Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Travões tem bife com nervos no Corsa C

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Travões tem bife com nervos no Corsa C

    Corsa C 1.7 Dti, alguem tem sugestoes de como melhorar a força necessária para travar neste modelo?
    O carro trava vem, tem pastilhas e maxilas trocadas mas e preciso comer 1 bife para travar este menino.
    Vacuum existe, ja fiz o teste do pedal.

    #2
    Originalmente Colocado por 24HD Ver Post
    Corsa C 1.7 Dti, alguem tem sugestoes de como melhorar a força necessária para travar neste modelo?
    O carro trava vem, tem pastilhas e maxilas trocadas mas e preciso comer 1 bife para travar este menino.
    Vacuum existe, ja fiz o teste do pedal.
    Já houve um C 1.2 cá em casa, e acreditando que a travagem é igual, se não melhor no DTI, era um ponto positivo do carro.

    Pode variar da percepção de cada um, mas mais do uma pessoa conduzia o carro com regularidade e ninguém se queixava de ter que fazer muita força.

    Como não sou entendido, aconselho uma ida ao mecânico.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por 24HD Ver Post
      Corsa C 1.7 Dti, alguem tem sugestoes de como melhorar a força necessária para travar neste modelo?
      O carro trava vem, tem pastilhas e maxilas trocadas mas e preciso comer 1 bife para travar este menino.
      Vacuum existe, ja fiz o teste do pedal.
      Não deves ter vácuo..

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por eblase Ver Post
        Não deves ter vácuo..
        Dado com o teste do pedal parece OK, qual seria o valor a medir de vacuo, alguem sabe o valor para este modelo?

        Comentário


          #5
          Com o motor ligado, devias ter o pedal do travão "mole" e ficar "rijo" conforme o curso (curso = pastilhas a encostar no disco + afinação dos tambores traseiros + circuito de óleo sem ar).

          Se está rijo, não tens vácuo(fuga, servo KO, etc..).

          Corsas C e D é comum ter o tubo rígido fissurado e causa isso que dizes.

          Comentário


            #6
            Nos 1.7 di/ dti o vacuo é feito numa bomba no alternador, começa a verificar as tubagens apartir daí.

            Em relação à travagem a Opel não é nenhuma referencia em relação a outras marcas que travam melhor, mas o Corsa C não é problemático trava qb.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por eblase Ver Post
              Com o motor ligado, devias ter o pedal do travão "mole" e ficar "rijo" conforme o curso (curso = pastilhas a encostar no disco + afinação dos tambores traseiros + circuito de óleo sem ar).

              Se está rijo, não tens vácuo(fuga, servo KO, etc..).

              Corsas C e D é comum ter o tubo rígido fissurado e causa isso que dizes.
              Existe algum sitio comum que conhecas no tubo que costume falhar ou e a valvula 1Way?

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por joliveira33 Ver Post
                Nos 1.7 di/ dti o vacuo é feito numa bomba no alternador, começa a verificar as tubagens apartir daí.

                Em relação à travagem a Opel não é nenhuma referencia em relação a outras marcas que travam melhor, mas o Corsa C não é problemático trava qb.
                Visualmente não vejo nada de anormal, testando com pressão tb não encntro fuga nenhuma, idealmente era medir, mas tb não encontro referencia aos valores de fábrica para vacuo. Sinceramente não me parece um problema de vacuo porque ele conserva a assistencia, ou a pressao necessaria no pedal constante, mesmo que o carro fique desligado por algum tempo ou mesmo dias (se houvesse fuga o pedal ficava pedra e nunca chega a esse nivel)...

                Comentário


                  #9
                  É seguir o tubo....

                  Mas no tubo que liga ao servo-frio costuma dar raia. Se é um C 1.7, já vi um que estava fissurado na parede do firewall.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                    É seguir o tubo....

                    Mas no tubo que liga ao servo-frio costuma dar raia. Se é um C 1.7, já vi um que estava fissurado na parede do firewall.
                    Testado com medidor nao perde nada, ainda abanei os cabos e nada, aparentemente tudo ok desse lado.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por 24HD Ver Post
                      Testado com medidor nao perde nada, ainda abanei os cabos e nada, aparentemente tudo ok desse lado.
                      Em que sitio estás a medir o vácuo?

