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BOBINES RENAULT.

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    BOBINES RENAULT.

    boas, venho assim prestar o manifesto á RENAULT.
    Em 2001 comprei na renault um clio 1.4 16v (novo). Desde então que as bobines têm dado problemas. Aconteceu com 10000km, tive uma bobine kueimada, como é lógico fui á marca e foi substituida por outra gratuitamente pois tava na garantia. A segunda vez foi com 20000km, voltei a ir lá e substituiram de novo na qual eu perguntei qual a razão do sussedido, pois já era a 2ª vez k acontecia. A resposta que tive foi: Ñ CONHECIAM TAL CAUSA.
    os manos nem seker mostraram o minimo interesse em saber o PK? de tal coisa.
    A ultima aconteceu recentemente com 55000km, outra bobine queimada.
    Desta vez fui eu a pagar o qual paguei 52€ (preço de cada bobine) mais mão de obra. Desta vez fiz um pé de guerra e não saí de lá enquanto ñ me dessem uma explicação. Pois já era a 3ª vez k tal situação acontecia num espaço de 5 anos.
    Depois de tanta explicação da qual os ignorantes ñ têm conhecimento das causas, desde os técnicos aos directores são uma cambada de incompetentes. Eu já fervia pois a unica explicação que me davam era apenas um encolhimento de ombros, como quem diz (Ñ SABEMOS PK TAL COISA ACONTECE).
    Até que uma alma penada (tecnico)me disse para escrever uma carta para a renault francesa a expôr o caso e me era restituido o dinheiro.

    Falei com várias pessoas k têm o mesmo problema nos 16v (méganes, clios, etc...)para escrever uma carta em conjunto para a renult francesa a explicar o porquê de tal situação. Mas toda a gente se cortou na hora H.
    Bom, aki fica o aviso para possiveis compradores.

    DESCULPEM O TESTAMENTO.

    OBRIGADO E BONS KILÓMETROS

    #2
    Bobines de quê?
    Ultimamente só vejo tópicos de denúncias de problemas às marcas...:X

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      #3
      Cá em casa há um Scenic 16v mas nunca levou uma bobine.

      Comentário


        #4
        São as bobines de ignição.È crónico, o meu carro (1.4 16v) já levou dois conjuntos. A única forma de resolvermos este problema é vender a porcaria do carro..............

        Já agora, quantas vezes se partiu o colector de escape?!

        Comentário


          #5
          Mais uma coisa: uma breve leitura neste tópico http://forum.autohoje.com/topic.asp?TOPIC_ID=89317 ficamos logo com uma ideia sobre a politica da RENAULT no que diz respeito à satisfação dos clientes.

          Comentário


            #6
            O meu clio 1.4 16v de 2002 também já levou 4 bobines novas, mas cobertas pela extensão de garantia. Agora, cerca de 50000 km depois, ainda se aguentam. Pelos vistos o fabricante anda a falhar :D

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              #7
              Ah-ah, mais uma vítima das famosíssimas bobines SAGEM. Também já vou no 2º conjunto, sendo que uma delas já é a 3ª.

              eagora, creio que a razão pela qual estas bobinas falham é a má qualidade de isolamento das mesmas. Se tirares uma, verás que os enrolamentos têm cobre à vista. Com o tempo e a humidade, vai enferrujando até que pifa. Uma bobine da concorrência (p.ex. Beru ou Denso) está completamente isolada e dura a vida do carro. O problema é que não podes meter umas Beru porque às 4000 rotações o motor entra em paranóia.

              Há no entanto uma coisa que podes fazer: geralmente só uma é que falha. É fácil para um bom mecânico descobrir qual é e substituir só essa.. não é sempre preciso trocar as 4. Se na Renault se recusarem a descobrir qual é que flipou e insistirem em te cobrar as 4, manda-os passear e procura uma oficina de bairro de confiança. Mesmo que o mecânico não saiba descobrir qual pifou, ele troca-tas uma a uma e vais lá por tentativas, até que o carro deixe de soluçar.

              Mas descansa que os Renaults não são os únicos com este material de porcaria. As bobines Magnetti Marelli dos Fiat são do mesmo gabarito (ou falta dele)...

              Comentário


                #8
                Deve ser por isso que o meu punto com 9 anos, que passa o dia todo ao sabor dos elementos, nunca estragou nenhuma.
                Se calhar não tem magnetti-marelli :P

                Tudo o que é francês e italiano é porcaria... menos a pasta e o vinho...

                Viva o alemão

                Será que ferrari também usa magnetti-marelli?

