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Fiat Panda 169_ 1.2 2004 - Vibração e ruído no volante da direcção

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    Fiat Panda 169_ 1.2 2004 - Vibração e ruído no volante da direcção

    Bom dia,

    Tenho uma situação num Fiat Panda de 2004 que gostaria de resolver.

    Quando o carro tem o motor ligado faz um barulho e vibração na direcção.
    Já li em muitos sítios que estes carros sofrem muito de problemas na coluna de direcção.
    Os sintomas que tenho visto noutros posts é um ruido semelhante a este mas ao mover a direcção.
    Contudo neste caso parece ser um problema diferente, pois o barulho ocorre quando a direcção está em repouso e pára se eu tocar no volante, isto é, se eu fizer um pequeno movimento para um dos lados no volante, deixa de vibrar. Na verdade nem preciso de mover o volante para fazer cessar o barulho, basta segurar o volante. Por vezes até nem faz o barulho mesmo não estando a tocar no volante, dependendo da posição das rodas e do volante, isto é, se a direcção estiver numa posição "menos solta" o volante também não vibra (como se pode ver no vídeo logo no início, ver abaixo).

    Deixo aqui um vídeo que mostra bem o que descrevi em cima:
    https://www.youtube.com/watch?v=9QQi6eebatk

    Em resumo, a direcção vibra e faz barulho quando o volante está parado e a direcção está "solta" mas não faz qualquer barulho quando seguramos ou rodamos o volante, ou se a as rodas estiverem viradas para um dos lados e o piso for mais áspero por exemplo.

    O que poderá ser? Algo simples de resolver como uma borracha que necessita ser substituida ou algum aperto para eliminar uma possível folga?
    Li algures que pode ser o sensor de torque. Se for isso, alguém conhece uma oficina de confiança na zona de Lisboa que substitua apenas o sensor? Já vi vídeos de como substituir mas aquilo ainda requer algum tempo e conhecimento. E pelo que li a Fiat apenas substitui a coluna completa.

    Agradeço desde já a atenção e ajuda.

    #2
    Originalmente Colocado por sraul Ver Post
    Bom dia,

    Tenho uma situação num Fiat Panda de 2004 que gostaria de resolver.

    Quando o carro tem o motor ligado faz um barulho e vibração na direcção.
    Já li em muitos sítios que estes carros sofrem muito de problemas na coluna de direcção.
    Os sintomas que tenho visto noutros posts é um ruido semelhante a este mas ao mover a direcção.
    Contudo neste caso parece ser um problema diferente, pois o barulho ocorre quando a direcção está em repouso e pára se eu tocar no volante, isto é, se eu fizer um pequeno movimento para um dos lados no volante, deixa de vibrar. Na verdade nem preciso de mover o volante para fazer cessar o barulho, basta segurar o volante. Por vezes até nem faz o barulho mesmo não estando a tocar no volante, dependendo da posição das rodas e do volante, isto é, se a direcção estiver numa posição "menos solta" o volante também não vibra (como se pode ver no vídeo logo no início, ver abaixo).

    Deixo aqui um vídeo que mostra bem o que descrevi em cima:
    https://www.youtube.com/watch?v=9QQi6eebatk

    Em resumo, a direcção vibra e faz barulho quando o volante está parado e a direcção está "solta" mas não faz qualquer barulho quando seguramos ou rodamos o volante, ou se a as rodas estiverem viradas para um dos lados e o piso for mais áspero por exemplo.

    O que poderá ser? Algo simples de resolver como uma borracha que necessita ser substituida ou algum aperto para eliminar uma possível folga?
    Li algures que pode ser o sensor de torque. Se for isso, alguém conhece uma oficina de confiança na zona de Lisboa que substitua apenas o sensor? Já vi vídeos de como substituir mas aquilo ainda requer algum tempo e conhecimento. E pelo que li a Fiat apenas substitui a coluna completa.

    Agradeço desde já a atenção e ajuda.

