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Revisão geral fiat punto 1.3 multijet 85cv

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    Revisão geral fiat punto 1.3 multijet 85cv

    Amigos após a compra de um fiat punto 1.3 multijet de 62kw ( 85cv) de 2012, e como nunca se sabe a manutenção que ele levou estou a pensar em fazer uma revisão geral. Ora o que penso em trocar é:

    Filtro do oleo
    Oleo
    Filtro do ar
    Filtro do habitaculo com carvão ativo
    Filtro de combustivel ( neste carro é o copo todo e não um filtro certo?)
    Mudar anticongelante e limpar sistema
    Mudar liquido dos travões.

    Quanto a corrente, existe algum tipo de manutenção a fazer?
    E aconselham a mudar mais alguma coisa?

    Por ultimo que material aconselham?
    Em termos de oleo não sei bem qual, nem sei qual é o anticongelante que a fiat recomenda/usa. ( Sim o manual de instrução não veio com o carro )

    Muito obrigado!

    #2
    Óleo 5w30/0w30 ACEA C2,Fiat DS1

    Anticongelante um G13,ou G12,a mudar a cada 48/60 meses.

    Fluído de travões a cada 24 meses Dot 4/Dot 5.1.

    A corrente não tem nenhuma manutenção,aos primeiros sintomas de anomalia,controlar e trocar.

    Muda também a correia acessórios e as polies que vão junto,controla a estanquidade da bomba de água,e se possivel troca as velas de pré-aquecimento a título preventivo.

    Comentário


      #3
      A nivel de material,Mann,Bosch,Wix,Purflux,Filtron,Ufi,Mahle/Knecht,etc a nivel de filtros.

      Anticongelante,Glysantin da BASF,Motul,Petronas logo que seja de qualidade.

      Fluído de travões qualquer marca de jeito.

      Correia e polies,SKF,Gates,Ina,Bosch,etc

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por PSoares Ver Post
        Óleo 5w30/0w30 ACEA C2,Fiat DS1

        Anticongelante um G13,ou G12,a mudar a cada 48/60 meses.

        Fluído de travões a cada 24 meses Dot 4/Dot 5.1.

        A corrente não tem nenhuma manutenção,aos primeiros sintomas de anomalia,controlar e trocar.

        Muda também a correia acessórios e as polies que vão junto,controla a estanquidade da bomba de água,e se possivel troca as velas de pré-aquecimento a título preventivo.

        Obrigado pela ajuda por partes:

        Oleo: https://www.autopartslogistic.com/in...4125019&dir=11
        Anticongelante: https://www.autopartslogistic.com/mo...-103333_ta-AUT
        Fluido dos travões:
        https://www.autopartslogistic.com/li...7479207_ta-BOS
        filtro de combustivel: https://www.autopartslogistic.com/in...1O4kT-uhqbx1at
        filtro do ar: https://www.autopartslogistic.com/in...j9ThBgAjTZt1dU
        filtro do oleo: https://www.autopartslogistic.com/in...Eknps1AMIHNnya
        filtro do habitaculo: https://www.autopartslogistic.com/in...c2X5qKptL8zAKl

        isto bate certo com as normas da fiat etc?

        Comentário


          #5
          O anticongelante é o motul rosa g 12

          Óleo podes escolher o Total Ineo ECS 5w30

          Fluído de travões escolhe o Eurorepar Dot 4+

          Todos eles cumprem e muito bem e mais baratos

          Comentário


            #6
            Até o óleo Eurorepar ACEA C2 dá para o teu motor mesmo que não tenha a norma da Fiat.

            Podes usar sem problema nenhum

            Comentário


              #7
              Tanto o motul rosa g12, como o total ineo ECS não tem as normas fiat, não faz mesmo mal?!

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por magico10 Ver Post
                Tanto o motul rosa g12, como o total ineo ECS não tem as normas fiat, não faz mesmo mal?!
                Não,estás à vontade.

                Comentário


                  #9
                  Na embalagem da Total,só refere Fiat,Toyota,sem as normas.

                  É ACEA C2 e cobre bem a norma da Fiat.

                  O anticongelante da Motul G12,é exatamente a mesma coisa do que o da Fiat que cumpre a norma Cuna...

                  É um anticongelante OAT,cumpre e bem,estás à vontade a utilizar estes mesmos produtos,não arriscas nada.