                Comentário


                  #9
                  citação:Originalmente colocada por whereagles

                  Ah-ah, mais uma vítima das famosíssimas bobines SAGEM. Também já vou no 2º conjunto, sendo que uma delas já é a 3ª.

                  eagora, creio que a razão pela qual estas bobinas falham é a má qualidade de isolamento das mesmas. Se tirares uma, verás que os enrolamentos têm cobre à vista. Com o tempo e a humidade, vai enferrujando até que pifa. Uma bobine da concorrência (p.ex. Beru ou Denso) está completamente isolada e dura a vida do carro. O problema é que não podes meter umas Beru porque às 4000 rotações o motor entra em paranóia.

                  Há no entanto uma coisa que podes fazer: geralmente só uma é que falha. É fácil para um bom mecânico descobrir qual é e substituir só essa.. não é sempre preciso trocar as 4. Se na Renault se recusarem a descobrir qual é que flipou e insistirem em te cobrar as 4, manda-os passear e procura uma oficina de bairro de confiança. Mesmo que o mecânico não saiba descobrir qual pifou, ele troca-tas uma a uma e vais lá por tentativas, até que o carro deixe de soluçar.

                  Mas descansa que os Renaults não são os únicos com este material de porcaria. As bobines Magnetti Marelli dos Fiat são do mesmo gabarito (ou falta dele)...
                  Boas dicas. Tive um Scenic 1.4 16v que por duas vezes em 90.000 km ficou a trabalhar aos soluços; teve de mudar as famosas bobines! Só que de ambas as vezes só mudaram a pifada. Fiquei também com a ideia que era um problema de isolamento.

                  Comentário


                    #10
                    A culpa é a Sagem que não faz nada de jeito, nem telemóveis, nem bobines, nem..... valia mais estarem quietos :D

                    Comentário


                      #11
                      Deve ser por isso que o meu punto com 9 anos, que passa o dia todo ao sabor dos elementos, nunca estragou nenhuma.
                      Se calhar não tem magnetti-marelli :P

                      Tudo o que é francês e italiano é porcaria... menos a pasta e o vinho...

                      Viva o alemão

                      Será que ferrari também usa magnetti-marelli?

                      Comentário


                        #12
                        citação:Originalmente colocada por whereagles

                        Ah-ah, mais uma vítima das famosíssimas bobines SAGEM. Também já vou no 2º conjunto, sendo que uma delas já é a 3ª.

                        eagora, creio que a razão pela qual estas bobinas falham é a má qualidade de isolamento das mesmas. Se tirares uma, verás que os enrolamentos têm cobre à vista. Com o tempo e a humidade, vai enferrujando até que pifa. Uma bobine da concorrência (p.ex. Beru ou Denso) está completamente isolada e dura a vida do carro. O problema é que não podes meter umas Beru porque às 4000 rotações o motor entra em paranóia.

                        Há no entanto uma coisa que podes fazer: geralmente só uma é que falha. É fácil para um bom mecânico descobrir qual é e substituir só essa.. não é sempre preciso trocar as 4. Se na Renault se recusarem a descobrir qual é que flipou e insistirem em te cobrar as 4, manda-os passear e procura uma oficina de bairro de confiança. Mesmo que o mecânico não saiba descobrir qual pifou, ele troca-tas uma a uma e vais lá por tentativas, até que o carro deixe de soluçar.

                        Mas descansa que os Renaults não são os únicos com este material de porcaria. As bobines Magnetti Marelli dos Fiat são do mesmo gabarito (ou falta dele)...

                        Qual é a alternativa a esta trampa de bobines? Existe?[|)]

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                          #13
                          citação:Originalmente colocada por Nafs

                          A culpa é a Sagem que não faz nada de jeito, nem telemóveis, nem bobines, nem..... valia mais estarem quietos :D
                          A Culpa é da Renault que não exige melhor....
                          Depois de denunciado o problema, bastava exigirem umas bobines melhores.

                          Comentário


                            #14
                            Era capaz de jurar que as do meu eram da Denso.

                            Comentário


                              #15
                              citação:Originalmente colocada por whereagles

                              Ah-ah, mais uma vítima das famosíssimas bobines SAGEM. Também já vou no 2º conjunto, sendo que uma delas já é a 3ª.

                              eagora, creio que a razão pela qual estas bobinas falham é a má qualidade de isolamento das mesmas. Se tirares uma, verás que os enrolamentos têm cobre à vista. Com o tempo e a humidade, vai enferrujando até que pifa. Uma bobine da concorrência (p.ex. Beru ou Denso) está completamente isolada e dura a vida do carro. O problema é que não podes meter umas Beru porque às 4000 rotações o motor entra em paranóia.

                              Há no entanto uma coisa que podes fazer: geralmente só uma é que falha. É fácil para um bom mecânico descobrir qual é e substituir só essa.. não é sempre preciso trocar as 4. Se na Renault se recusarem a descobrir qual é que flipou e insistirem em te cobrar as 4, manda-os passear e procura uma oficina de bairro de confiança. Mesmo que o mecânico não saiba descobrir qual pifou, ele troca-tas uma a uma e vais lá por tentativas, até que o carro deixe de soluçar.

