Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Opinião Desgaste Travões

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Opinião Desgaste Travões

    Boa Tarde gente boa,

    Eu tenho um Peugeot 208 de 2017, 1.6 HDi (grande máquina, super fit no que toca à bebida).

    Antes de mais, uma nota, comprei o carro em 2018 e tinha 23.000km.

    Na revisão do inicio de 2019 (43.000km), fui à Bosch e além das peças de desgaste normais de um automóvel eles substituíram as pastilhas de travão dianteiras (ok, o carro teve 1 ano provavelmente a servir numa rent-a-car, onde os carros são conduzidos como todos nós sabemos) e foram-lhe também substituídos os discos de travão dianteiros, que supostamente apresentavam um desgasto severo.

    Eu não estou aqui para insultar oficina, apenas quero apurar opiniões sobre a honestidade da oficina.

    A minha opinião é que fui enganado e tenho dois argumentos.

    1-Dificilmente um automóvel gasta os discos de travão dianteiros em 43mil km (tenho uma condução super eco pois tenho a panca dos consumos e a carteira chora se o pé direito se porta mal), mesmo que o carro no 1º ano tenha servido no WRC Portugal, será suficiente para os discos apresentarem um desgaste severo?

    2- Estava em vigor uma promoção onde o custo de pastilhas e discos estava a metade do preço...

    Tenho daqui a dois meses outra revisão e estou a equacionar se realmente deva ou não ir ao mesmo sitio.

    Gostava de saber a vossa opinião, obrigado!

    #2
    É ver o que o plano da marca indica...

    Não faltam relatos, em que planos da marca referem para trocar ao fim de "x" tempo/quilómetros... e como tal, independentemente do desgaste é trocado.

    Claro está, que não quer dizer que no caso tenham é excedido e aproveitaram-se da manutenção que mandaste fazer... mas... fica o mas... de como seria na marca.


    Posto isto, se achas que os itens estavam em condições, não davas o aval com a troca e ficava assim.

    Comentário


      #3
      Devias ter visto o estado dos discos e pastilhas na altura da troca.

      Agora, é só palpites...

      Comentário


        #4
        43 mil km... é um número razoável para se trocar as pastilhas da frente... os discos costumam fazer 4 jogos de pastilhas...

        Mas também depende de como e onde se conduz... há quem goste de acelerar à bruta, mesmo vendo que vai ter de travar logo a 110 metros... mas sempre se ganha um carro e 0,1s para a grelha de partida!


        Posto isto... ora 43-23 = 20 mil km?

        LOL Não saíste do autódromo do Estoril durante esses 20 mil km?


        Ok... lendo com mais atenção... há discos e discos... talvez esses estivessem mesmo em mau estado... nunca os sentiste a vibrar? Pelo estilo de condução já percebi que não andaste os 20 mil km no circuito do Estoril...

        Olha... ao menos telefonaram a avisar que os discos e pastilhas estavam nas últimas e a perguntar a tua opinião se os deveriam substituir ou não?


        Daqui a 2 meses, sentes algo de anormal quanto a travões? Deves apenas deixar a nota para te telefonarem antes de substituirem o que quer que seja que não esteja acordado contigo (não sei o que são revisões nessas casas...)

        Só uma nota, o fluido dos travões foi mudado quando? Estão a utilizar um DOT 5.1? Ou ainda andam numa de DOT 4 quando não havia ABS?
        Editado pela última vez por CL; 28 October 2019, 20:11.

        Comentário


          #5
          Começa a travar com o motor.

          Se tens um sinal vermelho ou uma rotunda, etc, onde sabes que vais ter de abrandar ou mesmo parar, mais vale levantar logo o pé do acelerador e deixar o carro deslizar até lá.

          Comentário


            #6
            Obrigado a todos pelos comentários, vou ter mais atenção para a próxima e ver realmente se a troca é justificada ou não.

            @CL, realmente não sei responder à questão dos fluídos, mas tenho ou pelo menos tinha a Bosch em bom consideração no que toca ao rigor com que seguem as especificações do OEM.

            @rrrfff eu sei esses truques todos, da-me prazer uma condução económica e racional. Temo é que o 1º dono não pensasse da mesma maneira.

            Comentário


              #7
              Narciso... "chapéus há muitos!" como dizia o outro.

