Boas comunidade, O Mini One D da minha mulher berrou.
Colocamos a chave (luzes e rádio acendem-se), pé na embraiagem, prime-se o botão e o carro faz um som mas não roda.
Conseguimos ligar as luzes todas e utilizar todos os equipamentos elétricos, menos rodar o motor.
Não existem códigos de erro utilizando um scanner na porta OBD.
Já me falaram da chave não ter bateria, mas tanto quanto sei o próprio encaixe das chaves carrega-lhes as baterias, e nem a principal nem a suplente funcionam.
Utilizando um testador de bateria, é indicado que ela está a "meia carga", o que me deixa reticente quanto ao estado da bateria. Afinal, ele ainda tem a de origem (BMW) e é de 2011... o mais estranho é que num dia andámos sem problema com ele, e no dia a seguir aconteceu isto. A bateria vai-se de um dia para o outro?
Também já me disseram para tentar ligá-lo de empurrão, no entanto à minha mulher disseram que não era aconselhado fazer isso neste tipo de carros, tal como dar "encosto" de bateria. Em que ficamos? :S
Optando por trocar de bateria, o carro tem uma bateria AGM de 70Ah. Pesquisei sobre os diferentes tipos de bateria e percebi que para carros com Start&Stop, existem EFB e AGM. Posso colocar EFB no carro?
Outra questão: visto o carro ter sensor IBS no polo negativo, a bateria nova terá de ser programada. Isso é algo que se consiga fazer com o scanner OBD que tenho (daqueles baratos bluetooth tipo ELM327) ou terá de ser mesmo numa oficina? E sabem os custos que rondam esse procedimento?
Agradecemos a vossa ajuda,
XtrimePT
Colocamos a chave (luzes e rádio acendem-se), pé na embraiagem, prime-se o botão e o carro faz um som mas não roda.
Conseguimos ligar as luzes todas e utilizar todos os equipamentos elétricos, menos rodar o motor.
Não existem códigos de erro utilizando um scanner na porta OBD.
Já me falaram da chave não ter bateria, mas tanto quanto sei o próprio encaixe das chaves carrega-lhes as baterias, e nem a principal nem a suplente funcionam.
Utilizando um testador de bateria, é indicado que ela está a "meia carga", o que me deixa reticente quanto ao estado da bateria. Afinal, ele ainda tem a de origem (BMW) e é de 2011... o mais estranho é que num dia andámos sem problema com ele, e no dia a seguir aconteceu isto. A bateria vai-se de um dia para o outro?
Também já me disseram para tentar ligá-lo de empurrão, no entanto à minha mulher disseram que não era aconselhado fazer isso neste tipo de carros, tal como dar "encosto" de bateria. Em que ficamos? :S
Optando por trocar de bateria, o carro tem uma bateria AGM de 70Ah. Pesquisei sobre os diferentes tipos de bateria e percebi que para carros com Start&Stop, existem EFB e AGM. Posso colocar EFB no carro?
Outra questão: visto o carro ter sensor IBS no polo negativo, a bateria nova terá de ser programada. Isso é algo que se consiga fazer com o scanner OBD que tenho (daqueles baratos bluetooth tipo ELM327) ou terá de ser mesmo numa oficina? E sabem os custos que rondam esse procedimento?
Agradecemos a vossa ajuda,
XtrimePT
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