                              Mas descansa que os Renaults não são os únicos com este material de porcaria. As bobines Magnetti Marelli dos Fiat são do mesmo gabarito (ou falta dele)...
                              Mas supostamente o fio de enrolamento dificilmente enferruja.
                              O fio está banhado a esmalte para evitar a corrosão e os curtos circuitos.

                              Não será antes o fio que é demasiado fino para suportar altas tensões e correntes ?

                              Comentário


                                #16
                                citação:Originalmente colocada por Nafs
                                A culpa é a Sagem
                                Estás a gozar certo?

                                Coitada da Renault é um problema recente, não teve tempo de trocar de fornecedor [}]

                                Comentário


                                  #17
                                  DENSO ?

                                  Comentário


                                    #18
                                    no astra g as bobines nao sao individuais é sim um conjunto no que eu tive avariou aos 80000km foram 300€ de reparaçao[8]

                                    Comentário


                                      #19
                                      por acaso um colega meu do trabalho tambem já vai na 5ª bobine no seu scenic de 2001, tem cerca de 80 000 km's, teve mais azar pois só começaram a queimar apos o termo da garantia, e assim sendo tm pago 60€ por cada.

                                      Comentário


                                        #20
                                        citação:Originalmente colocada por DITADOR

                                        Mas supostamente o fio de enrolamento dificilmente enferruja.
                                        O fio está banhado a estanho para evitar a corrosão e os curtos circuitos.

                                        Não será antes o fio que é demasiado fino para suportar altas tensões e correntes ?
                                        Opá, não sei. Só te posso dizer que as que vi avariadas estavam de facto meio enferrujadas. Se lá por dentro estavam ou não quebradas não faço ideia.

                                        De qualquer forma, é sabido que algumas centralinas SAGEM mandam picos de voltagem que podem danificar as bobines. No link abaixo dizem que isso acontece em alguns modelos Peugeut. Se os Renaults têm centralinas dessas ou não, já não sei..

                                        http://www.carclinicmagazine.com/peu..._failures.html

                                        Bom, mas uma coisa é certa: as bobinas SAGEM são falíveis. Têm uma probabilidade de pifar ao fim de x quilómetros. É claro que pode acontecer andar-se 200 000 km sem crise, mas também pode-se andar 5000 e pifar uma.

                                        Comentário


                                          #21
                                          citação:Originalmente colocada por miguel_ant

                                          DENSO ?
                                          Denso... grupo Toyota.

                                          Comentário


                                            #22
                                            citação:Originalmente colocada por Nafs

                                            A culpa é a Sagem que não faz nada de jeito, nem telemóveis, nem bobines, nem..... valia mais estarem quietos :D
                                            Epá.. o meu telefone PT sem fios é SAGEM e até é porreirito.:D

                                            Voltando ao assunto, o meu Laguna II também já levou as 4 bobines, este ano, já fora de garantia e para supresa minha o serviço foi feito na hora e gratuitamente!!! Apesar do contratempo que tive acabou por pouco ou nada me prejudicar o dia graças ao excelente serviço da Renault (com o qual anteriormente nem estava muito satisfeito, mas mudei de opinião).;)

                                            Comentário


                                              #23
                                              Boas, eu por acaso tenho sorte, no meu motor, um 1.6 16v tenho bobines de iginição Denso.
                                              Pela lógica de funcionamento das bobines, o melhor a fazer será informarem-se até que ponto não podem trocas as bobines Sagem pelas Denso.;)
                                              Ps: Quais são os sintomas do carro quando tem problemas nas bobines???
                                              Deve ficar descontrolado e ter dificuldades ao pegar não é???

                                              Comentário


                                                #24
                                                citação:Originalmente colocada por rubenvalente

                                                Boas, eu por acaso tenho sorte, no meu motor, um 1.6 16v tenho bobines de iginição Denso.
                                                Pela lógica de funcionamento das bobines, o melhor a fazer será informarem-se até que ponto não podem trocas as bobines Sagem pelas Denso.;)
                                                também já vi muitas queixas dessas da denso, por isso não acredites no mito do "japonês" :D

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  No caso do meu ficou a funcionar a 2-3 cilindros, a falhar em andamento, ia no IC2 [8)]. A pegar nessa manhã tinha pegado normalmente.. foi algo que aconteceu sem aviso.
                                                  Já agora devem ser Denso também, visto que a motorização é a mesma. É um LagunaII 16v de Out. 2003.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    citação:Originalmente colocada por rubenvalente