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por joliveira33 Ver Post
                        Em que sitio estás a medir o vácuo?
                        Á entrada do servo. Ainda abanei tubos de um lado para o outro, incluindo o flexivel e rigido e nunca perdeu, tb testei a valvula de retencao e o ar so passa num sentido.

                        Comentário


                          #13
                          Portanto, ou é servo freio, tubagens ou pinças (talvez pistoes corroidos) ou valvula repartidora.
                          Editado pela última vez por 24HD; 08 May 2020, 23:22.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por 24HD Ver Post
                            Portanto, ou é servo freio, tubagens ou pinças (talvez pistoes corroidos) ou valvula repartidora.
                            Sim, iria mais para o servofreio mas essas coisas nem sempre é fácil.

                            Pinças presas e tubos entupidos diria que os sintomas seriam mais de o carro ficar travado.

                            Comentário


                              #15
                              Ninguém fala no alternador?

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                                Ninguém fala no alternador?
                                O vacuo do alternador foi testado e a valvula anti-retorno tb.
                                O Vacuo que o alternador gera ao relantim é 2x o vacuo que o servo tem ao relantim o que é mais do que suficiente. Tanto a bomba de vacuo do alternador como o servo conseguem conservar sem variações os valores medidos.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por joliveira33 Ver Post
                                  Sim, iria mais para o servofreio mas essas coisas nem sempre é fácil.

                                  Pinças presas e tubos entupidos diria que os sintomas seriam mais de o carro ficar travado.
                                  Nem sempre, elas ficam presas quando o pistão não retorna (mas aqui já estã no estado irreverssível, é o deixa andar ), o sintoma inicial e falta de força na travagem porque o a oxidação dos pistões de travagem, ou a borracha em mau estado o que provoca é resistência ao movimento do pistão, o que resulta em perca de forca de travagem.

                                  Pois não amigo, para calculo da força de travagem de qualquer carro é necessário coalcular várias variáveis, camera de vacuo do servo, diametro da bom de travões e curso de pedal de travão só para a pressão/força aplicada, depois ainda temos que calcular essa força pela area do pistão e depois com esses valores e que podemos determinar discos e pastilhas em função do peso do carro e aplicação (condução mais agressiva constante, variável, citadina, com/sem carga, etc...)... Não queria ir por ai ate porque a GM ja fez esses calculos todos.

                                  De acordo com os meus calculos estão me a faltar em media 10% a um MAX de 25% de assistencia em servo, como já testei o servo e sei que ele conserva o vacuo e que mesmo andando com o carro desembraiado (simula relantim) eu sinto que falta ali força na aplicação de travagem, eu diria que o selo/oring do pistão dos travões não está a efetuar o seu trabalho a 100%.

                                  Outra possibilidade é um lock hidraulico no distribuidor/repartidor de força de travagem caso este seja de molas internas em vez de linha aberta, é que está no compartimento do motor (no sitio do ABS, mas para modelos sem ABS) mas ainda não descobri a ficha tecnica deste distribuidor, se alguem tiver o detalhe deste distribuidor agradeço que coloque aqui o link.

                                  Obrigado a todos pelo input.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Fico sem ideias na bola de cristal. Aconselho a passar numa oficina.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por 24HD Ver Post
                                      Nem sempre, elas ficam presas quando o pistão não retorna (mas aqui já estã no estado irreverssível, é o deixa andar ), o sintoma inicial e falta de força na travagem porque o a oxidação dos pistões de travagem, ou a borracha em mau estado o que provoca é resistência ao movimento do pistão, o que resulta em perca de forca de travagem.
                                      .
                                      Isto é uma troca de ideias... já tive uma bomba (pinça) presa devido num carro por estar parado muitos anos e no travar nunca ofereceu resistência no pedal.

