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Motor não pega a quente

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    Motor não pega a quente

    Bom dia a todos!

    Tenho um Daewoo Lanos (Klat) 1.3 de 2000 com cerca de 380 000 Km.
    O motor pega sempre a frio mas depois de fazer alguns quilómetros ou a funcionar ao ralenti desliga-se. O motor roda mas não pega e só volta a pegar depois de arrefecer.
    Depois de desligar sente-se sempre um cheiro a queimado.
    Há uns meses aqueceu e teve ser ser substituída a junta da cabeça do motor e foi tudo revisto.
    Fiz uma pesquisa em fóruns e afins, e as causas podem ser muitas, nada de conclusivo.
    O manual de reparação da marca aponta para o sensor de posição da cambota ou o cabo deste.
    Alguém teve um situação semelhante?
    Cumprimentos,

    Júlio Almeida

    #2
    Não pegar a quente é muitas vezes sintoma de segmentos nas lonas: com o óleo mais fluido devido ao calor deixa de haver vedação.

    Comentário


      #3
      O sensor de cambota não deve ser porque, nesse caso, também não pegava a frio.

      O facto de quando o desligas sentires sempre um cheiro a queimado leva a suspeitar que possa ter a ver com a situação descrita, no post anterior, pelo user ClioII.

      Comentário


        #4
        Pela descrição, esse carro está óptimo para ir para a sucata.

        É caso a pensar, genuinamente. Caso tenhas possibilidade para comprar outro carro.

        Comentário


          #5
          Obrigado ClioII e PauloRaposo pelas respostas e contributos.

          Comentário


            #6
            Num outro carro diferente do teu, tive problemas no sensor de posição da cambota, e os sintomas eram esses a quente desligava-se e não pegava até arrefecer! Tem a ver com a dilatação do material ou cabo do sensor! Se for esse o teu problema é de fácil resolução!

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Vizza Ver Post
              Num outro carro diferente do teu, tive problemas no sensor de posição da cambota, e os sintomas eram esses a quente desligava-se e não pegava até arrefecer! Tem a ver com a dilatação do material ou cabo do sensor! Se for esse o teu problema é de fácil resolução!
              Também tive o mesmo problema e era o sensor.

              Comentário


                #8
                Mais um com a opinião que possa ser o sensor da cambota, num Corsa C acontecia isso ia abaixo em quente e so pegava quando arrefecia um pouco.

                Comentário


                  #9
                  Aos que responderam ser o sensor de cambota, nos vossos casos cheirava a queimado? Quando é o sensor de cambota, não existem cheiros nenhuns.

                  Eu tive o problema do sensor de cambota no meu Clio 1.6 16v e o carro pura e simplesmente não pegava. É que nem o motor rodava. A mim aconteceu-me sempre com o motor frio. Mas não acontecia sempre o carro não pegar. E quando não pegava, por vezes, ao fim de algum tempo, voltava a tentar é já pegava .

                  O diagnóstico foi o sensor pmh (vulgo sensor de cambota, ou sensor de ponto morto) avariado. Foi substituído e não voltei a ter este problema. Vamos ver é quanto tempo dura o sensor uma vez que o material elétrico/eletrónico destes Renault é muito fraquinho (pouco fiável/durável).

                  Comentário


                    #10
                    O motor está a consumir muito óleo?

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por PauloRaposo Ver Post
                      Aos que responderam ser o sensor de cambota, nos vossos casos cheirava a queimado? Quando é o sensor de cambota, não existem cheiros nenhuns.

                      Eu tive o problema do sensor de cambota no meu Clio 1.6 16v e o carro pura e simplesmente não pegava. É que nem o motor rodava. A mim aconteceu-me sempre com o motor frio. Mas não acontecia sempre o carro não pegar. E quando não pegava, por vezes, ao fim de algum tempo, voltava a tentar é já pegava .

                      O diagnóstico foi o sensor pmh (vulgo sensor de cambota, ou sensor de ponto morto) avariado. Foi substituído e não voltei a ter este problema. Vamos ver é quanto tempo dura o sensor uma vez que o material elétrico/eletrónico destes Renault é muito fraquinho (pouco fiável/durável).
                      No meu não cheirava a queimado, simplesmente, se o carro tivesse a quente, não pegava.
                      Mas em relação ao user também pode ser que o motor não esteja no ponto. O user diz que substituíram a junta da cabeça a pouco tempo...

                      Comentário


                        #12
                        É o facto de ele ter referido que cheira a queimado que me leva a pensar que o problema será outro que não o sensor de cambota.

                        Comentário


                          #13
                          Quem reparou o motor, já deu diagnóstico?