                                                    Boas, eu por acaso tenho sorte, no meu motor, um 1.6 16v tenho bobines de iginição Denso.
                                                    Pela lógica de funcionamento das bobines, o melhor a fazer será informarem-se até que ponto não podem trocas as bobines Sagem pelas Denso.;)
                                                    Ps: Quais são os sintomas do carro quando tem problemas nas bobines???
                                                    Deve ficar descontrolado e ter dificuldades ao pegar não é???
                                                    Olha querem ver que estou aqui a descubrir o porquê do meu carro andar meio incerto!!!
                                                    O meu carro não vai abaixo nem funciona em 2 cilindros nem nada do género, no entanto tem um trabalhar incerto, fui á Renault há algum tempo por causa disso para o levarem á maquina e para verem o que se passava e eles enrolaram e acabei por não meter lá o carro e como tinha que levar uma correia de distribuição fiquei sem dinheiro para rever essa situação, no entanto relamente um defeito nas bobines pode atrasar a ignição num dos cilindros ou mais e provocar os sintomas que ele tem.
                                                    Raios, tenho que ver isso, se assim for vou falar com eles e ver quais as possibilidades de resolução sem andar sempre a meter novas bobines a cada 10mil...[xx(][xx(][xx(]
                                                    Provavelmente esse problema terá sido resolvido nos motores mais recentes da marca não???
                                                    Tipo o 1.6 16v sofreu ligeiras alterações, será que não tenham resolvido isso???

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Já conhecia esse problema há muito tempo...

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Com a quantidade de problemas que vão surgindo nos ultimos tempos por aqui sobre a renault(Imagino só aqueles que não passam aqui pelo forum...) uma marca que conseguiu uma boa imagem no mercado,as vendas falam por si, "estragar" a sua imagem por querer poupar uns trocos no material, de facto lamentavél.

                                                        Acho bem que denunciem todas as anomalias porque passam os renault´s e todas as outras marcas só apertando com eles é que se pode mudar alguma coisa.

                                                        Temos o exemplo da fiat que no passado muitas reclamações teve dos clientes e que agora parece-me que melhorou bastante nos materiais utilizados,bem como no material de desgaste que em comparação com a concorrencia durava menos.

                                                        Infelizmente os europeus tem muito que aprender com japoneses e coreanos,era exitir por lá um Pininfarina e veriamos que as marcas europeias melhoravam num instantinho os materiais utilizados.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          citação:Originalmente colocada por rubenvalente

                                                          citação:Originalmente colocada por rubenvalente

                                                          Boas, eu por acaso tenho sorte, no meu motor, um 1.6 16v tenho bobines de iginição Denso.
                                                          Pela lógica de funcionamento das bobines, o melhor a fazer será informarem-se até que ponto não podem trocas as bobines Sagem pelas Denso.;)
                                                          Ps: Quais são os sintomas do carro quando tem problemas nas bobines???
                                                          Deve ficar descontrolado e ter dificuldades ao pegar não é???
                                                          Olha querem ver que estou aqui a descubrir o porquê do meu carro andar meio incerto!!!
                                                          O meu carro não vai abaixo nem funciona em 2 cilindros nem nada do género, no entanto tem um trabalhar incerto, fui á Renault há algum tempo por causa disso para o levarem á maquina e para verem o que se passava e eles enrolaram e acabei por não meter lá o carro e como tinha que levar uma correia de distribuição fiquei sem dinheiro para rever essa situação, no entanto relamente um defeito nas bobines pode atrasar a ignição num dos cilindros ou mais e provocar os sintomas que ele tem.
                                                          Raios, tenho que ver isso, se assim for vou falar com eles e ver quais as possibilidades de resolução sem andar sempre a meter novas bobines a cada 10mil...[xx(][xx(][xx(]
                                                          Provavelmente esse problema terá sido resolvido nos motores mais recentes da marca não???
                                                          Tipo o 1.6 16v sofreu ligeiras alterações, será que não tenham resolvido isso???
                                                          Nesse caso é mais provável que seja a caixa das borboletas suja... aliás... há casos em que o problema não é das bobines mas sim da caixa das borboletas... mas eles metem bobines à mesma.

                                                          Cumps

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                                                            #30
                                                            citação:Originalmente colocada por Luis Capelo

                                                            citação:Originalmente colocada por rubenvalente

                                                            Boas, eu por acaso tenho sorte, no meu motor, um 1.6 16v tenho bobines de iginição Denso.
                                                            Pela lógica de funcionamento das bobines, o melhor a fazer será informarem-se até que ponto não podem trocas as bobines Sagem pelas Denso.;)
                                                            também já vi muitas queixas dessas da denso, por isso não acredites no mito do "japonês" :D
                                                            Hm ... então o problema é mesmo renault [8)]

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