                                      Na minha opinião se uma bomba (pinça) ou mesmo um tubo oferece resistência ao travar jamais ela vai recuar por ela mesmo e inevitavelmente a roda fica travada mesmo que parcialmente, e isso acabarias por notar.
                                      Se fosse um tubo entupido (não deixar passar nada) tinhas uma travagem descompensada e o pedal acho que teria practicamente a mesma força.

                                      Se tens maneira de garantir que tens vácuo correcto, iria o servofreio o mesmo o ABS se tiver.

                                      A bomba principal normalmente quando tem problemas é por desgaste o pedal vai ao fundo (perde travagem) ou tem uma travagem descompensada por distribuir mal a pressão devidos aos vedantes gastos.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Boas. Tenho um Corsa C 1.3cdti de 2003 com 270.000km e um problema parecido, mas com a diferença que o carro pouco ou nada trava. A primeira coisa que fiz foi trocar os discos e os calços da frente e renovar o óleo dos travões. O carro ficou a travar melhor, mas o problema do pedal muito duro continuou. Passados alguns milhares de km voltei a trocar as pastilhas de travão da frente por uma marca teoricamente melhor (Jurid) e o carro melhorou um pouco mais a capacidade de travagem, mas o problema do pedal duro continua.
                                        Após isto e embora não tenha revisto nada na parte traseira dos travões porque o travão de mão não apresenta anomalias, parti do princípio de que o problema não está na qualidade do material de travagem. Passei numa oficina oficial Opel para comprar umas peças e aproveitei para perguntar ao Sr. simpático que estava no balcão das peças se pela experiência dele ao vender as peças, este modelo da Opel tinha algum problema crónico no sistema de travagem. A resposta dele foi não. Que até á data pelas peças que dava saída nunca se tinha apercebido de nenhum problema crónico neste modelo, aconselhou-me unicamente a começar pelo mais barato e trocar o tubo de vácuo que liga a bomba que produz o vácuo que está instalada na cabeça do motor ao servo-freio e que no meio tem uma espécie de válvula antirretorno.
                                        Fazendo uma analise visual ao tubo este não aparenta fissuras embora nem todo o tubo está visível, nota-se é nitidamente um sopro de ar audível junto ao servo-freio / zona dos pedais que não sei se será normal ou indicativo de alguma fuga de vácuo.
                                        Se alguém tiver sugestões ou já tiver passado por alguma situação parecida, ajuda era bem vinda, não é por nada mas a porcaria de um servo-freio para este carro custa para cima de 200eur, isto para não falar na porcaria da coluna de direção elétrica deste carro que me deixou com o carro atravessado no meio da rua depois de sair de um estacionamento, com o volante a trancar em determinadas posições ao virar a direção (ainda não sei como vou tirar aquela porcaria fora). Os meus parabéns a quem inventou este sistema!!
                                        Quanto ao resto o carro tem sido impecável, muito bons consumos, boas performances e a manutenção básica feita por mim com peças a preços acessíveis.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por VascoC Ver Post
                                          Boas. Tenho um Corsa C 1.3cdti de 2003 com 270.000km e um problema parecido, mas com a diferença que o carro pouco ou nada trava. A primeira coisa que fiz foi trocar os discos e os calços da frente e renovar o óleo dos travões. O carro ficou a travar melhor, mas o problema do pedal muito duro continuou. Passados alguns milhares de km voltei a trocar as pastilhas de travão da frente por uma marca teoricamente melhor (Jurid) e o carro melhorou um pouco mais a capacidade de travagem, mas o problema do pedal duro continua.
                                          Após isto e embora não tenha revisto nada na parte traseira dos travões porque o travão de mão não apresenta anomalias, parti do princípio de que o problema não está na qualidade do material de travagem. Passei numa oficina oficial Opel para comprar umas peças e aproveitei para perguntar ao Sr. simpático que estava no balcão das peças se pela experiência dele ao vender as peças, este modelo da Opel tinha algum problema crónico no sistema de travagem. A resposta dele foi não. Que até á data pelas peças que dava saída nunca se tinha apercebido de nenhum problema crónico neste modelo, aconselhou-me unicamente a começar pelo mais barato e trocar o tubo de vácuo que liga a bomba que produz o vácuo que está instalada na cabeça do motor ao servo-freio e que no meio tem uma espécie de válvula antirretorno.
                                          Fazendo uma analise visual ao tubo este não aparenta fissuras embora nem todo o tubo está visível, nota-se é nitidamente um sopro de ar audível junto ao servo-freio / zona dos pedais que não sei se será normal ou indicativo de alguma fuga de vácuo.
                                          Se alguém tiver sugestões ou já tiver passado por alguma situação parecida, ajuda era bem vinda, não é por nada mas a porcaria de um servo-freio para este carro custa para cima de 200eur, isto para não falar na porcaria da coluna de direção elétrica deste carro que me deixou com o carro atravessado no meio da rua depois de sair de um estacionamento, com o volante a trancar em determinadas posições ao virar a direção (ainda não sei como vou tirar aquela porcaria fora). Os meus parabéns a quem inventou este sistema!!
                                          Quanto ao resto o carro tem sido impecável, muito bons consumos, boas performances e a manutenção básica feita por mim com peças a preços acessíveis.
                                          Tenho dito.