    Não faço ideia do que seja, mas a ser o sensor de torque, não é apenas substituir, a centralina da direção tem de ser calibrada para esse novo sensor.
    Á quase dois anos pediam 180 euros para substituir o sensor e recalibrar a centralina, havia pelo olx quem fizesse esses trabalhos.
    Essas direções são eletricas, está tudo montado na coluna, não tem nada hidraulico.
    Eu tambem já tive problemas com a direção no meu punto e a solução foi comprar uma em segunda mão de um punto diesel.
    Para a proxima, não vou estar com tanto trabalho á procura, simplesmente, desmonto o motor o sem fim,e a centralina e fica uma direção manual.

    E esse sensor não é apenas de torque, tambem é o de angulo/inércia, quando viras o volante a centralina tem de saber o curso da direção, para quando virares tudo não aplique força de modo a stressar a barra de direção.

    Tenta ver se a coluna está bem apertada se conseguires lubrifica os rolamentos.
    O modo city nunca uses isso, pois é o que despacha essas direções.
    Editado pela última vez por m4nn1pul0; 22 September 2019, 21:47.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por m4nn1pul0 Ver Post
      Não faço ideia do que seja, mas a ser o sensor de torque, não é apenas substituir, a centralina da direção tem de ser calibrada para esse novo sensor.
      Á quase dois anos pediam 180 euros para substituir o sensor e recalibrar a centralina, havia pelo olx quem fizesse esses trabalhos.
      Essas direções são eletricas, está tudo montado na coluna, não tem nada hidraulico.
      Eu tambem já tive problemas com a direção no meu punto e a solução foi comprar uma em segunda mão de um punto diesel.
      Para a proxima, não vou estar com tanto trabalho á procura, simplesmente, desmonto o motor o sem fim,e a centralina e fica uma direção manual.

      E esse sensor não é apenas de torque, tambem é o de angulo/inércia, quando viras o volante a centralina tem de saber o curso da direção, para quando virares tudo não aplique força de modo a stressar a barra de direção.

      Tenta ver se a coluna está bem apertada se conseguires lubrifica os rolamentos.
      O modo city nunca uses isso, pois é o que despacha essas direções.
      Agradeço a resposta.

      Já retirei a cobertura por baixo do volante e não me apercebi de nenhuma folga. A direcção funciona perfeitamente com a excepção desta vibração.
      Outra nota: quando ligo o motor do carro demora sempre 2 ou 3 segundos até começar a vibrar, a menos que toque no volante, aí começa logo a vibrar, pelo que acredito que seja do sensor.
      Nunca uso o modo city, pois a direcção dos Fiats já é bastante leve mesmo no modo normal.

      Já agora, quanto a tirar o motor e ficar direcção manual, não passa na inspecção, informação dada pelo próprio técnico do centro de IPO.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por sraul Ver Post
        Agradeço a resposta.

        Já retirei a cobertura por baixo do volante e não me apercebi de nenhuma folga. A direcção funciona perfeitamente com a excepção desta vibração.
        Outra nota: quando ligo o motor do carro demora sempre 2 ou 3 segundos até começar a vibrar, a menos que toque no volante, aí começa logo a vibrar, pelo que acredito que seja do sensor.
        Nunca uso o modo city, pois a direcção dos Fiats já é bastante leve mesmo no modo normal.

        Já agora, quanto a tirar o motor e ficar direcção manual, não passa na inspecção, informação dada pelo próprio técnico do centro de IPO.
        Bem, eles dizem que não passa, mas para este não passar muita camioneta e carro com direção assistida hidraulica rebentada teriam de chumbar.

        Uma coisa é ires a uma inspeção a dizeres que retiraste o motor outra é tirares e fazeres a inspecção sem referires esse facto.

        E perguntáste a esse mesmo inspector quando a fiat deixar de disponibilizar assistência a essas direções como a irias reparar e se terias de te livrar do veiculo só porque não tem da?
        É que essa direção é mecanica a barra de direção é igual ás dos unos/puntos mk1 vira bem sem a assistẽncia electrica.

