Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Perda de força/desempenho Lancia Delta

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Perda de força/desempenho Lancia Delta

    bom dia a todos,

    recentemente o meu Delta tem estado a perder força/a puxar, notando-se mais nas subidas. o exemplo mais claro foi detetado na A1 onde o mesmo fazia sempre o percurso em 6ª velocidade sem dificuldades e este fim-de-semana tive de reduzir para 5ª em algumas situações. também nas ultrapassagens não está a ter o desempenho normal. Na subida do ic16 que faz todos os dias idem.

    algumas situações que podem estar a contribuir para este fraco desempenho:

    - precisa de mudar o kit de distribuição (é de 2010 e tem 110 000km);
    - filtro do gasóleo tem 52 000km;
    - nos últimos 2 anos tem andado com a minha esposa que nos percursos que faz - 13km, não passa da 4ª velocidade;
    - o ralenti por vezes está instável (situação muito pontual). Nota-se um barulho possivelmente da Correia de comando dos acessórios.
    - o óleo usado na revisão não é o recomendado (selenia)
    - quanto à dificuldade em desenvolver/puxar a subir, o mesmo parece que puxa aos soluços, não apresenta um desenvolver continuo mas aos “empurrões”...

    Após mais umas viagens de 400km noto melhorias.



    Andei a fazer alguma pesquisa e descartei o filtro do ar e do gasóleo sujos pois os sintomas descritos não se notam no arranque nem noto falhas, apenas falta de força.

    Alguns relatos da minha pesquisa apontam que a substituição da corrente de distribuição pode indicar estes sintomas de perda de força principalmente a velocidades mais elevadas.

    De acrescentar que por vezes está a fazer imenso fumo preto. Principalmente no arranque - 1a para 2a - desconfio que coincida com o funcionamento do FAP.

    o filtro do ar conta com mais de 40m km.
    O filtro de gasóleo tem mais de 50m.
    Ainda que a recomendação seja de substituir ambos de 70/70 mil, Pondero ir à oficina substituir estes dois componentes fora das revisões programadas.

    Gostaria de obter opiniões.

    Trata-se do motor 1.6 120cv multijet num lancia delta.
    Editado pela última vez por flautinha; 05 September 2019, 22:27.

    #2
    Boas pelo que descreves o carro está a precisar de uma boa revisão! Além de mais com esse acomular de percursos curtos deve ter algum carvão na admissão, egr e turbo pelo que talvez uma limpeza não fosse mal pensado! E já agora ver o estado e folgas/fugas no turbo!

    Comentário


      #3
      Podes começar por mudar os filtros de ar e gasóleo mal não faz, e acredito que a culpa seja do filtro de gasóleo entupido.

      Mas como disseram uma boa revisão é precisa

      Comentário


        #4
        Uma correia de distribuição gasta nunca vai fazer um carro perder rendimento, a não ser que tenha saltado um dente e o motor esteja todo descomandado o que não me parece.

        Por acaso não tens nenhum tubo do intercooler solto ou furado? Tive uma situação dessas num tdi e notava-se bem a quebra.

        Comentário


          #5
          Correia de distribuição não será de certeza.

          Podem ser os filtros, pode ser a EGR bloqueada, pode ser o turbo, pode ser fuga de ar na admissão, etc... a melhor forma de descobrires o que se passa é levá-lo a um mecânico a sério, que tenha uma boa máquina de diagnóstico.

          Comentário


            #6
            Como referido, descarta a questão da correia.

            Quanto ao óleo, também podes colocar de lado... desde que o que lá esteja cumpre com requisitos que construtor indica.

            A questão da EGR como referido, essa de facto poderá estar cheia de "porcaria"... a fazer voltinhas é um "condimento" ideal para acumular ainda mais sujidade.

            Como referido, poderá também ser o turbo que já teve melhores dias... ou até, tubo que admissão de ar... por exemplo nos 147/156, inicialmente havia um tubo que se rompia... em regra ninguém se apercebia... mas o rendimento do carro ressentia-se.

            Outra questão...

            O carro depois de aquecer, a temperatura do motor manten-se sempre estavel?... ou o ponteiro anda ali a subir e descer?



            Mas sem sombra de dúvidas, que melhor é tentares ver alguém que te veja isso... porque não podes começar a disparar para todos os lados.
            Editado pela última vez por nto; 06 September 2019, 09:23.

