Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Manutenção de Caixas automáticas - EAT6

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Manutenção de Caixas automáticas - EAT6

    Bom dia,

    Tenho uma citroen c4 grand picasso de 2015 com cerca de 150.000km que foi comprada com 140k km.

    Entretanto fiz uma manutenção básica de óleo e filtros do motor e mandei mudar a correia de distribuição.

    Acham que se deve mudar o fluído da caixa de velocidades tendo em conta os anos e km? Ou nãos e faz?

    Obrigado desde já pelas respostas.

    #2
    Se não tens conhecimento que foi mudado, aconselho a mudança! Todas as caixas precisam de manutenção, na minha opinião.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por oruisilva Ver Post
      Se não tens conhecimento que foi mudado, aconselho a mudança! Todas as caixas precisam de manutenção, na minha opinião.
      O carro veio de uma empresa de renting para as minhas mãos. era de uma empresa, pelo que tenho a certeza, pelo livro de revisões que não fez.

      Ainda para mais penso que citroen não preconiza qualquer manutenção a nível de caixas automáticas referindo que duram o período de vida do veículo!!

      Comentário


        #4
        Lá para os 250000kms, ficas sem embraiagem, aproveitas e mudas o óleo da caixa(2L se não falha a memória) e vês o nível óleo do robot.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Navigation Ver Post
          O carro veio de uma empresa de renting para as minhas mãos. era de uma empresa, pelo que tenho a certeza, pelo livro de revisões que não fez.

          Ainda para mais penso que citroen não preconiza qualquer manutenção a nível de caixas automáticas referindo que duram o período de vida do veículo!!


          O habitual... mesmo as que recomendam a manutenção... muitas vezes não é feita, quanto mais, nas que as marcas referem que "é para a vida"... pior ainda.


          Mais um que concorda em pleno, que todas as caixas devem ser mantidas/trocar o óleo.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por eblase Ver Post
            Lá para os 250000kms, ficas sem embraiagem, aproveitas e mudas o óleo da caixa(2L se não falha a memória) e vês o nível óleo do robot.

            Estás a falar a sério?

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Navigation Ver Post
              Estás a falar a sério?
              Tirando alguma fuga, não tive necessidade de mudar/acrescentar o óleo antes.


              Agora o óleo do robot, sim. Mas é por fuga num tubo mal projectado. Tenho video disso.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                Tirando alguma fuga, não tive necessidade de mudar/acrescentar o óleo antes.


                Agora o óleo do robot, sim. Mas é por fuga num tubo mal projectado. Tenho video disso.

                Sendo assim fico mais descansado!!

                Até aos 250000k ainda compro outro!!

                Comentário


                  #9
                  Atenção a uma coisa... não confundir a caixa robotozada ETG6 com a caixa automatica AISIN designada por EAT6.

                  A caixa EAT6 é uma caixa automática tradicional de conversor de binario e logo o óleo, apesar de afirmarem que não se muda (inclusive na Citroen), o óleo ATF deve ser trocado no máximo a cada 100k km.

                  Comentário


                    #10
                    Só para completar a informação sobre a EAT6, no grupo PSA existem duas aplicações de caixas AISIN AW: motores 1.6 bluehdi a caixa é a TF-70 AWF6F25 e motores 2.0 bluehdi é a TF-80 AWF6F45.

                    Ambas usam óleo AISIN ATF-6 ou equivalente.

                    Comentário


                      #11
                      post repetido
                      Editado pela última vez por cmp6; 09 July 2020, 20:28.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                        Lá para os 250000kms, ficas sem embraiagem, aproveitas e mudas o óleo da caixa(2L se não falha a memória) e vês o nível óleo do robot.
                        A eat6 não é a velha e lenta robotizada da psa. É uma caixa automática normal com conversor de binario.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Viriauto Ver Post
                          A eat6 não é a velha e lenta robotizada da psa. É uma caixa automática normal com conversor de binario.

