Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Carro desliga-se subitamente, ajuda?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Carro desliga-se subitamente, ajuda?

    Bom dia.

    A ver se me conseguem ajudar a descobrir o mistério.

    Tenho um fiat grande punto 1.3 multijet (2008, 75cv) que é o carro que ando à semana. Já conta com 375mi km e tem funcionado muito bem, costumo fazer eu a manutenção sempre a tempo e horas.

    O carro simplesmente desliga-se em andamento, cortando completamente o que suponho ser a injeção de combustível, ligando a luz do motor (Erro P0778). Normalmente a primeira vez que tento ligar a chave ele nem dá ao motor de arranque, tenho de desligar e ligar a ignição 1 ou 2 vezes para ele rodar o motor. Normalmente pega, Mas as vezes pega, e passado 1-2 segundos desliga-se.

    Se for preciso depois anda prai 30km sem se desligar mais.

    Isto normalmente associo a falta de pressão no common rail, que seria suportado pelo erro P0778, embora pelo que tenho visto esse erros costuma estar associado com filtros entupidos de caixas automáticas, e o punto é manual. Troque o filtro de gasóleo ontem e não resolveu.

    Alguém sabe o que pode ser? bomba de alta pressão? bomba do depósito? solenoide da pressão de combustível?

    Ocorreu-me ser o sensor da cambota, Mas se calhar não deveria dar o erro p0778

    Alguma dica para ajudar a diagnosticar o problema sem andar a derreter dinheiro a trocar bombas e solenoides que são carissimos?
    Editado pela última vez por Oliveiraz33; 25 January 2021, 08:47.

    #2
    Se ele nem dá ao motor de arranque, isso pode estar relacionado com alguma quebra de corrente em algum circuito ou no canhão.

    Comentário


      #3
      Se ele nem dá ao motor de arranque isso pode estar relacionado com o canhão. Algum mau contacto ou humidade, ou seja, é como se desligasses a ignição.

      Comentário


        #4
        Problema em algum módulo de comando do motor (centralina) ou em algum relay, mas o mais provável é a primeira opção.

        Comentário


          #5
          Tenho um Punto de 2002 8v 60cv. Certamente que a resolução do meu não serve para o teu. Mas fica só por curiosidade.
          Também este, do nada, começou a desligar-se. Ao dar a chave não o motor de arranque rodava, mas não pegava. A resolução era desligar e voltar a ligar o negativo da bateria. Pegava logo.
          Vi o básico: sensor de cambota e de árvore de cames. Massa na centralina com intermitências. Coloquei um cabo de massa directo da bateria à centralina. Limpei todos os contactos de massa. Nada resultou.

          Então liguei os pontos: Este é um carro que foi dado à minha filha pelo irmão (meu enteado). Encontrei umas velas na mala, novas. Troquei e o problema começou a acontecer depois disso.
          Voltei a trocar as velas por outras novas e, há pelo menos um mês, o problema não aparece.

          Não sei a razão exacta. Talvez uma vela que entrasse em curto circuito e que através da bobina, provocasse um bloqueio da centralina? Seja como for, o próximo passo é trocar as bobinas por precaução.
          O resultado disto foi que a minha filha, que precisa do carro para trabalhar, acabou por comprar um novo. Este ficou para a outra filha que está a tirar a carta. Já a teria se as escolas não estivessem sempre a fechar por causa do bicho que anda aí.

          Comentário

          AD fim dos posts Desktop

          Collapse

          Ad Fim dos Posts Mobile

          Collapse
          Working...
          X