            Comentário


              #7
              EGR...

              Percursos pequenos são fatais para motores a gasóleo modernos.

              É uma pena não teres esse carro melhor revisto, é um belo produto.

              Faz uma revisão como deve ser, porque merece.

              Comentário


                #8
                Boa noite e obrigado a todos pelos contributos.

                Este fim de semana fiz mais uma viagem ao Porto e noto melhorias no desempenho.
                Aproveitei uma ida a Ponte de Lima para o “esticar”.
                Ainda não apresenta o desempenho normal mas está melhor, o que me leva a pensar que o carro estará mais preso pelos percursos curtos que faz no dia a dia.

                Não apresenta anomalias na temperatura.

                Apesar de os filtros terem mais de 50m a marca recomenda a troca aos 70m. As revisões tem sido todas feitas a tempo e com os cuidados devidos. Talvez tenha sido mal interpretado.
                A única situação que está em falta é a CORREIA de comando dos acessórios que por falta de indicação da oficina e controlo meu não foi substituída na última revisão.
                Vou agendar essa mudança e pedir substituição do filtro do ar e do gasóleo na esperança que haja melhorias.

                obrigado a todos mais uma vez pelas opiniões.

                Notei também que apesar de ter puxado ao máximo por ele, em 6a velocidade, o mesmo nunca ia acima dos 12,5l de consumo instantâneo. Não sei se será algum indicador.
                Quando em esforço, arranques, ultrapassagens deita muito fumo preto.
                Editado pela última vez por flautinha; 08 September 2019, 22:16.

                Comentário


                  #9
                  Atenção que a marca pode dizer 70mil, mas tem a questão dos anos! Ou seja é o que ocorrer primeiro!

                  Comentário


                    #10
                    Sempre que tenho uma perda de potencia troco o filtro de ar e fica sempre bem
                    Até um miúdo de 12 anos muda isso

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por flautinha Ver Post
                      Boa noite e obrigado a todos pelos contributos.

                      Este fim de semana fiz mais uma viagem ao Porto e noto melhorias no desempenho.
                      Aproveitei uma ida a Ponte de Lima para o “esticar”.
                      Ainda não apresenta o desempenho normal mas está melhor, o que me leva a pensar que o carro estará mais preso pelos percursos curtos que faz no dia a dia.

                      Não apresenta anomalias na temperatura.

                      Apesar de os filtros terem mais de 50m a marca recomenda a troca aos 70m. As revisões tem sido todas feitas a tempo e com os cuidados devidos. Talvez tenha sido mal interpretado.
                      A única situação que está em falta é a CORREIA de comando dos acessórios que por falta de indicação da oficina e controlo meu não foi substituída na última revisão.
                      Vou agendar essa mudança e pedir substituição do filtro do ar e do gasóleo na esperança que haja melhorias.

                      obrigado a todos mais uma vez pelas opiniões.

                      Notei também que apesar de ter puxado ao máximo por ele, em 6a velocidade, o mesmo nunca ia acima dos 12,5l de consumo instantâneo. Não sei se será algum indicador.
                      Quando em esforço, arranques, ultrapassagens deita muito fumo preto.
                      Fumo preto? Esse carro não tem FAP?
                      Nao te aparece de vez em quando uma mensagem de aviso no painel?

                      Comentário


                        #12
                        Tem fap

                        nunca me apareceu essa luz, em parte, depreendo, porque tenho bastante cuidado com o mesmo. Contam-se pelos dedos de uma mão às vezes que interrompi as regenerações

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por flautinha Ver Post
                          Tem fap

                          nunca me apareceu essa luz, em parte, depreendo, porque tenho bastante cuidado com o mesmo. Contam-se pelos dedos de uma mão às vezes que interrompi as regenerações

                          Se deita qualquer tipo de fumo obvimente não tem FAP.

                          E em referencia aos filtros de ar e gasoleo são exactamente os que podem interferir numa perda de performance.

                          O filtro de ar colmatado não deixar chegar o ar necessário ao motor, um de gasoleo não deixa chegar o gasoleo ao motor, que são as duas coisas necessárias para a combustão. A somar a isso se o filtro de gasoleo tiver cheio de agua é dizer adeus aos injectores.
                          Editado pela última vez por Illusion; 09 September 2019, 09:49.