                          Sim, a minha caixa é mesmo uma caixa automática. A outra é uma manual robotizada.

                          Acho que vou pedir numa casa da especialidade um orçamento...

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Navigation Ver Post
                            Sim, a minha caixa é mesmo uma caixa automática. A outra é uma manual robotizada.

                            Acho que vou pedir numa casa da especialidade um orçamento...
                            Depois partilha o valor do orçamento, tenho uma 308sw com essa caixa e gostava de saber

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Viriauto Ver Post
                              Depois partilha o valor do orçamento, tenho uma 308sw com essa caixa e gostava de saber

                              O orçamento que tive de uma casa em Matosinhos cifra-se em 338.25€ iva incluído.

                              Inclui o filtro de origem e o óleo usado pela citroen.

                              Não é barato, mas não me parece exagerado.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Navigation Ver Post
                                O orçamento que tive de uma casa em Matosinhos cifra-se em 338.25€ iva incluído.

                                Inclui o filtro de origem e o óleo usado pela citroen.

                                Não é barato, mas não me parece exagerado.
                                300€ para trocar óleo e filtro numa caixa é um roubo. Pede orçamento na Citroen que é certamente mais em conta.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por InspetorMax Ver Post
                                  300€ para trocar óleo e filtro numa caixa é um roubo. Pede orçamento na Citroen que é certamente mais em conta.
                                  Depende do serviço, se fizerem como deve ser com 'flushes' até não é mau de todo, tendo em conta o preço dos óleos nas oficinas.

                                  Mas imagino que seja apenas com 1 muda de óleo... Nisso concordo, um roubo!

                                  O meu conselho é que o faça ele em casa, com 'flushes' deve ficar a volta duns 100€?

                                  Comentário


                                    #18
                                    Há 3 anos atrás pedi orçamento na Renault para o serviço idêntico a um Clio e eram 120€ + IVA.

                                    Edit: fui confirmar o orçamento que me deram na altura e afinal eram 124€ com IVA incluído.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Esse oleo ATF nao é nenhuma fortuna, é mudar e assunto encerrado
                                      Editado pela última vez por Rools; 11 July 2020, 05:50.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Não creio que sejam 2 litros, devem ser 6 ou 7. Depois a mudança em si não é como numa caixa manual, tira um, coloca outro, é um processo mais complicado que obriga a algum know how.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Viriauto Ver Post
                                          Não creio que sejam 2 litros, devem ser 6 ou 7. Depois a mudança em si não é como numa caixa manual, tira um, coloca outro, é um processo mais complicado que obriga a algum know how.
                                          Sim, para quem diz que é muito caro, não sei se estão a comparar alhos com alhos (caixas auto, e não caixas manuais).

                                          Por exemplo para a ZF8 da BMW, que também não preconiza trocas de óleo, os orçamentos que tenho lido variam entre 400€ e tal e quase 700€, em casas especializadas. Houve quem perguntasse na marca, e seria algo tipo 50% a mais.

                                          Não é tirar um e meter outro - é aquecer a determinada temperatura, tirar o óleo com uma máquina que faz flush, são 6 ou 7 litros que leva, depois é aquecer a um certo range de temperatura, meter por X segundos D, R, P, e salvo erro acertar nível com motor a trabalhar (ou caixa a rodar, já não sei)...

                                          Ainda há dias li um no UK que fez em casa em DIY, achava que tinha seguido as indicações todas, mas a caixa ficou a fazer um ruído ao puxar... Vai-se a ver, tinha metido 2 litros a menos, mas ele diz que não levava mais (já saía pelo orifício de nível)... Afinal, tinha erradamente ajustado com motor desligado, quando tinha de ser com ela em movimento.

                                          Comentário


                                            #22
                                            De certeza que não é a MCP6?

