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Dúvida - Causas do desgaste prematuro do rolamento da roda, Ford Escort MK5

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    Dúvida - Causas do desgaste prematuro do rolamento da roda, Ford Escort MK5

    Bom dia.

    Venho aqui colocar uma dúvida pelo qual os mecânicos simplesmente não estão a conseguir esclarecer.

    Os sintoma é o seguinte:
    • Nos últimos anos, o carro tem levado vários kits de rolamento da roda, no mesmo eixo, no mesmo lado, sendo que estes fazem uns 1000-2000km e ficam danificados, quando o tempo de vida útil devia de ser maior.


    Nos últimos 1500km, levou, para além de rolamento da roda, tambor na mesma roda. Ainda assim, o problema do desgaste precoce do rolamento manteve-se.

    A minha dúvida é, o que poderá estar a causar do desgaste prematuro do rolamento para durarem tão pouco? Estive a pesquisar, no entanto, os resultados são inconclusivos.

    O carro é um Ford Escort MK5 AAL de 1991.

    Saudações a todos
    Editado pela última vez por tgfj555; 19 August 2020, 11:20.

    #2
    Marca fraca
    Montagem incorrecta
    Aperto errado
    Empeno no veio
    Sobreaquecimento nos travões

    Ou tudo junto.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por eblase Ver Post
      Marca fraca
      Montagem incorrecta
      Aperto errado

      Empeno no veio (tração dianteira)
      Sobreaquecimento nos travões

      Ou tudo junto.
      Obrigado pela resposta!

      Lembro-me que, quando o rolamento era novo, depois de fazer algumas dezenas de km a 80 km/h, via algum odor queimado/fumo a sair da mesma roda.

      Houve um mecânico que me falou que talvez possa ser do amortecedor, eu não acredito, o que acham?

      Comentário


        #4
        OS rolamentos foram montados sempre no mesmo mecânico? sendo rolamentos cónicos muita malta aperta isso com demasiada força quando é praticamente só um encosto, mas numa oficina em condições isso não devia acontecer.

        No tambor trocado havia algum desgaste anormal?

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por tgfj555 Ver Post
          Obrigado pela resposta!

          Lembro-me que, quando o rolamento era novo, depois de fazer algumas dezenas de km a 80 km/h, via algum odor queimado/fumo a sair da mesma roda.

          Houve um mecânico que me falou que talvez possa ser do amortecedor, eu não acredito, o que acham?
          A causa pode se do sobreaquecimento, pode ser má montagem ou afinação dos travões ou mesmo veio empenado vai de encontro aquilo que o eblase mencionou, mas isso só mesmo analisando no sitio.

          Amortecedor para mim não tem muita lógica pode desgastar o pneu mas o rolamento acaba por durar mais tempo..

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por joliveira33 Ver Post
            OS rolamentos foram montados sempre no mesmo mecânico? sendo rolamentos cónicos muita malta aperta isso com demasiada força quando é praticamente só um encosto, mas numa oficina em condições isso não devia acontecer.


            No tambor trocado havia algum desgaste anormal?

            Não, foram mecânicos diferentes. O anterior tambor tinha desgaste anormal (ainda era o original), pois o anterior rolamento quando foi trocado já foi depois de ter ido às últimas e então o gasto passou a ir para o cubo da roda. Entretanto, com o novo tambor, que fez uns 1000km, não notei algum desgaste. No entanto, o problema base ainda se mantém, o desgaste prematuro dos rolamentos.


            Originalmente Colocado por joliveira33 Ver Post
            A causa pode se do sobreaquecimento, pode ser má montagem ou afinação dos travões ou mesmo veio empenado vai de encontro aquilo que o eblase mencionou, mas isso só mesmo analisando no sitio.

            Amortecedor para mim não tem muita lógica pode desgastar o pneu mas o rolamento acaba por durar mais tempo..
            Obrigado pela resposta!

            Pois sobreaquecimento... mas sobreaquecimento do travão dessa roda? De facto, quando faço algumas dezenas de km a velocidade de nacional, quando toco no tampão da roda esta está um pouco quente, mas acho que é normal.

            Veio empenado não pode porque a roda é traseira e o carro é tração dianteira.

            Quando levei o carro à inspeção este mês a roda, que tem o problema do rolamento, também travava muito menos do que a roda do lado direito (diferença de 29%). Pode ter a ver com isso?

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por tgfj555 Ver Post
              ...

              Veio empenado não pode porque a roda é traseira e o carro é tração dianteira...
              Não tem nada a haver o que refiro é a ponta do eixo onde são aplicados os rolamentos.

              Nada impede que o carro tenha dado uma pancada com a roda e tenha empenado.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por joliveira33 Ver Post
                Não tem nada a haver o que refiro é a ponta do eixo onde são aplicados os rolamentos.

                Nada impede que o carro tenha dado uma pancada com a roda e tenha empenado.
                Obrigado pela resposta!

                Tens toda a razão, estava a confundir, de certo modo, eu também digo que possa ser uma hipótese.

                Nos últimos anos não houve alguma pancada com a roda, pelo menos que eu tenha visto. Houve um acidente há uns 5 anos atrás mas mexeu com o eixo dianteiro (impacto foi na roda dianteira direita), presumo que o eixo traseiro esquerdo não tenha sido afetado.

                Há algum sintoma para saber se a ponta do eixo tenha sido empenada?

                Hipóteses neste momento anotadas a considerar:

                - Afinação dos travões
                - Ponta do eixo empenada
                - Sobreaquecimento
                - Montagem

                Quando estes rolamentos tinham sido acabados de colocar, depois de fazer algumas dezenas de km, em nacional, quando parei o carro vi sair ligeiro fumo/odor queimado dessa roda. Terá a ver com os sobreaquecimento dos travões, estou certo?
                Editado pela última vez por tgfj555; 19 August 2020, 19:56.

                Comentário


                  #9
                  Manda alinhar para ver se tens as rodas dentro dos parâmetros.

                  Comentário

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