                          Comentário


                            #14
                            Nos meus chaços que são velhos o maximo que o filtro de ar faz são 20 mil o de gasoleo 40 mil.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Illusion Ver Post
                              Se deita qualquer tipo de fumo obvimente não tem FAP.

                              E em referencia aos filtros de ar e gasoleo são exactamente os que podem interferir numa perda de performance.

                              O filtro de ar colmatado não deixar chegar o ar necessário ao motor, um de gasoleo não deixa chegar o gasoleo ao motor, que são as duas coisas necessárias para a combustão. A somar a isso se o filtro de gasoleo tiver cheio de agua é dizer adeus aos injectores.
                              Depende, o único carro que tive problemas de FAP por ignorância da minha parte foi um Alfa 159, tinha reprogramação, e na fase final, quando o FAP estava mesmo a ficar obstruído deitava um ligeiro fumo preto.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Viriauto Ver Post
                                Depende, o único carro que tive problemas de FAP por ignorância da minha parte foi um Alfa 159, tinha reprogramação, e na fase final, quando o FAP estava mesmo a ficar obstruído deitava um ligeiro fumo preto.
                                Aí já tinha um buraco ou estalou. Nesse caso o filtro já era, e também contribui para a perda de portencia pois os gases são expelidos com dificuldade.

                                O unico fumo que um escape com DFP pode deitar será cinza claro, nunca preto.
                                Editado pela última vez por Illusion; 09 September 2019, 13:09.

                                Comentário


                                  #17
                                  Sendo um MJET/JTDm e com esses sintnomas e utilização? EGR entupida e/ou nas couves e limpeza de admissão

                                  Não obstante, uma boa revisão vai fazer maravilhas!

                                  PS: cuida bem dele, tens aí um carro muito catita!!

                                  Comentário


                                    #18
                                    Boa tarde

                                    Quando os colegas se referem a uma boa revisão a que se referem concretamente?

                                    Comentário


                                      #19
                                      Caso seja necessário, não faltam DIY no youtube, a explicar a limpeza da EGR desse motor.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por flautinha Ver Post
                                        Boa tarde

                                        Quando os colegas se referem a uma boa revisão a que se referem concretamente?
                                        Em bom português desentupimento do motor.
                                        1-Mudar filtros
                                        2-verificar acumulação de carvão na admissão se sim efectuar uma limpeza
                                        3-verificar o estado da EGR efectuar uma limpeza se necessário
                                        4-Procurar o porque do fumo preto Fap?

                                        Ps:eu também mudava os filtros de 70 em 70 mil mas o carro não era meu
                                        Editado pela última vez por DfOR; 09 September 2019, 23:06.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por DfOR Ver Post
                                          Em bom português desentupimento do motor.
                                          1-Mudar filtros
                                          2-verificar acumulação de carvão na admissão se sim efectuar uma limpeza
                                          3-verificar o estado da EGR efectuar uma limpeza se necessário
                                          4-Procurar o porque do fumo preto Fap?

                                          Ps:eu também mudava os filtros de 70 em 70 mil mas o carro não era meu

                                          Obrigado pelos bons e úteis conselhos.
                                          Vou tentar ir à oficina ainda este mês.
                                          Alguma sugestão na área de Lisboa amadora Odivelas ?

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por flautinha Ver Post
                                            Obrigado pelos bons e úteis conselhos.
                                            Vou tentar ir à oficina ainda este mês.
                                            Alguma sugestão na área de Lisboa amadora Odivelas ?
                                            Talvez aqui o user eblase!! Sei que é dessas bandas!

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por flautinha Ver Post
                                              bom dia a todos,

                                              recentemente o meu Delta tem estado a perder força/a puxar, notando-se mais nas subidas. o exemplo mais claro foi detetado na A1 onde o mesmo fazia sempre o percurso em 6ª velocidade sem dificuldades e este fim-de-semana tive de reduzir para 5ª em algumas situações. também nas ultrapassagens não está a ter o desempenho normal. Na subida do ic16 que faz todos os dias idem.