                                            Edit: já vi que o 1.6 BlueHdi 120 teve outra: AT6 III 6/1

                                            Capacity:

                                            Capacity 7 liter Dry fill

                                            Capacity 3-4 liter Service fill
                                            Editado pela última vez por eblase; 11 July 2020, 07:46.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                                              De certeza que não é a MCP6?

                                              Edit: já vi que o 1.6 BlueHdi 120 teve outra: AT6 III 6/1

                                              Capacity:

                                              Capacity 7 liter Dry fill

                                              Capacity 3-4 liter Service fill

                                              É mesmo uma cx automática.

                                              Comentário


                                                #24
                                                A Citroen leva me 144€!

                                                Confesso que fiquei admirado!

                                                Vou possivelmente agendar e até marcar mesmo a revisão de óleo do motor!

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Entretanto estou a pedir cotações a vários concessionários oficiais.

                                                  Uns apresentam orçamento para mudar óleo da caixa. Num dos casos o orçamentista desconhecia que a picasso pudesse ter uma EAT6 me foi confirmar na oficina...mas manteve o preço como se de uma caixa CMP6 se tratasse.

                                                  Fiquei tentado a não ir a esse...honestamente tratar duas coisas tão diferentes como sendo iguais em termos de necessidade de óleo...fiquei um pouco desconfiado.

                                                  Outra grande concessão disse-me que não faziam esse serviço, pois não é necessário a não ser que avarie!! Fiquei muito mais descansado!!

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Tal como eu pensei visto que nem sabia qual era o motor.

                                                    Presumi que fosse o de 120cvs...

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Navigation Ver Post
                                                      Entretanto estou a pedir cotações a vários concessionários oficiais.

                                                      Uns apresentam orçamento para mudar óleo da caixa. Num dos casos o orçamentista desconhecia que a picasso pudesse ter uma EAT6 me foi confirmar na oficina...mas manteve o preço como se de uma caixa CMP6 se tratasse.

                                                      Fiquei tentado a não ir a esse...honestamente tratar duas coisas tão diferentes como sendo iguais em termos de necessidade de óleo...fiquei um pouco desconfiado.

                                                      Outra grande concessão disse-me que não faziam esse serviço, pois não é necessário a não ser que avarie!! Fiquei muito mais descansado!!
                                                      Não tens mesmo possibilidade para fazer isso em casa?
                                                      Não é complicado e sempre fazias um serviço melhor que o que vão fazer.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                                                        Tal como eu pensei visto que nem sabia qual era o motor.

                                                        Presumi que fosse o de 120cvs...
                                                        Mas é mesmo de 120cv!


                                                        Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por TommyTosser Ver Post
                                                          Não tens mesmo possibilidade para fazer isso em casa?
                                                          Não é complicado e sempre fazias um serviço melhor que o que vão fazer.
                                                          Eu não tenho habilidade é nem material!

                                                          Pelo que me parece é necessário sacar o óleo em vácuo e depois há uns truques!

                                                          Não vou arriscar!

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Navigation Ver Post
                                                            Entretanto estou a pedir cotações a vários concessionários oficiais.

                                                            Uns apresentam orçamento para mudar óleo da caixa. Num dos casos o orçamentista desconhecia que a picasso pudesse ter uma EAT6 me foi confirmar na oficina...mas manteve o preço como se de uma caixa CMP6 se tratasse.

                                                            Fiquei tentado a não ir a esse...honestamente tratar duas coisas tão diferentes como sendo iguais em termos de necessidade de óleo...fiquei um pouco desconfiado.

                                                            Outra grande concessão disse-me que não faziam esse serviço, pois não é necessário a não ser que avarie!! Fiquei muito mais descansado!!
                                                            Pois, provavelmente iam usar o mesmo óleo e o mesmo procedimento que fazem nas robotizadas, ia dar asneira...

                                                            Também achei esse orçamento de 144€ demasiado bom, ando a adiar a troca de óleo da minha mas por esse preço até trocava já.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X