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por ELVTMB Ver Post
                            O motor está a consumir muito óleo?
                            Sim, passou a consumir mais óleo.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                              Quem reparou o motor, já deu diagnóstico?
                              Sim!
                              Troca de carro!

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por JulioAAlmeida Ver Post
                                Sim!
                                Troca de carro!
                                Pois assim até se pode por em causa a reparação que foi feita, com maquina de diagnostico não aparece erro?

                                Comentário


                                  #17
                                  O trabalhar do motor é muito regular apenas parece que não desenvolve e tem falhas/dá esticões ocasionais ao acelerar.
                                  O mais certo é mesmo o motor estar nas lonas, mas também já tem 380000 km.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Que dizer do meu Renault 19 com 45XXXXKms.....

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                                      Que dizer do meu Renault 19 com 45XXXXKms.....
                                      Depende.... Já tiveste tempo de tirar o poste? Motor de guerra esses Renaults do tempo da outra senhora!!

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por JulioAAlmeida Ver Post
                                        Sim!
                                        Troca de carro!
                                        Excelente mecânico [emoji108]
                                        Originalmente Colocado por Vizza Ver Post
                                        Depende.... Já tiveste tempo de tirar o poste? Motor de guerra esses Renaults do tempo da outra senhora!!
                                        Ainda está encostado.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por joliveira33 Ver Post
                                          Pois assim até se pode por em causa a reparação que foi feita, com maquina de diagnostico não aparece erro?
                                          Que APP recomenda para utilizar com ELM327 OBD-IIV2.1?

                                          Comentário


                                            #22
                                            Torque..... mas isso só lê a ponta do iceberg. Se tiveres um problema mecanico, pouco vale o diagnóstico electrónico..

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                                              Não pegar a quente é muitas vezes sintoma de segmentos nas lonas: com o óleo mais fluido devido ao calor deixa de haver vedação.
                                              Problemas nos segmentos não faz sair fumo azul/preto pelo escape, ou ainda resíduos de óleo?

                                              Comentário


                                                #24
                                                Se ainda tiver óleo, sim. Se não tiver óleo, não sai nada disso..

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Se estiver a queimar muito óleo o fumo vai ser azulado ou preto, sim.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por JulioAAlmeida Ver Post
                                                    Sim, passou a consumir mais óleo.
                                                    Está a consumir algo como 1 l por 1000 kms?

                                                    à partida se está a consumir tanto óleo para afogar o motor e com folgas tão grandes, devia fazer fumo sim.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por PauloRaposo Ver Post
                                                      Aos que responderam ser o sensor de cambota, nos vossos casos cheirava a queimado? Quando é o sensor de cambota, não existem cheiros nenhuns.

                                                      Eu tive o problema do sensor de cambota no meu Clio 1.6 16v e o carro pura e simplesmente não pegava. É que nem o motor rodava. A mim aconteceu-me sempre com o motor frio. Mas não acontecia sempre o carro não pegar. E quando não pegava, por vezes, ao fim de algum tempo, voltava a tentar é já pegava .

                                                      O diagnóstico foi o sensor pmh (vulgo sensor de cambota, ou sensor de ponto morto) avariado. Foi substituído e não voltei a ter este problema. Vamos ver é quanto tempo dura o sensor uma vez que o material elétrico/eletrónico destes Renault é muito fraquinho (pouco fiável/durável).

                                                      Uma limpeza não resolvia?
                                                      Tenho esse problema no meu Clio II já há uma data de anos e, quando se manifesta, é assim que o resolvo. Um dia destes devo ter de o trocar, mas até lá...

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por ELVTMB Ver Post
                                                        Está a consumir algo como 1 l por 1000 kms?

                                                        à partida se está a consumir tanto óleo para afogar o motor e com folgas tão grandes, devia fazer fumo sim.
                                                        Com folgas nos segmentos, a consumir óleo e sem fumo preto a sair pelo escape existe alguma onomalia no sistema de escape de gases que possa fazer parar o motor quente? Sensor lambda?

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Já levou o carro ao mecanico? Se calhar poupa mais do que estar a mudar meio motor às cegas e sem conhecimento..

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                                                            Já levou o carro ao mecanico? Se calhar poupa mais do que estar a mudar meio motor às cegas e sem conhecimento..
                                                            Aceitam-se apostas!

                                                            1. Baixa compressão num dos cilindros.
                                                            2. Perda de pressão do sistema de lubrificação do motor.
                                                            3. Perda de pressão do sistema de injecção de combustível.
                                                            4. O célebre sensor de posição de cambota.
                                                            5. O sensor lambda.
                                                            6. O conjunto de todos os problemas enumerados.
                                                            7. Nenhum dos anteriores.


                                                            Este fim de semana lá estarei no mecânico.
                                                            O meu obrigado a todos pelos contributos e esclarecimentos.

                                                            Comentário

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