                  Até o óleo da Eurorepar cumpre,o que tem a norma ACEA C2,é produzido pela Exxon Mobil.

                  Comentário


                    #10
                    ....

                    Comentário


                      #11
                      Agora,pessoalmente não me fiava nas mudas a 40kkm,ou dois anos,sobretudo se fizeres muita condução urbana e mista.

                      Comentário


                        #12
                        Está tudo dito, inclusive quanto ao óleo da Eurorepar.

                        Já agora e pelo preço, até colocaria o 0W30 dos mesmos.

                        Comentário


                          #13
                          Muito obrigado, eu sinceramente sei fazer as coisas basicas ( até porque mudar um óleo não tem nada de especial) mas em relação as normas sempre tive aquela ideia que tinha que ser aquela e mais nenhuma. Mas sendo assim, vou optar pelo TOTAL Quartz INEO ECS 5W-30. O anticongelante vou pelo motul rosa. O dos travões é que não consegui encontrar nem na autoparts nem na texoleo.


                          Já agora as normas de cada marca tem que fundamento? Nunca entendi bem o porque de determinado óleo dar numa marca e noutra não. Por exemplo na renault sempre usei ELF ( que deduzo que a renault seja dona ou parceira mas mesmo assim é a recomendada). Como vi em algum lado que a selenia pensei que "só" esse é que dava.

                          Ou dá e é recomendado pela marca mas o outro também serve e é 10 euros mais barato?
                          Editado pela última vez por magico10; 01 August 2019, 17:46.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por magico10 Ver Post
                            Muito obrigado, eu sinceramente sei fazer as coisas basicas ( até porque mudar um óleo não tem nada de especial) mas em relação as normas sempre tive aquela ideia que tinha que ser aquela e mais nenhuma. Mas sendo assim, vou optar pelo TOTAL Quartz INEO ECS 5W-30. O anticongelante vou pelo motul rosa. O dos travões é que não consegui encontrar nem na autoparts nem na texoleo.


                            Já agora as normas de cada marca tem que fundamento? Nunca entendi bem o porque de determinado óleo dar numa marca e noutra não. Por exemplo na renault sempre usei ELF ( que deduzo que a renault seja dona ou parceira mas mesmo assim é a recomendada). Como vi em algum lado que a selenia pensei que "só" esse é que dava.

                            Ou dá e é recomendado pela marca mas o outro também serve e é 10 euros mais barato?



                            Questão de marketing e royaltes (direito a ser pagos ao produtor)... muitas vezes tens o mesmo óleo com nomes diferentes por isso mesmo.

                            Portanto e como indicado, desde que cumpres a norma "mãe", neste caso a ACEA C2 e no anticongelante a CUNA 956NC... que é igual ao G12 da VW... não terás por que recear, porque estás a colocar o produto correcto, independentemente se a marca é SELENIA/PETRONAS ou outra qualquer.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por nto Ver Post
                              Questão de marketing e royaltes (direito a ser pagos ao produtor)... muitas vezes tens o mesmo óleo com nomes diferentes por isso mesmo.

                              Portanto e como indicado, desde que cumpres a norma "mãe", neste caso a ACEA C2 e no anticongelante a CUNA 956NC... que é igual ao G12 da VW... não terás por que recear, porque estás a colocar o produto correcto, independentemente se a marca é SELENIA/PETRONAS ou outra qualquer.
                              Faz sentido, já agora porque é que mesmo dentro da fiat existem "n" normas? Só no site da texoleo tem 13 normas da fiat...

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por magico10 Ver Post
                                Faz sentido, já agora porque é que mesmo dentro da fiat existem "n" normas? Só no site da texoleo tem 13 normas da fiat...


                                Totalmente normal, há vários motores e como tal... nem todos estão ao "abrigo" da mesma norma... além de que vai havendo evolução como é normal.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por nto Ver Post
                                  Totalmente normal, há vários motores e como tal... nem todos estão ao "abrigo" da mesma norma... além de que vai havendo evolução como é normal.
                                  Mas se essas normas acabam por ser indiferentes desde que cumpram a norma "mãe", dai a minha duvida.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por magico10 Ver Post
                                    Mas se essas normas acabam por ser indiferentes desde que cumpram a norma "mãe", dai a minha duvida.