                                              algumas situações que podem estar a contribuir para este fraco desempenho:

                                              - precisa de mudar o kit de distribuição (é de 2010 e tem 110 000km);
                                              - filtro do gasóleo tem 52 000km;
                                              - nos últimos 2 anos tem andado com a minha esposa que nos percursos que faz - 13km, não passa da 4ª velocidade;
                                              - o ralenti por vezes está instável (situação muito pontual). Nota-se um barulho possivelmente da Correia de comando dos acessórios.
                                              - o óleo usado na revisão não é o recomendado (selenia)
                                              - quanto à dificuldade em desenvolver/puxar a subir, o mesmo parece que puxa aos soluços, não apresenta um desenvolver continuo mas aos “empurrões”...
                                              Após mais umas viagens de 400km noto melhorias.



                                              Andei a fazer alguma pesquisa e descartei o filtro do ar e do gasóleo sujos pois os sintomas descritos não se notam no arranque nem noto falhas, apenas falta de força.

                                              Alguns relatos da minha pesquisa apontam que a substituição da corrente de distribuição pode indicar estes sintomas de perda de força principalmente a velocidades mais elevadas.

                                              De acrescentar que por vezes está a fazer imenso fumo preto. Principalmente no arranque - 1a para 2a - desconfio que coincida com o funcionamento do FAP.

                                              o filtro do ar conta com mais de 40m km.
                                              O filtro de gasóleo tem mais de 50m.
                                              Ainda que a recomendação seja de substituir ambos de 70/70 mil, Pondero ir à oficina substituir estes dois componentes fora das revisões programadas.

                                              Gostaria de obter opiniões.

                                              Trata-se do motor 1.6 120cv multijet num lancia delta.
                                              Geometria presa com carvão. Sugiro uma limpeza à admissão(colector de admissão, egr, sensores, ...) e inspecção do estado do FAP/CAT. Verificar o funcionamento da válvula do turbo.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Vai que ficas muito bem servido

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  vou onde?

                                                  não percebi...

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Illusion Ver Post
                                                    Aí já tinha um buraco ou estalou. Nesse caso o filtro já era, e também contribui para a perda de portencia pois os gases são expelidos com dificuldade.

                                                    O unico fumo que um escape com DFP pode deitar será cinza claro, nunca preto.


                                                    Alguém confirma esta situação do fumo preto?

                                                    Começo a desconfiar que possa estar roto, é uma hipótese forte pois tenho sentido cheiro a fumo mesmo no ralenti

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Alguém confirma esta situação do fumo preto?

                                                      Começo a desconfiar que possa estar roto, é uma hipótese forte pois tenho sentido cheiro a fumo mesmo no ralenti

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Boa tarde,

                                                        hoje em passagem na Roady encontrei uma novidade:

                                                        descarbonizacao do veículo. Dizem retirar o carvão acumulado no motor.

                                                        Alguém pode esclarecer melhor em que é que consiste e se vale a pena fazer?

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Boa tarde.


                                                          Acabei por levar o delta à merecida revisão.
                                                          Numa primeira análise ao barulho que julgava ser da Correia de comando dos acessórios o mecânico descartou por aquela estar no lado contrário ao barulho.

                                                          Sugeriu que poderá ser o volante bimassa a dar os primeiros sinais de substituição.

                                                          Passamos então à substituição dos filtros e do óleo.
                                                          Detetaram também uma tampa partida que pingava óleo para o escape originando o fumo.

                                                          Fez ainda a descarbonizacao atrás sugerida.

                                                          Aguardo a entrega para melhores explicações e ver com ficou.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por flautinha Ver Post
                                                            Boa tarde,

                                                            hoje em passagem na Roady encontrei uma novidade:

                                                            descarbonizacao do veículo. Dizem retirar o carvão acumulado no motor.

                                                            Alguém pode esclarecer melhor em que é que consiste e se vale a pena fazer?
                                                            Originalmente Colocado por flautinha Ver Post
                                                            Boa tarde.


                                                            Acabei por levar o delta à merecida revisão.
                                                            Numa primeira análise ao barulho que julgava ser da Correia de comando dos acessórios o mecânico descartou por aquela estar no lado contrário ao barulho.

                                                            Sugeriu que poderá ser o volante bimassa a dar os primeiros sinais de substituição.

                                                            Passamos então à substituição dos filtros e do óleo.
                                                            Detetaram também uma tampa partida que pingava óleo para o escape originando o fumo.

                                                            Fez ainda a descarbonizacao atrás sugerida.

                                                            Aguardo a entrega para melhores explicações e ver com ficou.

                                                            Mas tiram o colector, escape, catalisador para limpar? Ou tiram do colector de admissão e empurram para o catalisador?

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X