicatos, por isso mesmo deves substituir novamente.

                Deves também por prevenção substituir o termostáto, super facil nesse motor.

                Desmonta também a bomba de agua para ver se ainda tem pás ou se ja desapareceram.
                Editado pela última vez por Illusion; 15 July 2019, 11:46.

                Comentário


                  #9
                  Já agora, fica o tópico do liquido refrigeração:





                  https://forum.motorguia.net/boxes/51...licol-105.html

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Illusion Ver Post
                    Não, não vai.

                    É apenas mais um mito que prevalece.

                    Anticongelante vai estancar a corrosão e não e deixa avançar mais.
                    E depois
                    E no teu caso G13 é o que precisas.

                    Depois de várias lavagens com agua destilada colocas o G13 a 50%. E depois ao final de 6 meses substituir novamente.

                    A primeira muda vai parar a corrosão, mas vai gastar a reserva alcalina toda do anticongelante e o silicatos, por isso mesmo deves substituir novamente.

                    Deves também por prevenção substituir o termostáto, super facil nesse motor.

                    Desmonta também a bomba de agua para ver se ainda tem pás ou se ja desapareceram.
                    A bomba de agua água ja foi mudada quando se mudou as correias.
                    Mas o g13 nao é para motores mais modernos?

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por ansas Ver Post
                      A bomba de agua água ja foi mudada quando se mudou as correias.
                      Mas o g13 nao é para motores mais modernos?
                      É para todos.

                      Comentário


                        #12
                        Entao nesse caso vou meter o febi g12 ( cor de rosa)
                        Que custa quase 10€ garrafa de 1.5l.
                        Mas o problema é que de vez enquanto tenho de repor o nível.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por ansas Ver Post
                          Entao nesse caso vou meter o febi g12 ( cor de rosa)
                          Que custa quase 10€ garrafa de 1.5l.
                          Mas o problema é que de vez enquanto tenho de repor o nível.



                          Mas é para encher o circuito todo ou acertar o nivel?

                          Esse 1,5L do FEBI, não é concentrado?

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por ansas Ver Post
                            Entao nesse caso vou meter o febi g12 ( cor de rosa)
                            Que custa quase 10€ garrafa de 1.5l.
                            Mas o problema é que de vez enquanto tenho de repor o nível.
                            Nao é G12! É G13. NAO é a mesma coisa.

                            Fazes a mistura de 3l de contentrado e 3l de água destilada e guardas o que sobrar para atesto.

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