                                          Sobre a direcção, uma bateria impecável e contactos do motor eléctrico limpos ajuda muito. Incluindo fusíveis limpos.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Obrigada eblase, por aquilo que me parece na coluna da direção o problema poderá ser o sensor de angulo que está incorporado na própria coluna. Ao rodar o volante ele prende como quando viras sem a chave na direção, depois disso só deixa rodar em sentido contrário e faz estalos ao passar em determinadas posições. Aquilo que posso dizer sobre este modelo Corsa C, embora tenha comprado o carro usado e os km possam ter vindo martelados é de que tudo o que é elétrico e funciona constantemente (alternado, coluna direção, etc) depois dos 250.000km começam a dar raia com as escovas dos motores elétricos gastas, já só me falta trocar as escovas do motor de arranque.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Tive aí um Grande Punto e ainda tentei reparar isso. Dava trabalho, podia dar chatices e metia em causa a segurança. Por mais amigo que fosse, aconselhei a comprar uma nova/reconstruída e montar.

                                              Como não concordou, passei o serviço a outro.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Obrigado eblase, concordo que aquele sistema é um perigo para a segurança de todos. Nem sei como é que foi possível inventarem um sistema tão fraco sendo que a Opel não é a única marca que usa este sistema, os Puntos também costumam dar problemas nas direções elétricas e talvez outras marcas também.
                                                Sabes dizer se a coluna da direção é muito difícil de desmontar, já estou a imaginar a dificuldade que vai ser retirar o volante fora e soltar a coluna em baixo na ligação com a caixa da direção.
                                                Quanto ao problema do pedal do travão duro, sabes dizer pela tua experiencia se é normal existirem sopros de ar audíveis junto aos pedais / servo-freio, ou isso é mais certo ser uma fuga de vácuo?

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Já viram se o repartidor de travagem está desobstruído?

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por joliveira33 Ver Post
                                                    Isto é uma troca de ideias... já tive uma bomba (pinça) presa devido num carro por estar parado muitos anos e no travar nunca ofereceu resistência no pedal.
                                                    Claro amigo Oliveira é para isso que estamos a falar

                                                    Originalmente Colocado por joliveira33 Ver Post
                                                    Na minha opinião se uma bomba (pinça) ou mesmo um tubo oferece resistência ao travar jamais ela vai recuar por ela mesmo e inevitavelmente a roda fica travada mesmo que parcialmente, e isso acabarias por notar.
                                                    Se fosse um tubo entupido (não deixar passar nada) tinhas uma travagem descompensada e o pedal acho que teria practicamente a mesma força.

                                                    Se tens maneira de garantir que tens vácuo correcto, iria o servofreio o mesmo o ABS se tiver.

                                                    A bomba principal normalmente quando tem problemas é por desgaste o pedal vai ao fundo (perde travagem) ou tem uma travagem descompensada por distribuir mal a pressão devidos aos vedantes gastos.
                                                    Humm... Secalhar expliquei-me mal o pedal vai abaixo e não fica com tipo pedra, o problema era mais do tipo, era necessário carregar com muita força para parar o carro e em travagens suaves a mais baixa velociade, embora carregando no pedal sem muita forca parecia que não havia travoes era necessário pressionar com mais força.

