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Baixo desempenho Alfa Romeo 159 1.9

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    Baixo desempenho Alfa Romeo 159 1.9

    Boas,

    À coisa de uma semana, a minha 159, à entrada de uma AE a puxar, ligo o AC e apareceu-me um erro "mandar controlar o motor", o comportamento manteve-se, mas por precaução mantive o resto da viagem até à proxima saída sempre a 100Km/h. Quando sai encostei o carro e desliguei para ver se se passava algo de maior. Passado uns minutos voltei a ligar o carro normalmente, embora com o erro, mas seguiu sem problemas até que começou a engasgar e sem força nenhuma mesmo, nem em plano andava, isto quando estava numa 1ª, 2ª ou 3ª, se mantivesse uma mudança superior seguia a "bom ritmo". Com muita paciência la voltei a casa (estava perto) e ficou a descansar.

    No dia seguinte la peguei nela novamente para levar ao mecânico, mas já não tinha aquelas falhas de potencia colossais. Ligada a máquina aparecia um erro da EGR, mas como esta tinha sido retirada para limpar recentemente o erro podia já existir, apagou-se o erro para ver se voltava, mas nada, não voltou.

    Entretanto aproveitei troço de AE (~30Km) para puxar um bocado em 5ª e fez uma regeneração pelo meio. Na volta, sempre a 150+ e nada de se queixar, talvez só as recuperações um pouco fraquinhas.

    Agora acontece que, não sei se por impressão minha, mas parece me que o carro custa a desenvolver, dá-me a sensação que as rotações são superiores às do quadrante e no entanto nao se despacha, especialmente em baixas. Uma coisa que reparei é que agora a pressão do turbo nunca chega a 0 mesmo sem ligar o carro, basta por a chave na ignição, e se andar com ele a fundo aquilo fica completamente marado, sobe até ao 1.6 e de repente cai para 0.8 e depois la vai subindo...

    Outro aspeto é o consumo, em baixas e enquanto desenvolve o consumo dispara sem exagerar no pedal, eu sei que é normal gastar mais, mas parece-me exagerado. Quando atinge velocidades cruzeiro, o consumo até é inferior ao que costumava ser.

    Já voltei com o carro ao mecânico várias vezes e não há meio de se descobrir o que se passa...

    Alguém consegue dar uma ajuda?

    #2
    Originalmente Colocado por zzonib Ver Post
    Boas,

    À coisa de uma semana, a minha 159, à entrada de uma AE a puxar, ligo o AC e apareceu-me um erro "mandar controlar o motor", o comportamento manteve-se, mas por precaução mantive o resto da viagem até à proxima saída sempre a 100Km/h.
    Quando sai encostei o carro e desliguei para ver se se passava algo de maior.
    Passado uns minutos voltei a ligar o carro normalmente, embora com o erro, mas seguiu sem problemas até que começou a engasgar e sem força nenhuma mesmo, nem em plano andava, isto quando estava numa 1ª, 2ª ou 3ª, se mantivesse uma mudança superior seguia a "bom ritmo".
    Com muita paciência la voltei a casa (estava perto) e ficou a descansar.

    No dia seguinte la peguei nela novamente para levar ao mecânico, mas já não tinha aquelas falhas de potencia colossais.
    Ligada a máquina aparecia um erro da EGR, mas como esta tinha sido retirada para limpar recentemente o erro podia já existir, apagou-se o erro para ver se voltava, mas nada, não voltou.

    Entretanto aproveitei troço de AE (~30Km) para puxar um bocado em 5ª e fez uma regeneração pelo meio. Na volta, sempre a 150+ e nada de se queixar, talvez só as recuperações um pouco fraquinhas.

    Agora acontece que, não sei se por impressão minha, mas parece me que o carro custa a desenvolver, dá-me a sensação que as rotações são superiores às do quadrante e no entanto nao se despacha, especialmente em baixas.
    Uma coisa que reparei é que agora a pressão do turbo nunca chega a 0 mesmo sem ligar o carro, basta por a chave na ignição, e se andar com ele a fundo aquilo fica completamente marado, sobe até ao 1.6 e de repente cai para 0.8 e depois la vai subindo...