        Isso das inspecções tem muito que se lhe diga, eu em julho levei um volvo s60 dos antigos com o painel de instrumentos cheio de luzinhas acesas, uma era a da Lambda e a outra era a do abs.
        Fizeram a inspecção no fim quando recebi o papel verde, perguntei e então aquelas luzes acesas, o tipo disse que os valores estão dentro do normal no caso dos gases e no abs é como se não existisse... lol
        O carro não era meu mas se aquele passou com avisos no painel, o meu tem de passar tambem está impecável... lol

        Voltando ao sensor, a fiat e outras marcas escolheram mal o tipo de sensor a instalar nessas direções, aquilo é mecânico, tem a forma parecida a um disco de hoquei com um furo no meio e no rebordo interior tem uma peça que é activada pelo veio do volante, dentro do disco tens dois discos metálicos um é o de torque e outro o de angulo e neles passeiam dois braços de metal que lêm a força e angulo a aplicar.
        E são esses braços é que com o tempo vão desgastando esses discos metálicos, deixando de ler bem...
        Esses discos metálicos vêm trancados de fábrica por um pin inserido na saida da linha de montagem, pois são pré calibrados de fábrica e convem montá-los com a afinação de fábrica.
        Tudo isto poderia ser substituido por um sensor por infra vermelhos que leria ou sulcos ou outro tipo de instruções no veio do volante, funcionaria sem desgaste ou contacto e seria muito mais fiável.

        Eu no meu caso antes de adquirir a direção em segunda mão ainda criei um sistema alternativo, comprei uma barra de direção de um punto mk1 hidraulica, comprei uma bomba electrohidraulica de um opel astra com as tubagens e cablagem electrica, mandei fazer tubos novos com os terminais tanto da bomba como da direção, simplesmente teria de retirar a minha direção mecanica, montar a hidraulica e fixar a bomba electrohidraulica no compartimento do motor.
        Tinha espaço e funcionaria sem problemas o meu carro ficaria com um sistema semelhante aos dos veiculos mais modernos.

        A unica alteração que teria de fazer era no cardã terminal da coluna de direção teria de substituir o terminal da minha coluna pelo terminal da coluna do punto mk1.

        Mas entretanto entre tirar e não tirar, encontrei a direção que tenho agora a um preço aceitável e optei por instalar a electrica.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por m4nn1pul0 Ver Post
          Bem, eles dizem que não passa, mas para este não passar muita camioneta e carro com direção assistida hidraulica rebentada teriam de chumbar.

          Uma coisa é ires a uma inspeção a dizeres que retiraste o motor outra é tirares e fazeres a inspecção sem referires esse facto.

          E perguntáste a esse mesmo inspector quando a fiat deixar de disponibilizar assistência a essas direções como a irias reparar e se terias de te livrar do veiculo só porque não tem da?
          É que essa direção é mecanica a barra de direção é igual ás dos unos/puntos mk1 vira bem sem a assistẽncia electrica.

          Isso das inspecções tem muito que se lhe diga, eu em julho levei um volvo s60 dos antigos com o painel de instrumentos cheio de luzinhas acesas, uma era a da Lambda e a outra era a do abs.
          Fizeram a inspecção no fim quando recebi o papel verde, perguntei e então aquelas luzes acesas, o tipo disse que os valores estão dentro do normal no caso dos gases e no abs é como se não existisse... lol
          O carro não era meu mas se aquele passou com avisos no painel, o meu tem de passar tambem está impecável... lol

          Voltando ao sensor, a fiat e outras marcas escolheram mal o tipo de sensor a instalar nessas direções, aquilo é mecânico, tem a forma parecida a um disco de hoquei com um furo no meio e no rebordo interior tem uma peça que é activada pelo veio do volante, dentro do disco tens dois discos metálicos um é o de torque e outro o de angulo e neles passeiam dois braços de metal que lêm a força e angulo a aplicar.
          E são esses braços é que com o tempo vão desgastando esses discos metálicos, deixando de ler bem...
          Esses discos metálicos vêm trancados de fábrica por um pin inserido na saida da linha de montagem, pois são pré calibrados de fábrica e convem montá-los com a afinação de fábrica.
          Tudo isto poderia ser substituido por um sensor por infra vermelhos que leria ou sulcos ou outro tipo de instruções no veio do volante, funcionaria sem desgaste ou contacto e seria muito mais fiável.