              Fords e Toyotas há muitas oficinas, PSA e BMW idem, Norautos e Roady's idem e Bosch não será excepção. Depois há dias e dias... nuns dias apanha-se um aprendiz, noutros dias apanha-se uma promoção e a oficina precisa de facturar...


              O passado do carro é isso mesmo... a gente compra um usado e sabe que o vai ter que pôr como novo! Ou melhor!


              Quanto aos travões, vai vendo o estado das pastilhas quando mexes nos pneus, para equilibrar, um furo... qualquer coisa! E pergunta ao gajo dos pneus "Pá... estas pastilhas ainda fazem 20 mil km?"

              Não é vergonha nenhuma! Vergonhoso é a gente pensar que já sabe tudo sobre tudo!

              Comentário


                #8
                basicamente pelo teu relato foste comido. eu mandava por os discos novos que não tinha mandado trocar discos nenhuns. no meu carro, que tem muito mais binário e cv que esse, embora sendo já ultrapassado, só mudei de discos 1x em 306 mil kms (tenho o carro desde os 3 meses, adquirido com 13 247 kms e fiz-lhe o test-drive no concessionário, tinha o carro 1 semana e já praticamente 1000kms). e mudei os discos já depois dos 200 mil, atenção! os travões duram-me sempre uns 70 ou 80 mil e já nem sei quando foi a última vez que mudei calços, mas tanto à frente e atrás estão com uns bons milímetros ainda, que eu verifiquei quando troquei de pneus em agosto e setembro (mudei 2 de cada vez e verifiquei eu mesmo discos e calços quando já não tinha as rodas no sítio).

                se fosse a ti ia fazer a revisão noutro sítio. pelo menos tens 50% de hipótese de não seres novamente enr... enganado.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por NarcisoF Ver Post
                  Boa Tarde gente boa,

                  Eu tenho um Peugeot 208 de 2017, 1.6 HDi (grande máquina, super fit no que toca à bebida).

                  Antes de mais, uma nota, comprei o carro em 2018 e tinha 23.000km.

                  Na revisão do inicio de 2019 (43.000km), fui à Bosch e além das peças de desgaste normais de um automóvel eles substituíram as pastilhas de travão dianteiras (ok, o carro teve 1 ano provavelmente a servir numa rent-a-car, onde os carros são conduzidos como todos nós sabemos) e foram-lhe também substituídos os discos de travão dianteiros, que supostamente apresentavam um desgasto severo.

                  Eu não estou aqui para insultar oficina, apenas quero apurar opiniões sobre a honestidade da oficina.

                  A minha opinião é que fui enganado e tenho dois argumentos.

                  1-Dificilmente um automóvel gasta os discos de travão dianteiros em 43mil km (tenho uma condução super eco pois tenho a panca dos consumos e a carteira chora se o pé direito se porta mal), mesmo que o carro no 1º ano tenha servido no WRC Portugal, será suficiente para os discos apresentarem um desgaste severo?

                  2- Estava em vigor uma promoção onde o custo de pastilhas e discos estava a metade do preço...

                  Tenho daqui a dois meses outra revisão e estou a equacionar se realmente deva ou não ir ao mesmo sitio.

                  Gostava de saber a vossa opinião, obrigado!

                  Estás enganado.

                  Comentário


                    #10
                    Em primeiro lugar, pelo que percebi, trocaram pastilhas e discos sem o teu consentimento o que é vergonhoso e nada profissional. Ainda dizem que as oficinas das marcas são caras

                    Em relação à necessidade de substituir discos aos 43 mil kms, é sempre relativo. É de facto raro mas pode acontecer. Depende muito do tipo de condução e do percurso que se faça habitualmente. O carro que ande mais em cidade gastará mais do que um carro que faça mais auto estrada ou estradas nacionais.

                    Acho que o que devias ter feito na altura, para dissipar quaisquer dúvidas, era exigir ver os discos, agora é só chover no molhado....

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por nto Ver Post
                      É ver o que o plano da marca indica...

                      Não faltam relatos, em que planos da marca referem para trocar ao fim de "x" tempo/quilómetros... e como tal, independentemente do desgaste é trocado.

                      Claro está, que não quer dizer que no caso tenham é excedido e aproveitaram-se da manutenção que mandaste fazer... mas... fica o mas... de como seria na marca.