    Outro aspeto é o consumo, em baixas e enquanto desenvolve o consumo dispara sem exagerar no pedal, eu sei que é normal gastar mais, mas parece-me exagerado. Quando atinge velocidades cruzeiro, o consumo até é inferior ao que costumava ser.

    Já voltei com o carro ao mecânico várias vezes e não há meio de se descobrir o que se passa...

    Alguém consegue dar uma ajuda?
    Lendo de baixo para cima...o conselho seria: muda de mecânico!

    Tens a egr anulada ou foi só retirada e recolocada após limpeza... mas o fap ativo...a carrinha foi alvo de alguma repro?
    Já que deu erro de EGR...a mesma pode necessitar de substituição, a limpeza pode não ser suficiente.
    Já que a ligaram à máquina conseguiste ver a percentagem de obstrução do FAP? pode precisar de uma limpeza ou mesmo de uma regeneração forçada.

    essa do "mandar controlar o motor" a amarelo é sinal que andas a interromper algumas regenerações.

    entretanto para teres tudo de origem...ainda terás borboletas de admissão...verifica lá como é que tens a régua das borboletas no coletor de admissão...se não anda lá nenhuma borboleta solta a afetar esse desempenho.

    entretanto a apagar o erro da egr o teu mecânico não andou a passear os dedos pelos parâmetros de injecção nem nada?

    Comentário


      #3
      Foi retirada para limpar, estava uma lástima, principalmente depois de aberta.
      Que eu saiba, não tem repro, pelo menos na minha mão.
      Sim, fomos dar uma volta com a maquina ligada e a obstrução do FAP estava "normal" acho. Já não me lembro ao certo.

      O erro apareceu-me 1 dias depois de ter mudado a embraiagem, tinha estado 2 semanas parada a espera da peça.

      A régua das borboletas estava fora, demos conta disso, foi colocada novamente, embora já tivesse um pouco de folga. Agora não sei se já estava antes do erro.

      Entretanto o sensor MAP também foi limpo, estava completamente obstruído, não sei como é que aquilo podia funcionar.

      Que eu saiba, não mexeu em nada.

      Comentário


        #4
        Se tinhas a régua das borboletas "fora"...desencaixada...algo levou a isso, verificaste se ficou a funcionar bem? se o motor que mexe a régua está a funcionar como é suposto?
        Corres sérios riscos do 1.9 "lhe dar a fome" e alimentar-se de uma ou duas borboletas...não tinha sinais de óleo na zona das borboletas? Se tiveres que mudar o coletor é uma pipa de massa...
        Já que te queixas do anormal funcionamento do turbo...uma revisão ao mesmo numa casa especializada não era de descurar...tirando a mão de obra de retirar e colocar...uma revisão ao turbo se forem só casquilhos são cerca de 240euros...se tiveres que mudar a turbina são mais uns 40 euros...
        a tua 159 já conta com quantos km? para ter mudado a embraiagem já deve andar acima dos 200mil km rodados...

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          #5
          Sim, aparentemente ficou direito. É certo que naquela zona já existia vestigios de oleo à muito tempo, mas nunca dei muita importancia, pois nao percebo muito do assunto, só com esta "confusao" e que me tenho andado a informar.
          Quanto ao turbo também ja pensei nisso, o mecanico até sugeriu que poderia estar com a geometria presa, estivemos a testar também a bomba que controla a abertura do turbo, e parece que também nao esta nos melhores dias ja que deixa passar ar nos 2 sentidos (embora que pouco num dos sentidos), e pelo que percebi nao devia.
          Conta com ~180 mil, veio para as minhas mãos com ~150, troquei a embraiagem porque o rolamento foi à vida, aproveitei e mudei.

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