          Eu no meu caso antes de adquirir a direção em segunda mão ainda criei um sistema alternativo, comprei uma barra de direção de um punto mk1 hidraulica, comprei uma bomba electrohidraulica de um opel astra com as tubagens e cablagem electrica, mandei fazer tubos novos com os terminais tanto da bomba como da direção, simplesmente teria de retirar a minha direção mecanica, montar a hidraulica e fixar a bomba electrohidraulica no compartimento do motor.
          Tinha espaço e funcionaria sem problemas o meu carro ficaria com um sistema semelhante aos dos veiculos mais modernos.

          A unica alteração que teria de fazer era no cardã terminal da coluna de direção teria de substituir o terminal da minha coluna pelo terminal da coluna do punto mk1.

          Mas entretanto entre tirar e não tirar, encontrei a direção que tenho agora a um preço aceitável e optei por instalar a electrica.
          Viva.
          Agradeço a tua resposta, vejo que já investiste algum tempo neste tema.

          No que toca à inspecção, o inspector apenas me alertou para esse facto dado que se apercebeu da vibração, eu não estive a perguntar mais detalhes. Imagino é que se ficar sem DA também vai ter a luz no painel de instrumentos acesa, portanto mesmo que não refira nada eles vão reparar. Pelo que sei, o carro tem que estar nas mesmas condições com que foi homologado. Agora todos sabemos que isto é a teoria, na prática depende de quem faz a inspecção, como o caso que tu apresentaste.

          Para mim ficar sem a DA, ou substituir por uma direcção hidráulica ou continuar com a vibração como está agora, está fora de questão, quero mesmo resolver o problema, mas substituindo apenas o essencial.
          Percebi bem a tua explicação sobre o que geralmente causa o tal desgaste do sensor mas fiquei ser perceber o que achas: tiveste oportunidade de ver o vídeo no link que coloquei no 1º post? pelos sintomas parece-te ser mesmo (e apenas) do sensor? E se sim, poderia-se tentar uma recalibração do que está lá ou só mesmo substituindo?

          Obrigado desde já.
          Cumps

          Comentário


            #6
            Pois mas o meu nunca mais acederá nem a luz da direcção nem o city, ou a dos airbags, um dia desmontei o painel de instrumentos e com um alicate de pontas, rodei os leds desses três dispositivos e retirei-os.
            A dos airbags foi outra palhaçada, fartei-me de andar para trás e para a frente por causa dos airbags, ainda com o carro na garantia, ficava bem um mês ou menos e voltava ao mesmo.
            Á terceira desliguei aquilo tudo e passado pouco tempo retirei tudo.
            O carro tem 15 anos e passado com destinção sem qualquer apontamento.

            Uma coisa é certa eles podem dizer o que quiserem, mas há muito carro a ser passado com a da totalmente morta e até a fazer barulhos.
            E se os centros passam esses veiculos não existe justificação para chumbar o meu.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por m4nn1pul0 Ver Post
              Pois mas o meu nunca mais acederá nem a luz da direcção nem o city, ou a dos airbags, um dia desmontei o painel de instrumentos e com um alicate de pontas, rodei os leds desses três dispositivos e retirei-os.
              A dos airbags foi outra palhaçada, fartei-me de andar para trás e para a frente por causa dos airbags, ainda com o carro na garantia, ficava bem um mês ou menos e voltava ao mesmo.
              Á terceira desliguei aquilo tudo e passado pouco tempo retirei tudo.
              O carro tem 15 anos e passado com destinção sem qualquer apontamento.