                      Posto isto, se achas que os itens estavam em condições, não davas o aval com a troca e ficava assim.
                      A troca de discos e pastilhas não faz parte da manutenção programada. Não há um X de kms ou anos para mudar discos e pastilhas. Troca-se quando há desgaste.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Alfetta Ver Post
                        A troca de discos e pastilhas não faz parte da manutenção programada. Não há um X de kms ou anos para mudar discos e pastilhas. Troca-se quando há desgaste.


                        Olha que... tenho ideia que numa ou outra marca, há essa indicação.

                        Comentário


                          #13
                          Em todo o caso e como referido, não esquecer que os próprios sistemas de ajuda à condução e afins, manutenção trajectória e pardais ao ninho... actuam sozinhos e recorrem aos travões... logo provocam desgaste na travagem também por si.

                          Comentário


                            #14
                            Vê-se mesmo que nunca teve um Fiesta de 1991!

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por PSerra Ver Post
                              Vê-se mesmo que nunca teve um Fiesta de 1991!

                              Fizeste lembrar este Fiesta de ~1990~1991

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                                Fizeste lembrar este Fiesta de ~1990~1991


                                Era como o meu, gastava discos mais depressa do que pastilhas!

                                Comentário


                                  #17
                                  Eu no Fiat 500, troquei calços e discos aos 56.000kms.
                                  Troquei os discos, porque um deles estava riscado, o sensor de desgaste das pastilhas de travão estava na pastilha interior, mas a pastilha que se desgasta mais rapidamente é a exterior... conclusão, discos riscados

                                  Por isso mudar pastilhas aos 43.000, não me parece alarmante, já discos, só se houver uma anomalia...

                                  Comentário


                                    #18
                                    Recomendo uma revisão às pinças para evitar desgaste desigual.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                                      Recomendo uma revisão às pinças para evitar desgaste desigual.
                                      Obrigado pela recomendação, na próxima vou pedir para verificarem isso, se é que não o fizeram na altura.

                                      Comentário


                                        #20
                                        No meu C3, na última revisão dentro da garantia, troquei as pastilhas da frente, a meu pedido, com uns 33 mil km.
                                        Estavam gastas. Se faziam mais 5 mil km ou assim? Provavelmente... mas não durariam mais 1 ano, pelo que aproveitei para trocar.

                                        Eles também queriam trocar os discos. Mas aí estavam só a ser gananciosos.

                                        Mais tarde troquei já eu os discos e novas pastilhas (já que ia meter discos novos) aos 55 mil.

                                        Posto isto, tudo depende dos trajetos, da forma de conduzir e do próprio material.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por pedrolima678 Ver Post
                                          o sensor de desgaste das pastilhas de travão estava na pastilha interior, mas a pastilha que se desgasta mais rapidamente é a exterior.
                                          Alguma coisa não está nada bem quando o desgaste não é homogéneo.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por eu Ver Post
                                            Alguma coisa não está nada bem quando o desgaste não é homogéneo.
                                            O que me foi referido na altura, é que seria uma situação mais ou menos "normal" e que acontecia em muitos carros.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por pedrolima678 Ver Post
                                              O que me foi referido na altura, é que seria uma situação mais ou menos "normal" e que acontecia em muitos carros.
                                              Mas quem é que disse essa barbaridade? Num sistema de travagem sem problemas, a pressão é igual nos dois lados do disco. Pressão igual, pastilhas iguais e disco igual -> logo o desgaste deve ser idêntico.

                                              Já tive muitos carros de várias marcas e TODOS ELES desgastaram as pastilhas dos dois lados da mesma forma.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por eu Ver Post
                                                Mas quem é que disse essa barbaridade? Num sistema de travagem sem problemas, a pressão é igual nos dois lados do disco. Pressão igual, pastilhas iguais e disco igual -> logo o desgaste deve ser idêntico.

                                                Já tive muitos carros de várias marcas e TODOS ELES desgastaram as pastilhas dos dois lados da mesma forma.
                                                Folgo a tua paciência, estar a medir o desgaste das pastilhas, sempre que as trocas

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Medir? Basta olhar para elas para ver se o desgaste é igual ou não.

                                                  Comentário

                                                  AD fim dos posts Desktop

                                                  Collapse

                                                  Ad Fim dos Posts Mobile

                                                  Collapse
                                                  Working...
                                                  X