                                                    Mas o problema ja ficou resolvido ontem, trocamos o repartidor e já temos um pedal onde não é necessário pressionar com muita força para que o carro pare.
                                                    Continua a ser travagem Opel, que para mim são uma treta, mas já trava dentreo das expectativas.

                                                    Obrigado pelas vossas opiniões.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                                                      Já viram se o repartidor de travagem está desobstruído?
                                                      Já, foi o proximo passo a seguir aos outros testes que fiz, foi substituida e o problema desapareceu.
                                                      Obrigado.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                                                        Fico sem ideias na bola de cristal. Aconselho a passar numa oficina.
                                                        Obrigado eblase.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por VascoC Ver Post
                                                          Boas. Tenho um Corsa C 1.3cdti de 2003 com 270.000km e um problema parecido, mas com a diferença que o carro pouco ou nada trava. A primeira coisa que fiz foi trocar os discos e os calços da frente e renovar o óleo dos travões. O carro ficou a travar melhor, mas o problema do pedal muito duro continuou. Passados alguns milhares de km voltei a trocar as pastilhas de travão da frente por uma marca teoricamente melhor (Jurid) e o carro melhorou um pouco mais a capacidade de travagem, mas o problema do pedal duro continua.
                                                          Após isto e embora não tenha revisto nada na parte traseira dos travões porque o travão de mão não apresenta anomalias, parti do princípio de que o problema não está na qualidade do material de travagem. Passei numa oficina oficial Opel para comprar umas peças e aproveitei para perguntar ao Sr. simpático que estava no balcão das peças se pela experiência dele ao vender as peças, este modelo da Opel tinha algum problema crónico no sistema de travagem. A resposta dele foi não. Que até á data pelas peças que dava saída nunca se tinha apercebido de nenhum problema crónico neste modelo, aconselhou-me unicamente a começar pelo mais barato e trocar o tubo de vácuo que liga a bomba que produz o vácuo que está instalada na cabeça do motor ao servo-freio e que no meio tem uma espécie de válvula antirretorno.
                                                          Fazendo uma analise visual ao tubo este não aparenta fissuras embora nem todo o tubo está visível, nota-se é nitidamente um sopro de ar audível junto ao servo-freio / zona dos pedais que não sei se será normal ou indicativo de alguma fuga de vácuo.
                                                          Se alguém tiver sugestões ou já tiver passado por alguma situação parecida, ajuda era bem vinda, não é por nada mas a porcaria de um servo-freio para este carro custa para cima de 200eur, isto para não falar na porcaria da coluna de direção elétrica deste carro que me deixou com o carro atravessado no meio da rua depois de sair de um estacionamento, com o volante a trancar em determinadas posições ao virar a direção (ainda não sei como vou tirar aquela porcaria fora). Os meus parabéns a quem inventou este sistema!!
                                                          Quanto ao resto o carro tem sido impecável, muito bons consumos, boas performances e a manutenção básica feita por mim com peças a preços acessíveis.
                                                          No meu caso era mais a força necessária para parar o carro, o pedal nao estava rijo, tinha era que pressionar com muita força para que o carro parasse, ou seja era como as pastilhas que o carro tinha nao prestassem para nada.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por 24HD Ver Post
                                                            Humm... Secalhar expliquei-me mal o pedal vai abaixo e não fica com tipo pedra, o problema era mais do tipo, era necessário carregar com muita força para parar o carro e em travagens suaves a mais baixa velociade, embora carregando no pedal sem muita forca parecia que não havia travoes era necessário pressionar com mais força.
                                                            Pois realmente como falaste em "bifes" entendi que o pedal estava duro, logo acabamos por opinar em direcções diferentes.

                                                            Já tens o problema resolvido é o que interessa.

                                                            Mas ficou uma duvida isso estava bem purgado não poderia ter ar no sistema.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X