              Uma coisa é certa eles podem dizer o que quiserem, mas há muito carro a ser passado com a da totalmente morta e até a fazer barulhos.
              E se os centros passam esses veiculos não existe justificação para chumbar o meu.
              Tens ideia se pelos sintomas será simplesmente o sensor? Alguma oficina que recomendes na zona da Amadora ou Grande Lisboa sem ser oficina mesmo Fiat ?
              Obrigado.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por sraul Ver Post
                Tens ideia se pelos sintomas será simplesmente o sensor? Alguma oficina que recomendes na zona da Amadora ou Grande Lisboa sem ser oficina mesmo Fiat ?
                Obrigado.

                Esse é que é o problema eu não sei o que terá sido no meu caso e no teu muito menos.
                Pode ser o sensor, como o circuito dentro do motor, ou apenas alguns componentes dentro do motor... até pode ser apenas a solda desse circuito do motor terem partido e sair barato ser só dar uns pingos de solda.
                No teu caso, a direção parece estar boa (funcional) só chateia é aquela vibração.

                Como disse nos posts anteriores eu não procurei ajuda de nenhuma oficina, andei apenas pelo olx e por lá na altura ainda havia quem reparasse e saía muito mais barato que na fiat.
                Foi no olx que encontrei a coluna completa que estou a utilizar, ficou em 180 euros e até hoje está impecável.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por m4nn1pul0 Ver Post
                  Esse é que é o problema eu não sei o que terá sido no meu caso e no teu muito menos.
                  Pode ser o sensor, como o circuito dentro do motor, ou apenas alguns componentes dentro do motor... até pode ser apenas a solda desse circuito do motor terem partido e sair barato ser só dar uns pingos de solda.
                  No teu caso, a direção parece estar boa (funcional) só chateia é aquela vibração.

                  Como disse nos posts anteriores eu não procurei ajuda de nenhuma oficina, andei apenas pelo olx e por lá na altura ainda havia quem reparasse e saía muito mais barato que na fiat.
                  Foi no olx que encontrei a coluna completa que estou a utilizar, ficou em 180 euros e até hoje está impecável.
                  Se arranjar uma coluna completa usada e a substituir, é necessário também calibrar o sensor ou alguma coisa na centralina ou basta trocar a coluna?

                  Comentário


                    #10
                    Viva, peço desculpa intrometer-me neste tópico mas tenho uma dúvida, os Fiat Panda mais recentes também padecem deste mal ou entretanto já foi corrigido?
                    Obrigado.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por sraul Ver Post
                      Se arranjar uma coluna completa usada e a substituir, é necessário também calibrar o sensor ou alguma coisa na centralina ou basta trocar a coluna?

                      Nos puntos se trocares a coluna completa não precisas de calibrar nada.
                      Coluna completa traz a centralina tambem.
                      Nos pandas não sei, se a coluna fôr semelhante não deve ser preciso calibrar nada.
                      A calibragem só é necessária quando substituis os sensores internos e a centralina da coluna tem de reconhecer e realinhar valores.

                      Vou deixar um link olx, de um anuncio sobre reparação deste tipo de colunas.
                      Ele fala em calibragem e tipo de sensores, exactamente o que referi a alguns posts acima.

                      https://www.olx.pt/anuncio/motor-cen...tml#030d877516


                      Originalmente Colocado por CaRaMeLo Ver Post
                      Viva, peço desculpa intrometer-me neste tópico mas tenho uma dúvida, os Fiat Panda mais recentes também padecem deste mal ou entretanto já foi corrigido?
                      Obrigado.
                      Se a direção fõr só electrica a problema acabará por acontecer mais cedo ou mais tarde.
                      Não uses o city, tenta não virar com por ex as rodas bloqueadas contra o passeio e mantem a bateria em condições, se cumprires estas regras simples essa direção pode durar muito tempo.
                      O problema em minha opinião nem é o motor, mas sim os sensores que são pré-históricos, propensos a desgaste e logo falhar.
                      Editado pela última vez por m4nn1pul0; 15 October 2019, 19:58.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por m4nn1pul0 Ver Post