                                    não esquecer um norma também se referirá a uma viscosidade tipo 5W30... e outra norma a 0W30... e outra a 5W40... outra a 10W40....

                                    Mistura depois isso, com as normas "gerais", como ACEA C2, ACEA C3, ACEA A3/B4... etc...

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por nto Ver Post
                                      não esquecer um norma também se referirá a uma viscosidade tipo 5W30... e outra norma a 0W30... e outra a 5W40... outra a 10W40....

                                      Mistura depois isso, com as normas "gerais", como ACEA C2, ACEA C3, ACEA A3/B4... etc...

                                      A deste motor da fiat é qual em especifico? É que sem o manual nem sei, onde dá para ver?

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por magico10 Ver Post
                                        A deste motor da fiat é qual em especifico? É que sem o manual nem sei, onde dá para ver?

                                        Será a FIAT 9.55535-S1 = ACEA C2 com viscosidade 5W30... ou então,

                                        Será FIAT 9.55535-DS1 = ACEA C2 com viscosidade 0W30


                                        Tal como o PSoares, já te tinha referido.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por nto Ver Post
                                          Será a FIAT 9.55535-S1 = ACEA C2 com viscosidade 5W30... ou então,

                                          Será FIAT 9.55535-DS1 = ACEA C2 com viscosidade 0W30


                                          Tal como o PSoares, já te tinha referido.
                                          Sei que estou a ser chato , mas como é que se sabe que são essas no meio daquelas 15!?

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por magico10 Ver Post
                                            Sei que estou a ser chato , mas como é que se sabe que são essas no meio daquelas 15!?


                                            É ver o que a marca indica para o teu motor.

                                            Sendo que no caso,será uma destas duas.

                                            Ou então a norma "geral" ACEA C2... 5W30 ou 0W30...

                                            Comentário


                                              #23



                                              Editado pela última vez por nto; 02 August 2019, 01:38.

                                              Comentário


                                                #24
                                                E a cumprir Euro 6



                                                Comentário


                                                  #25
                                                  E neste motor é euro 5 ou euro 6?

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por magico10 Ver Post
                                                    E neste motor é euro 5 ou euro 6?


                                                    Será EURO 5....

                                                    Mas esta info, está também no teu manual...

                                                    Mas podes colocar o óleo para indicado par EURO 6... o tal 0W30.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por nto Ver Post
                                                      Será EURO 5....

                                                      Mas esta info, está também no teu manual...

                                                      Mas podes colocar o óleo para indicado par EURO 6... o tal 0W30.
                                                      O problema é mesmo o carro ter vindo sem o manual!!!

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por magico10 Ver Post
                                                        O problema é mesmo o carro ter vindo sem o manual!!!

                                                        Pois... assim sendo.

                                                        Em todo o caso já está por demais referido, quais os óleos (viscosidades) e normas a respeitar, para esse motor.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por magico10 Ver Post
                                                          Muito obrigado, eu sinceramente sei fazer as coisas basicas ( até porque mudar um óleo não tem nada de especial) mas em relação as normas sempre tive aquela ideia que tinha que ser aquela e mais nenhuma. Mas sendo assim, vou optar pelo TOTAL Quartz INEO ECS 5W-30. O anticongelante vou pelo motul rosa. O dos travões é que não consegui encontrar nem na autoparts nem na texoleo.


                                                          Já agora as normas de cada marca tem que fundamento? Nunca entendi bem o porque de determinado óleo dar numa marca e noutra não. Por exemplo na renault sempre usei ELF ( que deduzo que a renault seja dona ou parceira mas mesmo assim é a recomendada). Como vi em algum lado que a selenia pensei que "só" esse é que dava.

                                                          Ou dá e é recomendado pela marca mas o outro também serve e é 10 euros mais barato?
                                                          O de travões é este o que te indiquei...

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por nto Ver Post
                                                            Será EURO 5....

                                                            Mas esta info, está também no teu manual...

                                                            Mas podes colocar o óleo para indicado par EURO 6... o tal 0W30.
                                                            E para Euro 6 d,os que têm catalisador NOX, a viscosidade é de 0w20,e ACEA C5.

                                                            Não me perguntem a norma Fiat que esta não a sei de cor[emoji28]

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

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