                        Se a direção fõr só electrica a problema acabará por acontecer mais cedo ou mais tarde.
                        Não uses o city, tenta não virar com por ex as rodas bloqueadas contra o passeio e mantem a bateria em condições, se cumprires estas regras simples essa direção pode durar muito tempo.
                        O problema em minha opinião nem é o motor, mas sim os sensores que são pré-históricos, propensos a desgaste e logo falhar.
                        Presumo que seja totalmente eléctrica, pelo menos não vejo nada para colocar fluido da direcção assistida. O City realmente nunca é usado, nem por mim, nem pela minha esposa. Acho que a direcção deve ter assistência variável, nota-se uma diferença considerável entre estar em andamento e a realizar manobras. Tanto que para mim, o City nem se torna necessário (além disso já tive um Clio sem DA ). Tenho atenção a esses pontos, felizmente, e uma das coisas que desactivo é o Start&Stop.
                        Muito obrigado pelo esclarecimento.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por CaRaMeLo Ver Post
                          Presumo que seja totalmente eléctrica, pelo menos não vejo nada para colocar fluido da direcção assistida. O City realmente nunca é usado, nem por mim, nem pela minha esposa. Acho que a direcção deve ter assistência variável, nota-se uma diferença considerável entre estar em andamento e a realizar manobras. Tanto que para mim, o City nem se torna necessário (além disso já tive um Clio sem DA ). Tenho atenção a esses pontos, felizmente, e uma das coisas que desactivo é o Start&Stop.
                          Muito obrigado pelo esclarecimento.

                          A direção não é variável, apenas se torna muito mais leve em andamento não esforçando tanto o motor electrico.
                          Num carro mais antigo sem DA nota-se bem a diferença, o veiculo parado tu farás sempre mais força para conseguir virar as rodas, mal metas o veiculo a andar mesmo devagarinho e a virar a direção essa fica muito mais leve.
                          É assim tambem em veiculos com DA, simplesmente as rodas em movimento têm menos atrito ao virar sendo mais fácil e leve fazê-lo.

                          Este sistema totalmente electrico funciona, mas podia ser muito melhor se investissem em sensores de melhor qualidade.
                          Outra coisa que poderia ser implementada era a DA só ser activada até aos 10 ou 20 km/h, a partir daí desligava-se, pois ninguem precisa de DA a velocidades acima dessas, devido ao efeito que referi acima e tu já deves ter uma ideia pois referes já ter possuido um veiculo sem da... lol

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por m4nn1pul0 Ver Post
                            A direção não é variável, apenas se torna muito mais leve em andamento não esforçando tanto o motor electrico.
                            Num carro mais antigo sem DA nota-se bem a diferença, o veiculo parado tu farás sempre mais força para conseguir virar as rodas, mal metas o veiculo a andar mesmo devagarinho e a virar a direção essa fica muito mais leve.
                            É assim tambem em veiculos com DA, simplesmente as rodas em movimento têm menos atrito ao virar sendo mais fácil e leve fazê-lo.

                            Este sistema totalmente electrico funciona, mas podia ser muito melhor se investissem em sensores de melhor qualidade.
                            Outra coisa que poderia ser implementada era a DA só ser activada até aos 10 ou 20 km/h, a partir daí desligava-se, pois ninguem precisa de DA a velocidades acima dessas, devido ao efeito que referi acima e tu já deves ter uma ideia pois referes já ter possuido um veiculo sem da... lol
                            Eu estava a referir-me à situação contrária. Fica mais pesada em andamento e ao realizar manobras nota-se que fica mais leve. Acho que é mesmo variável, no entanto, pesquisei um pouco e não encontrei referência a isso. Noto também que é muito sensível à pressão dos pneus.

                            Por acaso essa questão da DA ser apenas activada até aos 10/20km/h se calhar até iria melhorar algum "feeling" que muitos carros hoje em dia não têm.

                            Comentário

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